Resenha - O Livro dos Espelhos

17 maio 2017



Título: O livro dos espelhos
Autor: E.O. Chirovici
Editora: Record
Skoob / Goodreads
Páginas: 320
Onde comprar: Saraiva / Amazon 

 A verdade de um é a mentira de outro. Um livro com uma trama tão perturbadora que bota o leitor num jogo de espelhos. Quando o agente literário Peter Katz recebe por e-mail um manuscrito parcial intitulado O livro dos espelhos, ele fica intrigado. O autor, Richard Flynn, descreve seus dias em Princeton, e documenta sua relação com Joseph Wieder, um renomado psicólogo, pesquisador e professor. Convencido de que o manuscrito completo vai revelar quem assassinou Wieder em sua casa, em 1987 — um crime noticiado em todos os jornais mas que jamais foi solucionado —, Peter Katz vê aí sua chance de fechar um negócio de um milhão de dólares com uma grande editora. O único inconveniente: quando Peter vai atrás de Richard, ele o encontra à beira da morte num leito de hospital, inconsciente, e ninguém mais sabe onde está o restante do original. Determinado a ir até o fim neste projeto, Peter contrata um repórter investigativo para desenterrar o caso e reconstituir o crime. Mas o que ele desenterra é um jogo de espelhos, uma teia de verdades e mentiras, e uma trama mais complexa e elaborada que a do primeiro lugar na lista de mais vendidos dos livros de ficção.








Como a sinopse já diz, o livro começa quando o agente literário, Peter, recebe um manuscrito com uma carta de apresentação totalmente fora do que ele está acostumado. Intrigado com o que está escrito resolve colocar na frente da sua fila de manuscritos o que recebera de Richard. Entretanto, o texto não está completo, e é a partir deste momento que a trama começa, de fato.
Quando o agente literário termina de ler o manuscrito, ele fica muito interessado por querer saber a continuação dela. Então, resolve ir atrás de quem o escreveu, só que nesta hora ele descobre algo que pode estragar todo o seu plano em obter o resto do manuscrito. É o início de uma busca que fará com que a cada descoberta o leitor fique indeciso do que possa ser verdade e do que possa ser mentira.

“Mais dois se passaram sem qualquer resposta, e, após algumas novas tentativas de contato por telefone(...) decidi ir até o endereço que ele indicara na carta(...)”

Peter conclui que tem um caso e uma “obra prima” em suas mãos, e, assim, resolve ir atrás de todos os rastros para tentar achar o final do livro de Richard, que se chama “O livro dos espelhos”
Nessa história, Richard escreve sua trajetória com Laura, por quem ele é um louco apaixonado, e com o professor bem famoso de psicologia, chamado Joseph Wieder. O foco principal é a morte deste professor, em sua própria casa, mas o manuscrito não revela quem foi o assassino. E, assim, a curiosidade faz com que o agente literário vá em busca do que possa ter acontecido. Para isso, decide por contratar um jornalista, chamado John, para que consiga resolver o mistério do final do manuscrito. Com isso, em capítulos escritos pelo próprio John, começa a saga para buscar, se existe mesmo, a continuação da história escrita por Richard, e para descobrir quem matou Joseph Wieder. No entanto, há uma desistência para este trabalho por parte de John, mas para não deixar o caso abandonado o jornalista comenta com o outro personagem do livro, Roy, que vai em busca dos fatos, sejam eles verdadeiros ou não. Já estão formados assim, os principais personagens.

Será que é tarde demais para tentar solucionar esse caso?

A suspeita principal acaba sendo a mulher por quem Richard dividia o apartamento e venerava, Laura. Mas será que foi pode ter sido ela mesmo? Joseph tinha alguns inimigos, e era considerado um mulherengo, talvez até um manipulador. 

No decorrer da trama, quando a gente acha que tudo já poderia estar sendo explicado, uma reviravolta aparece, e assim é o costume da história: brincar com a nossa mente. Nada do que parece ser, é.

O curioso é que não se tem apenas um protagonista nessa interessante obra literária. Com o passar das páginas (e não somente dos capítulos) o leitor vai descobrindo mais e mais personagens que podem, ou não, ser muito importantes. Aí você começa a se perguntar se o que Richard escreveu, de fato, ocorreu, ou se é apenas uma ficção.

