Resenha - Depois, Stephen King

09 fevereiro 2022


Quando peguei esse livro achei que seria uma leitura bem diferente, mas acabei me surpreendendo positivamente! DEPOIS é uma pegada do King que eu adoro, algo leve, familiar e bem regional. O livro original - Later - foi publicado pela Hard Case Crimes, assim como Joyland, outro best seller do autor, que tem essa mesma pegada mais leve.

Depois vai contar a história de Jamie, um garoto que desde muito pequeno vê gente morta. Ele mora com sua mãe, Tia, que trabalha como agente literária na editora de seu irmão doente. Desde muito jovem, Jamie e sua mãe mantém uma relação com vínculos muito fortes, mas assim que Liz, uma policial, entra na vida dos dois como namorada de sua mãe, as coisas começam a complicar.


A narrativa em primeira pessoa nos dá a sensação de pertencimento, e o jeito como Jamie fala dos mortos que viu ao longo da vida é bem interessante e natural; eu quase me convenci de que também podia vê-los ao meu lado, conversando. Jamie é inteligente, engraçado e perspicaz; eu adorei a aura de terror jovem que o King criou nesse livro, e foi uma leitura super rápida pra mim, principalmente pela escrita ser bem direta, o que não é tão característico do autor.

Outra coisa super positiva a apontar acerca do livro é que a mãe de Jamie é agente literária, então pude também ver como o trabalho numa editora é pesado; são vários livros para ler, editar, revisar e publicar, portanto agora é mais fácil pra mim esperar os lançamentos, principalmente porque o mercado editorial brasileiro está passando por dificuldades, e muitas editoras estão tendo que se adaptar nesse momento.

Jamie, com certeza, é meu personagem favorito. No livro não temos muitos personagens secundários, mas a história realmente começa a ficar tensa quando ele vai ver um terrorista morto na praça, e começa a ter alguns problemas com o falecido. A paranoia do garoto chega a um ponto em que eu me pergunto se o King colocou o assunto em vigência para nos chamar atenção para a dificuldade dos adolescentes no ensino médio de entender seus sentimentos e pensamentos. Jamie é um adolescente como qualquer outro, mas por causa dos problemas que enfrenta, começa a ficar ansioso, assim como muitos jovens que crescem sem precisar, por problemas não resolvidos/não vistos pelos pais, principalmente.


Além disso, King também trata de assuntos como sexualidade, alcoolismo, família disfuncional, tráfico de drogas, etc. de uma forma leve e bem feita. No livro não há pontas soltas, e nem irresponsabilidade de falar sobre essas coisas tão importantes; King, em 192 páginas, é sucinto e consciente de que, apesar da ficção, há situações reais e comuns de todo mundo. O livro me encanta por isso: ele não tem nada de especial, mas mesmo assim, é único, pelo tipo de escrita e em como a história toda é conduzida.

Apesar de já imaginar mais ou menos o final, foi uma grata surpresa, e confesso que super recomendaria pra todo mundo que quer começar King, mas morre de medo de terror. Depois é divertido, sagaz e tem o toque de Stephen King que faz com que o público, se não se apaixonar, veja algo diferenciado ali. Agradeço à oportunidade da Suma de ter disponibilizado o livro ao blog, e espero que tenham curtido a resenha, e leiam esse livro tão bom!








Livro: Depois
Autor: Stephen King
Cortesia: Companhia das Letras (Suma de Letras)
Número de Páginas: 192
Amazon / Skoob

 James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir.
Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda.
É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida.





Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.