25 julho 2017

Resenha - Reviravolta


Título: Reviravolta
Autor: Michael Connelly
Cortesia: Cia das Letras / Suma das Letras
Páginas: 384
Onde Comprar: Saraiva / Amazon

Em Reviravolta, Michael Connelly traz de volta o detetive Harry Bosch e o advogado Mickey Haller, os dois personagens mais marcantes em sua carreira literária. No livro, um crime brutal havia abalado a vida dos moradores de Hancock Park em 1986: Melissa Landy, 12 anos, foi estuprada e assassinada, seu corpo tendo sido abandonado em uma lixeira. Vinte e quatro anos depois, o caso volta a julgamento, sob o olhar atento da mídia e do público. Com o surgimento de novas evidências, o crime cometido há duas décadas pode ter um novo culpado com a reabertura do caso. O acusado original, Jason Jessup, tem agora em mãos uma prova de DNA que pode inocentá-lo, gerando uma reviravolta que acabou conquistando o apoio da opinião pública. 








Mickey Haller é um advogado de defesa criminal que acabou de receber uma proposta para atuar do lado oposto, o lado da promotoria. Lá, ele estará saindo completamente da sua zona de conforto e atuando no caso de Melissa Landy. Melissa foi uma jovem de 12 anos raptada em seu quintal, em Hancock Park e brutalmente estuprada e assassinada, sendo encontrada em uma lixeira após o crime.

Isso ocorreu há 24 anos e após tanto tempo, o então assassino Jason Jessup, está preso, mas de alguma forma ele consegue recorrer, porque acredita que as investigações poderiam ter sido mais examinadas, porque a análise de DNA encontrada no vestido da vitima fora realizada muitos anos depois e mostrando então que o sêmen encontrado não era dele, mas sim de outra pessoa que até o momento ninguém sabia.

Sua condenação se deu devido a Irmã de Melissa que o reconheceu como raptor, porém, agora, após todos esses anos, a Suprema Corte resolve anunciar que dentro de 60 dias haverá um novo julgamento que pode novamente considerá-lo culpado ou inocentá-lo de uma vez por todas.


Mickey, com a ajuda de sua ex-esposa, a advogada Maggie McPherson e de seu meio irmão e amigo de confiança, o detetive Harry Bosh, farão o possível e o impossível para encontrar provas para mostrar que o réu que se diz depois de tanto tempo inocente, está mentindo!

Entre um julgamento contendo facetas entre verdades e mentiras, também acompanharemos as várias investigações por fora, feitas pelo nosso detetive Bosh. Ele não medirá esforços para nos mostrar suas descobertas e também os mistérios ao redor do homem que está sendo julgado e respondendo o processo hoje, em liberdade condicional. Porém, iremos ver algumas coisas estranhas acontecendo durante os capítulos onde o acusado estará fazendo coisas bastante suspeitas, mas para isso vocês terão que ler! (risos)



[ - Minhas Impressões -]

Como ultimamente eu tenho saído da minha zona de conforto, resolvi solicitar em parceria com a Editora Cia das Letras os livros do autor Michael Connelly, pois a premissa me chamou bastante atenção, apesar de ter ficado com um pouco de receio em não curtir a leitura (risos)

E acabei sendo bastante surpreendida com toda essa trama, pois o autor conseguiu me prender na história. Sua narrativa é fluida e muito envolvente, só achei que os capítulos poderiam ser um pouco menores, pois querendo ou não é um livro que requer um pouco da sua atenção para que não se perca os detalhes importantes, afinal estamos falando de toda uma história envolvendo um crime importante para a época e que pode estar se desenrolando de uma maneira inesperada para toda a população. Por isso, eu aconselho a quem for ler, mesclar com outro livro mais leve, pois eu fiz isso e me ajudou bastante.

Adorei acompanhar o passo a passo de como tudo funciona em um julgamento, que foi incrivelmente muito bem descrito durante todos os capítulos. Eu sinceramente não tinha ideia de como era e adorei ter essa experiência. Acompanhar todos os fatos investigados e apresentados pelos detetives Bosh e Haller e ver tudo pouco a pouco se encaixando foi como ver um quebra cabeça sendo montado peça a peça. 

