02 novembro 2018

Especial - Halloween - Filmes Para Não Sentir Medo



Ei, você! Isso mesmo, você aí do outro lado da tela. Gosta de filmes de suspense e thrillers psicológicos mas não se sente corajoso o bastante para assistir as obras do puro terror? Então você veio ao lugar certo! Essa é uma lista para todos que, assim como eu, sentem um certo receio na hora de se arriscar no sobrenatural hollywoodiano. Prometo que, apesar dos cartazes extremamente sombrios, são todos filmes para assistir sem esconder o rosto com as mãos. Vamos dar uma espiada? Vem comigo !





Os Outros

Ano: 2001
Duração: 1h e 45min.
Direção: Alejandro Amenábar

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.

É engraçado pensar que alguns costumes que mantínhamos durante nossa infância desaparecem quando somos mais velhos. Eu, por exemplo, adorava assistir filmes com uma vibe misteriosa e sobrenatural quando passavam na TV durante à noite. Hoje em dia, nem tanto. Me lembro de assistir "Os Outros" em algum canal aleatório junto com a minha avó e ficar extremamente incomodada com a obsessão da protagonista pelo cuidado dos filhos. Também me lembro de não prever o final e passar dias pensando no filme. Anos depois, quando o assisti novamente, o sentimento foi o mesmo. É uma obra que se manteve ao longo dos anos; permanece intrigando, incomodando e surpreendendo.





O Mistério das Duas Irmãs


Ano:
2009
Duração: 1h e 27min.
Direção: Charles e Thomas Guard

Após sua mãe morrer em um incêndio, a jovem Anna (Emily Browning) tenta o suicídio. Como resultado, vai parar em uma clínica para tratamento. Dez meses depois, Anna continua sem lembrar o que aconteceu na noite em que a mãe morreu. Apesar disto, o dr. Silberling (Dean Paul Gibson) resolve lhe dar alta. Anna é então levada de volta para casa por seu pai, Steven (David Strathairn), um escritor de sucesso. Lá ela encontra Rachel Summers (Elizabeth Banks), a enfermeira de sua mãe, como sua madrasta e também sua irmã, Alex (Arielle Kebbel). Logo Anna passa a ser assombrada por fantasmas, que a fazem acreditar que Rachel matou sua mãe.

Apesar de não ser muito conhecido e dificilmente encontrar alguém que já o tenha assistido, "O Mistério das Duas Irmãs" é um dos melhores filmes - apesar de seus quase dez anos de lançamento - para apreciar um terror psicológico. Deve-se levar em conta a idade da produção e admitir que os efeitos, para os padrões atuais, não são muito bons. Mas a qualidade de roteiro é notável e o elenco, relativamente conhecido, convence em suas performances, prendendo o espectador até seus momentos finais.




Uma Noite de Crime

Ano: 2013
Duração: 1h e 26min.
Direção: James DeMonaco

Quando o governo norte-americano constata que suas prisões estão cheias demais para receberem novos detentos, uma nova lei é criada, permitindo todas as atividades ilegais durante 12 horas. Este período, chamado de Noite do Crime, é marcado por milhares de assassinatos, linchamentos e outros atos de violência por todo o país. O intuito, segundo o governo, é permitir que todos os cidadãos libertem seus impulsos violentos, garantindo a paz nos outros dias do ano. Neste contexto vive a família de James Sandin (Ethan Hawke), um vendedor de sistemas de segurança que prospera graças à Noite do Crime. Quando o evento ocorre, no entanto, o filho de James aceita abrigar um homem perseguido por psicopatas. Logo, toda a família está em perigo, seja dentro de sua própria casa, com a presença do desconhecido, seja pelas ameaças vindas dos psicopatas em frente ao imóvel, que prometem entrar e matar a todos.

Ao meu ver, os produtores de "Uma Noite de Crime" não estavam preparados para o impacto que esse filme causaria em quem o assiste. Ele se inicia de forma tranquila, com flores e uma família feliz, até que começam as explosões de ação, suspense e terror. Ele causa tensão durante todos os minutos em que os acontecimentos se desenrolam. Ele mostra o lado sombrio de uma sociedade brutal e revela que os maiores medos do ser humano não são criaturas sobrenaturais, mas sim as pessoas com quem convivem diariamente.




Corra!

Ano: 2017
Duração: 1h e 44min.
Direção: Jordan Peele

Chris (Daniel Kaluuya) é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.



Confesso que "Corra!" não foi um dos primeiros títulos nos quais pensei para essa lista, porém, assim que a obra de Jordan Peele saltou em minha mente precisava que estivesse presente. Esse é um filme cujo objetivo principal é incomodar quem o assiste. Ele provoca desconforto ao fazer uma crítica social usando elementos exagerados (mas nem tanto) e com isso cria um suspense intrigante e um terror psicológico que nos impele a manter os olhos fixos na tela, apesar da vontade de desviar.




It: A Coisa

Ano: 2017
Duração: 2h e 15min.
Direção: Andy Muschietti


Um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o auto-intitulado "Losers Club" - o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do "Losers Club" acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.



Poucas vezes me sinto corajosa o bastante para assistir filmes com uma pegada mais aterrorizante e sobrenatural. Nunca no cinema, sempre com as luzes acesas. Não sou a criança corajosa que já fui um dia. Mas, para assistir "It: A Coisa" ninguém precisa ser. É claro que como todo bom filme de terror este apresenta momentos feitos para o susto barato, conhecidos como "jumpscares". Porém, a atmosfera de final dos anos oitenta e a amizade entre os protagonistas acaba balanceando muito bem com o horror do roteiro e, minutos depois, a figura do palhaço demoníaco já foi substituída por aventuras infantis que aquecem o coração.


