Resenha - Entre vinhos e paixões

04 janeiro 2022



Beatriz é uma jovem sonhadora que saiu do brasil para Argentina, para melhorar seu espanhol, pois seu sonho era fazer mestrado na Espanha, mas como as coisas não estava fácil ela acabou indo trabalhar em uma boate em que Alejandro um homem com segundas intenções lhe arrumou tudo desde apartamento até o seu emprego, e por causa disso,  ela ficou devendo a ele quanto mais ficava ali, mais ela se endividava, acabou que Beatriz não tinha mais perspectiva de sair das mãos de seu opressor, que tinha uma fixação por ela, e estava sempre marcando presença não deixando-a respirar.

Em um belo dia, ela e sua amiga conversavam no bar quando um lindo homem entrou e ficou a observando, elas não sabiam que ele falava português, então não imaginavam que ele estava entendendo tudo o que elas falavam, e elas falavam dele e sua beleza, e que Beatriz devia investir no cliente, enquanto Beatriz avisava que Alejandro estava observando-os.

 Até que o homem veio falar com elas e enfim pedir uma bebida, e a surpresa foi que ele também falava o português, pois sua mãe é brasileira. Deixando as meninas com vergonha.
 


No dia seguinte de novo o belo homem estava no bar, mas dessa vez já estava bêbado e ali bebeu mais e depois foi embora. Mais tarde quando Beatriz fechou o bar e saiu pelos fundos, encontrou o belo homem desacordado em meio aos sacos de lixo e sem saber o que fazer, Beatriz chamou um táxi e o levou para seu apartamento, deu-lhe banho e lavou suas roupas. No outro dia ele acordou com uma tremenda dor de cabeça e surpreso por ver onde estava.

O homem que Beatriz salvou era Diego Garcia um enólogo muito famoso pelo mundo, pois sua família era dona de várias vinícolas espalhadas pelo continente. Ele estava na argentina a trabalho e acabou descobrindo que sua ex-noiva agora estava noiva de seu irmão caçula, o que deixou extremamente abalado, a ponto de beber até cair. Ele contou isso para Beatriz e ela teve uma ideia para ele não ir a esse casamento como um fracassado. A ideia era ele voltar casado, que assim ele faria ciúmes em sua ex, e teria a chance de reconquista-la novamente. Ele acabou adorando a ideia e topou logo.

Só que Beatriz não esperava que ele fosse escolher ela para ser a esposa de mentira, ela relutou, mas ele era persistente, assim ele pagou as dividas dela com Alejandro e se casaram no civil, pois a certidão não poderia ser falsa. Então com um contrato milionário, Beatriz seguiu para Espanha com Diego, e de quebra ela poderia fazer o tão sonhado mestrado, já que Diego também havia conseguido uma bolsa para ela.




Esse livro é cheio de surpresas, nunca pensei que poderia me emocionar tanto com um clichê de casamento de mentira, porque os dois são pessoas legais, mas tão machucados pela vida que eles não percebem que são feitos um para o outro.

A família de Diego recebeu muito bem Beatriz, pois todos estavam esperando vê-lo em um climão com o irmão e Rosa a sua ex-noiva, mas acabaram gostando da surpresa, a avó de Diego Dona Constanza é uma figura, pois queria bisnetos e não entendia porque Diego e Beatriz ainda não estavam grávidos, o que muitas vezes transformavam os momentos em situações constrangedoras.

Enquanto eles tentam resistir um ao outro eles vão se conhecendo e nós leitores vamos conhecendo junto com Beatriz a Espanha, desde lugares exóticos e românticos até castelos e restaurantes incríveis. E e o que falar de Barcelona que também será palco dessa história? Simplesmente encantador!




Agora ver Diego sendo totalmente irracional quando se trata de sua ex-noiva Rosa, me irritou bastante, primeiro por não entender o que ele viu nela, já que ela é uma pessoa sem interesse além de provocar os irmãos e querer chamar atenção. E mesmo ela já tendo trocado ele pelo irmão, Diego preferia ela ao invés de Beatriz que estava sempre ao seu lado, sabia o que ele pensava e o ajudava sempre que precisava. Um amor de pessoa. 

Já Rosa é o tipo de mulher mimada e egoísta e que sempre fica colocando pressão na cabeça dos outros, deixando-os em saia justa para não se aborrecer. E como ela já sabe que Diego ainda gosta dela, ela se aproveita da situação para atrapalhar a relação dele com Beatriz.





