Resenha - Depois que você me deixou


Título: Depois que você me deixou #1
Autor: Samantha Young
Cortesia: Astral Cultural
Páginas: 336
Skoob 
Onde Comprar: Amazon
Três anos se passaram desde o último encontro de Charley e Jake. A garota tem a sensação de que, finalmente, superou seu antigo amor e está pronta para sair dos Estados Unidos e seguir o sonho de estudar em Edimburgo, na Escócia. Porém, o destino reserva uma surpresa que não estava em seus planos: Jake. O jovem está disposto a se reaproximar e, quem sabe, reatar a amizade. Mas Charley precisa aprender a lidar com o fato de que, agora, Jake tem uma namorada. A garota parece estar em um beco sem saída com a ideia de ter Jake de volta em sua vida. Afinal, ela ainda não consegue resistir ao charme do ex, muito menos ignorar os sentimentos do passado que voltaram com toda a força. Mas uma coisa é certa: ela precisa ser forte e não permitir que Jake a magoe novamente.


Oi, pessoal! Depois de vários meses afastada do blog por razões acadêmicas (vide a faculdade fazendo o papel dela de sugar cada segundo do meu dia - risos), eu finalmente estou retomando minhas leituras e conseguindo voltar aos poucos, e posso dizer que eu estava morrendo de saudade de aparecer por aqui! Se tudo der certo, logo mais estarei de volta na nossa coluna Observatório Literário trazendo mais debates e conteúdo para vocês. Por hoje, trago a resenha de um romance daqueles que a gente não consegue largar, perfeito para tirar aquela ressaca literária (funcionou comigo!), então vamos ao que importa...

Jake Caplin e Charley Redford tiveram uma relação muito intensa enquanto estavam no ensino médio. Apesar da idade, eles tiveram a chance de conhecer um amor que muitos passam a vida sem conhecer. Quando as circunstâncias se agravam, Jake toma uma decisão que não inclui Charley em seus planos e vai embora com pouca ou quase nenhuma explicação, deixando-a confusa e de coração partido. Sozinha, Charley reconstrói sua vida e a si mesma, mas nunca voltou a ser cem por cento a garota que um dia foi.

Três anos depois, Charley finalmente realiza o sonho de fazer um intercâmbio acadêmico na Escócia ao lado de sua melhor amiga, X. Poucos dias depois da chegada, antes mesmo que tivesse tempo para se adaptar, Charley encontra Jake em uma festa, trazendo de volta a dor que sentira quando ele a deixou. Ele sempre soube do seu sonho e não parece uma coincidência que eles estivessem naquele mesmo lugar. Será que ele foi até lá por ela? Surpresa! Ele tem uma nova namorada.

Charley também namorou depois de Jake, mas incapaz de perdoar o que aconteceu no passado, ela não consegue evitar a dor de vê-los tão felizes juntos e decide se afastar. Isto é, se Jake não tivesse outros planos para ela. Determinado a deixar o passado para trás, ele propõe que os dois voltem a ser amigos e Charley, apesar de não se sentir muito segura com aquela proposta, acaba cedendo.

Esta história se desenrola enquanto os dois trabalham essa nova relação entre eles, mas será que é possível existir amizade onde uma vez houve um amor tão intenso? E será que é possível deixar os erros para trás e reconstruir uma confiança quebrada? É o que a autora Samantha Young trás para a gente neste primeiro romance da duologia "Into the deep" e eu vou contar um pouco para vocês do que eu achei desta leitura


[ - Minhas Impressões - ]

Para começar, preciso dizer que este romance me ganhou logo de cara pela sua localidade. Eu tive a oportunidade de conhecer Edimburgo durante o meu intercâmbio para Portugal e, gente, aquele lugar parece que saiu de um conto de fadas, eu fiquei completamente apaixonada e hoje sou a própria garota propaganda de lá (Escócia, me patrocina!!). Ao descobrir que o livro se passava em Edimburgo, já senti aquela aquecida no coração de poder me sentir como se de fato estivesse lá. O livro cita vários lugares conhecidos e minha dica é aproveitar a leitura para procurar fotos desses lugares e compartilhar desse sentimento.

Apesar do ambiente ter me conquistado, o enredo e a protagonista me deixaram com um pé (muito) atrás. Quem lê bastante romance sabe que as coisas acabam por ficar bem repetitivas e minha primeira impressão foi de este seria só mais um deles, mas aqui a gente não desiste nas primeiras páginas e, então, eu me vi virando a madrugada para descobrir o que levou ao fim do casal e se eles voltariam a ficar juntos. Apesar de alguns elementos fictícios, achei a história bastante real, especialmente na forma como os sentimentos deles foram trabalhados.

Os capítulos são intercalados entre passado e presente, o que é uma ótima abordagem para a narrativa. De um lado, conhecemos a relação deles como foi um dia, até revelar o que motivou o término trágico. Ao mesmo tempo em que conhecemos as consequências disso e somos capazes de entender melhor a forma como eles agem e o que sentem. Os protagonistas são carismáticos e lhe pegam torcendo para que tudo se resolva e eles possam ficar juntos de novo. E é muito difícil porque até a namorada do Jake é cativante e você também não quer que ela se magoe.

Falando em personagens secundários, eles são um ponto extra no livro trazendo passagens divertidas ao redor da história principal, a cereja que faltava no bolo! Depois que você me deixou é um romance despretensioso, mas que lhe deixa pensando no que você faria se estivesse no lugar deles. Com uma narrativa simples e envolvente, as pouco mais de trezentas páginas passam em um piscar de olhos. Divertido, apaixonante, cura ressacas literárias, dá para ler em um dia e de quebra conhece um pouquinho de Edimburgo, fica essa dica aqui para vocês! ♥


Categorias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário