Resenha - Sono

15 fevereiro 2021


Titulo: Sono
Autor: Nick Littlehales
Páginas: 198
Cortesia: Editora Rocco
Skoob
Onde comprar: Amazon
Neste livro inovador, Nick Littlehales , coach do sono para algumas das principais estrelas do mundo do esporte, como Cristiano Ronaldo e David Beckham, expõe sua estratégias para que as utilizemos de forma ideal. Ele apresentará seu programa de recuperação do sono R90 sustentado por sete elementos que chama de Indicadores-Chave, ou os sete passos para melhorar a qualidade do descanso e da recuperação.

Voce vai descobrir como mapear seu próprio ciclo do sono, melhorar o ambiente em que dorme, identificando qual a temperatura ideal e o melhor colchão, e porque tirar um cochilo é realmente bom para você. 


O sono é abordado como o responsável pelo sucesso ou fracasso na vida das pessoas, sejam elas famosas ou não. O autor narra sua experiência como um tipo de guru do sono de atletas e pessoas comuns. Com estratégias simples e até mesmo comuns, ele garante uma qualidade de vida pessoal e profissional de sucesso para seus clientes, desde que sigam à risca suas orientações.


As dicas vão desde ciclos de sono mapeados e divididos por tempo estimado para dormir, horários combinados a se deitar para dormir e acordar e até o colchão certo para isso.

Na opinião de Nick Littlehales, nós não precisamos e muito menos devemos dormir as tão sonhadas e almejadas oito horas de sono. Para ele, esse tempo é inverídico e desnecessário e não nos agrega nada, já que perdemos muito enquanto dormimos demais.

O autor não é contra o sono, muito pelo o contrário. Para ele o cochilo de vinte, trinta minutos é algo extremamente positivo durante o dia para as pessoas, mas o que ele frisa bem em seu livro é que o dormir demais seja algo superestimado e que, portanto, cada pessoa pode mudar o seu modo de dormir em noventa minutos ao seguir suas orientações.


Devemos, segundo ele, estarmos atentos aos horários em que vamos dormir, ao ambiente, temperatura ideal, colchão, sons ao nosso redor e, principalmente, uma mudança visível de hábitos que, conforme sua opinião, interfere e influência o nosso sono diretamente. 

Através de seu relato, Nick conta como foi capaz de ajudar atletas esportivos em suas carreiras com os seus métodos que podem ser descritos como revolucionários no meio. O livro conta como tudo começou e como foram os seus primeiros passos na carreira, que o levou ao sucesso tornando seu nome conhecido mundialmente.

A leitura, embora seja de fácil entendimento, não fluiu muito bem, pois se trata de um livro muito explicativo e detalhado e até mesmo impessoal em alguns momentos. E com quase duzentas páginas e muito explicativo não consegui me conectar ao assunto, o que tornou a leitura lenta e morosa. Mas não se trata de um livro ruim, simplesmente o assunto não conseguiu me cativar.

Intercalando capítulos curtos e longos, narrações pessoais do autor e toda a sua jornada até se tornar o homem de sucesso que é hoje o livro leva o leitor por ciclos, tabelas e hábitos para se ter um sono de qualidade, ainda que seja de alguns minutos ou poucas horas.

Enquanto lia senti muitas vezes como se estivesse tendo aulas de como dormir. O sono não me pareceu como algo natural e necessário do ser humano, e sim como algo que podemos adequar a nossa vontade. Não sei se me faço entender, mas foi desse jeito que me pareceu.

Contudo, como sei que há gêneros literários para todos os gostos, acredito sinceramente que esse livro irá interessar a muitas pessoas, embora não tenha funcionado muito bem para mim. Por isso mesmo que eu super sou a favor de que as pessoas leiam e tirem suas próprias conclusões, pois o que não foi bom para mim não quer dizer que não será bom para os outros.



Postar um comentário

Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.