Inesperado amor é um romance de época, nos levando a Londres dos tempos de bailes e a caças de bons casamentos, uma sociedade pautada em posses, etiquetas e regras sociais. O livro nos traz como personagens principais Brandon e Charlotte, duas figuras de mundos e ideais diferentes um do outro. Mas nada que o amor não possa superar. E nessa história é ele que irá prevalecer.
" ... O amor merece a entrega e a verdade... quero apenas ser quem sou..."
Brandon Downing é herdeiro de uma família tradicional de Londres, um homem reservado, inteligente, culto e rico, um tanto introspectivo e distante, características que o tornam ainda mais atraente. Ele é o único responsável pela casa e finanças da família fazendo o papel do patriarca, assim como também tem a tutela e responsabilidade sobre seus irmãos mais novos. A família tem que lidar com um momento difícil logo nos primeiros capítulos, levando a todos a lidarem com a dor da perda e com a saudade.
" A luz de nosso lar está prestes a se apagar e nada posso fazer se não desejar um milagre".
" Parece que se apoia na certeza que de nosso sexo está sempre fadado a buscar uma perfeição nunca alcançada pelo seu, mas exigida a nós como marca".
Charlotte já lida com a dor da solidão há muito tempo, Brandon vai revivê-la e para lidar melhor com essa dor ele resolve deixar Norfolk Park e passar uma temporada em Londres em busca de se distanciar da dor. Mas ele nem imaginava o que o destino estava aguardando para ele e sua família.
" Na posição em que me encontro, sendo o único responsável pela felicidade e o futuro de todos eles, me manter distante é a maneira que encontrei de não sucumbir aos caprichos de todos eles".
Os caminhos de Charlotte e Brandon se cruzam, mas não se enganem achando que o amor vencerá logo a princípio. A arrogância e preconceito de Brandon, a língua afiada e atitudes distantes de Charlotte marcam o primeiro encontro entre os dois.
" Tudo o que quero dela é amizade e fidelidade, nada mais desejo dessa relação..."
A narrativa em primeira pessoa fica por conta de Brandon, pois achei diferente, já que estou habituada a ler romances narradas por mulheres e com a visão feminina da história e dos sentimentos envolvidos nela. E talvez por esse motivo eu achei o enredo e personagem sisudos. Senti falta de uma profundidade maior de Charlotte, principalmente por seus ideais serem diferentes para época, e até mesmo de Brandon, seu futuro marido.
Apesar de o motivo do casamento não ter sido o ideal, e que só eles dois e a família sabiam o verdadeiro motivo, adorei a verdade e sinceridade na relação de Brandon e Charlotte, a maturidade dos dois em respeitarem seus espaços e escolhas mesmo o coração e a mente atraindo a ambos para outro desfecho.
O livro traz um quê de feminismo pela personagem de Charlotte o que me faz pensar que tenha sido uma crítica ao patriarcado e a submissão da mulher, infelizmente muito presentes na época e eu adorei isso, e acredito que a autora poderia ter dado mais espaço a Charlotte e suas opiniões sobre a condição feminina na época. Entendemos que ainda persiste a falta de respeito e apoio a muitas mulheres mesmo que de um modo diferente hoje em dia, temos liberdade, porém ainda falta compreensão, compaixão e empatia para nós mulheres.
A obra foi uma linda surpresa, uma história leve e cheia de emoções com uma escrita formal e nos mostrando que quando há amor nada o supera nem mesmo o preconceito, nem a sociedade e muito menos o machismo. Aqui os únicos sentimentos que importam aqui para eles é o amor e respeito independente de classe e gênero.
Livro: Inesperado AmorCortesia: Mônica Cristina (Autora Parceira)Número de páginas: 316Skoob / AmazonBrandon Downing é o mais velho dos três irmãos, herdeiro da fortuna da família e também da responsabilidade sobre os irmãos mais jovens. Pronto para fazer o que for preciso para manter a honra de sua família, Brandon se vê obrigado a fazer uma aliança que não está em seus planos, casar-se com alguém inferior é menos grave do que revelar o segredo que destruiria sua família.
Um comentário
A Mônica Cristina sempre nos surpreende com sua escrita 😍
ResponderExcluir