05 janeiro 2016

Resenha - Uma Princesa em meu Lugar




Clara Martins está cansada de sua vida. Faculdade, trabalhos, correria do dia-a-dia, transporte público, televisão, comida congelada... O que ela não esperava é que seu desejo de viver em outro mundo fosse, de uma forma estranha, virar realidade. Quando a Princesa Sofia, do reino de Charmelyn, aparece na sala de estar de Clara, atravessando o quadro centenário que seria o presente de aniversário de sua avó, tem início uma troca. Sofia fica no lugar de Clara e esta no lugar da princesa. Agora ela precisa viver no castelo; uma nova vida em outro tempo. Sofia assume sua vida e seus problemas. Tudo até que a passagem resolva se abrir e a troca possa ser desfeita.
Entre proibições de ver os amigos camponeses, um baile para dançar com pretendentes a noivo, uma madrasta má e a paixão por um plebeu, Clara vai descobrir como é viver como uma garota das histórias de época, mas talvez nem tudo seja um conto de fadas...



Livro: Uma Princesa em meu lugar
378 páginas || Skoob || Editora: Bookess || OndeComprar ||







A obra ‘’Uma Princesa em meu lugar’’ nos trás a estória de Clara, uma jovem de 17 anos que vive nos dias de hoje em um apartamento com sua mãe, Helena Martins.  Porém, ela passa a maior parte do tempo ocupada viajando por conta de seu trabalho. Clara até consegue se virar bem sozinha e é bem responsável em relação aos seus estudos, mas como qualquer outra adolescente está cansada de sua vida rotineira e gostaria de poder mudar isso.

 ‘’De que adiantava? Algumas coisas são impossíveis de mudar, como minha personalidade e o próprio mundo contemporâneo.’’
‘’Se todos os dias de minha vida viessem a ser como aquele, acho que eu explodiria.’’

A sua então monótona vida estava prestes a surpreendê-la; sua tia a visita e deixa em seu apartamento um quadro que contém um retrato pintado de uma princesa de outra época para presentear sua vó pelo dia de seu aniversário. E aí algo impressionante acontece Clara vê a princesa do quadro ganhando vida e atravessando a moldura parando bem na sua frente. A princesa não só lhe encara, mas também olha em volta tentando imaginar onde estava.

A princesa que se apresenta como Sofia percebe a enorme semelhança entre ambas, assim como Clara, que não compreende exatamente o que está acontecendo. Para aproveitar essa chance única, as duas depois de conversar bastante e se conhecerem melhor, decidem mudar suas vidas com uma estratégia bastante arriscada, trocar de lugar. Assim viveriam um pouco a vida da outra por um tempo indeterminado e experimentariam novidades que desejavam há muito tempo. De imediato, Sofia percebe que o quadro não permite que ela volte para o castelo, sendo assim só restaria a ambas esperar pela “boa vontade” do quadro e então Clara assumiria seu novo papel de princesa. Nesse pouco tempo, elas trocam o máximo possível de informações. Para Clara não seria difícil devido a tudo que ela mesma já ouviu e leu sobre princesas, mas Sofia teria que aprender tudo sobre cada detalhe de seu mundo, e assim Clara lhe explica tudo direitinho para que as pessoas que a conhecem não estranhem o comportamento de uma nova Clara.

‘’Eu sabia que não podíamos manter a troca por muito tempo, mas nem poderíamos fazer muitos planos, apenas esperar a boa vontade do retrato. Só que torcia para que isso não durasse muito tempo, senão não íamos mais poder segurar o presente da vovó em casa.’’

A partir daí Clara e Sofia terão que se virar nesses novos mundos que elas mesmas criaram. A mensagem que a autora nos passa é que temos que acreditar que existe solução para tudo, porque não é fugindo dos problemas tentando ser outra pessoa que as coisas mudarão, até porque, os problemas continuarão onde estão e de alguma maneira você terá que voltar e encará-los.



[ - Minhas Impressões - ]

Confesso que me lancei às cegas nesse livro e felizmente tive uma bela surpresa, porque eu me diverti e me encantei em acompanhar Sofia e Clara tentando se adaptar na vida uma da outra e também gostei muito do romance abordado, apesar de que eu acho que poderia ter sido mais bem desenvolvido, pois eu sendo uma pessoa que é fascinada pelo gênero, acho que iria AMAR (risos).  Só que nesse livro o Romance não é o principal foco, apesar de que tenho que confessar que a todo o momento eu ficava pensando o que aconteceria com os casais formados; o tempo todo fiquei imaginando como seria quando as duas destrocassem. Deu para imaginar como uma pessoa romântica e apaixonada por romances ficou né? De coração apertado! Só que mesmo assim gostei muito da maneira como a autora desenvolveu a trama e os personagens, tudo que foi criado em volta dessa troca das duas e tudo que desejavam como mudança foi muito bem retratado e descrito. 

A narrativa da autora é muito bem fluida. A trama é muito envolvente, pois o livro é narrado por hora no ponto de vista de Clara e então, Sofia. Achei isso bem legal, porque percebi que o leitor pode ficar mais próximo das personagens e sentir ainda mais seus sentimentos em relação aos acontecimentos. Só que minhas passagens preferidas foram as de Clara se passando por Princesa, achei mais interessante, sem contar que adorei o Phillip com o seu jeitinho príncipe de ser. Quem não gostaria de um homem assim que nos deixa aos suspiros né?! (risos). Quanto às passagens de Sofia como Clara eu achei um pouco sem graça. Acho que poderia ter sido mais bem explorado sabe? Até por que para Sofia tudo é novidade, então a chance dela estragar tudo é maior e as suas passagens são um pouco menos desenvolvidas em nosso mundo atual. Até que tinha algumas coisas bem legais que aconteceram com ela, mas não foram passagens que mexeram tanto comigo. 

Mas a obra, como ensinamento e lição de vida é muito bem descrita.
Não tenho do que reclamar negativamente, até porque consegui SIM me envolver do começo ao fim e fiquei bastante curiosa por conta das intrigas e dos acontecimentos que estavam por vir. É um livro para quem gosta de um ‘’Conto de Fadas’’. Seria ideal para àquelas pessoas que querem passar o tempo e sair de uma ressaca literária. 

Sinceramente RECOMENDO, porque assim que cheguei ao desfecho eu fiquei ‘’UAU’, eu preciso de MAIS!. Só espero que a autora tenha a boa vontade de escrever uma continuação para nos encantar ainda mais com essas duas personagens fofas que são Clara e Sofia.

34 comentários:

  1. OI Silvana, eu leio alguns livros de séculos passados e fico pensando em como seria se eu vivesse naquela época e me arrepio e agora me peguei pensando nisso novamente. Acho que somos tão acostumadas com a facilidade da tecnologia que eu sofreria se tivesse que virar a princesa, apesar de tudo. Mas parece uma leitura legal com a mensagem que a autora passa.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa não esperava tudo isso desse livro. Achei um máximo elas trocarem de lugar, consigo imaginar como ficaram atrapalhadas para se adaptar em praticamente mundos diferentes. Vou procurar para ler no kindle também. Gostei bastante da resenha e da dica também. Ah!! E estava com saudades do seu cantinho, to vendo que a cada dia tem resenhas maravilhosas.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana!
    Amo ler livros de época, mas esse eu nunca tinha lido, e nem ouvido falar. Pela sua resenha e suas "impressões", posso perceber que é um bom livro! Parabéns pelo blog!

    http://365diasliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Eu ainda não conhecia esse E-book, mas gostei muito da sinopse. Parece até alguns filmes que já assisti. Acho que mesmo não tendo o romance como o foco, eu leria, pois parece ser uma boa história. Que bom que você conseguir se envolver mesmo assim, e que a escrita é boa. Fiquei curiosa quanto à obra. Linda resenha!!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ain gente, quero lhe agradecer por ter feito essa resenha, que amei tanto, eu estava precisando de uma indicação de livro pra comprar nesse novo ano, e sem duvidas esse vai ser o primeiro da lista. Beijos! <3
    www.atrasdpenteadeira.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Achei bem interessante a linha de historia desse livro, essa coisa de trocar de lugar e de época me lembrou muito filmes que assistia quando mais nova, mas claro que esse livro é diferente. Sinto muito por não terem desenvolvido mais a parte de Sofia no mundo atual, seria bem legal ver as trapalhadas dela.

    Beijos!

    http://cantinhodacult.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já li alguns livros de época e acho bem legal o ambiente em que eles inserem os personagens. Esse livro me lembrou o filme de Sabrina aprendiz de feiticeira hahaha mt bom.
    Espero um dia conseguir lê-lo. A lista de livros está imensa.
    Beijos, até mais!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, gosto muito de livros com essa linha, sou apaixonada por histórias de época, e é impossível não se imaginar em todo aquele cenário dos séculos passados. O fato da autora abordar justamente isso é o que chama a atenção.
    Acho que a Sofia teve muito mais dificuldade de adaptação do que Clara, até porque a Clara já tinha um norte do passado, e a Sofia estava às cegas no futuro. Pelo menos eu acho, kkkk.
    Bjim!

