Resenha - KAFKA - Metamorfose

24 fevereiro 2022



Gregor trabalha bem cedo para garantir o sustento de sua família e a muito tempo atrás ele assumiu a dívida do pai e tenta incansavelmente sauda-la Em anos nunca faltara serviço, nem por motivos de doença e nem nenhuma outra força de vontade maior.

Até que em um certo dia, ele acorda com dificuldades e seu corpo está mais pesado, suas pernas e braços estão diferentes, e quando ele tenta levantar-se da cama percebe que sofreu uma grande mudança, pois ele se tornou um inseto do tamanho de um homem, uma barata para ser mais exato.


" O Ser humano necessita de sono. Há outros comerciantes que vivem como mulheres de harém."


Em desespero para poder ir trabalhar, ele não sabe como agir, como já perdeu o primeiro trem, sua mãe e sua irmã estão chamando-o para sair urgentemente. Mas como ele irá sair em tal condição? Então,  mais tarde o seu pai também vem lhe chamar, então eles acabam achando que ele pode estar doente, mas ele se nega abrir a porta para desespero de todos. Até que o gerente do seu trabalho vem averiguar por qual motivo Gregor não apareceu no trabalho ainda, com um discurso de que ele era irresponsável e que perderia a posição que alcançou, mas só que o gerente acaba que convencendo ele a abrir a porta, o que causa o maior alvoroço, porque o gerente sai em disparada porta a fora.

Gregor tenta impedir, o pai com uma bengala bate e empurra o filho, agora um enorme inseto para dentro do quarto, machucando-o.


" O próprio patrão certamente iria a sua casa como médico do sistema de saúde, responderia os pais pela preguiça do filho e desprezaria todas as desculpas, recorrendo ao médico que, evidentemente, considerava toda a humanidade um bando de falsos doentes perfeitamente saudáveis, mas indispostos para o trabalho."


Ali dentro sozinho ele se vê a mercê da própria sorte, pois não sabe o que será de sua vida agora e nem a da família que depende exclusivamente dele. Então aos poucos Gregor aprende como usar seu novo corpo e até explorar seu quarto de novos ângulos, como parede e o teto onde ele se sente melhor com uma respiração mais leve e controlada.


Uau!! um clássico é um clássico né? Como não amar esse livro. A forma que o autor expressa cada sentimento da mudança é tocante. No meu ponto de vista o autor colocou em metamorfose, uma forma de nos alertar de quando estamos tão estagnado na vida, que nem percebemos a mudança de rumo, e quando percebemos já é tarde demais.

À história de Gregor é de muitos que se sacrificam em prol da família e dos outros e acaba esquecendo de viver de fato com essas pessoas, por isso, um equilíbrio é necessário para que a mente possa suportar toda a carga. Após a sua metamorfose Gregor passa a ser cuidado pela irmã, seus alimentos são deixandos em umas bandejas e recolhidos mais tarde, mas ele precisa se esconder em lençóis para não assustar ainda mais a irmã. Mas com o tempo as coisas começam a se complicar, o que torna a vida na casa um pesadelo.

Ele quer que sua família lhe entenda e estenda a cortesia de um carinho, porque a família tem esperanças de que um dia o filho volte ao normal, mas é uma esperança falha já que não há nenhum indício de que ele voltará ser o velho Gregor, o que causa desconforto e até violência contra ele por parte do pai. Logo os alimentos não lhe agradam mais e aos poucos ele vai perdendo as suas forças.


" Imóvel, fitando a escuridão, sentiu naquele momento um grande orgulho por ter sido capaz de proporcionar aos pais e à irmã uma tal vida numa casa tão boa. Mas o que aconteceria se toda a calma, conforto e satisfação acabasse em catástrofe?"


Acompanhar a metamorfose de Gregor foi uma experiência gratificante, toda sua analogia sobre perspectiva de futuro foi o grande momento que entendi a profundidade da obra. Nossas escolhas definem nossos caminhos.

A edição está belíssima, diagramação impecável que permitiu uma leitura prazerosa em que li em apenas um dia. O livro tem diversas ilustrações espalhadas no decorrer das páginas, o que deixou ainda melhor a leitura. Recomendo esse clássico para aqueles que têm medo de uma leitura mais engessada. Essa história é fluída e maravilhosa.








Livro: KAFKA - Metamorfose
Autora: Franz Kafka
Cortesia: Faro Editorial
Número de Páginas: 112
Amazon Skoob

Edição traz introdução escrita por David Cronenberg, cineasta e diretor de dezenas de grandes produções, entre elas, A Mosca. Metamorfose foi escrito por Franz Kafka em apenas vinte dias. E mais de cem anos depois da primeira publicação, a obra continua a provocar leitores, acender debates, inspirar interpretações que se transformam e ganham novos olhares a cada época. Com uma narrativa aparentemente simples, direta, cheia de absurdos, o autor construiu uma obra farta em camadas; a partir do olhar do homem que virou inseto e de como o mundo ao seu redor reage tão naturalmente a ele, a história traz temas tão universais como a paralisia, a transformação, o despertar no cerco de nossas dúvidas e de nossas relações sociais.




Escrito pela Colaboradora Joseli Medeiros





Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.