Resenha - 24 h adolescente e as vezes apaixonada

02 fevereiro 2022



Bianca é uma garota de quinze anos que mora com os pais, a mãe que é psicóloga, o pai médico e o avô aposentado. Além claro de ter mais irmãozinhos mais novos: o Edu e Val. Ela está de férias da escola e muito aflita pois não sabe se quando voltar as aulas ela e seus amigos irão estar todos na mesma sala. Nessas férias ela não pode ir viajar pois os pais estavam bem envolvidos no trabalho e precisavam cuidar do avô dela que não estava muito bem, então passar o dia no clube era um ótimo passa tempo.

Em um dia de clube ela e suas amigas veem um garoto novo que elas não tinham visto nas redondezas da cidade de BH, elas ficam encantadas pois ele é muito lindo, Bia é a que fica mais visivelmente encantada, pois não consegue parar de encarar, só que ele nem percebe a sua presença e ainda está ficando com a Maria Julia, uma menina metida que adora provocar a Bia por ser uma menina tímida.

Ela acaba indo para casa com o menino em seus pensamentos, mas não acha que seja nada demais. Um de seus amigos, Rafa, vai em sua casa lhe fazer uma visita, principalmente porque ele é o melhor amigo dela, porém esconde dela seus reais sentimentos de amor, pois não tem coragem de lhe contar. Bia até acaba ficando confusa, pois acha que na verdade ele gosta de outra amiga dela.


Um convite de sua amiga Lara leva Bia e seu grupo de amigos para um fim de semana na casa de praia dos avós para aproveitarem então seus últimos dias de férias da escola. E a grande surpresa é que o menino do clube é primo de Lara e vai junto com elas para a praia.

Bia não consegue disfarçar como ficou feliz com isso. A paquera entre os dois logo começou a rolar e ambos estavam bem envolvidos. O que Bia não esperava é que ele na verdade namora varias garotas ao mesmo tempo, ele não quer compromisso com ninguém, mas ela é uma menina romântica e acredita em um relacionamento sério. Mas após o fim de semana e de ter ficado com ele na praia, ele desapareceu completamente sem dar qualquer tipo de satisfação e isso lhe deixou muito triste.

Com a volta as aulas, Bia estava com seus sentimentos abalados, mas os seus problemas só estavam começando, já que agora todos na escola sabiam que ela havia ficado com Igor o primo de Lara e também namorado de Maria Julia. E para piorar as coisas, a escola inteira estava lhe julgando muito mal fazendo então que seu amigo Rafa lhe oferecesse uma ajuda, pois ele deu a ideia de fingir que eram namorados que logo o pessoal esqueceria o episódio com o Igor. E aí mais confusa Bia fica com a situação, até porque não quer que seu amigo se magoe ou se iluda com isso.



Bom para mim foi uma maravilhosa surpresa ler esse livro, diria que li em um dia, ou melhor li em quatro horas e depois não conseguia dormir. Bia é uma jovem imatura e muito emotiva, mas todos sabemos como na adolescência é complicado, uma coisa leve vira um grande embaralhamento. Ela é confusa com seus sentimentos e no inicio achei que ela descobriria de quem gostava de verdade, mas a verdade é que tudo era novo e os meninos que gostavam dela era difícil realmente escolher um só (risos).

A história é um misto de emoções, pois ela tem amigos fies e que estão sempre ao lado dela independente de seus dramas, que para alguns podem ser exagerados, mas para mim foram reais pois a adolescência não é um período fácil, não nos conhecemos, não temos certeza em quem confiar e os adultos muitas vezes dão conselhos que nem mesmo eles seguem.

Então quando Bia vai para a praia passear e ela encontra outro garoto, o Diego, confesso que minha torcida era para que esses dois ficassem juntos, principalmente porque ele era completamente ao contrário em suas ações com Bia. Era dois anos mais velho que ela, muito maduro e que em momentos complicados soube aconselhar e acolher Bia, deixando-a segura. E olha a surpresa que o destino nos oferece, ele passa na faculdade de medicina e precisa se mudar para BH, onde Bia mora, e ela não podia esperar algo melhor, já que agora ele é seu amigo e sempre esta ao seu lado disposto a lhe socorrer quando precisar.


Eu adorei a diversidade de assuntos que o livro aborda, o que eu mais me conectei é o fato que as garotas são sempre julgadas, porque se elas não ficam com ninguém são recatadas demais, se elas ficam com mais de um garoto são depravadas e assim por diante. Em quanto os meninos por outro lado estão sempre com uma garota diferente e isso aí é normal e parece que quanto mais eles ficam com garotas mais garotas querem ficar com meninos assim. Vai entender né?!
 
Outro assunto abordado no finalzinho do livro foi o cyberbullying, onde um vídeo de Bia é divulgado e acarretando em sérios problemas e também deixando a nossa perosnagem ainda mais decepcionada. Mas gostei da colocação da autora mostrando que na adolescência tudo pode definir o caminho depois de adulto e que os dramas nem sempre são à toa, pois Bia é uma menina inteligente e bonita, e mesmo ela não achando isso, tem pais amorosos e compreensivos. Só que mesmo assim ela sofre, pois sabemos que nosso emocional é frágil e quando não sabemos o que realmente queremos acabamos ficando ainda mais frágil.

Ela tem o famoso complexo de inferioridade, que acaba fazendo ela colocar expectativa em outras pessoas, e claro que essa atitude acaba sendo uma das que mais causam sofrimento nela, pois as pessoas a decepcionam sempre, a idealização que ela cria em cima de meninos acaba fazendo com que quando eles assumem outra personalidade ou fazem algo que magoe ela, ela acaba radicalizando e saindo mais machucada ainda.

É uma leitura para todos os gostos, eu gosto de livros com essa pegada pois me lembra da minha própria adolescência e esse também me fez lembrar do primeiro livro que li, que é voltado para adolescentes e suas atitudes muitas vezes incompreensíveis.

A escrita da autora é gostosa tanto que no momento que peguei para ler não consegui parar até chegar a última pagina, então descobri que a jornada de Bia só está começando. Mais do que indicado esse livro, porque ele vale cada hora investido, parabéns a autora que soube colocar os sentimentos de Bia bem elaborados e característicos, onde podemos sentir junto com ela todas as dores de seus dramas.








Livro
: 24H Adolescente e as vezes Apaixonada
Editora: Chiado Editora / Cortesia: Claudia Zembrana 
Número de páginas: 322

“Com 16 anos, Bia sonha com o amor perfeito e amizades eternas, mas descobre que o mundo não é como imaginamos. Depois de uma viagem ela vê sua vida virando de cabeça para baixo... Amores mais complicados do que deveriam ser, amizades abaladas, e o pior, uma traição que pode deixar marcas irreversíveis.”



Escrito pela Colaboradora Joseli Medeiros




Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.