São vários momentos lindos, mas um que me deixava sempre inspirada é quando eles entravam em um clube de leitura, onde eles e outras pessoas vão ler um mesmo livro e depois marcar um encontro para discutir a leitura, e então eles liam juntos a noite  e eles eram lindo juntos, claro que o primeiro livro que eles leram foi um da nossa querida Jane Austen e eu confiei que ela colocaria os dois em total sintonia, e não é que deu certo? (risos)

Diego é um homem culto, mas para mim um pouco burrinho, pois estava com uma mulher linda e majestosa ao seu lado e estava completamente cego por uma mulher que além de se casar com outro estava gravida também, é muito pedir para ele cair na real? Que vontade de entrar no livro e dar uns cascudos nele. Porém, é claro que acredito que essa foi justamente a intensão da autora, pois ela quis mostrar um personagem que se acostumou tanto com uma coisa que deixar algo ir ou seguir em frente dá até medo e por isso insiste em algo que não faz mais parte daquele momento, daquela fase da vida.

Algumas cenas clichês como declamar poesia um para o outro continua mostrando uma conexão surreal,  porque foi uma cena maravilhosa para mim, apesar de que eu sou péssima para decorar textos. Só que a autora colocou essa cena em um momento muito bacana deixando a leitura gostosa de se apreciar.




A história é cativante, pois a mocinha é forte, determinada, altruísta, envolvente e inteligente, daquelas pessoas que você fica horas conversando sem ficar entediada. Ver ela desconfortável no meio de tanto luxo chega a ser cômico, a situação dela é muitas vezes como ela imagina, porque ele é o chefe e ela é apenas uma contratada, pois Diego muitas vezes impõe as coisas a ela sem a opção de escolha ou recusa dela, ele acha ser o melhor para ela e ela acha que ele apenas está querendo controlar a vida dela.

Beatriz é tão machucada que quando os sentimentos dela a levam a depreciar-se a si mesma, é como se ela descrevesse todos os sentimentos que nós mulheres temos de nós mesmas, a insegurança, a dúvida de que está certo ou não, se vamos embora ou ficamos, e esses sentimentos dela a corroem por dentro, e muitas vezes só o Diego para acalmar os seus pesadelos que a atormentam.




A construção do romance é linda, e como eu sou uma grande apreciadora de vinhos não pude deixar de apreciar que ao inicio de cada capitulo a autora traz explicações sobre o universo de vinhos, as profissões existentes, as uvas, os responsáveis pela produção de vinhos e até receitas de alimentos que combinam com vinhos, uma verdadeira aula. E ver a Beatriz se encaixando como se aquele lugar, naquela família sempre lhe pertenceu é encantador. Afinal todos queremos nos encaixar em algo algum dia.

Toda a história envolve momentos bonitos entre vinhos e paixões, mas também vamos ter crises e acidentes que assombrarão nossos personagens, mas é aquela coisa, não adianta fugir dos sentimentos, porque eles não vão embora, simplesmente só aumentam. Uma história de perdão e envolvimento, de amadurecimento e aprendizado, onde cada personagem tem algo a nos mostrar. Uma construção de narrativa completa e envolvente. 

Eu ADOREI a leitura, porque com essa obra eu ri e chorei. Então se prepare para fortes emoções que estão te aguardando nessa leitura maravilhosa.






Livro: Entre Vinhos e Paixões
Autor Parceiro: Renata Otuos
Número de páginas: 576

Sinopse: Beatriz é uma jovem brasileira que mora na Argentina e vê seu sonho de estudar na Espanha se tornar cada vez mais distante. Diego é um charmoso sommelier, dono de uma vinícola na Espanha, a famosa Miguel García - cujo a mulher que ama está prestes a casar com seu irmão mais novo. Quando o destino dos dois se cruzam, Diego decide retornar à Espanha para lutar por Rosa e faz à Beatriz uma proposta tentadora: ele pagará pelo seu tão sonhado mestrado em Barcelona, se em troca ela aceitar acompanhá-lo na viagem como sua esposa, a fim de colocar em xeque os sentimentos de sua amada. Nesse roteiro, pleno de Cabernets, Merlots e Tempranillos, encontramos uma atmosfera repleta de romances, intrigas, dúvidas e sensualidade. Um amor obsessivo em contraste com um amor jovial e inocente, em que vários triângulos amorosos se interpõem entre tradição e modernidade, encontros e desencontros, verdades e incertezas. Um brinde ao amor e à vida!



Escrito pela Colaboradora Joseli Medeiros




Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.