Inscrições Abertas - Participe !


12 comentários:

  1. Ah, sinto que essa lista foi feita para mim. Haha...
    Os outros parece bem interessante; tem um certo suspense, mas nada que me deixaria amedrontada.
    Os outros não me agradariam.
    Chocada em saber que It não é tão de terror, acho que por ser do King eu pensei que seria horripilante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lá vem a medrosa assumida..rs
    Amo o gênero na literatura, mas assim, para ver, sou um fiasco. Assisto tudo, pelo vício em cinema, mas sempre de dia né?rs
    Da lista acima, acabei vendo todos e realmente não é assim, terror propriamente dito. Apenas um suspensinho leve sem grandes danos ou sustos!
    Todos são ótimos, sem exceção,mas Os Outros da Nicole é um ícone, na minha humilde opinião!
    It também é bom demais e logo teremos a segunda parte!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Fernanda!
    Muito boas as indicações.
    Já assisti: Corra, IT, Os utros (fabuloso) e Uma noite de crimes.
    O único que não assisti foi O mistério das duas irmãs e fiquei tão curiosa.
    Obrigada!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Uau, gostei bastante das suas escolhas..Eu até fiquei com medo aqui..kk
    It A coisa, assistir em casa e acredite fiquei com um certo medo, um filme muito bem feito e aterrorizante e depois de ver fiquei com medo de palhaço..A capa do filme Um Noite de Crime me deixou com um certo medo, não sei se assistiria mais um dia, talvez. O filme Corra, já vi o trailer mais não assistir, fiquei com um certo receio de ver, já que não sou tão corajosa assim..Os demais nem sabia que existia mais fiquei com uma certa curiosidade.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Olá! Confesso que também era bem mais corajosa em relação a encarar filmes de terror quando mais nova, acredito que era só para ser do contra (risos), afinal não eram filmes para minha idade, (rebelde desde sempre). Hoje em dia sou bem mais resistente quando se trata do gênero, por isso, um meio termo é sempre muito bem-vindo. Da lista assisti Os outros, Uma noite de crime e It a Coisa, que apesar de toda vibe dos anos 80 me deixou com certo medinho, palhaços definitivamente não são a minha praia.

    ResponderExcluir
  6. Essa lista é super pra mim! Gosto de thriller mas sou medrosa! Ja assisti os últimos três filme, mas acredita que tenho medo de ver Os outros? Mas acho que depois do que você disse vou criar coragem pra ver rsrs

    ResponderExcluir
  7. Nunca assisti Os Outros nem O Mistério das duas irmãs, todos os outros presentes já vi e realmente, msm sendo um "terror psicológico", me assustaram ksks. Sou uma medrosa assumida, confesso. Corra é uma filme mto bom, tanto q foi indicado ao Oscar e tals e esta na minha lista de filmes preferidos. It é bom, mas eu fiquei com um pouco de medo ksk. Uma noite de crime é assombroso, mas n no quesito terror em si, mas em como a sociedade muda da noite pro dia e a forma como isso é retratado nesse filme.
    Enfim, adorei sua postagem 😊 gosto de listas assim msm.
    Bjinhos 😘

    ResponderExcluir
  8. Eu adoOi Fer,
    Aaaaaaah, eu acho que essa lista da medo sim kkkk
    Eu adoro o filme Os outros, já assisti várias vezes, e indico ele, foi um filme que conseguiu manter a surpresa do início ao fim, juro que não consegui adivinhar o que de fato estava acontecendo.
    Uma noite de crime eu acho um filme bem babaca, não sei, não me impressionou, e acho as situações bem forçadas.
    It é maravilhoso, tanto o antigo, quanto a adaptação recente, mas sim, é um filme só de sustos, a não ser que a pessoa tenha pavor de palhaços, não chega a incomodar. Indico também.
    Não assisti aos outros, mas pretendo. Corra eu sei como a história se passa, me contaram spoiler e achei bem genial também o enredo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Também sou daquelas que não gosta de filmes e livros de terror.
    Gostei bastante das indicações.
    Os outros é bem interessante e eu também não previa o final. Vi o filme novamente recentemente e ainda acho a história muito bem trabalhada.
    Corra! também gostei bastante.
    Ainda não assisti It, mas está na lista de filmes a serem vistos rs
    Uma noite de crime achei besta! Fiquei com raiva das pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto de suspense e terror pscológico, mas confesso que em cenas mais pesadas sou desses que fecham os olhos. Esse filme Os outros eu adoro, já vi duas vezes também. Adorei as dicas. Todas anotadas, algumas eu já estava querendo ver que são It e Corra.

    ResponderExcluir
  11. Ah, eu amo o filme Os Outros, quando foi desvendado o mistério fiquei de queixo caído, como você eu nunca esperaria aquele final, esse filme é ótimo!
    Não conhecia O mistério das duas irmãs, achei interessante a trama, vou ver se consigo assistir... Valeu pela dica! Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Dessa lista não assisti Corra e nem IT. Acho que por tanto falarem de It ..
    Os demais assisti e gostei, difícil sentir medo com filmes de terror ou suspense, o único filme que realmente traumatizou meus dias foi O Chamado. Fiquei uma semana sem dormir ,pensava na Samara o tempo todo...
    Nessa lista acrescentaria alguns...O exorcista, O iluminado, Seven, A Sentinela ( esse é muito antigo, e assustador), O bebê de Rosemary, O grito, são muitos.
    Desses que você citou o que achei uma possibilidade assustadora é Uma noite de crime,..juro que tranquei muito bem minha casa nesse dia.
    Amo filmes de terror, pena não causarem mais tanto medo, a realidade é bem mais apavorante .

    ResponderExcluir