05 julho 2017

Resenha - A Estrela mais Brilhante



Título: A estrela mais brilhante
Autora: Shirlei Ramos
Cortesia: Editora Coerência
Páginas: 376
Skoob
Onde comprar: Amazon

Letícia sempre foi considerada o "patinho feio" de Juriti - uma das cidades mais populosas do interior de São Paulo. Mas os inúmeros episódios de bullying, sofridos na adolescência, só a tornaram mais forte e determinada a vencer a pobreza e a realizar o sonho de ser pediatra.
No entanto, aos 23 anos, ela vê seus planos se estilhaçarem quando sua irmã, com quem era muito unida, morre e, logo em seguida, Letícia é demitida da empresa na qual trabalhou por cinco anos.









Eu me identifiquei de cara com a personagem Letícia porque ela é ruiva (como eu), e na sua infância e adolescência era chamada de patinho feio (fui chamada assim por muito tempo)! A estrela mais brilhante tem uma narrativa linda, lançada pela coerência em 2017, em que a autora Shirlei Ramos deu vida a dois personagens sensíveis, fofos e honestos. Não tem para onde correr, a obra é linda desde o seu início, quando descobrimos o por que a Letícia ama tanto falar com as estrelas!

“Quando estiver triste, olhe para o céu. Ele não apagará sua tristeza, mas te oferecerá estrelas tão brilhantes que poderão iluminar seu caminho em meio à escuridão.”


Após a morte de sua irmã, Letícia não conseguia encontrar um foco, muito menos propósitos em sua vida. Como se tudo desse mais errado ela tinha que ajudar a sua família, mas ela não esperava perder seu emprego, após cinco anos! Em uma bela noite, ela sentou-se em frente ao rio e conversou com a estrela mais brilhante, a qual ela acreditava ser a sua irmãzinha. Sim! Chorei muito nessa parte inicial.

"As estrelas mais brilhantes somos nós, aqueles que lutam, sofrem, choram, porém não desistem. Porque sabemos que a beleza da vida não está em nos mantermos sempre de pé, mas sim em nos levantarmos mais fortes após cada queda."

Com quase 23 anos, muitas coisas trágicas já tinham acontecido com ela! Uma oportunidade surge para trabalhar em uma casa da família do prefeito da cidade de Juriti, o Ademar Castro Lopes. Cidade pequena e populosa sempre tem influências de pessoas poderosas, e foi por isso mesmo que ela aceitou o emprego, pois viu uma oportunidade de realizar o seu grande sonho. O grande problema é que ela mantinha uma paixão secreta pelo herdeiro- Tomaz. Letícia nem precisava se meter em encrenca porque sua vida era um caos! Ela queria fazer dá certo, mas será que aguentaria esconder esse sentimento? Um lindo romance está prestes a nascer e ela não estará sozinha nessa jornada rumo as estrelas!

A estrela mais brilhante tem um enredo encantador, mas que não me convenceu de inicio. Foi sim um pouco difícil me apegar as personagens porque eu já vinha de uma ressaca literária, até que eu resolvi parar e descansar. Quando retornei a leitura foi outro tipo de encontro! Eu chorei quando li que a Letícia conversava com a estrela mais brilhante, e desabafava sobre tudo que estava acontecendo, e como seria se a sua irmã tivesse partido. Isso me fez lembrar em como me relaciono com meus irmão, não que eu não tenha proximidade com eles, mas às vezes falta afinidade, sabe? O relacionamento dela com a irmã era tão bonito, que mesmo depois de sua morte ela se permitia acreditar que a estrela mais brilhante no céu era ela!

"Se tivesse feito algum pedido para as estrelas cadentes que via às vezes no meu refúgio noturno, teria certeza agora de que elas tinham realizado. Mas não sou mulher de acreditar em magia, milagres ou... no impossível."

O  enredo possui um ponto que nos prega peças, porque ora rimos ora choramos. Isso é um ponto positivo porque não torna a narrativa cansativa, muito menos recauchutada. Quanto aos personagens, eles foram muito bem descritos por Shirlei. Tanto a Letícia quanto o Tomaz tem um bom coração. Estava cansada de leituras em que a mulher tinha sempre que lutar pelo amor e pela mudança do "bad boy", não que seja ruim, mas chega uma hora em que amadurecemos as nossas leituras e é preciso mais para impressionar, e foi o que aconteceu! 


Ambos me surpreendam em dois aspectos particulares: a letícia não se importava com a riqueza do Tomaz; ele também não era esnobe como o seu pai, longe disso ele tinha o sentimento muito forte de ajudar as pessoas. Esse foi um dos pontos em que ambos cresceram durante toda a obra, porque um se apoiava no outro. Eles tinham seus sonhos e suas ambições e agarraram a oportunidade de um sentimento bonito e sincero.

"Não é errado sonharmos alto. Errado é não corrermos atrás dos nossos sonhos. Por isso, decidi que vou agarrar essa oportunidade de trabalhar com uma das famílias mais ricas da cidade para poder acelerar os meus planos."

Quanto a capa, diagramação, folhas e revisão a editora está sim de parabéns! A coerência sempre tem um toque único e preocupação com os mínimos detalhes, e isso acontece com a semiótica interna das páginas que vieram, simbolicamente, mostradas como marca d'água com estrelas nas páginas ou entradas dos capítulos.


É um livro que te inspira e que faz você querer sonhar, e se apoderar dos objetivos para alcançar o que foi planejado. É um livro recomendável para aqueles que gostam de um romance cheio de magia e também amadurecimento. A Shirlei tem uma escrita deliciosamente encantadora e única! Obrigada por me fazer acreditar que existe amor puro e verdadeiro!



PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!




15 comentários:

  1. Nossa, estou apaixonada por este livro.
    adoro livros que mexe com meu estado emocional. a historia dela com a irmã dela e muito linda e bem mais fácil acreditar que a pessoa esta ali contigo do que partiu para longe.
    Estou cansada com livros que só as mocinhas lutam ou na primeira olhada pro "bad boy" a mocinha já ta cedendo .
    Na próxima oportunidade que tiver quero compra, adorei a capa e foto que você postou dele. achei bem lindo a divisão de capitlos .
    Bejios Karol

    ResponderExcluir
  2. Olá !!
    Ainda não conhecia o livro mas me apaixonei pelo enredo ..
    Um livro que trata desde bullying até superaçã! Parece ser uma leitura envolvente onde vai mexer com o nosso psicológico e nos colocar no lugar do personagem !.

    Já está na minha lista para ler !!
    Adorei a resenha !

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, li esse livro no Wattpad, como outros dessa autora, Atração Explosiva e Par Perfeito.
    Gosto bastante da escrita dela, ela é bem sensível, e eu gostei mais de como ela tratou o amor fraternal e perda do que o romance em si.

    ResponderExcluir
  4. Acontecimentos bem tristes na vida de Letícia hein?
    Fiquei curiosa para saber como ela passou por tudo isso. Me parece ser uma personagem muito bem escrita e com uma força imensa.
    E o romance, entre o casal, parece ser bem lindo também. Fiquei interessada e espero conferir em breve.
    Seus comentários me animaram bastante para ler essa história. Ainda mais sendo um nacional <3
    Parece ser uma leitura bem inspiradora mesmo. Ah, e achei a capa linda.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Amo, quando a estória da personagem e parecida com a minha, e acabamos nos identificando, e vestindo sua camisa e torce para que ela seja feliz. Enfim, a capa deste livro está incrível, e vejo que a editora fez um belo trabalho, e realmente pensou nos mínimos detalhes. Tenho procurado um romance como esse cheio de magia, mas ao mesmo tempo maduro, até porque a personagem luta pelo que quer.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii Amanda!
    Fiquei muito mexida com a história de Letícia, com como ela lida com a morte da irmã. É triste, mas tão lindo! Nunca imaginei que esse título teria a ver com algo tão sentimental e profundo. Imagino que ela e a irmã deviam ser inseparáveis.
    Ela ser considerada o "patinho feio" e ser apaixonada pelo filho do prefeito da cidade me soa bem clichê (ok que em outras histórias não é o filho do prefeito, muda algumas coisas nos laços familiares/carreira) mas vejo um lado bem maduro nessa história. Não sei se é porque realmente estou ficando cansada dessas histórias de "bad boy" bipolar que no início nada faz sentido nas ações do cara e no final tem toda uma história triste pra justificar as atitudes ridículas que ele tem, mas só pelo fato de Tomaz ter uma personalidade diferente, um rapaz de ouro, que tenta fazer o bem, ajudar o outro e parece ser bem humilde comparada a situação financeira que ele possui. Mesmo que a história tenha esse toque de "inocência" em que Letícia conversa com a estrela mais brilhante como forma de falar com a irmã, achei ela muito madura mesmo. Não sei como ao decorrer da história ela se comporta, se é bem focada nos dramas ou se ela é bem decidida e centrada em objetivos. Porém, fiquei curiosa em como ela vai parar na casa do prefeito e em qual emprego ela encontra oportunidade.
    Esse livro parece ser muiiito emocionante, sensível e lindo, seja pela construção dos personagens e desenvolver da história, como também na edição com essa marca d'água liiinda nas entradas dos capítulos. São tantos pontos positivos, que tornam esse livro imperdível de ler!
    Ótimas leituras pra você!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. A trama já parece triste pela garota morta e o relacionamento das irmãs. Mas é bonito a menina pensar nela como uma estrela brilhante no céu. Dá pra perceber que tinham um bom relacionamento mesmo e a falta que ela sente.
    Achei legal que tenha ali uma relação mais calma com o garoto. Tem hora que cansa mesmo esse negócio de bad boy e troços desse jeito. Adoro quando é assim, mas fica bom ter algo que mude de vez em quando pra ler.
    Se ele consegue mexer com as emoções do jeito que disse deve valer a pena.
    Parece um livro legal.