Achei simplesmente SENSACIONAL a maneira como Michael Connelly desenvolveu o enredo e confesso que assim que fui finalizando a leitura, acabei ficando bastante interessada em ler seus outros títulos, pois gostei muito do detetive Bosh e até mesmo do advogado de defesa Mickey Haller que, aliás, foram muito bem construídos no decorrer da trama. Já os personagens secundários, também não deixaram a desejar, porque o autor soube trabalhar com cada um deles nos momentos certos, momentos oportunos que não deixaram pontas soltas para que compreendêssemos tudo que ia ocorrendo durante o julgamento e as investigações que foram sendo aprofundadas após tanto tempo após o crime ocorrido e fatos que acabaram passando despercebidos.


Porém, assim que cheguei ao desfecho do livro, não me decepcionei, acho que em minha opinião foi bastante satisfatório e conclusivo, porém o autor deixa em aberto como se o livro tivesse a possibilidade de haver uma continuação, mas isso não ocorre!

Então essa parte em aberto vocês só irão realmente compreender do que se trata ao ler o livro, mas nada assim que prejudique toda a leitura, pois o autor conseguiu concluir tudo em ‘’REVIRAVOLTA’’ de uma maneira magnífica e acho que ele poderia ter parado onde parou, sem deixar esse ponto em aberto.

Outra coisa que não posso deixar de comentar é que o livro faz parte da série ‘’Mickey Haller’’ e é composta por 5 livros que estarei citando abaixo:

1 - (2005) - Advogado de Porta de Cadeira - Suma das Letras 
2 - (2008) - O Veredicto de Chumbo - Suma das Letras
3 - (2010) - Reviravolta - Suma das Letras
4 - (2011) - A Quinta Testemunha - Suma das Letras
5 - (2013) - Os Deuses da Culpa - Suma das Letras

Mas já deixo claro que os livros podem ser lidos individualmente, porque cada um contém uma história diferente e isso me despertou até um interesse maior para ler os próximos, porque já fazia tempo que estava aguardando uma história desse gênero no qual me envolvesse tanto e que viesse atingir todas as minhas expectativas. O livro é FANTÁSTICO e preciso recomendar para todos aqueles que gostam de uma boa Investigação, mistério e grandes REVIRAVOLTAS!

Já diagramação do livro, confesso que eu gostei bastante da capa, pois remete ao Mickey saindo do Julgamento. Também achei bastante confortável a leitura por conta do tamanho da fonte que é muito boa e com páginas amareladas. A Edição no geral está ESPETACULAR e dou os meus parabéns para a Editora Suma das Letras, pois fizeram muito bem em publicar a obra desse autor, pois nem imaginava que iria gostar tanto como eu gostei e que, aliás, já ganhou uma fã! (risos)

Um livro muito bem RECOMENDADO sem sombra de dúvidas!


PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!



13 comentários:

  1. Oi, parece ser bem interessante, assisto HTGAWM já faz um tempo, e gosto muito dessa coisa de tribunal, suspeitos, não li nenhum livro ainda com esses temas, mas pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana, tudo bem?
    Eu adoro estórias sobre investigação e toda essa coisa de tribunal me chama muito atenção. Ao ler a sinopse me lembrei bastante de Making a Murderer, que é um seriado que conta a história de um homem condenado por um crime, que depois de 18 anos conseguiu recorrer pelos avanços com as pesquisas de DNA. Fiquei um pouco apreensiva em relação ao final, eu não gosto de finais fechados, gosto de tudo bem fechadinho, mas enfim. Quanto aos capítulos poderiam ser menores mesmo, já que não deixa a leitura cansativa. Adorei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma história muito bem construída e que instiga o leitor a ler até a última página, para saber qual será o desfecho dessa investigação.
    Gosto também quando os personagens principais e até os secundários são bem desenvolvidos.
    Confesso que não curto muito leituras do gênero em questão. Mas fiquei interessada na obra e quem sabe saia um pouco da minha zona de conforto para conhecer essa obra!?
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Olá !!
    Faz tempo que não leio nenhum livro do tipo investigativo mas gosto bastante !
    Esse livro parece ser bem envolvente e cheios de reviravoltas !!
    Gostei !
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvana!!
    Que bom saber que o livro te prendeu, apesar de ter saído da sua zona de conforto! Eu, na realidade, adoro livros de mistério e vou vibrando junto com a investigação, bem no estilo CSI. E quando o autor nos surpreende, ficamos de queixo caído.
    Muito legal o fato de apesar de o livro ser parte de uma coleção, cada um pode ser lido separadamente, nada mais chato do que "acompanhar uma investigação" e ter que ouvir os detetives se referindo a casos antigos que ainda não conhecemos!
    Gosto muuuuito de páginas amareladas e com fonte de bom tamanho, com o passar dos anos, nossos olhos vão ficando mais cansados... Tenho dificuldade em ler letrinhas muito pequenas, dá um desânimo!
    Vou já colocar esse livro na minha imensa lista de desejados!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não conhecia esses livros, mas gostei muito do seus comentários.
    Gosto muito de mistérios e gosto mais ainda quando a história nos surpreende.
    Faz tempo que não leio nenhum livro policial, e esse é um gênero que gosto muito, então essa dica veio certinha pra mim hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Achei legal a premissa dele e já curti ler umas coisas assim, então talvez gostasse. Parece que o autor coloca a gente no mundo dos julgamentos de uma forma que dá pra ter uma ideia de como fazem as coisas. A gente vai entendendo o caso e pescando o jeito de pensar, pode ver como são as investigações que acompanham o caso e pelo jeito parece que são personagens bem construídos, então deve ajudar a ter um tom de realidade ao ler que fica bem legal.
    Achei bom ser uma série que não precise ser lida na ordem e coisa assim. Fica legal poder ler os outros se a gente gostar de um mas sem compromisso né. Parece valer a pena, ainda mais pra quem gosta de umas coisas assim. É uma dica boa ^^

