Resenha - Ao Meu Redor



Título: Ao Meu Redor
Autora: Elysanna Louzada
Cortesia: Astral Cultural
Nº de páginas: 223
Skoob
Onde comprar: Amazon / Submarino
São Paulo, 1923. Depois de passar anos escondida na Europa, Maria Antônia regressa ao Brasil para atender ao pedido desesperado de sua melhor amiga, Sophia. Ao chegar em São Paulo, os fantasmas do passado a fazem reviver os anos em que ela e Sophia foram mantidas em cativeiro. As marcas e as cicatrizes que ela esconde por trás dos vestidos e saias longas estão mais vivas do que nunca. Dessa vez, porém, ela terá que encarar um contexto totalmente diferente: uma paixão inesperada e, ao mesmo tempo, o reencontro com o seu carrasco.

Quando era ainda uma menina Maria Antônia viu seus sonhos e ilusões se transformarem em dor, agonia e desespero. Tratada da pior maneira que um ser humano pode ser tratado, mantida em cativeiro e sofrendo inúmeras humilhações ao lado de Sophia, sua melhor amiga o que Maria Antônia mais teme é retornar ao Brasil. Uma vez que ela fez da Europa o seu refúgio e vive há muitos anos escondida por lá, mas retornar ao país que tanto sofrimento lhe causou definitivamente não fazia parte de seus planos. No entanto, em dívida com a melhor amiga, Maria Antônia sabe que não poderá dizer não a Sophia, já que tem uma enorme dívida com a amiga.

"Meu coração pareceu congelar dentro do peito. Uma torrente de lembranças me atingiu trazendo confusão e medo. Comecei a tremer e minha respiração acelerou.
Cravei minhas unhas na palma da minha mão como se de alguma forma essa atitude fosse capaz de conter a agitação. Pensei no pesadelo da noite passada e nas recordações que ele havia trazido à tona. Depois encarei a carta que era a materialização de parte da minha tragédia."
E assim ela retorna ao país onde nasceu e viveu os maiores horrores de sua adolescência, após receber a carta enviada por Sophia, porém mal sabe ela que essa carta será um divisor de águas em sua vida e a colocará frente a frente com fantasmas e medos que julgava mortos e enterrados.

"Querida amiga,Espero que essa correspondência a encontre bem. O motivo de meu contato é o profundo desespero. Encontro-me acamada e minha saúde está debilitada. Sei que a última coisa que deseja é retornar ao Brasil, mas valho-me da promessa que fizemos uma a outra no passado e peço que venha ao meu socorro."

Negar ajuda e a palavra empenhada há tantos anos não fazem parte do comportamento de Maria Antônia e, mesmo temendo confrontar o passado ela cumpre a promessa feita junto com seu único e melhor amigo, Joseph. O qual conheceu em situação tão triste e horrenda quanto a sua, embora ele não tenha passado pelos horrores que ela passou Joseph tem total conhecimento das desgraças que acometeram Maria Antônia e que a levou a conhecer uma pessoa intrinsecamente ligada a Joseph, e  infelizmente perdida para sempre. A partir dessa experiência triste e assombrosa que os uniu os dois chegam ao Brasil dispostos a enfrentarem todo o sofrimento de tantos anos passados.

A ida de Maria Antônia para o Brasil a fará ficar frente a frente com o seu carrasco, mas também apresentará novas perspectivas de vida e, principalmente, uma nova e verdadeira chance de conhecer e saber o que significa o amor verdadeiro. Mas caberá somente a ela abrir seu coração traumatizado e se mostrar de corpo e alma a esse novo amor, mesmo correndo o risco de ser rejeitada. Já que os vestidos e saias longas que a cobrem escondem as várias marcas e cicatrizes de um passado que quase a destruiu.


Tenho por costume ler as sinopses dos livros que me chamam a atenção e, ao me deparar com a sinopse de Ao meu redor senti logo de cara uma necessidade de ler e conhecer mais a respeito da história de Maria Antônia. Uma história cheia de sofrimento, agonia, desespero, humilhação, mas permeada também pela esperança de um recomeço. Recomeço esse que a colocou frente a frente com o amor, mas para que o amor vencesse Maria Antônia precisou ir ao inferno e voltar, já que supostamente o responsável por toda sua desgraça retornou a sua vida de maneira totalmente inusitada.

Ao longo do livro, Maria Antônia se deparou com lembranças que a perseguiram mesmo quando ela saiu do Brasil, mas que ganharam força e tamanho quando ela se viu de volta ao país, forçando-a a enfrentar um passado doloroso demais. E a partir do momento em que coloca os pés no Brasil Maria Antônia começa a perceber que se quiser ser realmente feliz ela precisará deixar o medo de lado e dar chance de o amor florir.

A autora soube contar de forma muito doce, mas ao mesmo tempo forte a triste história de superação de sua personagem. Ela nos apresentou uma mulher forte, guerreira, corajosa e disposta a enfrentar todo seu passado de horror para viver a felicidade mais que desejada e merecida. A amizade que uniu Maria Antônia e Sophia no passado se mostrou muito forte e consistente também no presente. E a amizade que nasceu do sofrimento entre ela e Joseph foi linda e emocionante de se ler.

Os momentos mais aguardados e esperados por mim foram os embates entre ela e Miguel, o homem que foi capaz de abalar suas estruturas e fazê-la reconsiderar a promessa de nunca mais se envolver emocionalmente com nenhum outro homem. Mas como o coração têm razões que a própria razão desconhece Maria Antônia se vê enredada por um sentimento avassalador que a toma de surpresa. E mesmo lutando para não sucumbir a esse sentimento ela se encontra totalmente refém desse sentimento.

Mas as surpresas que a autora preparou ao longo da história me fizeram sofrer juntinho com Maria Antônia e eu torci desesperadamente por um final surpreendente, e a Elysanna não me decepcionou.

O livro Ao meu redor fala de superação e a necessidade de encarar a dor de frente, por mais que ela tente destruir a pessoa que a sente. Fala também da luta travada por Maria Antônia frente a uma sociedade machista e preconceituosa, que define a mulher como algo que deve ser usado e nada mais. É uma importante reflexão mesmo aos tempos atuais, pois infelizmente ainda hoje a mulher é vista como objeto de posse por muitos homens e como tal, devem ser usadas sem dó e sem piedade.

Com certeza é um livro que merece sua atenção e deve ser lido e apreciado sem moderação. Eu gostei demais da escrita da autora, pois mesmo abordando situações tão terríveis ela soube dar leveza e fluidez à sua escrita tornando a leitura leve e extremamente prazerosa.

A capa do livro foi outro ponto a favor e contribuiu e muito para tornar a leitura de Ao meu redor uma das melhores feitas este ano. Com folhas amareladas, diagramação e letras em tamanhos perfeitos na minha opinião eu só tenho que agradecer por ter lido um obra que demandou muito esforço e dedicação de todos os envolvidos e que me proporcionaram imenso prazer e satisfação.


Categorias:

Um comentário:

  1. Eu amei essa leitura!
    Elysanna criou uma história linda e surpreendente, me senti envolvida.
    O início é forte, mas é incrível ver o crescimento da Maria Antônia.

    Beijos

    ResponderExcluir