Resenha - Estúpida Promessa

13 dezembro 2021



Cam é aquele típico garoto quase perfeito: excelente filho, amigo, estudante, não existe muita coisa ruim que se possa dizer dele. No entanto, extremamente preocupado em fazer as coisas para ajudar os outros e focado em grandes causas, seu círculo de amizade não pode ser considerado como grande… e sua vida está longe de ser fácil.

"O sofrimento é a prova irrefutável da existência do amor?”


Kaia é uma garota complexa e ao mesmo tempo simples. Engajada em diversas causas e lutas, ela é aquela que você pode considerar como extremamente popular e ao mesmo tempo extremamente inteligente e bonita.


"Enquanto eles baixam o nível, nós o levantamos, Cam. "


Esperando o momento ideal para poder ter contato com ela, Cam tem certeza de que o destino dos dois está totalmente entrelaçado. Mas quando o momento chega é aí que as coisas começam a se complicar, pois em meio a uma das grandes e famosas festas dada por Steven - o típico popular babaca que se acha - ele acredita ter chegado finalmente a hora de tentar algo… apenas para descobrir que suas chances eram ainda menores.

Enquanto busca Kaia para finalmente convida-lá para sair, Cam vê seu mundo virar de ponta cabeça ao descobrir que ela está namorando nada menos que o menino mais popular do colégio, o babaca, Steven. E como nada é tão ruim que não possa piorar, o mesmo foi diagnosticado com câncer, então um termino nesse relacionamento parece ser a última coisa que vai acontecer…


"Não havia sequer um pingo de vergonha. Meu Deus, eu o odiava. Mesmo com câncer, era como se ele nunca tivesse sentido dor. Queria muito fazê-lo sentir dor."


Duas pessoas que a princípio seriam totais opostos em muitos aspectos e muito parecidos em tantos outros… mas como muita história de amor, essa está longe de ser fácil e as chances de um final feliz bem longe… será?  Só lendo pra vocês descobrirem.


"Você prefere morrer a deixar que as pessoas perceberem que você está com medo?"






[ - Minhas Impressões -]

Estúpida promessa é aquele livro que você lê tendo a certeza que o lugar certo para ela seria as telas de cinema e não apenas folhas de papel. Com uma trama com reviravoltas e focada no humor, essa não é uma daquelas histórias que irá mudar vidas ou te transformar em alguém diferente ou melhor. Essa obra tem um objetivo: divertir o leitor com situações que todo mundo já viu ou viveu. No entanto, apesar de ter sido uma obra que me arrancou risadas em diversos momentos, eu tive alguns problemas com os protagonistas Cam, Kaia e Steve - três adolescentes que mostram diversas vezes o porque dessa ser considerada uma das piores idades.

Steve é aquele famoso garoto popular do ensino médio - ou seria melhor dizer um típico garoto que acha que está acima de tudo e que fragilidade é algo a não ser mostrado. Mesmo em uma situação difícil ele insiste em pregar peças em Cam sem nenhum remorso… babaca e por muitas vezes apresentando falas machistas, Steve foi um personagem que desde logo nutri antipatia e que me fez passar muita raiva. Mas falando em Cam, ele também tem seus defeitos e suas atitudes por muitas vezes me irritaram - existe pessoas boas e existe pessoas que se deixam serem humilhadas sem dó… e até mesmo pra tentar alcançar objetivos temos que por limites, algo que esse protagonista desconhece. Por último, Kaia é aquela garota que faz um pouco de tudo e você a vê lutando para agradar todo mundo, por muitas vezes se deixando de lado. Repletos de qualidades e defeitos - esses em maior número - esses personagens são capazes de arrancar muitas risadas e também criar reflexões importantes na mente do leitor.

Com uma capa que já transmite a mensagem de triângulo amoroso, essa obra da Faro Editorial é mais uma repleta de qualidade em sua diagramação e em cada detalhe que se mostra super completa sem deixar a desejar. Muito bem revisado e traduzido, esse livro já entrou pra minha estante como um dos mais lindos e com uma qualidade ímpar. Eu amo muito a qualidade da impressão e das folhas da editora, bem como o esmero em cada detalhe por eles.




Esse livro não aborda assuntos tradicionais para pano de fundo de uma obra de humor - o que para alguns pode incomodar. No entanto, essa é uma característica dos autores que sempre fizeram de suas obras um lugar para rir mesmo em meio a situações difíceis. No entanto, eles não tiram a seriedade do assunto ao fazerem isso, e isso é um dos maiores pontos positivos da obra.

Repleta de humor vemos situações vergonhosas sendo vividas, vemos crescimentos - ainda que ínfimos - nos personagens e aprendemos mais sobre nós mesmos e aqueles que nos cercam, mas principalmente a importância de pensarmos não apenas no outro, mas em nós mesmos também.

Preferi não falar muito nessa obra pra não revelar alguns dos pontos que mais me surpreenderam e foram garantia das minhas risadas. Acho que atualmente precisamos nos surpreender positivamente e ao não se saber o que está vindo ou o que esperar em cada detalhe, porque é onde mora a magia.

Leiam essa obra e permitam-se uma aventura pela vida de três adolescentes envolvidos em uma grande e Estúpida Promessa.









 

Livro: Estúpida Promssa
Cortesia: Faro Editorial
Número de páginas: 256

Ele fará de tudo para estar perto daquela garota... até mesmo salvar a vida de seu namorado idiota. Steve é um idiota. Ok, isso não é algo legal de dizer sobre uma pessoa que acaba de descobrir um câncer, mas é a verdade. Steve é um fanfarrão, dá festas muito loucas, faz brincadeiras e piadas de mau gosto e não leva nada a sério. Mas o pior de tudo: ele está namorando Kaia – a garota dos sonhos de um cara superdobem como Cam. Ao descobrir que o namorado está com câncer e que precisará de um tratamento pelo qual não pode pagar, Kaia pede ajuda justamente a Cam, que logo decide organizar a maior e mais viral campanha de arrecadação de fundos. Talvez assim ela finalmente o veja como o cara perfeito pra ela. Mas Steve percebe o plano de Cam e fará de tudo para impedi-lo de roubar sua namorada. É quando tem início a disputa... e uma batalha silenciosa e feroz acontece ao redor de Kaia. A mistura cômica de A culpa é das estrelas com um triângulo amoroso.



Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.