Resenha - A História de Tarim

01 agosto 2022



Tarim é um menino esperto que vive com sua tia em um acampamento cigano bem próximo a cidade em que pessoas ruins e cruéis vivem. Destemido, ele decide se aventurar pelas ruas da cidade após anoitecer e acaba sendo preso por guardas impiedosos que desprezam os ciganos e tudo o que eles representam. Eles acreditam serem os ciganos os responsáveis por disseminarem doenças para a população e o ódio que sentem acaba sendo direcionado ao garoto.
 

Jogado em uma cela escura e fétida, Tarim é resgatado por uma figura misteriosa que vinha vigiando-o e seguindo seus passos sem ser percebido. Thaliesin é o seu nome, ele é um mago muito poderoso que possui vários dons, dentre os quais, ler a mente humana. Ele acredita ser Tarim a pessoa ideal para ser designado por ele para uma grande e importantíssima missão.


"Nesse momento, Tarim percebeu que não tinha como fugir. Pelo menos não agora. Seria melhor conquistar a confiança daquele sujeito e fazer o que ele dissesse que deveria ser feito. Ele havia falado algo sobre ter escolhido o menino para ser seu aprendiz. Que fosse. Momentaneamente, Tarin aceitaria o seu destino e deixaria que o homem pensasse que estava guiando seu caminho: mas na primeira oportunidade que tivesse, fugiria."


Sem poder decidir e muito menos opinar sobre ser o escolhido para a tal missão, Tarim é iniciado no mundo fantástico da magia, encantamentos e poderes incríveis, bem como perigos inimagináveis, tornando-se aprendiz de Thaliesin. O treinamento de Tarim é curto e logo seu Mestre o envia em sua primeira missão, que tem como objetivo ajudar Licaeus, um lobo assustador e imponente em algo extremamente arriscado, difícil e até mesmo mortal. Lobo e menino partem lado a lado rumo ao destino que os aguarda sem confiar um no outro, mas totalmente cientes de que precisam fazer tudo o que estiver ao alcance deles para completar a missão.


"Por um momento pareceu que o lobisomem seria capaz de se lançar sobre o menino e devorá-lo em uma só mordia, pois Licaeus rosnou, arreganhando os dentes como se considerasse as palavras do menino ofensivas. Tarim ignorou-o completamente, pois sentia seu cérebro fervilhar com outros problemas."




[- Minhas impressões -]


A História de Tarim é uma fantasia deliciosamente lúdica e surpreendente. O cenário em que a trama se desenvolve é viciante, assim como toda a trajetória do personagem principal, Tarim, um menino encantador, carismático e super cativante. As aventuras vividas por ele ainda no começo da história envolvem por completo o leitor e quando Tarim se junta a Thaliesin, tudo se torna ainda mais fantástico e incrível, pois o entrosamento dos personagens funcionou muito bem e deu bastante fluidez a história.

Tarim é simplesmente apaixonante e também muito corajoso, o que faz do personagem o que de melhor há no livro, que é maravilhoso por sinal e meu primeiro contato com a escrita da Márcia Medeiros: o prazer de ler esse livro superou e muito as minhas expectativas e isso para mim é extraordinário.

Percebe-se um trabalho de pesquisa de qualidade incrível e super responsável por parte da autora, tornando a história coerente, interessante e hipnotizante aos olhos do leitor. Magos, lobisomens, vampiros, feiticeiras, rainhas e deuses, além de Tarim compõe o atraente universo em que a trama se passa de maneira dinâmica e super fluída. 

Um dos pontos altos destacados na história é a maneira como a autora descreve as situações que ocorrem na trama, os cenários nos quais cada uma acontece, a riqueza de detalhes que prendem a atenção e faz com que imaginemos uma por uma, ao ponto de nos sentirmos parte integrante e permanente dela. É um diferencial tremendo e muito significativo também, pois a meu ver, A História de Tarim é um dos livros de fantasia mais completo dentre todos os que já li até hoje.

A autora também aborda assuntos de extrema importância, habilmente contextualizados dentro da história, tais quais preconceito, empatia e injustiça social permeados por diálogos ricos, emocionantes e reflexivos. 

O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos permite uma amplitude maior sobre todos e cada um dos personagens desse enredo fantástico, mas que em nenhum momento desvia o foco de Tarim, personagem central que está presente até no título do livro, e que merece demais ser lido, conhecido e exaltado por muitos e muitos leitores. 


Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.