SEGREDOS é um thriller de suspense policial misterioso que possui uma forte carga dramática em seu enredo e gira em torno de Nick, personagem central do livro. A história tem início quando Nick marca um encontro em um bar com Chris e este não aparece, o que faz com que Nick acabe conhecendo um homem mais velho, que o convida para beber alguns drinks no local. Os dois começam a conversar e o homem diz se chamar Josh, após algumas doses de tequila, Nick aceita ir para um lugar mais reservado com ele. É então que o seu pesadelo começa. Nick desperta na manhã seguinte cheio de dores pelo corpo e se dá conta de que está bastante machucado e com um forte sangramento anal. Sem lembranças da noite passada, ele só tem certeza de uma coisa: nada do que ocorreu naquele quarto de hotel foi com o seu consentimento.
"Nick olhou para o espelho retrovisor logo acima do homem. Seu reflexo estava abominável. O lábio estava cortado, e havia sangue seco sobre sua sobrancelha."
Ao retornar para casa os colegas com quem mora se chocam com o seu estado e para piorar ainda mais a situação, Nick tem uma crise nervosa e cai em prantos. Seus amigos entram em desespero, o levam para o hospital e acabam por chamar a polícia e denunciam o crime. Além de ter que reviver tudo o que lhe aconteceu em seu depoimento ao detetive Rice, Nick tem que lidar com o seu agressor, que decide enviar uma declaração para todos os jornais alegando que tudo o que aconteceu entre eles foi de comum acordo e consensual, e que Nick incentivou que o sexo entre eles fosse violento, mas que ele mentiu ao dizer que foi estuprado. No meio de todo esse horror está Tony, irmão mais velho de Nick, somente por parte de pai. A relação dos dois sempre foi de muito companheirismo, apoio, cuidado e amor incondicional. Tony sempre se sentiu muito responsável pelo irmão caçula, então, quando toda essa barbaridade acontece com Nick, Tony está ao seu lado lhe dando todo o apoio e suporte possíveis.
"Quando Nick era pequeno, Tony segurava sua mão e a apertava três vezes: Eu te amo. Nick respondia apertando a mão de Tony quatro vezes: Eu também te amo. Sentir-se tão ignorante a respeito dessa tragédia, tão distante de Nick, fazia o peito de Tony doer."
Nick está disposto a seguir com o julgamento, depor e provar que o que aconteceu com ele foi contra a sua vontade, mas tudo está prestes a ir por água abaixo quando algo em seu depoimento abre uma brecha enorme em seu caso. Tony por sua vez, decide fazer sua própria justiça e ir até as últimas consequências, já que o agressor de seu irmão insiste em dizer que não praticou crime algum contra Nick e sim que fez sexo com ele, nada mais do que isso. Mas antes que tenha a chance de colocar seu plano em prática, o agressor desaparece de forma misteriosa e ninguém tem a menor ideia de quem está por traz de seu sumiço, muito embora a polícia tenha as suas suspeitas.
[- Minhas impressões -]
"Até onde você iria para proteger quem você ama?" Essa é sem dúvida a grande pergunta desse livro surpreendente. Durante toda a leitura esse questionamento ronda a cabeça do leitor, ainda mais pelo peso e impacto do que aconteceu com Nick. E se ele fosse o meu irmão? Ou o seu? O que nós seríamos capazes de fazer para proteger quem amamos?
Em seu romance de estreia a autora coloca o leitor para refletir e se questionar o tempo todo, pois os temas abordados são difíceis de digerir, afinal, violência sexual e agressão física, sem falar nos problemas psicológicos e traumas das vítimas, bem como dos familiares, que sofrem junto com o ente querido são situações dificílimas de serem abordadas e encaradas.
Os laços familiares entre os personagens, a dinâmica da narração e a maneira como a história foi construída faz com que o leitor queira se aprofundar ainda mais na leitura, pois a curiosidade aumenta mais e mais capítulo a capítulo, uma vez que intercala passado e presente na visão de Nick, Tony, o detetive Rice, Julia, esposa de Tony e cunhada de Nick e do próprio agressor. No decorrer da leitura, percebemos a importância de Julia para a trama e o quanto seu personagem é crucial em várias situações.
A obra sem dúvida é bem impactante, tanto do ponto de vista psicológico e também por conta de todo o suspense marcante, presente do começo ao fim na trama. Caitlin Wahrer dosou muito bem e sem pesar a mão a aflição, angústia e o desejo de justiça por parte de Nick, mas principalmente de Tony, o irmãozão, que se sente culpado por acreditar que poderia ter evitado a violência cometida contra o irmão caçula e mostra como o ocorrido afeta cada um deles de maneira diferente, mas igualmente dolorosa e traumatizante.
SEGREDOS tem um diferencial que, para mim, fez toda a diferença na história. Estou me referindo ao fato de que é dado ao leitor saber a identidade do agressor de Nick logo no início da trama. Não há, portanto, suposições de quem possa ser o responsável.
O grande X da questão é descobrir o que aconteceu com ele. O livro tem capítulos curtos, bem amarrados e cheios de revelações e reviravoltas que deixam o leitor surpreso e de boca aberta, ao mesmo tempo que se sente ludibriado pela autora. Sua escrita é envolvente, de fácil compreensão, extremamente fluida e muito prazerosa de ler e eu, como fã do gênero, não poderia estar mais do que satisfeita com tudo o que li, bem como não poderia deixar de indicar o livro para todos que curtem um bom livro de suspense e afins.
Postar um comentário