    Tammy - Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha!! Parabéns!! Fiquei curiosa para conhecer esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, necessito desse livro nesse exato momento! Amo livros de troca, amo livros que envolvem princesas e amo principes fofos e um bom romance (também sou apaixonada). Não sei como eu nunca tinha visto esse livro antes, mas sei que preciso urgentemente ler, amei a história e também fico imaginando quando destrocarem, como fica o romance dos dois? Meu coração já sofre e busca soluções... Amei a resenha e amei a dica, mal posso esperar para conhecer Clara e Sofia!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Silvana, fiquei mega interessada no livro, em saber como será essa interação entre a Sofia e a Clara. Acho que eu teria a mesma expectativa que você em relação ao romance, porque eu também amo e talvez esperasse mais espaço disso na obra, mas ainda assim, achei bem bacana você se lançar na leitura sem expectativas e ser surpreendida!!! Quero ler em breve!!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu juro que eu não esperava nada desse livro quando olhei a capa, mas você contando suas impressões sobre ele me fez ficar bem curiosa. Eu sempre gosto dessa coisa de troca, de coisas diferentes na vida do personagem que os fazem sair das suas zonas de conforto. Acho que me divertirei também com essa obra. Anotei aqui a dica. :D

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem?

    Eu gosto de contos de fada, traço que trago da infância ^^
    Sendo sincera, não sei se leria não.
    Veja bem, por mais que tenha toda essa troca, que achei genial, parece que falta algo.
    Talvez mais romance, propriamente dito.
    E não terem desenvolvido tanto a Sofia, já desanima.

    Eu tenho uma história de `troca de papeis` , mas é de uma garota do campo com sua gêmea da cidade. Se tiver interesse em saber mais, me chama no email.

    katherslynne@gmail.com

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!
    Amei a premissa do livro e já adicionei a lista de quero ler. Gosto muito do livro com esta mistura de gêneros. Bom quando lemos um livro sem muita perspectiva e nos surpreende. A resenha deixa clara o que encontrar nas páginas e o ritmo da história, fazendo despertar o interessem pelo livro.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu adoro os livros que o personagem é transportado para outra época. Sempre adoro todas as novidades e como eles se acostumam ao novo lugar.
    Em primeiro lugar a capa chamou muito a atenção e suas impressões fizeram com que eu queira ainda mais o livro,vou anotar a dica e com certeza vou ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eitaa que estória empolgante, fiquei curiosa. Já tinha ouvido falar sobre a autora, mas nunca havia lido nada sobre um livro dela e confesso ter gostado bastante do que você trouxe aqui para a gente com esta resenha, fiquei encantada. O livro parece ser bem divertido.
    Fora que e-book tem uma leitura tão mais rápida kkkk , passa tão depressa que nem sentimos ;)

    Amei !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, já pelo facto de abordar o tema ''época'', fiquei interessada! Vou acrescentar esse livro á minha lista de 2016 e conhecer como as duas se deram em mundos tão distintos. Pois acho que nem com preparação (leitura do passado) seria tão fácil viver noutra época. Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi Silvana.
    Se a narrativa é fluida e esse enredo tem essa pegada interessante de fantasia, eu me arriscaria a fazer a leitura, até mesmo porque ele não se prende unicamente ao romance. Gosto disso, quando autores sabem e conseguem dosar todos os elementos da história.
    Eu não conhecia Uma Princesa em meu Lugar mas gostei e aceito a dica de leitura.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Só o nome princesa já conquistou meu coração!
    Não conhecia o livro, mas me encantei com a premissa, a época e a trama em si.
    Gosto de me jogar num livro sem conhecer e é tão bom quando ele nos surpreende positivamente.
    Bom saber que a escrita é fluida e envolvente. Fiquei com vontade sim.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Oi Silvana.
    Gostei muito da sua resenha, bem completa, dá pra entender bem o estilo do livro. Por isso mesmo, acho que não leria. Se eu ainda tivesse meus 17 anos eu viajaria nessa de mudar de vida, mas agora eu ando preferindo livros mais sombrios, e esses quase contos de fadas não me atraem mais. Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Ai que bom que você recomenda, pq eu gostei logo de cara!
    Eu amo essas histórias de contos de fadas, ainda mais agora que estou estudando-as mais a fundo e vendo as origens. Além disso, sempre preciso de um livro pra me tirar da ressaca kkkk
    adorei!
    bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    O que você escreveu sobre o livro me lembrou muito o filme Monte Carlo, tirando o detalhe de que a personagem do filme não sai de um quadro, de resto é super parecido. E eu adorei isto no filme, a troca de universo, acredito que irei gostar do livro também, eu nunca tinha ouvido falar nele e agora fiquei mega curiosa sobre o desenvolver dessa aventura.
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa dele muito interessante. Essas duas devem ter entrado em confusões... Não consigo nem imaginar o que vai acontecer. Fiquei curiosa para ler, mas é uma pena que a a autora não tenha explorado tudo o que poderia ter sido explorado :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oii Sil, tudo bem?

