Resenha - Presentes Perigosos


Título: Presentes Perigosos
Organizadores: Cláudia Lemes, Tito Prates
Cortesia: Constelção
Skoob 
Páginas: 256
O crime não tira férias. Às vezes as árvores, os cartões e as fartas ceias de Natal são o ambiente perfeito para traições, vinganças e presentes perigosos.
COM CONTOS DOS AUTORES: Brenno Elto, Rodrigo Ortiz Vinholo, Rodrigo Fonseca, Andrea Nunes, Igor Moraes, Vitor Abdala, A. T. Sergio, Cláudia Lemes, Renata Maggessi, Vivianne Sophie, Flávio Karras, Jhefferson Passos, Ricardo de Jesus, Vanessa Nunes, Géssica Marques, Tito Prates, Larissa Brasil, Lucas Dallas, Clóvis Nicacio, Victor Bonini, Fabiana Prieto, Everton Guimarães e Fabiano Soares.




Presentes Perigosos é um livro da editora Constelação, o qual recebeu uma edição linda! Ele é composto por 23 contos policiais, onde todos eles se passam na época de natal. Todas as histórias são de autores diferentes, alguns muito conhecidos como Claudia Lemes, outros nem tanto.

Na minha opinião toda coletânea de contos tem seus altos e baixos, ainda mais quando se trata de vários autores. Esse livro não foi diferente. Há contos fracos, e outros incríveis, dignos de indicação. Entretanto, os contos que me decepcionaram foram mais pela história, porque a maioria das escritas são muito boas (alguns até mesmo de contos que eu não gostei) e outros há uma escrita normal, mas nenhuma ruim.

Eu gostei muito da temática do livro. Todos os livros seguem esse tema natalino, alguns mais que outros, porém ainda assim são todos. Alguns autores foram muito criativos ao explorar o tema, utilizando elementos como papai Noel, ceia, entre outros. Realmente muito criativos!

O primeiro conto, intitulado "Na Morada do Sol" do autor Brenno Elto merece ser mencionado por um motivo: A escrita é FABULOSA! Foi, com certeza, umas das narrativas que mais me agradaram. Infelizmente, não posso dizer o mesmo da história. Achei ela fraca e pouco envolvente. Cheguei a procurar outros trabalhos do autor, porque seu modo de escrever me deixou com vontade de ler mais coisas dele, mas infelizmente não achei. Caso conheçam me falem!

O terceiro conto, chamado "Minha Pequena Eva" do autor Rodrigo Fonseca conta a história de uma mulher no qual sua filha desapareceu alguns anos e acredita que ela está viva e disposta a encontra-la. O desenvolvimento do conto é bem simples, mas conta com um desfecho ótimo, e eu sinceramente amo resoluções criativas e o que encontramos nessa história é seu ponto chave!

Já a história de Vivianne Sophie "Natal Sangrento" vai falar sobre uma investigação de um Serial Killer que assombra os natais da cidade há alguns anos. Temos Marlon, o responsável pelo caso. O conto vale a menção já que em poucas páginas ela trouxe muitas características dos "tracionais" livros de investigação policial que eu tanto amo: o caso, a investigação, o encontro com o assassino, etc.

Da autora Fabiana Prieto temos o conto "Caso 350" que conta a história de um detetive particular contratado pela esposa para investigar seu marido com o intuito de descobrir se ele está sendo infiel. Gostei muito de desenvolvimento do conto, o qual me deixou bem intrigada para saber onde o homem investigado estava "se metendo", mas novamente o desfecho merece um destaque aqui. O destino do detetive explica um dos detalhes que o mesmo estava investigando sobre o homem, e é muito bom. Mas sem spoilers, só lendo para saber!

O ultimo conto do livro "Ceia de Reconciliação" do Fabiano Soares fala sobre uma família que, por discordâncias políticas, estavam brigados. Para tentar juntar todos novamente, foi realizada uma ceia que acabou em um grande massacre. Esse conto me despertou muitos sentimentos. Novamente, eu gostei do desfecho, o autor necessitou de um conhecimento interessante e a ideia de todo o conto foi muito boa. Porém, sou uma pessoa que não gosta de injustiças, e fiquei chateada já que toda a matança começou por um engano bem injusto.

Agora, o melhor conto de todos é de longe o "As 14 Estações" da já conhecida autora no gênero Claudia Lemes. Ele é sobre um padre que sequestrou uma criança e é necessário um conhecimento católico para resolver esse caso. Eu gostei muito da escrita da autora, e esse foi meu primeiro contato com ela. A história também é incrível, muito, muito criativa. Fiquei pensando que se a autora já conseguiu escrever um conto assim, imagina o que ela faz em um romance. Eu já estou louca para ler algo dela!

Então, há alguns contos muito legais, além dos citados aqui, que faz a leitura valer a pena. Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre alguns contos e leiam o livro. Não falei demais para não dar spoilers! Boa Leitura!


Categorias:

2 comentários:

  1. Olá! Conheci o livro há um tempinho já, mas como ele foi me apresentado em sua grande maioria como contos de terror, meu primeiro extinto foi correr dele, ainda mais com essa capa (risos). Mas pelo visto, vou encontrar algo a mais que o terror hein, não sei se isso já é um motivo para me animar, mas acho que vou dar uma nova passada por ele, agora com outros olhos. Quem sabe a curiosidade não fale mais alto que o medo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog e adorei conhecer esse livro! Adoro histórias com misteriosas! ❤️

    ResponderExcluir