23 maio 2017

Luz, Câmera e Ação [32]


Chris (Daniel Kaluuya) é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

Título: Corra! (Get Out)
Lançamento: 2017 (1h 44min)
Dirigido por: Jordan Peele
Com: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener...
Gênero: Terror, suspense
Nota: 




Chris (Daniel Kaluuya) é um fotógrafo bem-sucedido que namora Rose (Allison Williams) há poucos meses. Ele irá viajar com ela para conhecer seus sogros e está preocupado e se sentindo um pouco ansioso, já que é negro e, além de sua namorada não ter avisado os pais, jamais apresentou um outro namorado afrodescendente a eles. Ao chegar na casa, Chris é bem recebido por Dean (Bradley Whitford), um neurocirurgião simpático e por Missy (Catherine Keener), uma excelente psiquiatra. Apesar de ouvir uns comentários estereotipados ali e aqui, ele já está habituado a ouvi-los e sente que seu relacionamento com os pais da Rose pode dar certo.

De início, não há algo no tratamento da família para com Chris que o acabe incomodando. O que chama sua atenção são os dois empregados negros da casa, que manifestam expressões faciais um pouco estranhas que não condizem com o que dizem e apresentam comportamentos suspeitos, fazendo com que Chris não se sinta bem-vindo naquela grande casa. Ao sentir vontade de fumar à noite, ele se depara com Missy, que fazendo um pouco de pressão ao demonstrar preocupação com a filha, convence-o a tentar a hipnose para fazer com que largue o vício do cigarro.





E, de fato, quando acorda no dia seguinte, percebe que sente nojo ao pensar em cigarro e não sente mais vontade de fumar. Mas Chris acredita que há algo mais acontecendo, desconfiando de que Missy entrou nas profundezes de sua mente e foi além de apenas retirar um vício. Achando que não há como ficar mais estranho, várias pessoas brancas começam a aparecer naquela grande casa para uma festa que ocorre todo ano. Da pior forma possível, Chris irá descobrir que é bem-vindo em um sentido muito diferente do que imaginava.

Quando vi o trailer de Get Out e acompanhei todo o burburinho que foi gerado nas mídias sociais, minha curiosidade foi imediatamente despertada; eu TINHA que assisti-lo o mais breve possível. Afinal, o filme contém dois elementos significativos: o fato de pertencer ao gênero terror, que eu adoro, e de abordar uma questão social muito importante, o racismo. Eu gosto muito de histórias que falem de temas polêmicos e delicados como depressão, suicídio, racismo, homofobia e preconceito, já que são coisas que fazem parte da rotina de inúmeras pessoas e poucos dão a devida atenção. 


Como nos últimos tempos não estamos mais presenciando tantos filmes de terror de boa qualidade, eu apenas tinha a expectativa de que pelo menos um dos elementos me conquistasse. E devo dizer que me surpreendi muito ao concluir que o filme é excelente nos dois pontos. De verdade, Get Out é muito bom, conseguiu me deixar paralisada de medo e tensão durante várias cenas. Levando em conta que o diretor jamais criou um roteiro de terror antes, sendo que estava habituado com a comédia, o sucesso do filme que ele atingiu no gênero é algo impressionante. Ele realmente acertou em cheio e eu definitivamente ficarei atenta em seus próximos trabalhos.

O que dizer da incrível atuação do Daniel Kaluuya? Eu já conhecia o seu trabalho através da 1ª temporada de Black Mirror, mas preciso frisar que nesse filme ele conseguiu acentuar ainda mais suas qualidades como ator. Através do protagonista Chris, em uma mesma cena, ele consegue mudar radicalmente a fisionomia do rosto de uma tal maneira que é impossível não se impressionar. Além disso, ele demonstra, com sutileza, como o racismo acaba afetando a sua vida e, conforme fui acompanhando cada atrocidade que ia acontecendo com o seu personagem, seja por violência verbal, mental ou física, percebi que me senti muito privilegiada. Acredito que esse filme tem esse objetivo: fazer com que qualquer pessoa que não seja negra se sinta assim e perceba como o racismo afeta essa minoria que precisa lutar arduamente por seus direitos.

Get Out é um filme que vale muito a pena conferir, seja pelo terror ou pela crítica social que carrega, tenho certeza que irá agradar qualquer pessoa. Como se não bastasse todos os pontos positivos que citei acima, também possui um personagem secundário muito bem trabalhado, o amigo do Chris, que se torna o responsável em proporcionar o alívio cômico ao público. Admito que dei várias risadas com as coisas que ele dizia e creio que várias outras pessoas tiveram a mesma reação. Em suma, o diretor definitivamente foi sagaz em criar uma história com um tema pouco aproveitado, gerando, dessa forma, um filme bastante original. 

PS: O trailer entrega muito o filme, então, quem tiver interesse, recomendo que não assista.



Participe! - Já está valendo!



23 comentários:

  1. Tenho visto o trailer desse filme sempre na TV, e fiquei super surpreendida pela forma como de uma forma geral essa história nos prende, e ao mesmo tempo nos faz refletir, e questionar certas atitudes. Fiquei impressionada, como os atores consegue dar mais enfase ainda a trama, por suas atuações bem sucedidas. Amei, e já quero logo assistir.

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Eu assisti a esse filme no final de semana e gostei até, apesar de não ser aquilo tudo. Na verdade, eu nem sabia que estava no cinema ainda, fui saber depois que assisti ao filme (eu vi pela internet mesmo e em ótima qualidade). Também acho que vale a pena conferir sim.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    Morro de medo de filmes de terror. Massss como trata de uma questão tão importante, acredito que daria sim uma chance a obra para ver realmente como ela trata esse tema tão polêmico. Também adoro esse ator por Black Mirror!

    ResponderExcluir
  4. OI Amanda, só tenho ouvido elogios para a produção, mas confesso que o lado terror, me deixa com aquele medinho. Porem acho válido conferir pela critica social que você pontuou na resenha.
    Obrigada pela dica
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda!
    Não sou nada ligada em filmes, sério, sou uma completa alienada haha!
    Adorei conhecer, entretanto, suas impressões sobre esse filme e fiquei muito curiosa, pois também amo filmes de terror e acho a inserção do racismo aqui ficou muito boa.
    Claro que vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu estou sempre vendo publicações desse filme pelo facebook e links pro trailer aqui e ali, mas nunca realmente cheguei a assistir. Confesso que não tenho muitas expectativas pra filmes de terror, até costumava assistir alguns, mas acho que em algum momento todos os enredos me pareciam o mesmo XD
    Mas esse parece ser bem diferente mesmo. Também me interesso com temas do tipo e os atores me pareceram ótimos. Tenho que deixar anotado pra poder ver algum dia!
    Aliás, adorei a resenha, ótimo texto :)
    Beijos~

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda,
    não estava sabendo desse filme, como assim produção? Juro não vi e nem li nada a respeito, mas amei tudo que você descreveu, de cara eu eu achei que o foco seria a crítica social, mas o fato de ter esse suspense por trás de toda essa situação de preconceito velado me instigou ainda mais a querer ver. Já estou aqui pensando se a filha do casal não está envolvida na bandidagem dos pais. Vou ter que assistir não vai ter jeito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu realmente nunca ouvi falar desse filme, mas sério, assim que comecei a ler o seu texto eu não consegui parar, fiquei imaginando cada cena e como seria. Já estou adorando o filme antes mesmo de vê-lo! Eu amo terror, de paixão, e concordo totalmente com você quando fala que não vemos mais filmes de terror com boa qualidade, isso meio que é desanimador. Realmente estou curiosa para vê-lo, quero muito saber o que vai rolar na casa e qual sentido ao certo ele é bem vindo, fiquei curiosa!
    Enfim, com toda certeza irei tirar um tempo para vê-lo, espero que em breve. MUITO obrigada pela dica, sinto muita saudade de assistir um bom filme de terror e esse parece ser uma boa escolha.
    Um beijo ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bem?

    A cada vez que eu vejo um comentário sobre esse filme, fico mais ansiosa para assistir!

    Eu não sou muito fã de filmes de terror - morro de medo - mas,vou criar coragem e assistí-lo por causa da questão do racismo.

    Ótima crítica! ❤

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Assisti esse filme há alguns dias atrás e amei! É bem diferente do que eu esperava, imaginei que fosse de terror e não é bem isso, é mais um suspense. A ideia da hipnose foi uma surpresa total pra mim. Também há a questão do racismo, que é beeem escancarado no filme, chega a dar raiva em muitas partes. Fiquei super brava com a Rose pq quando ele quis ir embora dali ela fez todo um drama, mas depois entendi o motivo.
    Com certeza vale a pena ver esse filme!

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Olha quando começaram a divulga esse filme eu não fiquei muito feliz não. Achei que série bem estereotipado. Mas hoje acho que não é. Lendo comentários, assim como o seu, muito positivos sobre como o filme abordou o racismo.
    Só fico curiosa como isso se mescla com o terror, que acho que é mais psicológico né?!
    Só me desanimo quando você termina falando que o trailer entrega o filme, agora vou ficar com a sensação de que já assistir sem ter assistido. kkkk

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu sou como você, adoro filmes, série e livros que trazem discussões sociais e a primeira vez que fiquei sabendo desse filme, eu já fiquei louca pra assistir e quero que seja em breve. Já li umas três resenhas dele e todas foram super positivas. Eu acho a ideia desse roteiro, bem diferente, fora que dificilmente encontramos o racismo presente em filmes de terror/suspense, por isso acredito que Get Out ainda vai fazer muito sucesso, mais do que já está.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  13. Assim a premissa do filme bem interessante. Já ia logo procurar o trailer, mas como você disse, não quero ver o filme todo nele. aheuheueh. Curti bastante e estou curiosa para saber o final. No caso dele ser um terror, pelo visto não é nada forte, um suspense, talvez? Vou saber onde está passando esse filme. ;)

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Sempre vejo o comercial desse filme, por ter sido apresentado (na tv) como um filme terror não dei muita bola, porque detesto filmes do gênero haha. Mas, lendo sua opinião fiquei mega curiosa para assistir esse filme e saber o que há de errado com essa família e como o protagonista sairá dessa. Valeu pela dica, espero assistir em breve.

    ResponderExcluir
  15. Amanda!
    É verdade! Faz tempo que não é feito um bom filme de terror, só aqueles bem 'trash' que são um horror, ao invés de terror. E saber que aqui tanto o terror quanto o racismo é bem desenvolvido durante todo o filme, já me deu vontade de CORRER para o cinema e assistir.
    Bom final de semana!
    “A solidão é a mãe da sabedoria.” (Laurence Sterne)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Eu já ouvi falar muito sobre esse filme, mas eu não gosto de terror, fico muito nervosa assistindo e simplesmente evito. Mas você me deixou curiosa demais pra assistir e acho que vou tentar, em um dia que estiver me sentindo corajosa, assistir. Rs.

    ResponderExcluir
  17. Oiee Amanda ^^
    Eu também adoro ler e ver histórias que abordam temas pesados e considerados tabus, mas como esse pende um pouco para o lado terror, não estou muito animada para assistir...haha' Mas a minha mãe está doida para assistir, pois viu o trailer e gostou da premissa. Vou ver o que ela vai achar...haha' quem sabe mudo de ideia. Parece que todo mundo está gostando desse filme *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  18. Oie! Eu tenho lido muitas indicações a respeito desse livro e mal vejo a hora de poder assistir. Achei incrível a forma como o assunto foi abordado. Eu não gosto de filmes de terror e, das poucas vezes que dei uma chance, me decepcionei. Mas esse filme parece ser incrível em todos os seus aspectos e contar com um enredo bem diferente do usual e, ao mesmo tempo, muito necessário. É ótimo ver que cada vez mais os produtores e roteiristas estão investindo em assuntos importantes. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
  19. Oi, Amanda!
    já vi várias indicações e comentários super positivos sobre esse filme e por isso estou super curiosa para conferir. Ele apresenta uma trama muito instigante e lança um debate muito importante de ser discutido sempre na sociedade. Vou assistir com certeza e acho que vou gostar muito!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu estou desesperada para assistir esse filme, porque como você disse não tem como um filme que é de terror e fala sobre racismo ser ruim.
    Gostei muito de sua resenha, e saber que o filme é mesmo incrível e que as atuações são ótimas só anima mais assisti-lo.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse filme, mas fiquei super interessada ao ler a sinopse, justamente por perceber que o livro fala sobre o racismo. No entanto, assim que vi que o gênero é terror, já desisti.
    Eu sou medrosa mesmo e me recuso a assistir qualquer filme do gênero kkk. Por mais que as críticas sociais presentes no filme sejam mais do que válidas, é um filme que não tenho a menor intenção de assistir.
    De qualquer forma, gostei de ver seus comentários, e tenho certeza que para os que gostam do gênero, é uma ótima dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente vi o trailer e senti que realmente entregava muita coisa, por conta disso nem assisti por medo de não me surpreender com nada hahaha.
    Também acho que filmes do gênero estejam bem fracos ultimamente e sempre que sai um fico com sentimentos mistos...
    Vou assistir e tirar minhas conclusões.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  23. Não sou muito de ver filmes, sou mais dos livros hahaha, mas confesso que fiquei curiosa, até porque adoro terror com suspense. Parece ser uma trama bem intrigante.

    ResponderExcluir