Resenha - A história de Sojourner Truth, a escrava do Norte

23 março 2021

 


O livro trata-se de uma obra biográfica da vida de Isabella Bomfree, que nasceu em cativeiro no ano de 1797, em Nova York. Uma escrava que, após fugir e ganhar a liberdade às custas de sua força e determinação trabalhou como empregada doméstica em casas de família e, mais tarde, como abolicionista e ativista social da igualdade e dos direitos raciais dos negros afro-americanos tornando-se conhecida como Sojourner Truth no ano de 1843.

Ao longo de sua vida foi afastada dos irmãos, que foram levados embora enjaulados para outros lugares, viveu com os pais e outros escravos a humilhação de morar em um porão e sentiu na pele de várias maneiras o sistema escravocrata dos Estados Unidos.

Lutou com unhas e dentes e muita coragem ao enfrentar os brancos para reaver o filho que fora vendido ilegalmente e conseguiu fazê-lo livre de seu dono, que o maltratava covardemente.

Em pouco mais de 100 paginas é possível acompanhar a vida de Isabella junto de sua família, mais tarde ao lado de seus filhos, sua fuga com um dos filhos e mais tarde toda a sua experiência com a religião. Então, ao fugir Isabella foi acolhida pelo casal Van Wagener, Isaac e Maria, até que a Lei de Emancipação ganhasse força.


"Agora, expressando a sua visão sobre a personagem de Cristo e de acordo com qualquer sistema de teologia existente, ela diz que acredita que Jesus seja o mesmo espírito que habitava os nossos primeiros pais, Adão e Eva, no início, quando foram criados pelo Criador."



Tornou-se conhecida oradora abolicionista no ano de 1851 ao improvisar um discurso na Convenção dos Direitos da Mulher elevando seu nome ao conhecimento e admiração na importante luta do movimento antiescravista.

Sojourner foi uma mulher de extremo caráter, honestidade, fidelidade e bondade, qualidades que foram atestadas e reforçadas por todas as pessoas com as quais ela trabalhou e/ou a conheceram durante os anos de sua vida. Vida esta que a todos marcou com sua impressionante presença e figura.




[- Minhas Impressões -]

Com relatos impactantes da vida e luta de Isabella, que mais tarde viria se tornar Sojourner fui inserida aos horrores vividos pela personagem da vida real. Sua história impressiona por sua coragem na luta contra a desigualdade, ou melhor dizendo pela igualdade entre as pessoas por e para o povo negro.

Uma mulher cheia de fé e de uma força de vontade gigantesca ao enfrentar os homens brancos e donos de escravos. Que sofreu ao longo de sua vida as feridas do corpo e da alma, porém sempre forte e de cabeça em pé sempre fazendo o bem ao próximo e ajudando em tudo o que era preciso.

Eu não conhecia Sojourner Truth e não sabia nada a seu respeito, mas, ao ler sua história percebi o quão importante ela foi e continua sendo para o movimento tanto das mulheres quanto dos negros. E pensar que a história dela realmente aconteceu e que ela viveu e passou por tudo o que o livro relata é realmente espantoso e abominável.


O relato de sua história não se prende às situações explicitamente, ou seja, a gente sabe pelo o que ela passou, porém o livro não se prende a esses acontecimentos descritivamente. Acredito que a intenção tenha sido a de deixar claramente entendido, todavia focando mais em sua fé inabalável em Deus e mais tarde na sua luta e envolvimento nos movimentos antiescravistas e pelos direitos das mulheres.

Sojourner Truth foi a pioneira na luta do feminismo negro e tornou-se uma potência em sua época para este momento extremamente importante da história afro-americana.

Ler sobre a escravidão não é nada fácil, pois machuca, dói e fere saber que seres humanos eram tratados de forma tão desumana e cruel por outros seres humanos. Esse livro proporciona que tenhamos a dimensão da importância que Sojourner representa até hoje, pois todos que lerem serão inspirados por sua hitória.

O livro tem uma escrita que nos envolve já logo no começo e em sua maioria os capítulos são bem curtos, facilitando uma rápida e extraordinária leitura. Quem ainda não leu e não conhece essa biografia incrível não sabe o que está perdendo.






Título: A história de Sojourner Truth, a escrava do Norte
Autora: Isabella Baumfree
Páginas: 127
Cortesia: Editora Principis
Skoob
Onde comprar: Amazon

Uma das mulheres afro-americanas mais famosas e admiradas da história dos Estados Unidos, Sojourner Truth cantou, pregou e debateu em reuniões capais em todo o país, guiada por sua devoção ao movimento antiescravista e sua ardente busca pelo direito das mulheres. Nascida em 1797, Truth fugiu da escravidão para, cerca de trinta anos depois, se tornar uma figura poderosa nos movimentos progressistas que remodelaram a sociedade americana. Oradora fascinante e profeta implacável, Truth hipnotizou o público com sua história de vida e com suas interpretações comoventes de hinos metodistas e suas próprias canções. Este relato inspirador da luta de uma mulher negra por igualdade racial é uma leitura essencial para aqueles interessados na busca contínua pelas igualdades de oportunidades.

uma história de respeito pela vida, pela luta e pelas ideias de quem nasceu escravo mas nunca se conformou em ser um.




Postar um comentário

Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.