Resenha - Para Sempre

15 dezembro 2020


Livro:
Para Sempre
Autora: Gabriela Gulart
Páginas: 98
Skoob
Onde encontrar: Amazon
Ela é uma mulher batalhadora, que sempre correu atrás dos seus sonhos, de uma bondade tão profunda que seu último relacionamento rendeu muito mais do que apenas um coração em pedaços. Ele é um homem adulto focado no futuro. Quase formado em engenharia, tem um bom trabalho, bons amigos e sente que está no auge da sua vida, vivendo o princípio que o jovem esperto deve apreciar todos os seus dias como uma grande festa. Mas tudo muda quando ela aparece em seu caminho, provando que acasos é o destino brincando de cupido. Será que nossa heroína iria se permitir amar um homem desconhecido e diferente de tudo que já conheceu? E nosso herói, conseguiria conquistar um coração perdido? O que será que o futuro reservou para eles? É o que Isa quer saber... Em um sábado chuvoso, Isadora, uma jovem curiosa , encontra uma foto que contem a história de um casal desconhecido. Intrigada, ela pede a sua prima que lhe conte sobre a tão misteriosa história, e ela o faz, mas com uma condição. Os nomes serão trocados, e sua prima contará a história de dois casais, sendo um deles o da foto, resta a Isa descobrir a quem pertence o felizes para sempre.
Para sempre é um livro curtinho, com uma história de amor entre duas pessoas que se encontraram por acaso. O ano era 1994, ano da copa e o ano que uma história de amor começa. O romance se passa em Curitiba. Aqui você irá conhecer Sara, protagonista do romance, uma jovem mulher de 21 anos, bela, trabalhadora e de coração partido. Vem de uma família humilde, simples, mas que tem garra e vontade de fazer as coisas darem certo. Seu único propósito é trabalhar e buscar algo melhor para si e sua família. No caminho de Sara aparece Antônio, um jovem alto, magro que se apaixona de imediato por Sara e tinha certeza que ela seria a mulher da sua vida, mas ela nem lhe deu confiança. Ela tem sonhos e muito orgulho de seus pais. Ele já está na universidade caminhando para uma profissão certa. Vocês devem estar se perguntando como essas duas pessoas diferentes se encontraram não é? Tudo acontece no ambiente de trabalho e partir daí começa a busca de Antônio para ter apenas uma chance com Sara.

“ E a verdade é que ninguém sabe ao certo o que vai encontrar ao abrir o coração, mas precisamos tentar”.

O romance é uma história narrada por alguém que conhece bem de perto o casal, como a narradora tem um vínculo com eles e isso vai ficando claro conforme você avança na leitura. O fato de ser uma história real com acontecimentos reais é um ponto forte para o livro e é muito bom acompanhar o desenrolar da vida e o romance do casal. Outro ponto que gostei muito foi o momento em que a história se passa, na década de 90, uma época com músicas e hábitos bem diferente dos atuais. Inclusive, em cada capítulo, a autora trouxe trechos de músicas para acompanhar a leitura, e foi bom reviver músicas há muito esquecidas. A narradora se faz presente em alguns momentos durante a leitura deixando algumas observações para divertir o leitor. 


Aqui aprendemos que devemos persistir no que queremos e foi isso que Antônio fez, persistiu, correu atrás do amor da sua vida e não desistiu no primeiro obstáculo. Sara estava com medo de se entregar a um novo romance, consequências de uma relação passada que a deixou com o coração triste. Foi um amor construído com o tempo, com paciência e respeito.

É um livro leve, doce, com um toque de humor, um romance clichê, quem não gosta? Gabriela trabalhou bem a construção dos personagens na história, mas senti falta de uma profundidade para poder me envolver ainda mais, porém foi bom ler. Gostei de como foi colocado os momentos narrados no livro, alternando o presente e o passado. 

É uma escrita simples, com descrições muito boas do lugar que o romance se passa, te levando a imaginar a paisagem e forma do lugar. A trilha sonora que compõe o livro é um capítulo à parte, leitura fluida e rápida e que você consegue ler em uma sentada.



Postar um comentário

Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.