Resenha - Pátria Chamada Amor

11 maio 2021



Esse livro traz temas extremamente fortes e sensíveis não sendo recomendada para menores de 16 anos


Nina é uma garota que não tem uma vida fácil, lidando com um pai alcoólatra que diariamente a agride de forma física e verbal, por causa disso, ela diariamente passa seus dias se dedicando ao máximo aos estudos de medicina em busca de um futuro melhor. Com foco na carreira, sua vida social é praticamente inexistente, mas convencida por uma colega, ela resolve ir até uma festa... o que ela não sabia era o tipo de evento que era e onde na verdade estava se enfiando.


“Quando damos a cara a tapa, o buraco é mais embaixo... Eu sei o que é sentir as duas coisas. É uma doença silenciosa que nos corrói de dentro para fora. Quando a gente percebe, ficamos sozinhos, sobrando apenas uma casca.”


Christiano é um jovem extremamente atraente e com uma carreira promissora na área militar. Buscando chegar ao cargo de coronel, ele precisa evitar a todo custo qualquer problema, mas quando ele acaba sendo transferido para o regimento de Niterói seu caminho acaba se cruzando com o de uma bela jovem colocando em prova todo o seu futuro milimetricamente planejado.


“Mas Nina era exatamente isso: um paradigma em forma de mulher e um paradoxo pelo qual eu quebraria todas as regras. E aquele presente, o de ser o escolhido, eu jamais esqueceria enquanto vivesse.”


No lugar e na hora errada, Nina acaba se vendo no meio de uma grande confusão onde acaba por ser ajudada por Christiano. A atração entre eles se mostra instantânea, mas com um passado cheio de mágoas, se envolver é a última coisa que o rapaz queria, e ao mesmo tempo, é impossível não fazer.

Descobrindo mais sobre a vida dessa jovem que entrou de maneira inesperada em seu caminho, não resta alternativa a ele a não ser protegê-la de todo o mal que a assola quando ele acaba descobrindo seus machucados.


“— As diferenças se completam, Nina.

— Ch... Chamo isso de utopia — gaguejei.

— E eu, de lei da atração.”


No entanto, a vida acaba mostrando ter outros planos para ambos quando ele é convocado para servir em uma missão de paz no Haiti. Palavras não ditas, mal entendidos, frases de raiva um para o outro fazem com que as coisas não se tornem nada mais simples. 

Tendo que encarar caminhos separados tanto Nina quanto Christiano irão ter que lutar para prosseguir e principalmente descobrir o que realmente importa. Dizem que o tempo é o melhor amigo para deixar para trás e superar as coisas, mas será que isso é realmente verdade quando se trata de um verdadeiro amor?


"Fechei os olhos ao ouvir aquela frase. Ela sempre vinha após a vida me ferir de alguma forma. Sempre, para confirmar a equação dilacerante que aprendi desde garota: eu te amo = dor."


Dois momentos de vida, duas pessoas completamente diferentes, sonhos opostos e um lapso de 11 anos entre eles... será que Nina e Christiano irão realmente encontrar uma forma de viver o amor ou irão cada um seguir com a sua vida como já vinha sendo feito? Passado e presente se entrelaçam em dois lapsos de tempo nessa intrigante e apaixonante história.

"- Dá raiva enxergar como o orgulho é capaz de cegar alguém tão inteligente. Abra os olhos, Christiano. Não desperdice mais onze anos da sua vida."



[ - Minhas Impressões- ]


Pátria Chamada Amor é um livro que te inspira e te toca profundamente. Tratando sobre erros, sobre aprendizados, escolhas e futuro, Márcia Rubim te leva a aprender mais sobre si mesmo junto de seus protagonistas e a entender que as melhores coisas geralmente não são fáceis e cobram decisões e escolhas muito difíceis.


Nina é uma personagem que claramente nos leva a crescer e amadurecer junto com ela. Com uma força que por muitas vezes eu mesma achei que não teria, ela leva o leitor a aprender que por mais difícil que sua vida seja sempre existe a opção de continuar a se dedicar. Inocente, ela é alguém que já sofreu muito na vida e que continua se metendo em situações que nem todo mundo entraria (mas que sendo sincera eu provavelmente faria igual risos) e tirando o melhor possível delas. Ela não é aquela típica protagonista que precisa ser resgatada ou de alguém para cuidar dela. Ela é extremamente dona de si com seu jeito independente, seu gênio forte e seu jeito delicado o que faz com que o leitor realmente se sinta próximo a ela. Ela é aquela que prefere os estudos a sair, que se entrega a amizades apesar de não ter muitas e que já sofreu muito, mas nem por isso deixou de acreditar num futuro melhor. Real, intensa e muito parecida com muitos, ela é alguém que você se identifica e que passa a admirar, o que só mostra o talento de escrita da autora.

