Resenha - Segredos Revelados


Título: Segredos Revelados
Autora: Valéria Gravino
Cortesia: Editora Coerência
Páginas: 128
Skoob

Todo mundo tem segredos. Seja sentimental, familiar, político, doentio, sobrenatural, criminoso, erótico, ganancioso… O que importa é que as consequências podem ser graves, impactantes ou até mesmo catastróficas.
Os segredos podem durar por toda uma existência ou apenas temporariamente. São segredos justamente porque escondem o lado mais sombrio da psique humana, capaz de praticar os atos mais sórdidos para alcançar seus propósitos.
Se você tiver um ou mais segredos a esconder, cuidado. Uma vez descobertos, eles podem alterar o curso de muitas vidas, da história ou do mundo. Guarde-os muito bem, antes que alguém os revele!

Todo mundo tem segredo. Seja ele familiar, sentimental, político, criminoso, ganancioso... E é exatamente sobre isso que irá tratar "Segredos revelados". A obra é uma coletânea de contos que aborda os segredos que as pessoas escondem e são revelados nesse livro. Assim, a autora irá mostrar o lado mais sombrio do ser humano.


A sinopse do livro não indica que se trata de uma coletânea de contos. Ao iniciar a leitura e perceber que o livro não era o que pensei foi uma surpresa. Mas gostei de como a autora criou as histórias.Na obra, elas se conectam já que tratam de duas famílias: Sampaio e Albuquerque e os Saldanha.

Assim, alguns personagens aparecem ou são citados em vários contos. Vale ressaltar que o livro é divido em passado, presente e futuro. Desse modo, acompanhamos várias gerações das famílias. Confesso que eu me perdi muitas vezes, porque nunca conseguia lembrar quem eram quem, mas não foi algo que atrapalhou a experiência.

Valéria Gravino aborda vários temas em seus contos, principalmente os citados na sinopse. Muitos dos contos envolvem o sobrenatural, algo que eu não esperava, mas foi algo que considerei positivo. A narrativa da autora passa rápido, sendo possível realizar a leitura em poucas horas.

Os contos, de modo geral, não me agradaram muito. Em algumas a autora usou de um sobrenatural muito fantasioso, não passando a sensação que esse tema geralmente passa (a qual eu adoro), o que não é muito do meu gosto. Senti que ela usou da mesma fórmula para quase todos os plot twist e finalizações das histórias, o que fez com que perdessem a graça ou a surpresa.

Os contos em si não são ruins, mas a autora poderia ter desenvolvido eles de uma forma mais aprofundada, porque assim eu não teria me perdido tanto nos personagens ou não teria demorado tanto para perceber que as histórias se interligavam. O livro é curto, mas poderia conter um pouco mais de páginas.

Sei que são contos, e nesse tipo de história não é possível se apegar aos personagens.  Mas como alguns apareceram muitas vezes, poderia haver pelo menos uma leve conexão ou sentimento por eles, mas me senti indiferente durante toda a leitura.

Achei alguns momentos dos contos um tanto confusos, não conseguindo entender direito o que a autora quis dizer ou o que estava acontecendo. Mas vale ressaltar que os contos que se passam no passado têm um contexto histórico, se passam em momentos importantes da história real, e isso pode agradar a muitas pessoas.

A edição está linda e isso não tem como negar. Ela realmente me deixou encantada. Há detalhes nas páginas, dando uma impressão de folha envelhecida. A cada inicio de conto, onde há os títulos, são repletos de detalhes. Há muitas outras páginas trabalhadas, como o sumário.

Assim, o livro pode agradar a algumas pessoas, com toda a certeza. Porém, não é um livro que funcionou muito bem comigo, principalmente se tratando do tipo de sobrenatural que a autora acabou usando aqui.



Categorias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário