15 maio 2017

Observatório Literário #6 - Mães na literatura brasileira


Oi pessoal! Ontem foi Dia das Mães e, por isso, hoje o Observatório Literário é feito especialmente para essas pessoas que dedicam grande parte de suas vidas pelos seus filhos, sejam as mães que são mães, os pais que são mães, os avós que são mães, os tios que são mães... para quem quer que exerça esse papel tão importante na sua vida e mereça sua eterna gratidão. Para comemorar, trouxe aqui cinco grandes escritoras brasileiras que além de tudo, também foram mamães:


Adélia Prado


Adélia Luzia Prado de Freitas é mineira e possui hoje seus 81 anos. Escritora, filósofa, poetisa e professora, Adélia teve cinco filhos ao todo. Recebeu diversos prêmios ao longo da sua carreira, incluindo o Prêmio Jabuti de Literatura em 1978 e o Prêmio Clarice Lispector no ano passado.






Carolina de Jesus


Carolina Maria de Jesus, também mineira, foi uma das primeiras escritoras brasileiras negras, teve três filhos e uma história de vida incrível. Seu livro mais conhecido, Quarto de Despejo, reúne relatos da favela onde morou. Recomendo muito que vocês leiam esta matéria em que Vera Eunice, a filha mais nova de Carolina, fala sobre a mãe.



Clarice Lispector


Clarice Lispector nasceu na Ucrânia e foi naturalizada brasileira. Uma das principais escritoras brasileiras do século XX, Clarice chegou a estudar Direito, além de ser tradutora e jornalista. Escreveu romances e contos que marcaram a literatura brasileira. Neste vídeo, Paulo Gurgel, um de seus dois filhos responde a uma entrevista sobre a mãe.



Cora Coralina


Sob o pseudônimo de Cora Coralina, Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas foi uma importante poetisa e contista brasileira. Apesar de ter começado a escrever aos 14 anos, ela só foi publicar seu primeiro livro aos 75 anos. Cora teve seis filhos, dois que morreram logo depois de nascerem.



Lygia Fagundes Telles


Lygia Fagundes Telles é uma escritora paulista laureada com o Prêmio Camões em 2005. É membro da Academia Paulista de Letras, da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa. Teve um único filho, Goffredo Telles Neto, que faleceu aos 52 anos em 2006. Nesta entrevista, Lygia fala sobre sua escrita e a perda do filho.




Participe! - Já está valendo!



36 comentários:

  1. Uau, eu não sabia que Cora Coraline era um pseudônimo da autora Anna Lins :| Clarice está no coração kkk Realmente, grandes mulheres da literatura <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ótima matéria. Muitos blogs escreveram sobre as mães da literatura, mas o seu teve um diferencial: mães da literatura brasileira.
    Parabéns pela excelente ideia.
    Clarice Lispector e Cora Coralina são as minhas favoritas. Mulheres fortes e guerreiras.

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Clarice Lispector, Cora Coralina e Lygia Fagundes Telles são as que eu conheço dentre as suas referencias, e as admiro muito perante seus trabalhos. Impossível não as reconhecer né? Os outros dois nomes eu não conhecia, mas vou procurar mais informações a respeito.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Ai meu Deus! Que matéria mais linda e cheia de amor. Amei poder relembrar algumas dessas incríveis mães e mulheres e conhecer algumas delas. Que alegria poder contar com esses grandes nomes no cenário literário brasileiro.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  5. Que lindeza essa postagem! Amei muita coisa!
    Eu amo todas estas escritoras. São maravilhosas!
    Mas eu não conhecia, na verdade, a escritora Carolina de Jesus
    Fiquei surpresa ao saber sobre ela, porque é muito raro vermos escritoras negras sendo citadas. Isso foi muito bacana! Na verdade, todas as outras tanto Adélia, Cora, Clarisse e Lygia, são muito mais citadas do que Carolina. Mas eu amei conhecer um pouco mais da história dela através do link que você deixou aqui. Sim! todas foram ótimas escritoras e devem ter sido mães maravilhosas, né? Amei!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  6. Caraca. Não fazia ideia que a Clarisse era mãe. Eu posso dizer com propriedade que esse é o trabalho mais difícil do mundo, mas a gente não trocaria por nada. Um sorriso, um abraço com mãos gorduchas fazem tudo valer a pena.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  7. Olá adorei a postagem, algumas delas já conheço outras ainda não tinha visto, mais sei que todas contribuirão de forma grandiosa em nossa literatura adorei o post!

