É fácil se identificar com Catarina. Uma garota sonhadora que deseja encontrar um grande amor. Todas nós, quando somos mais jovens imaginamos essa vida perfeita, em que conheceremos um cara incrível e viveremos felizes para sempre. Mas nem sempre é isso que a vida nos reserva.
“Eu sempre sonhei com um grande amor. Idealizava aqueles romances novelescos, repletos de clichês e banhados por calda de açúcar. Queria as frases-feitas, as declarações cafonas, o fogo incontrolável das paixões desmedidas. E, claro, tudo isso com direito a músicas de fundo emocionantes, igualzinho aos romances da telinha”.
Em razão dos seus sonhos, quando um homem importante da cidade, Heitor Vasconcelos, começa a visitar sua casa para conhece-la melhor, ela logo se entrega a oportunidade do casamento, de ter sua própria casa e sua família. Tudo é perfeito, até que chega sua noite de núpcias.
“Hoje, faz dez anos que me casei com Heitor. Ou seja, é aniversário de uma década em que vivo no Inferno.”
E então é assim que começa o inferno que se tornará a vida de Catarina. Ela vive com medo de Heitor, tentando sempre cumprir as vontades e exigências do marido para que ele não a agrida ou prejudique sua família. Ela vai usar de todos os meios e recursos para sempre aparentar a boa esposa, mas ao mesmo tempo ela sempre está tentando encontrar um jeito de sair da situação em que se encontra.
A vida seguia seu rumo triste e sem esperança, quando, em uma festa que prometia ser apenas mais um evento social insuportável, Catarina conhece Theo, um cara mais jovem, filho de uma ilustre família que acaba de se mudar para a cidade. Ambos ficam muito impressionados um com o outro e, apesar de trocarem poucas palavras nesse primeiro momento, ali já nasce uma atração impossível de negar ou de fugir, que mudará a vida de ambos para sempre.
[- Minhas Impressões -]
A personagem de Catarina mexeu muito comigo. Eu me vi muito nela quando era mais jovem. Aquela garota que deseja uma vida cor de rosa, que espera conhecer um grande amor e ter a vida perfeita. Lembro que, como ela, ficava imaginando como seria meu primeiro namorado e como seria nosso relacionamento.
E da mesma maneira, senti tudo desmoronar quando logo na primeira noite junto de Heitor, ele joga na cara dela que o casamento é uma farsa, que ele não tem interesse nenhum nela e que eles nunca terão qualquer tipo de contato.
“Sentindo-me suja, ando vagarosamente até o espelho e procuro, no reflexo, a imagem daquela menina de poucos minutos atrás. Ela está coberta de lágrimas que insistem em cair e escurecida pela maquiagem que derrete junto com meu pranto.”
Confesso que o personagem Heitor foi ódio à primeira vista, porque logo que ele entra em cena, já aparenta ser uma pessoa arrogante, que acredita que está acima de tudo. A forma como ele entra na vida de Catarina, conquistando os pais dela com a promessa de ajudar no tratamento da saúde deles, garantindo que irá sempre apoia-los é tudo na verdade uma triste mentira.
Além disso, vemos que a família de Catarina também contribui para essa sua vida infeliz. Seus pais são bem antiquados e acreditam que a mulher deve obediência ao marido e que um casamento nunca poderá ser desfeito. Por conta disso, todas as vezes que Catarina tenta conversar com eles a respeito dos abusos que sofre, eles desconversam ou falam que ela está exagerando.
“Eu mereço ser feliz, ainda que por alguns momentos, mesmo correndo riscos”.
Eu simplesmente amei a construção do personagem Théo. Ele era aquele garoto galinha, pegador, que adorava uma balada. E quando ele conhece Catarina e se apaixona, percebe que o que ele quer mesmo é ficar com ela e não passar suas noites em festas.
Eu simplesmente não conseguia parar de ler, eu precisava ver mais cenas entre Catarina e Théo, eu precisava saber se ela conseguiria se livrar desse casamento tão terrível e também queria saber se eles terminariam juntos para viver esse amor tão lindo que foi sendo mostrado entre eles.
Esse livro é uma montanha russa de emoções, a gente se apaixona, se desespera, morre de ódio, tem vontade de entrar dentro dele e sacudir os personagens. E quando eu achava que a história ia tomar um rumo diferente, a autora vinha com uma reviravolta completamente inesperada que acabou me deixando completamente sem chão.
Uma história PERFEITA para passar horas lendo.
Personagens cativantes e uma narrativa cheia de emoções e surpresas. Recomendo muito que vocês leiam!
Livro: Pronta para Viver
Cortesia: Gisele Fortes (Autora Parceira)
Número de páginas: 130
Skoob / AmazonCatarina sempre sonhou com um amor e, quando é pedida em casamento pelo juiz da cidade, realmente acredita que essa é a sua chance de ser feliz. No entanto, os seus sonhos vão por água abaixo já na noite de núpcias, quando descobre que o seu casamento é apenas fachada e que ela é uma simples alegoria nas mãos do agressivo e inescrupuloso Heitor Vasconcelos.
Depois de uma década de sofrimento e submissão, presa a um marido cruel, Catarina conhece o amor nos braços do jovem Theo Albuquerque. Só que entregar-se a essa paixão avassaladora é arriscado e muito perigoso, representando uma ameaça à integridade dos seus pais e, principalmente, à sua própria vida.
Postar um comentário