Em um vilarejo em Portugal indivíduos estão fazendo testes em seus habitantes, com a autorização do prefeito. Esses testes são para fazer mutações dos DNA das pessoas, criando assim novos super heróis, só que esses controlados pela mente.
George e August são os idealizadores desse projeto que eles chamam de MG. Quando eles começaram as pesquisas eram dois irmãos gêmeos com ideais acima da média. Mas aí uma importante organização tomou ciência desse projeto e fez propostas aos irmãos. Mas August não queria entregar seus estudos a uma organização secreta que agia por baixo dos panos. Já George ficou bem interessado o que fez esses irmãos se tornarem grandes inimigos.
August fugiu com o projeto que já estava em andamento, já haviam usado o soro que mudaria a estrutura do DNA em uma cobaia humana. Cinco anos depois um novo teste seria aplicado por August e seus cientistas, mas dessa vez em trinta pessoas ao mesmo tempo, só que George faria de tudo para atrapalhar, causando assim um acidente onde vitimou a maioria das cobaias. De trinta pessoas apenas seis sobreviveram. E esses nunca mais teriam a vida normal deles de volta.
Com o acidente a vila ficou alvoroçada, pois eles queriam saber porque o acidente ocorreu e levou tantos de seus entes queridos. Já os sobreviventes queriam saber porque o prefeito autorizou um experimento que até o próprio neto, uma criança, foi uma das cobaias.
E assim eles formam um clube liderado por Artur um detetive, para que eles possam investigar e ajudar uns aos outros já que a mutação estava causando grandes estragos nas cobaias.
Algumas das cobaias estão indignadas, outras querem fingir que nada aconteceu, enquanto outros estão revoltados, pois os novos poderes estão mais atrapalhando a vida deles do que ajudando. E a esperança por uma cura está bem longe. Sem saber em quem confiar eles vão lutar juntos para resolver os novos problemas em que eles estão envolvidos.
[- Minhas impressões -]
Nossa que leitura eletrizante, a todo momento temos uma nova surpresa, vamos descobrindo os testes junto com os cientistas e vamos ficando maravilhados com as descobertas. Mas claro que a parte em que eles usam pessoas sem eles saberem que estão em um experimento é muito errado. É aí que minha desconfiança ficou em cima de August, já que ele alegava ser o irmão gêmeo do bem, e que iria ajudar. Mas se ele queria ajudar porque ele usou as pessoas sem o consentimento delas.
Já George é o típico visionário que está a vários passos a frente de seu inimigo, mas deixa o outro achar que está ganhando, e na verdade ele só está deixando o outro fazer todo o trabalho duro enquanto ele usa suas marionetes.
O que falar de nossas cobaias sobreviventes, cada um tem seus próprios problemas e suas crises antes da mutação, mas agora com os novos poderes eles estão ainda mais encrencados. Temos a bailarina Eva, que com a nova força e velocidade está com dificuldades em manter a delicadeza e a elegância da dança, o que a frusta já que ela tem uma importante apresentação a fazer. Já Olivia sofre de depressão e faz uso abusivo do álcool desde que seu marido lhe abandonou sozinha com o filho, e o filho mais tarde vai embora também este para estudar. Nela os sintomas da mutação demoram a aparecer o que a deixa com mais medo. E seu marido é uma peça bem importante nessa história, já que ele é um dos lacaios do George.
Edgar era um jovem vívido, que depois do acidente e de seus novos problemas passou a ficar isolado, com a televisão e internet como suas únicas companhias. Raul o padre da vila estava a se questionar tudo já que ele antes do acidente havia traído o seu celibato e agora estava apaixonado por Joana a mãe de Miguel, a única criança que estava no acidente e uma das cobaias mais peculiar do experimento, pois ele foi dado como morto no local do acidente, e um dia depois voltou a vida, deixando todos perturbados além da conta.
E claro o nosso detive Artur que vai ser quem vai tomar conta desses sobreviventes, ele é destemido e está doando-se para resolver os problemas do grupo, até aceita ser morto para testar a teoria que os sobreviventes não podem morrer. E também acaba se apaixonando por Alina a primeira cobaia dos irmãos gêmeos. Mas o que ele não sabe que foi um encontro planejado por August, já que ele queria a junção desses dois para que eles gerassem uma criança que seria o novo projeto, o hibrido.
E é nessa loucura, de descobrimentos e pesquisa que me apaixonei pela obra, os personagens são bem desenvolvidos, as teorias elaboradas com inteligência. Os segredos que permeiam a vida no Vale do fim, são importantíssimos para explicar as causas de cada novo acontecimento. A rivalidade dos irmãos causa muitos problemas para pessoas que passam pelo caminho dos dois.
Uma obra que se passa em Portugal, e claro que não poderíamos deixar de perceber o linguajar usado no livro, já que o autor usa palavras do português de Portugal deixando um charme em cada página.
O livro traz muitos questionamentos, principalmente até onde o ser humano é capaz de ir para conseguir o que almeja. E isso inclui interferir na biologia de outros seres humanos, e brincar de Deus. A ciência é uma importante aliada, mas também pode causar grandes estragos. Essa obra é incrível, completa, entrega o que promete. Vale cada minuto de seu tempo lendo.
Livro: Vale do FimAutor Parceiro: Ricardo ReisNúmero de páginas: 566Um autocarro despista-se misteriosamente e das trinta pessoas a bordo, aparentemente cinco sobreviveram. Artur começa a notar que algo estranho se passa com ele depois do acidente, como se tivesse ganho super poderes. Uma criança de seis anos acorda da morte no próprio funeral. As pessoas falam de umas experiências de ingleses. Que mistério ronda Vale do Fim?
Escrito pela Colaboradora Joseli Medeiros
Postar um comentário