    ResponderExcluir
  8. Amei o post. Uma visão diferencia para o dias das mãe.
    Amei mais ainda ver a Carolina de Jesus nessa lista, nunca li nada dela. Mas a uns dois anos participei de uma palestra em que muito foi citado o nome dela e sua obra.
    Infelizmente diante das outras da lista é a mais esquecida, uma pena já que seu valor para nossa cultura é impar.
    Cora Coraline é apaixonante, basta conhecer um pouco de sua vida e de como ela era para se apaixonar por essa mulher e ficar triste por não tê-la conhecido em vida.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post especial de dia das mães!
    Confesso que a maioria não conhecia, ou só conheço de nome pois ainda não li nada, mas seu post me deixou curiosa pra ler algo delas!
    Muito bom seu post! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Conheço a maioria delas por nome, mas nunca realizei a leitura de nenhum livro delas, mas achei super bacana essa homenagem a elas no dia das mães!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá!!

    Adorei a ideia do post. Não sei porque mas acabamos dando mais destaque para as autoras gringas e acabamos esquecendo as personalidades que fizeram da nossa literatura o que é hoje. Fiquei muito orgulhosa de ver um blog mostrando que aqui existem nulheres que merecem todo nosso respeito e admiração.

    Parabéns.

    Beijos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  12. Apesar de apenas ter lido as obras da Clarisse as outras autoras citadas, apenas conhecia de nome, mas por enquanto não tive oportunidade de leitura. Conhecendo um pouco sobre cada um fiquei bastante curiosa para conhecer seus trabalhos melhor.

    ResponderExcluir
  13. Oieee!!! Cora Coralina e Lispector são autoras que sempre me influenciaram bastante. Saber que além de grandes escritoras foram grandes mulheres e mães enche meu coração de alegria. Não conheço a Lygia mas achei muito interessante a história de vida e a perda do filho, vou procurar mais sobre seus trabalhos. Bjosssss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Acredita que das autoras citadas apenas conhecia uma?? ahah A Clarice Lispector, e só o nom mesmo... :P

    Bem, acho ótimo que tenhas trazido a publicação, ate pelo dia e pela necessidade da abordagem do tema! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Achei muito legal você trazer as grandes autoras que são mães da nossa literatura. Apesar de eu nunca ter lido nenhum livro dessas autoras, algumas eu conheço, respeito e admiro muito, por causa do grande trabalho que construiu, marcando o nome na Literatura. Ainda quero ler os livros.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Achei o post bem legal. Das autoras citadas acima só conhecia Clarice e Lygia. Clarice que, inclusive, teve uma vida bem difícil, mas conseguiu nos deixar obras incríveis. As outras três são novas pra mim, vou pesquisar melhor suas obras.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Que seleção linda de autoras que você reuniu! O que dizer de Cora Coralina? <3 Lygia Fagundes Telles e Clarice também me acompanharam na época de escola e foi um prazer ler suas obras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Das citadas eu li apenas Clarice, que, inclusive, foi inspiração do meu vô na hora de batizar a minha mãe, que também se chama Clarice! :) Eu tenho curiosidades de ler algo da Lygia, mas ainda não surgiu a oportunidade!
    Adorei a ideia da postagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oiii,

    Achei bem legal seu post, mas preciso confessar que embora eu conheça algumas das autoras eu nunca li nada de nenhuma delas kkkk Nem mesmo de Clarice ou Lygia, que são as que eu já ouvi falar mais. Mas adorei saber que elas seguiram uma rotina intensa de dentro de casa e ainda assim escreveram obras maravilhosas e aclamadas.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Adorei o post, principalmente por citarem grandes mulheres brasileiras que muitas vezes são esquecidas ou diminuídas na literatura nacional.
    Confesso que nunca li nada de nenhuma delas, mas esse ano pretendo mudar isso, principalmente com Clarice

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bom?
    Adorei o post, super diferente do que costumamos encontrar! Achei super interessante conhecer essas autoras e mães. Essa entrevista com os filhos da Clarisse é fantástica. Adorei conhecer Carolina de Jesus. Fiquei bem interessada pelo livro dela e vou procurar ler. É impressionante que mesmo com uma vida difícil algumas delas conseguiram deixar obras maravilhosas para nossa literatura. Amei seu post!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  22. Luana!
    Homenagem mais lindas as mães que se dedicara a escrita e nos proporcionam bons momentos na leitura.
    Gostei de ver a Carolina de Jesus ser citada, porque está há algum tempo no ostracismo e foi uma escritora importante.
    Não conhecia apenas Adélia Prado, porque não li nenhum de seus livros, mas espero remediar isso.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Quanta mulher maravilhosa. Esses são exemplos a serem seguidos de mulheres guerreiras, fortes, inovadoras. É muito importante termos pessoas assim para mudar o rumo da nossa sociedade - para melhor.

    ResponderExcluir
  24. Oi Luana, só não li nada ainda da Carolina de Jesus, mas as outras estão no meu coração a muito tempo. Achei o post bem original e pertinente para este mês.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bom?

    Gostei muito do post. Confesso que conheço todas as mães mas a maioria não li nenhum livro mas quero muito ler os livros delas. Clarice Lispector <3

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  26. Que belíssimo post!!
    Não sabia que Cora Coralina era um pseudônimo, MDS... Clarice é maravilhosa, minha escritora brasileira favorita. Lygia é uma autora formidável , e não sabia sobre esta terrível perda.Os livros dela são incríveis! Já ouvi falar (muito) em Adélia Prado, mas ainda não tive contato com nenhuma obra dela. Não conhecia a Carolina de Jesus, vou pesquisar mais sobre ela. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Nossa, eu já li alguns livro da cora coralina e da Clarice e adorei! A narrativa é fantástica!
    Confesso que os outros nomes eu ainda não conhecia, mas anotei para procurar mais. Mesmo não conhecendo, agora quero decobrir mais sobre elas.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  28. Oii Luana, tudo certo? Post maravilhoso! Eu adorei saber mais sobre essas autoras!! Conhecia todas, mas li apenas Clarice Lispector até hoje. Tenho muita vontade de ler Quarto de Despejo, da Carolina de Jesus, mas ainda não tive a oportunidade, infelizmente.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Primeiro quero parabenizar você pelo post, porque ficou realmente muito lindo!
    Bom, das escritoras citadas eu já li alguns textos de algumas, mas não conheço muito sobre elas e por isso gostei de saber um pouquinho com os seus comentários.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?
    Que post sensacional!!
    Para minha vergonha, eu nunca li nada de nenhuma dessas autoras e algumas eu nem conhecia. Mas, algumas delas já estavam na minha meta de leitura, começando pela Clarice Lispector.
    Adorei o post e já anotei a dica das autoras que não conhecia, para procurar conhecer melhor a obra delas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Achei bem legal a forma de homenagem que fizeram tanto para as mamães quanto para as autoras nacionais.
    Gosto muito das obras da Clarice. As outras autoras eu desconhecia, mas já anotei as dicas para procurar saber mais sobre elas e suas obras publicadas.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  32. Gente, quanta informação em um post só...
    Serve como ótimas indicações de autoras!! Não sabia que Clarice teve filhos, nem a Lygia. E muito menos que Cora era um pseudônimo. Preciso me informar mais hahaha.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  33. Não sabia que Cora Coralina era um pseudônimo, tô supresa kkkk. Adorei esse post, conheci algumas coisas sobre as autoras.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  34. Olá,

    Conheço todas de ouvir falar, mas nunca li nada delas, apesar da minha enorme vontade em conhecer as obras da Clarisse e da Lygia, pois ouço elogios muito bons. Adorei sua postagem em homenagem ao dia das mães, afinal o que seríamos sem elas né?

    ResponderExcluir
  35. Olá Luana,
    Adorei sua postagem e gostei de conhecer algumas dessas autoras. Não sabia que Cora Coralina é um pseudônimo, fiquei chocada. Vou assistir esse vídeo do filho da Clarice, que é uma autora que admiro muito.
    Imagino como deve ter sido a dor da Lygia, meus pais falam que perder um filho deve ser a pior sensação do mundo.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  36. Oi, Luana!
    Já tinha ouvido falar dessas escritoras  - exceto da Adélia Prado - mas apenas a escrita da Clarice Lispector eu conheço. Contudo, eu amei suas escolhas, essas grandes mulheres merecem todo o destaque!

    Amei!
    Abraços.

    ResponderExcluir