    ResponderExcluir
  8. Silvana!
    Gosto demais dos livros sobre investigação criminal, ainda mais quando as personagens são bem desenvolvidas e aqui parece que os advogados de ambos os lados, foram bem elaborados, tão bons quanto a trama que parece envolvente e cativante no decorrer das páginas.
    Quanto ao final...será que no próximo livro, já que é uma série mesmo que possa ser lido de maneira independente, as respostas não venham?
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Sabe, eu fico bastante confusa com livros que é forma de série mais cada um tem história diferente e fico maluxa sem sabe se leio ou não. O livro tem uma história magnífica é bem interessante como a trama e envolvida com um assassinato de muitos anos atrás e o cara é preso e ver se era inocente ou não, uma ótima investigação de policial, promotores que é incrível e gosto bastante disso. Não tenho muito conhecimento desse género mas com certeza já amei.

    ResponderExcluir
  10. Oi Silvana ;)
    Apesar de adorar séries policiais, não costumo ler tantos livros assim, uma pena. Mas assim que li a premissa de Reviravolta, já fiquei curiosa para descobrir os mistérios do livro, e se o Jason é ou não o culpado do crime!
    Que bom que a narrativa do autor prende a gente, isso é algo essencial , principalmente em livros desse gênero. E como curso faculdade de Direito, essa parte de como tudo funciona em um julgamento me interessa demais!
    Então muito obrigada pela indicação, espero me surpreender e achar o livro tão sensacional quando você achou ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Gostei da indicação, pois esse é um dos meus gêneros preferidos.
    Não conheço a escrita do autor, mas por tudo que você comentou, na sua ótima resenha, já fiquei bem animada para fazer a leitura. E se é uma série de livros, mais interessante.
    Com certeza irão para a minha lista de desejados.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana,
    Que livro espetacular! Não conhecia esse autor e muito menos a Série Mickey Haller, mas já anotei aqui para ler, pois fui fisgada pela resenha e agora só posso dizer que necessito ler esse livro logo.
    AMO esse gênero, sou fascinada por tramas com investigação policial, então não há como não ficar ansiosa para ler esse livro. Tudo indica que será uma leitura completamente envolvente e surpreendente, afinal são tantas reviravoltas e revelações que será impossível largar o livro até conhecer o desfecho dessa trama fantástica.
    Adoro quando a investigação é detalhada e sendo conduzida de uma forma que instiga o leitor a desvendar juntamente o caso, e saber que a história tem suas peças sendo montadas aos poucos e, principalmente, sem deixar pontas soltas é completamente motivador.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Apesar de querer sair também da minha zona de conforto, ainda sim não me interesso por livros neste estilo, não no momento, mas acredito que quem sabe futuramente mude de ideia. Pela sua resenha, que este título tem um motivo já que esta investigação teve muitas revira voltas, que te fizeram ficar pressa a leitura, e se envolver com esta trama, que como você mesma disse foi preciso manter a atenção fixa para não perder nenhum detalhe.

    ResponderExcluir