Hoje vim dar 5 motivos para você ler "A Dama das Lavandas", romance sinestésico que irá mexer com seus sentidos e emoções, pois o cheiro de lavanda é quase sentido realmente por tanto amor que se fala do cultivo delas e o livro apresentar desde momentos engraçados até tensos.
1. Classes sociais
Infelizmente esse é um assunto que ainda perpetua na maioria das sociedades, mas antigamente era ainda mais forte. No livro, vemos várias e várias tentativas de uma mulher de classe alta tentando desvalorizar tudo que Vic, a personagem principal, faz, simplesmente por Vic trabalhar com coisas manuais e em contato com a terra. As cenas de humilhação são revoltantes, porque vemos o amor da personagem pelo o que faz e é um trabalho honesto.
2. Mocinha não tão frágil assim
Victoire não é uma típica inocente mocinha. Ela aparenta, sim, não saber muito sobre amor, mas é extremamente inteligente e esperta com suas escolhas. Tendo somente mulheres na família, ela assume a frente do trabalho e das finanças, além de dar duro para sair das dívidas. Além disso, não se deixa ser seduzida fácil e muito menos fica calada diante de situações machistas ou que a dizem respeito.
3. Humor
Algumas cenas são tão dramatizadas que se tornam muito engraçadas, pois algo sempre acontece para atrapalhar os momentos. É impossível passar por algumas cenas sem quase morrer de rir.
4. Jogo de sedução
Claramente, Vic enfrentaria a paixão por um homem. O problema é quem é esse homem: Maurice, o novo ricaço da cidade, quem ela acaba conhecendo por acaso e depois descobre que ele deseja seus serviços com a plantação de lavandas. A partir disso, ambos começam um jogo de quem seduz melhor, mas Maurice é extremamente bom nisso e Vic quem acaba sofrendo mais, já que é um amor quase impossível e há muitos obstáculos no caminho.
5. Imersão na época retratada
Embora a autora use poucas palavras antigas, ela faz uso do necessário para que não fique cansativo e, mesmo assim, a gente consiga entrar na época retratada: descrições de roupas, casas, lugares, o modo como os personagens falam de forma mais formal, os costumes da sociedade. Tudo isso agrega demais à história e torna fácil de compreender as atitudes dos personagens.
Postar um comentário