Você vai se perguntar durante todo o livro sempre as mesmas perguntas:
Afinal, quem matou Joseph Wieder e por que? 
E quem estava certo durante esse tempo todo?





[- Minhas impressões -]

Eu achei o livro fantástico. É um romance (romeno para ser mais específica) que eu poderia enquadrar como um thriller, que faz jus ao título. Você se verá ao redor de muitas suspeitas que podem ser o reflexo de um único espelho (sem querer filosofar ).
Muito interessante a forma com que ele faz que o leitor suspeite de cada indivíduo do livro, mudando de opinião a cada capítulo. Os personagens são envolventes e quando você acha que descobriu tudo, acaba por perceber que mal sabia de todos os detalhes. O autor criou todo esse suspense que prende o leitor desde a primeira página. Há passagens que mostram que ele fez pesquisas (ou que realmente entende) de determinado assunto para que seja explicado, com maior detalhe, fatos relevantes.

Existem três passagens que são escritas por três personagens diferentes, e cada um deles tem a sua visão sobre o manuscrito e o que aconteceu com o final dele. Os demais personagens que vão surgindo são fundamentais para o acréscimo da suspeita, todos com a sua (suposta) versão que podem ser iguais, dependendo do ponto de vista do leitor.

A cada capítulo, o leitor fica mais instigado em saber se a sua teoria é a correta. Afinal, a cada fala dos personagens o leitor pode mudar de ideia. É um jogo psicológico. Ou seja, se prepare para não querer largar o livro até a última página ter sido lida.

Falando sobre a capa do livro, de imediato, quando a vi achei meio confusa, não por ter muita coisa nela, pelo contrário, mas por ser apenas pedaços de vidros quebrados. Confesso que não entendi o porquê dessa imagem, mas ao chegar ao fim da história a minha visão mudou e consegui compreender o seu significado. Entretanto, isso vai de cada um, você pode ler o livro e ainda não entender. 

Já a diagramação, não tem mistério. Ela é simples, e com as páginas em papel off-white há um conforto para os nossos olhos. Posso afirmar pois li o livro físico mesmo. Quanto aos erros de português eu não encontrei nenhum. Não tem uma quantidade correta de capítulos, digo, não são números contínuos, a cada novo personagem que conta a história, os capítulos reiniciam do número “Um”.  

Com uma leitura fácil, mas que as vezes você pode se encontrar perdido devido aos relatos dos personagens, porém, nada que o faça querer desistir do livro, muito pelo contrário, você não vai querer largá-lo em nenhum momento. O autor consegue prender o leitor em todos os pontos do livro.

Eu recomendo, e muito, a leitura para aqueles que gostam de um livro arrebatador, e que adoram ficar presos nas páginas.



Participe! - Já está valendo!



16 comentários

  1. Ola
    Eu também ja li esse livro e adorei a premissa e o desenvolvimento. Concordo que é uma obra fantástica, e suas impressões batem bem com as minhas. Suspeitei bastante, e o desfecho se tornou ótimo na minha opinião. Tem um ritmo de leitura bem fácil mesmo, tanto que eu li em menos de dois dias.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ao contrário de vc eu amei está capa kkk não sei porque motivo este
    Eu comprei ele alguns dias,mas ainda não tive oportunidade de ler.
    A premissa dele é incrível.e saber que ele te prendeu do início ao fim me deixou mais interessada em fazer a leitura dele!
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa bonita, mas julgando só por ela e possível notar que ela não expressa nem metade do quanto a estória e boa, e isso as vezes deixa a desejar. Da para perceber que a trama nos envolve desde os primeiros capítulos, pelo fato de que vamos nos aprofundando ainda mais nesse jogo psicológico em tentar desvendar esse Thriller. Super entusiasmada com essa leitura, pelo fato de me pareceu ser sensacional.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha lido outra resenha desse livro e também era muito positiva. Eu, particularmente, gosto muito de livros de mistérios e admiro muito autores que conseguem prender e manipular a opinião do leitor dessa forma. Muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Esse livro tem me deixado bastante curiosa para lê-lo, pois além do autor ter inovado bastante nessa história, o livro parece ser regrado de um suspense que deixa o leitor louco para saber qual é a real verdade do final dessa manuscrito.
    O fato dele te prender desde o começo já me anima ainda mais, porque tenho muito receio em ler um livro quando o começo já é empacado.

