Resenha - Sombra e ossos

27 janeiro 2022

 


Alina uma jovem que desde pequena tinha uma aparência peculiar, pálida e muito magra, vive em mundo dominado pela guerra, ela e seu amigo Maly corriam e se divertiam pela propriedade do duque que os acolheu depois de serem tirados das ruinas de uma guerra, por isso, o duque era considerado um herói pois acolhia essas crianças que recebiam estudos e aprendiam uma profissão.

Ambos cresceram e foram trabalhar cada um em uma função. Ela trabalhava como cartográfa e o garoto para o exército. Em quanto ela não mudara sua feição depois de adulta, por outro lado, Maly se transformou em um jovem forte, bonito e muito inteligente, além de ser o melhor na sua especialidade de rastreador.

Em um certo dia eles foram para um local chamado dobra das sombras, um local dominado por criaturas das trevas que um dia já foram homens, mas de alguma forma a dobra os transformou em criaturas horrendas que era o pesadelo de muitos exércitos. Nesse dia tudo aconteceu, Alina perdeu um grande amigo para as criaturas e ela para não perder o outro amigo que também era seu grande amor que ela nunca teve coragem de falar, o Maly, ela liberou um poderoso e raro poder, que salvou eles e o exército, mas esse era um poder que ninguém acreditava existir e muito menos Alina sabia que era portadora de tal poder. O poder de conjurar luz, porque era a única coisa que as criaturas da dobra tinham medo.


Esse livro é o primeiro de uma trilogia. Então logo no início tem muitos nomes estranhos, como os grishas, corporalki, etherealki, materialki que são diferentes grupos de pessoas com poderes específicos, e Alina foi descoberta como uma Grisha que possui poderes que manipulam a matéria em seus níveis fundamentais. Então aos poucos vamos nos ambientando com o mundo que a autora criou em cima da história russa. O lugar em que se passa a história se chama Ravka.


A leitura é rápida e fluída, pois a todo momento torcemos por Alina, uma menina com a autoestima baixa e que achava não pertencer a lugar algum, porém após a descoberta de seu poder, ela é levada a um pequeno castelo para que tenha o treinamento adequado. De garota insignificante ela se tornou a pessoa mais importante do reino e a mais poderosa. Porém viria a atrair muitos inimigos.
 

Nesse pequeno castelo, Alina conhece um mundo totalmente diferente do que ela está acostumada, roupas limpas e novas, cama descente, e devido ao seu poder ela acaba atraindo a atenção de Darkling o mais poderoso dos Grishas, principalmente porque ele esta contando que ela possa enfim derrotar a dobra das sombras.

Mas para Aline acaba que demorando para se adaptar, pois ainda tem um pedaço seu que não está completo, seu amado e melhor amigo, o qual ela não tem notícias desde a sua partida, ela não sabe se ele sobreviveu aos ferimentos graves. Ela manda diversas cartas, as quais acaba que não obtendo nenhuma resposta. E essa angústia de não saber nada sobre ele a deixa desorientada.

Essa história é repleta de ação e aventura, Alina vai se ver em meio a uma guerra e tramas que ela preferia não acreditar, e no meio disso também vemos ela se descobrindo como alguém poderosa e uma mulher forte, principalmente porque seu subconsciente aprisionou seu poder anos atrás.

No meio da história eu torcia para que ela esquecesse seu primeiro amor e aproveitasse o novo amor que lhe era dado de bandeja, afinal Darkling era o sonho de muitas mulheres e ele estava ali a beijando em corredores escuros. Ele é um homem sombrio que guarda seus segredos.

Me surpreendi com a história devido a reviravolta que temos, que faz nossa protagonista fugir de um castelo com tudo do bom e do melhor para passar fome e frio nas geladas montanhas de Ravka, o reino que vive em guerra. Ela precisa fugir de soldados que estão lhe caçando e nessa aventura ela descobre o poder de uma amizade e o seu verdadeiro potencial.

O livro traz uma trama envolvente e cheia de mistérios e dramas. Terminei o livro e já fiquei ansiosa para a leitura do próximo volume. Sem contar que a netflix já fez o lançamento da série baseada no livro. Então não percam tempo e vão ler esse livro incrivel!







Livro: Sombra e Ossos
Editora: Planeta Minotauro / Autora: Leigh Bardugo
Número de páginas: 288


Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.



Escrito pela Colaboradora Joseli Medeiros




Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.