Resenha - Oliver e a Insígnia Dourada

08 maio 2023



Está em busca de viver fortes e intensas aventuras nas páginas de um bom livro? Então se liga só: Este livro é exatamente o que você deseja e eu posso provar.

                                                                          
Oliver é um leprechaun (uma espécie de duende) e vive no bosque com o pai, Rifus, e a avó Marin, e sonha conhecer o mundo que existe além do seu vilarejo encantado. Mas se depender de seu pai, o pequenino será um sapateiro igual a ele, que sente um grande orgulho de sua profissão, todavia, não é isso o que Oliver deseja para si.


O dia do aniversário de três anos de Oliver era para ser um dos mais felizes de sua curta vida, pois seria o dia de ganhar um presente muito valioso e cobiçado, uma insígnia dourada, um tipo de moeda mágica e muito poderosa que lhe trará muitas responsabilidades com o seu povo e tudo o que o cerca.


"O dia era de celebração: o pequeno leprechaun finalmente tinha completado três ano e, assim como de costume, era a hora de receber sua moeda mágica -- e ele não estava dormindo direito, com milhões de ideias e planos para o futuro bombardeando sua mente."


Só que Oliver e sua família são surpreendidos com a chegada inesperada e indesejada dos Cavaleiros das Trevas que pertencem à Ordem do Caos e trabalham para Kron, líder dos Cavaleiros. Eles atacam o vilarejo para tomar à força as insígnias de todos que estão presentes na festa, causando medo e desespero em todas as criaturas que lá estão.

"Somos o seu maior pesadelo, garoto! A Ordem do Caos! -- respondeu aquele ser com capuz."

Após o ataque dos Cavaleiros das Trevas Oliver parte em busca de Raul, seu avô, na esperança de salvar o pai do feitiço que lhe foi lançado, o bosque e o seu povo.

"-- Eu tomarei cuidado -- disse Oliver para tranquilizar sua avó."


A busca por seu avô transforma-se em uma jornada cheia de aventuras, perigos e grande aprendizado para o pequeno leprechaun, mas também lhe reserva momentos incrivelmente emocionantes e amizades surpreendentes e inesperadas.



[- Minhas Impressões -]


Oliver e a Insígnia Dourada
é um livro encantador, repleto de ensinamentos, união, companheirismo e solidariedade entre os personagens e que privilégio é para nós, leitores, ter o prazer e a oportunidade de nos depararmos com obra tão bem escrita e contextualizada como esta.
 

O autor aborda com extrema leveza e delicadeza todos os anseios, medos e dúvidas do pequeno Oliver, tornando-o um personagem extremamente querido por conta da empatia imediata que desenvolvemos por ele. Outra coisa que me chamou muito a atenção é o fato de que o livro pode ser lido por todas as faixas etárias, ainda que tenha sido escrito para jovens e adolescentes e cito como exemplo a minha própria experiência ao ler o livro.

Eu viajei nas aventuras vividas por Oliver e seus amigos e me emocionei à beça com tudo o que ele aprendeu, mas, principalmente, com o que ele ensinou. Esse garoto é um personagem apaixonante, cheio de carisma, bondade e amor no coração, do tipo que contagia e cativa o leitor. 

O autor usa de muita sensibilidade para falar sobre as diferenças que faz de cada personagem um ser único e especial e que por isso mesmo devem e merecem ser respeitados por todos, deixando bem claro para nós que devemos levar isso para a vida e aplicarmos na prática e no dia a dia.

Críticas sociais estão presentes em toda a história, mas de maneira bem sutil, de modo que não ficou pesado de ler, muito pelo o contrário. A gente entende o recado passado pelo autor de forma clara e objetiva sem nenhum tipo de dúvida e o mais interessante de tudo é que a gente reflete enquanto ainda estamos lendo e após o término da leitura também, e para mim como leitora isso é tremendamente gratificante e valioso.

Não posso falar do livro sem citar Mirula, um personagem incrível e tão apaixonante quanto Oliver. A amizade que nasce entre os dois e com outros personagens que surgem ao longo da história é tão linda, sincera e verdadeira que dá gosto de ler. O autor criou um mundo fantástico, cheio de magia, fantasia, ludicidade, encantamento e personagens maravilhosos e eu amei passar um tempo na companhia de todos. Foi sensacional! Te convido a fazer o mesmo. Você não vai se arrepender.

Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.