Resenha - Eragon

20 janeiro 2022


Eragon é um jovem que depois de sua mãe ir embora misteriosamente ele é criado por seu tio Garrow junto com seu primo Roran, e ali ele encontrou o lar que o definiria. E para ajudar em casa ele faz pequenos bicos nas redondezas da Vila e também saí para caçar, principalmente porque o inverno está chegando e eles precisam garantir as provisões para passar bem esse período difícil.

Mas infelizmente Eragon não tem sorte na sua caçada, então além de não conseguir pegar nada, ele apenas encontra uma pedra azul misteriosa que ele acredita não ter valor nenhum, então ao tentar vender e não conseguir fazê-lo, ele volta para casa bem desanimado. Então já de madrugada, a pedra azul começa a se mexer e ao se quebrar nasce um lindo dragão surpreendendo então o jovem Eragon e o colocando em grave perigo, porque ele sabe que os dragões são raros e nem deveriam mais existir.

Os cavaleiros eram uma espécie de heróis que junto com seus dragões tinham poderes mágicos incriveis e com eles poderiam então proteger e cuidar de suas vilas, porém o rei Galbatorix se sentia ameaçado e deu o seu melhor para erradicar todos eles. Então assim que o rei descobre que um jovem cavaleiro encontra um ovo de dragão em uma vila, acaba então mandando os Ra’zac, as suas piores criaturas para encontra-los e elminá-los.


Quando eu peguei o livro para ler, não imaginava nada da história, então foi uma grata surpresa quando comecei a leitura e me deparei com uma ambientação medieval, um dos cenários que eu mais gosto.

Eragon por ser um adolescente muitas vezes tem comportamentos irritantes, mas compreensíveis. E junto com o seu mais novo amigo que é um dragão, eles vão evoluir e crescer juntos, serão implacáveis. Mas até eles chegarem a isso, eles serão constantemente testados.

Uma das minhas cenas preferidas é quando ele vai escolher um nome para o dragão, e de todos os nomes que ele escolhe o dragão rejeita, sem ideias já ele compreende então que os nomes que até então eram masculinos não serviriam, já que na verdade o dragão era fêmea, o que rendeu uma boa risada minha. E então o dragão passa a se chamar Saphira.

A jornada desses dois realmente começa quando a casa de Eragon é atacada e seu tio fica gravemente ferido e morrendo. Então jurando vingança contra os seus opressores, Eragon embarca em uma perseguição, porém ele só não contava que teria ajuda de Brom, um velho contador de histórias que sabe mais do que revela dos tempos que existiam cavaleiros e dragões. Mas que apesar disso, Brom acaba prometendo lhe ajudar, ensinando então truques de magia que serão muito necessários para os perigos que ele e Saphira ainda terão de enfrentar juntos.

Uma das coisas mais legais é o diálogo entre Eragon e Saphira, pois eles são implacáveis juntos. Saphira tem uma personalidade incrível e ela protege Eragon não importa se ela vai se comprometer ou não.


No início da história são poucos os personagens que aparecem, mas mais para frente da leitura vamos ter um vasto leque de criaturas, como elfos, anões, guerreiros, feiticeiros, outros cavaleiros, e claro uma guerra sendo trabalhada e claro, Eragon e Saphira sendo os principais envolvidos. Agora qual lado ele vai escolher ainda não foi definido, mas Eragon precisará ser forte para enfrentar tudo e todos.

Além de tudo que está acontecendo, Eragon também tem sonhos com uma mulher sendo torturada e esses sonhos são tão vividos que ele acaba desconfiando que seja uma visão, e no meio de sua jornada ele acaba sendo capturado por um dos espíritos mais fortes e existente no mundo, e também descobre que a mulher dos sonhos está ali naquela prisão. Então, em sua fuga, ele conta com a ajuda de um novo amigo, e de Saphira e por fim acabam resgatando a mulher que mais tarde eles descobrem ser uma elfa, mas ela foi tão torturada que ela se fecha dentro de si mesma, e está morrendo, o que muda a missão de Eragon, pois todos eles precisam achar uma fortaleza que luta contra o rei, mas essa fortaleza ninguém sabe onde realmente fica. Eles vão precisar de muita sorte já que nessa empreitada eles serão perseguidos por criaturas poderosas que são cruéis e destrutivas.

Uma história envolvente, na pegada de Senhor dos Anéis, personagens interessantes e completos, escrita fluida e criativa que nos mantém presos e interessados na leitura até a última página. Esse é o primeiro livro de uma importante jornada, Eragon evolui muito durante a leitura deixando de ser petulante e podendo confiar em mais pessoas além de só confiar em Saphira. Eles são um par perfeito, feitos um para o outro. Juntos irão enfrentar todos os males possíveis. Uma leitura surpreendente! Vale a Pena!





Livro: Eragon Vl.1
Cortesia: Editora Rocco / Autor: Christopher Paoline
Número de páginas: 466
Amazon / Skoob 


O vento uiva pela noite trazendo consigo um aroma capaz de mudar o mundo.
Quando Eragon encontra na floresta uma pedra azul polida, acredita que poderá ser uma descoberta de sorte para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne que alimentará a família durante o inverno. Mas, no momento em que um dragão nasce de dentro da pedra, Eragon percebe que está diante de um legado quase tão antigo quanto o do próprio Império. Da noite para o dia, de uma vida pacata, ele é lançado para um arriscado novo mundo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos sombrios em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.
Ao jovem Eragon foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragão. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? Agora as suas escolhas poderão salvar - ou destruir - o mundo em que vive.



Escrito pela Colaboradora Joseli Medeiros


Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.