Resenha - Por um corredor escuro

23 agosto 2022


Em Por um Corredor Escuro teremos a história de jovens promissoras que são escolhidas pelos atentos olhos da diretora Madame Dure. Quando a jovem Kit Gordy foi escolhida para entrar na escola de Blackwoord, onde ela e sua melhor amiga se inscreveram, ela quase não acreditou. Contudo, quando ela descobre que apenas ela passou, algo que ela não esperava, isso a leva a querer desistir, mas acaba sendo impedida pelo novo marido de sua mãe.

A escola que fica em uma cidade de interior dentro de uma região bem afastada é um internato apenas para meninas. A diretora tem um curriculum impecável para o alívio da mãe de Kit, pois a menina nunca tinha morado fora de casa. Essa escola prometia a revelação de muitos talentos promissores, coisa que ela desacreditava já que não possuía nenhum.

Com uma viagem de lua de mel planejada pela Europa, sua mãe e seu padrasto ficariam fora por seis meses, o que a fará precisar enfrentar o internato sozinha. Querendo a felicidade da mãe desde a morte do pai, ela está disposta a encarar esse desafio, afinal sua mãe se dedicou exclusivamente a ela e ao padrasto que aliás era um cara legal que fazia bem a sua mãe.

Como a escola não ficava próxima, eles acabam por dirigir quilômetros para chegar na vila em que a escola se encontrava. Ao chegarem eles constataram que era uma casa enorme e antiga a qual passara por uma recente reforma. A casa era linda e ao mesmo tempo medonha.

Kit por ser a primeira aluna a chegar só iria conhecer suas novas colegas no dia seguinte. Contudo a casa não estava vazia, ela era habitada pela diretora Madame Duret - uma senhora fina e bem-educada, o professor Farley - um senhor bondoso e atencioso, e a governanta da casa Lucrécia - uma mulher peculiar e como a própria kit achou no primeiro contato, uma mulher cinzenta. Porém, eles não eram os únicos, o filho da madame Duret também foi convidado a ser professor ali: Jules um jovem que logo chama a atenção da recém-chegada, e por último Natalie, a única mulher da vila que aceitou trabalhar na casa.

Em um ambiente estranho sua primeira noite acaba por não ser muito confortável, pois a mansão que virou escola era velha e antiquada apesar da reforma e também havia vozes pelos corredores que pareciam ser normais. Kit se sentia sozinha e muito cansada o que a levou a dormir rapidamente, mas pesadelos a acompanharam a noite toda o que a levou a sentir que não tinha dormido nada ao acordar, pelo contrário, é como se ela tivesse passado a noite toda trabalhando sem parar.

Contudo, no outro dia achou que era besteira os seus pesadelos, afinal não era mais uma criancinha. Após desfazer suas malas ela desce para esperar por suas colegas e imagina a surpresa quando ela constata que serão apenas quatro alunas, ela e mais três garotas da sua idade. Sentindo a estranheza da situação, Kit fica desconfiada, afinal cada uma tinha seu quarto com banheiro privativo o que segundo a diretora era porque ela acreditava na privacidade para poder estudar com maior intensidade.

Sozinha Kit se apega a primeira garota que chega na escola - Sandy outra jovem que também nunca havia morado fora de casa. Lynda e Ruth era as outras duas colegas, duas amigas que já se conheciam a um bom tempo. Porém, é depois da chegada das meninas que as coisas começam a ficar estranhas e medonhas, Sandy começa a escrever poemas que nunca imaginou escrever, Ruth tem talentos com cálculos, e o que mais deixou as meninas preocupadas foi Lynda que em poucos dias de aula já era capaz de fazer retratos das colegas de escola, a única que aparentava não apresentar talento nenhum era Kit.

Conforme os dias iam passando Kit estava achando tudo estranho já que Lynda estava cada vez mais reclusa em seu quarto e quase não comia. Então preocupadas, as meninas pediram explicações dos professores, mas não obtiveram auxilio. Conforme tudo ia acontecendo Kit passou a ficar cada vez mais nervosa, afinal ela escrevia para sua mãe e amiga, mas não obtinha resposta, elas não tinham sinal de celular, nem internet e o único aparelho telefônico ficava no escritório da diretora.

Intrigadas, Kit e sua amiga Sandy começam a investigar a escola e o porquê de elas e as outras garotas terem sido escolhidas, então o que elas descobrem acaba dando outro rumo para os planos da diretora, porque elas acabam descobrindo que todas tiveram uma experiência estranha antes de chegarem na escola, como premonição, ou visão de uma pessoa que tinha acabado de morrer. etc... Assustadas elas continuam com suas teorias, até que em uma noite Kit acorda de um sonho muito real e ela descobre que não está em seu quarto e sim na sala de música com Jules a gravando, desconcertada ela faz Jules lhe contar a verdade.


  


[- Minhas Impressões-]


Eu não sei se no lugar de Kit eu teria lutado contra como ela, afinal o talento que ela reproduziu era esplêndido, e suas colegas também, Sandy escreveu textos que escritores não tiveram tempo de escrever em vida. Lynda pintava obras que ganhariam fortunas, e Ruth tinha na mente inúmeros físicos e matemáticos. Qual o problema de ceder a mente para mentes brilhantes do passado? Se fosse só isso talvez elas tivessem aceitado de bom grado, mas Kit não estava satisfeita com isso, ela não queria sua mente invadida. A noite ela tentava ao máximo não cair no sono, mas a sensação de cansaço era mais forte do que sua vontade. Passaram-se dias até que elas tiveram a chance de tentar escapar, elas estavam quase desistindo quando descobrindo o que realmente aconteceu com as garotas de outras escolas, fazendo elas terem um novo aliado.

A narrativa desse livro é eletrizante, um terror para jovem bem escrito e com personagens com personalidade, porque muitas vezes é mais fácil aceitar algo que parece brilhante e mais fácil do que lutar contra. Kit e suas amigas lutam para fugir e cada oportunidade que elas veem elas aproveitam e essa será a única saída delas antes que seja tarde demais.

A história é narrada em terceira pessoa, mas mostra a história em volta de Kit, e que muitas vezes pode parecer que ela é mimada, mas no decorrer percebemos que ela vive em conflitos internos e sendo uma adolescente tudo se intensifica. Ela também ainda não aceita a morte do pai, por isso, os ensinamentos deixados por ele são suas únicas lembranças e é nelas que ela se apega.

A leitura é fluída, com capítulos bem desenvolvidos e curtos que proporcionam uma leitura mais prazerosa, e também rápida, em uma parada para leitura você lê quase todo o livro. É daquelas histórias que você não quer parar de ler até chegar ao final e desvendar todo o mistério que cerca, junto com a protagonista você quer salvar a todos, por que sabemos a importância de não deixar ninguém para trás.

Essa é uma história que está sendo republicada e é classificado como clássico terror jovem, e nessa pegada trás para nós leitores uma escrita jovial e leve apesar de ser uma história de terror. Mas também vai ensinar as jovens do que a ambição humana é capaz, que mesmo prejudicando outras pessoas, a única coisa que importa é o sucesso do projeto e quanto de dinheiro a diretora irá ganhar com o sofrimento e perda do controle da mente das meninas. Ganância é o que vai fazer da vida dessas quatro jovens um inferno. E a única saída delas está nas mãos de Kit, que não irá se entregar e lutará até suas últimas forças.




Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.