Resenha - Severo

06 abril 2021





Classificação: +18

Rayane Tozzo não deixaria seu pai usar a vida dela como uma moeda de troca sem contestar ou se rebelar de alguma forma. Dona de si e sabendo que esse não é o seu destino, resolve começar a achar algum jeito de ir contra o que sua família rica está impondo a ela em troca de poder político para seu pai. Tudo o que ela quer é acabar com esses planos e retomar sua vida e seu trabalho na capital, longe de toda a sujeira de sua vida familiar.

Severo, antigamente conhecido como Tiago Arpini, está de volta a sua cidade natal e em busca de apenas uma coisa: vingança! Tudo o que tinha foi tirado dele por uma pessoa muito poderosa, ou pelo menos ele acredita nessa versão, e ninguém está disposto a ajudá-lo com esses planos, pois mexer com isso é mexer onde não se deve, com pessoas que devem ser temidas.

Duas personalidades fortes e em busca de algo: Rayane e Severo acabam tendo seus caminhos cruzados e ela é tudo que Severo não deveria querer e sequer chegar perto, mas não é o que acontece. Uma noite, apenas uma noite de sexo intenso, foi o que se prometeram. Porém, esse foi o começo do fim de muitas incertezas, caminhos e verdades absolutas. E o começo de uma história intensa, conturbada e cheia de momentos mais do que quentes!


"Desde que compreendi o tipo de relacionamento que meus pais viviam, jurei que não seria como ela, não viveria para homem nenhum, não seria manipulada, humilhada e maltratada, e continuaria sorrindo como se suas migalhas me bastassem."




[- Minhas Impressões -]

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Sinéia Rangel, que eu já sabia ser uma autora um tanto quanto renomada no meio literário brasileiro, de tanto que via suas obras sendo resenhadas, e preciso dizer que todas as expectativas que eu tinha sobre ela foram supridas e, além disso, foram ultrapassadas completamente por seu livro incrível e intenso! No começo, fiquei um pouco ansiosa por ele ter quase 400 páginas (quem nunca teve um medinho de livros grandes?), mas a leitura fluiu perfeitamente bem e devorei tudo em uns quatro dias. 

A leitura fluiu pela história ser interessante e pelos personagens acabarem capturando minha total atenção, tanto pelas cenas protagonizadas, quanto por eles serem todos muito carismáticos e interessantes. Também pela escrita da Sinéia ser muito boa, senti muito que ela sabe como usar o discurso de modo a manter o leitor interessado ao mesmo tempo em que é simples e mistura expressões regionais, visto que esse livro é regional e traz alguns costumes e palavras da região retratada. O livro também é dividido entre os pontos de vista de Severo e Rayane, deixando o leitor mais curioso ainda.

Esse regionalismo colaborou demais para o lado cômico do livro, pois há várias expressões engraçadas e que enriquecem muito a fala dos personagens, dando mais personalidade ainda para eles. Para que todos pudessem entender o sentido total das expressões, a Sinéia colocou notas com as explicações e isso ajudou muito para que elas não ficassem perdidas e de fato colaborassem para o enredo.


"As pessoas esquecem que são pessoas quando têm poder. Eles se julgam miores  que eu e tu, porque não sentem as vidas que tiram em suas costas. Penso que o sangue que corre em nossas mãos também corre nas mãos deles, nóis é bicho ruim, mas eles é dez vez pior."


Falando sobre os personagens, os principais conquistaram totalmente meu coração, não só Severo! O famoso 3G com certeza rouba muitas cenas para si, com todo seu charme, palavras obscenas e maneiras de fazer uma mulher se sentir "amada" rs. Mas também gostei muito da Rayane ser uma garota bem para a frente, não se deixar submeter a algo que ela não quer e não desistir de lutar pelo o que veio a se tornar seu verdadeiro querer. Junto com Severo, que também se impõe e faz de tudo pelo o que precisa e também por quem ama, ela protagoniza cenas in-cen-di-á-ri-as! A melhor imagem para essas cenas é realmente a de fogo! 


"Sexo pra mim é sinônimo de liberdade, é onde me encontro de verdade, e aprendi que isso não é um problema, desde que seja pelo meu prazer e não para dar vazão a angústia."