    ResponderExcluir
  8. Amanda!
    Gostei de ver o relacionamento da Letícia com a irmã e me identifiquei totalmente. Sempre tive um relacionamento de muita cumplicidade com meus irmãos... E quando meu irmão faleceu há uns quatro anos, foi uma dor intensa e ficamos eu e minha irmã, que sempre foi meu denguinho, pois sou oito anos mais velha que ela e sempre tivemos um relacionamento intenso, carregado de amor...Sinto a falta dela, porque mora em outro estado e toma conta de mainha e acredita que vez ou outra me pego conversando com as estrelas na esperança de que ela possa levar meus sentimentos para maninha? é um hábito que criamos desde a infância e sempre sentimos quando uma precisa da outra...
    Nem preciso dizer que fiquei encantada com o livro, porque me identifiquei toal e quero ler.
    “Não saber é o que torna nossa vida possível.” (Lya Luft)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia o livro mas gostei bastante da premissa e dos seus comentários. Não gosot quando livro foca apenas no romance, mas amo quando vai além disso e nos traz uma mensagem sobre alcançar objetivos e amadurecer <3
    São mensagens lindas, não é difícil de encontrar, mas é difícil quando a autora consegue trazer essa mensagem com qualidade e de forma que toque o leitor (:
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Amei muito a forma de como ela se relaciona com a irmã, não tenho irmão e nem irmão mais sei que tem um acercamento incrível.
    A premissa do livro é maravilhoso, e gostei bastante da história tem aquela história que te faz chora e rir ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que estória comovente! Mostra a superação adolescente em frente ao bullying, que é um tema tão atual hoje em dia!
    Posteriormente, a protagonista vem a sofrer por conta da morte da irmã, com a qual tinha uma relação de profunda cumplicidade. E muito interessante o fato de ela conseguir desabafar todos os problemas, sentimentais e profissionais, a uma estrela.
    A estrela serve como um ponto de escape, para o qual a moça desabafa e expõe suas dores.
    Também gosto bastante de livros que mostram a evolução dos personagens, seu crescimento ao longo da narrativa.
    Enfim, um romance que apresenta todos os ingredientes certos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda ;)
    Começo dizendo que amei a capa do livro, foi o que me chamou mais a atenção (e essa ilustração dentro também)!
    Acho lindo pessoas ruivas, não é a toa que eu amo o Ed Sheeran S2. Nunca entendi esse preconceitos que algumas pessoas tem!
    Adoro livros que despertam várias emoções, que nos fazem rir e chorar! Estrela Mais Brilhante tem tudo para me emocionar e amar o livro. Estou pronta para ser inspirada pelo livro, amei sua indicação *-*
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas por tudo que você comentou, parece ter um enredo muito bonito e com uma linda mensagem. Se a leitura oferece uma boa reflexão e inspiração, já conquistou um lugarzinho na minha lista.
    Parabéns pela ótima resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi Amanda, tudo bem?
    Não conhecia esta editora ainda, estão de parabéns pelo capricho com o livro. Não sou muito de romances, principalmente quando a mocinha luta pelo badboy como você citou ali, mas achei bem legal estes personagens que a autora criou, finalmente pessoas maduras hahaha.
    Gosto muito de histórias que nos fazem refletir e principalmente que deixam uma chama acesa no nosso coração para nunca desistirmos do que queremos.
    Adorei esta indicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Amanda,
    Que livro mais encantador! Não lembro de já ter visto alguma coisa sobre esse livro, mas fiquei completamente cativada por essa história tão mágica e tocante. Adorei o casal, a Letícia e o Tomaz são personagens apaixonantes e que encantam o leitor com seus corações puros. Que linda essa relação da Letícia com a irmã, com certeza as cenas dela conversando com as estrelas é muito tocante.
    Vou adicionar o livro na minha lista, pois adoro histórias inspiradoras assim e que trazem belas mensagens incentivadoras.
    Beijos

    ResponderExcluir