    ResponderExcluir
  6. Juliana!
    Um bom thriller psicológico, que faz o leitor pensar nas possibilidades e também na opinião de cada protagonista em relação ao manuscrito e seus adjacentes, deve ser uma daquelas leituras que prende do início ao final.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho me aventurado pelo mundo dos thrillers e são leituras muito viciantes! Não conhecia esse, e adorei a curiosidade de ele ser romeno, e já está adicionado à minha lista! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, que livro, hein! Eu já tinha ouvido falar dele num evento e pelo o que ouvi ele é arrebatador, sim! Gostei de como você apresentou o livro e gostei muito dessa "confusão", acho que o autor queria que nos pensássemos e descobríssemos com ele o que de fato aconteceu, e isso é bem bacana quando acontecee. Com certeza, será uma leitura que farei logo logo.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Acho que deu algum erro no meu comentário anterior então vamos lá de novo =P Já vi algumas resenhas bem positivas com relação a esse livro (ainda bem)pq fiquei bem interessada nessa leitura,nunca li nada desse autor,espero não me decepcionar eapesar de não ler muito thriller gosto bastante desse gênero!!! Dica super anotada ;)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/05/resenha-lua-de-sangue-nora-roberts.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Caramba essa capa me lembra muito a dos livros de Gillan Flynn!
    No inicio achei um pouco confusa a premissa, mas tornou-se bem interessante! Gostei muito de saber que o livro mexer com a nossa mente, e tudo parecer incerto e duvidoso, além das questões a serem levantadas! Ainda mais por ser um livro que prende o leitor!
    Entre outras coisas, achei interessante a numeração dos capítulos!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  11. Olá Juliana!

    Vi essa lançamento em alguns blogs mas ainda não tinha parado para ler nenhuma resenha, menina ! fiquei muito curiosa!

    Amo um bom suspense e esse pelo visto tem todas as características que eu amo! fiquei bem curiosa para saber se ele vai desvendar o mistério e localizar o autor e descobrir o fim do manuscrito, já quero ler! Ótima resenha!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Juliana!

    Tudo bem? É óbvio que vi alguns blogueiros comentando (positivamente) sobre a narrativa de O Livro dos Espelhos justamente falando que ele trás a quantidade certa de suspense juntamente com o romance e que isso só faz o leitor se envolver ainda mais com a trama, pelo visto você concorda com isso.

    Eu ia ficar completamente "neurada" com essa questão de o autor criar essa dúvida em relação aos três personagens, por outro lado sei que isso faria com que terminasse o livro muito mais rápido porque estaria ávida por respostas.

    Estou numa fase de romances mais água com açúcar, mas vou com certeza anotar essa dica para quando quiser um romance permeado com thriler.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Uauuu, adorei, parece ser um suspense muito instigante. Curto bastante esse tipo de mistério e vou colocar na minha lista de leituras, com certeza. Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu gosto muito de livros de suspense, principalmente esses que não sabemos qual teoria seguir e nos deixa curiosos até as últimas páginas. Vi muita propaganda da editora em relação a essa obra, e confesso que tinha a mesma opinião que você sobre a capa, mas adorei saber que no final ela começa a fazer sentido. Não sei se leria no momento, mas com certeza vou deixar essa dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Juliana, tudo bem?
    Menina que livro é esse? eu sou apaixonada por esses livros que trazem um thriller, parece ser uma leitura instigante e curiosa, estou doida para conhecer mais da trama. Melhor ainda eu saber que o livro prende o leitor nas páginas, estou precisando de um livro assim no momento!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Juliana, tudo neste livro me interessa, a começar da capa que eu achei muito original. Achei essa coisa dos pontos de vista sobre o original muito instigante e acho que será um livro que me prenderá do começo ao fim.
    Valeu pela dica, sua resenha me deixou bem empolgada para conferir o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.