Sinéia acabou por me contar que esse é o primeiro livro totalmente erótico dela, por isso a classificação +18, pois, apesar de ter toda uma história de plano de fundo, uma busca por vingança, uma busca por justiça, o livro foca na grande parte do tempo no lado mais sexual, na vida sexual dos personagens principais. São várias e várias cenas quentes e eu estou acostumada a ler livros eróticos, porém, esse me chamou totalmente a atenção porque cada cena era descrita de um jeito e, mais ainda, de um jeito inovador com elementos sensacionais, palavras sensacionais e muitos toques sensuais dignos de pura erotização e entrega. Por isso não fica cansativo que ele tenha muitas cenas eróticas, muito pelo contrário! Fiquei extremamente chocada enquanto lia, pois jamais pensei que alguém pudesse descrever cenas eróticas de formas tão diferentes e abordando tantas fantasias e assuntos de forma natural. Esse casal, com toda a certeza, superou qualquer casal de livro erótico que já li e que eu venha a ler! O talento para a escrita da Sinéia se mostrou muito aqui nesse livro.


"Sentia uma necessidade real dela, chegava a doer, não no sentido romântico ou metafórico, era físico ou psicológico, não tinha certeza. Minha mente perturbada buscando a satisfação que não poderia ter, uma dor autoinflingida na busca do prazer."


Além deles, há outros personagens mega carismáticos, como Ravi, que também foram conquistando meu coração pela cumplicidade e amizade, pela maneira como levam a vida. Ao longo da trama fomos sendo apresentados a personagens que compunham a família dos nossos protagonistas, alguns que foram muito legais e outros que nem tanto devido a serem os colaboradores para o conflito geral. Vemos muito no livro como as relações de poder afetam todos os personagens em geral, algo que é muito sério e engrandece a trama pelo teor de suspense.

Algo bem interessante no livro foi a representatividade. Sinéia inclui personagens negros, gays, morenos... Isso deveria ser algo normal em todos os livros, mas infelizmente ainda não é, então ler isso aqui foi muito bom. Além de, claro, ela trazer o regionalismo também. Todo o espaço da narrativa é bem descrito focando nesse lado regional, deu para imaginar cada pedacinho de lugares e cada prato típico, por exemplo.


A trama da história é simplesmente de tirar o fôlego. Não minto quando digo que ele é intenso do início ao fim, por causa das cenas eróticas e por causa dos acontecimentos gerais. Evidentemente temos um conflito tanto relacionado a Rayane, quanto a Severo e enquanto eles começam a ir atrás de algo que possa ajudá-los, as sujeiras começam a vir à tona. Quando se mexe com isso, só pode dar em: cenas de pura ação com tiroteios armados e não armados e um passado inteiro remexido com segredos inesperados sendo jogados aos quatro cantos. Nesses momentos, era quase impossível não segurar o fôlego e conseguir acreditar no que estava acontecendo, porque foram situações impensadas por mim, que me deixaram em choque e surtando. 

Quanto mais as descobertas foram sendo apresentadas, quanto mais o destino dos personagens foi sendo traçado para algo inesperado, mais eu precisava continuar lendo para saber se no fim haveria alguma espécie de redenção ou se as coisas iriam continuar caminhando para um rumo que me deixou incrédula.


"Há dois dias, não acreditaria se me dissessem que terminaria numa mesa de bar com uma meia-irmã, Joaquim e Severo. Ravi sim, porque além de dono do Cacete Armado, gostava do seu jeito descontraído, a conversava com ele fluía fácil."


Foi um livro que me causou diversas sensações, boas e ruins, mas foi maravilhoso do início ao fim e com certeza o melhor livro erótico que eu já li na vida! Acabei me tornando uma admiradora da Sinéia, da escrita dela, dos personagens, das histórias. Enfim, esse livro mexeu comigo de todas as formas possíveis e, por mais que eu tenha lido rápido, foi difícil acreditar que eu havia terminado.







Livro: Severo
Cortesia: Editora TheBooks
Número de páginas: 400
Skoob
Onde comprar: Amazon

Pouco mais de dez anos se passaram, mas Rayane o reconheceu de imediato. Seu primeiro amor platônico e, desta vez, ela havia despertado sua atenção. Prestes a ser submetida a um noivado forçado pelas ambições políticas de seu pai, a garota decide por um último ato de rebeldia: viver uma noite com sua antiga paixão. Ela só não estava preparada para tudo que essa noite envolveria.

Tiago Arpini não é mais o menino que deixou Ventos Santos tantos anos atrás. Agora, ele está de volta e é Severo, um homem sedutor, perigoso e misterioso, pronto para buscar sua vingança. Ele tem apenas uma linha que jurou jamais cruzar: Rayane Tozzo.

Ele a instiga e ela é incapaz de negar a atração que existe entre os dois. Determinada a decifrá-lo, o que deveria ser apenas sexo, logo se torna algo além, sem que ela tenha qualquer ideia dos segredos que ele esconde e o quão entrelaçadas estão suas vidas.





Postar um comentário

Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.