Christiano, por outro lado, é um personagem tão cativante quanto, mas ao contrário de Nina que você se apaixona de cara e que fica acompanhando e querendo o melhor, ele desperta o melhor lado e o pior lado do leitor. Sabe o ditado que amor e ódio caminham juntos? Ele faz jus a ele uma vez que na mesma intensidade que o amamos, acabamos por odiá-lo na mesma medida. Com um passado que o fez se tornar quem é hoje, sua maior dedicação é a sua carreira e seus planos. Almejando chegar ao topo da carreira militar ele não poupa esforços e nem dedicação para isso. Nesse ponto ele é um grande exemplo de alguém centrado, decidido e dedicado - perfeito para se inspirar. Ele também é alguém fácil de se identificar e de te conquistar, mas principalmente ele é um exemplo de que até mesmo quem já sofreu muito e é extremamente determinado pode se ver dividido entre o que escolheu para si e o que a vida tem a lhe oferecer.

Os personagens secundários também não deixam a desejar, principalmente porque mais do que apenas estar lá para fazer volume eles se tornam realmente parte essencial da história. No livro você irá encontrar muita coisa, mas cada ponto é extremamente pensado para fazer sentido e aproximar o leitor ainda mais da trama. Sem os típicos clichês de triângulos amorosos, mas ao mesmo tempo trazendo essa essência, essa é aquela obra que faz com que os personagens te comovam despertando no leitor os mais diversos sentimentos de forma a ser vividos o mais real possível.


Márcia soube trazer em seu livro assuntos extremamente complexos e intensos sem tratá-los de forma superficial, mas agregando o peso perfeito a cada um deles para demonstrar sua gravidade. Alcoolismo, violência, preconceito, prostituição, estresse pós-traumático são apenas alguns dos temas polêmicos que ela não teve medo em trazer e que, principalmente, soube abordar na medida certa. Com muitos altos e baixos, mentiras, encontros e desencontros, essa obra demonstra em si ter mil e uma facetas cruciais e nos ensina em cada uma delas.

Trazendo universos pouco explorados ainda, cada página ensina algo novo ao leitor, seja apenas com expressões que não se conhecia - por exemplo, as do âmbito militar, seja através de descrições de rotinas que são extremamente verossímeis ao mundo real.

A edição dessa obra também é algo que merece destaque, vislumbrando o leitor com uma capa extremamente chamativa e impactante, logo de cara dá pra sentir que esse não é apenas mais um simples romance, mas um turbilhão de emoções que passa por muitas facetas e lugares. Com as páginas amareladas e uma fonte de tamanho agradável para a leitura, essa é aquela obra fácil de ser terminada em uma tarde pela sua fluidez e revisão muito bem feitas. Simples, mas com detalhes na medida certa, esse é aquele livro que você já quer conhecer ao bater o olho e se apaixona mais a cada página. O trabalho da autora e editora aqui foram muito bem feitos não deixando para mim margem a ser criticada. E vale lembrar que o livro se encontra disponível tanto na versão física quanto digital deixando oportunidade para todos os tipos de leitores terem acesso (team físico e team digital).

Essa trama é aquela que você lê de forma rápida, mas absorve de forma devagar e aos poucos. São muitos aprendizados, muitas lições e principalmente muito amor em cada página. Aqui no meio das 305 páginas aprendemos que muitas vezes nosso maior problema, ou seja, o maior problema do ser humano é não ter ainda aprendido a escutar o outro. Márcia nos leva a aprender que precisamos passar a realmente ouvir mais e brigar menos. Nos ensina que a paciência geralmente é difícil, mas extremamente necessária. E nos ensina que tudo na vida tem consequência, mas que você não pode temê-las; você deve aprender a escolher e lidar com cada uma delas.

Perguntas como: Até onde a carreira vale mais que o amor? E até onde um amor é capaz de esperar? E principalmente de suportar? São aquelas para as quais ninguém tem a resposta, mas que essa história vai te levar a entender que não se tem porque não existe resposta certa, existe o que você quer fazer e até onde está disposto a ir.

Leiam esse livro, se apaixonem, porque é uma leitura que realmente vale muito a pena.









Livro:  Pátria Chamada Amor 
Cortesia: Márcia Rubim ( Autora Parceira)
Número de páginas: 305
Skoob
Onde comprar:  Amazon

A grande obstinação do capitão Christiano Vicenzo é chegar ao topo máximo da carreira, ou seja, ao generalato do Exército. Para alcançar a sua meta, precisa manter uma vida pessoal e profissional irretocável. Tudo começa a mudar quando ele serve em Niterói e conhece Nina, uma jovem com problemas sociais que ultrapassam – e muito – o que ele idealiza como protótipo de par perfeito. Fascinado pela garota, o militar decide arriscar no relacionamento, mas não imagina que, ao ser convocado para integrar a Missão de Paz no Haiti (MINUSTAH), terá sua história ao lado de Nina tragicamente desviada. Inconformado com os caminhos que o destino escreveu para si, Christiano vai descobrir com o tempo que a maior batalha na reconquista do amor perdido talvez seja enfrentar as mágoas do passado e que a felicidade não segue regulamentos. Um romance sensível e resistente ao tempo, que mostra que até mesmo para servir com dignidade à pátria é preciso que a pessoa por trás da farda esteja em

paz com o coração.





Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.