Resenha - Tombos

28 outubro 2022



Em Tombos, começaremos com Helena contando sua história. 

Para agradar o seu marido, o acompanhou em uma viagem de bicicleta para França em comemoração dos seus 25 anos de casados, apesar de que ela por outro lado preferiria apenas uma festa.

Então é nessa viagem que ela leva dois tombos, um é o de bicicleta que faz seu joelho virar uma bola e  agora o trajeto de bicicleta ela faz no carro de apoio. E o segundo tombo é o que faz sua vida virar do avesso, ela se depara com emails que confirmam a traição de seu marido e a verdadeira orientação sexual dele, pois há anos ele tem um caso com outro homem.

Intercalando os capítulos, o livro também conta a história de Juliana, uma mulher que deixou a vida tomar um rumo diferente do que ela planejou, pois ela se acomodou, engordou mais do que o próprio corpo suporta. E para encarar os rumos que sua vida deu ela escolheu a bebida, de preferência vinho, para conseguir aturar sua vida sem sentido, perdendo o controle e se tornando uma alcoólatra. Antes ela era uma mulher centrada, responsável, mas acabou se tornando uma pessoa a qual nem os filhos querem estar por perto.

E de contra partida também vamos conhecer a história do Dr. Tranquedo, chefe de Juliana e também o advogado especializado em divórcios problemáticos. Ele que será a pessoa que irá orientar Helena em seu processo de separação. Mas o detalhe é que ele sempre fora apaixonado por Juliana, pois ele sempre a admirou muito como uma mulher alegre e expressiva. Mas até então ele nunca havia se declarado e vivia um amor platônico mesmo sendo um homem casado.

E o último integrante dessa história é Douglas, um homem que chegou a onde chegou com muito trabalho e esforço. Fez de tudo para ter a mulher dos seus sonhos e deixou de ser o menino da favela para ser um importante fazendeiro. Acumulando fortuna e sempre muito apegado aos livros, ele chega num patamar que já não sabe mais qual o seu objetivo de vida, já que conquistou tudo o que sempre quis. Agora na sua segunda metade da vida ele busca uma nova história.



[- Minhas Impressões -]


Eu amei esse livro, acompanhar cada personagem na sua luta diária para levantar dos tombos que a vida leva é um aprendizado necessário, cada um tem uma história diferente, que se ligam de alguma forma.  E ver cada um enfrentando a traição, o desprezo, o desespero, a depressão, o descaso, amor não correspondido, desamor dos filhos, família desestruturada, trabalhos sem amor.

Viver esperando que as coisas um dia se acertam sem que você mude seus hábitos é algo que esse livro mostra que não é o certo  pois a chance de dar errado é 99%.

Uma das coisas que firmaram a minha ideia que eu já defendo é de a mulher ser independente, não esperar ser sustentada por marido, mãe, pai ou por qualquer outra pessoa que não seja si mesma, porque no momento em que um deles faltar, você estará bem mais ferrado.
 

Não deixar a peteca cair é necessário, porque mesmo que o dia esteja uma droga, amanhã é um novo dia e temos de passar por esse dia ruim para confeitar outro melhor depois. O livro é de MUITOS APRENDIZADOS e no momento em que vivemos, ter a oportunidade de acompanhar personagens reais com suas vidas cheias de tormentos, crises existenciais, crises de meia idade, crises no casamento, conquistas, alcançar a vida plena, a felicidade, é de extrema importância. 

Esse vai ser um livro que eu vou sempre me lembrar do quanto me fez REFLETIR e pensar no próximo passo da minha vida. Uma leitura que recomendo para quem gosta de se emocionar e se conectar com os personagens, porque aqui a Autora consegue nos prender em cada nova história e nos leva também a torcer para que as coisas melhorem para que todos esses personagens possam trilhar o melhor caminho. Uma leitura definitivamente MARAVILHOSA!!

Escrito pela colaboradora Joseli Medeiros


Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.