    Esses filmes me lembraram alguns que eu assistia na Sessão da Tarde, de pessoas que trocavam de lugar... rsrs. Acho a ideia bem interessante, e a parte de ser uma princesa... quem não quer, não é!? Mas realmente, eu ficaria mais curiosa para ver a Sofia se passando pela Clara, tendo que se adaptar, a entender todas as modernidades e tudo o mais... pena que a autora não explorou bem isso. Mas parece ser uma leitura leve e divertida!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    De primeira achei que Clara era esquizofrênica(ainda acho que ela é) e então percebi que não se passava de uma doce história de trocas de papéis. Eu adoro romances, mas estou meio enjoada deles e saber que não é o foco principal me deixa mais animada para uma leitura.
    Imagino as desventuras que as duas passarão e como será para destrocar os papeis. Fiquei com aquela vontade de pegar o livro agora para ler, mas se não fosse os que já tenho, comprava agora mesmo para ler.

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  26. Oi Sil
    Eu adoreeei a sinopse e a capa ... adoro estórias assim passadas em uma época que só podemos imaginar como tinham sido,como eram seus costumes suas roupas e como viviam,já me apaixonei pelo livro logo de cara. E não o bastante a leitura ainda flui e é gostosa de ler..já incluindo na minha listinha!!!!!! :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Silvana,
    Eu sou fã de produções de época. Na verdade, eu costumo dizer que nasci no século errado, porque o meu sonho de consumo de vida seria ter vivido na Idade Média ou na Inglaterra Vitoriana.
    Ter a oportunidade de virar princesa, então?
    Só por isso já tenho interesse no livro e saber que ele é bem escrito e que você recomenda, me animou bastante.
    Adorei conhece-lo. Vai para a lista já!
    bjs,
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi,

    A historia parece ser bem divertida, mas fico imaginando como a mãe das duas garotas não percebem a troca? Ou se percebeu, como reagirão? Enfim, acho que a autora não se aprofundou muito nas coisas do mundo real, porque nós já o conhecemos, ao contrario de a vida em um castelo, mas nada que justificasse ter dado mais espaço para um, do que para o outro.

    ResponderExcluir
  29. Ah, com certeza tentar fugir dos problemas não resolve nada, eles realmente continuam por lá, só nos resta encará-los e existe mesmo solução pra tudo. Gostei da autora ter passado essa mensagem. Pena que as partes da Sofia como Clara não foram muito bem trabalhadas, acho que é a que daria margem para as coisas mais interessantes. Também ficaria de coração apertado por causa dos romances, fiquei curiosa aqui para saber como a autora se virou com os casais... de repente os homens trocam de lugar depois... rs... com certeza leria o livro.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  30. Oi Sil, sua linda, tudo bem
    Esse livro é a minha cara de romântica apaixonada!!! Já estou suspirando aqui, imagine, poder viver alguns dias como princesa e conhecer um belo príncipe, ah...... Da mesma forma que a Ju, estou louca para descobrir qual foi a solução dada pela autora, pois ficarei arrasada se eles se separarem, não quero nem saber, ela que criou os personagens, então, ela que dê um jeitinho, risos.... Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá Sil!
    Esse livro parece ser maravilhoso. Trocar de lugar com uma pessoa nunca é fácil. Confesso que ficaria com medo de ficar no lugar de Sofia, porque na época que ela vive as coisa são muito mais rígidas. Mas viver novas experiências é muito bom. É uma pena quando a autora deixar de desenvolver alguma parte da história né. Fiquei curiosa para saber como os casais terminaram.
    Adorei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Confesso que não estava dando muita bola para o livro pela capa, mas lendo dua resenha fiquei encantada, parece aquelas tramas de filme da sessão da tarde, onde duas meninas parecidas trocam de vida, porém, uma é uma princesa, então acho que seria muito engraçado mesmo acompanhar essa troca de vida, onde de um lado é tudo mais moderno e do outro é tudo mais antigo e cheio de protocolos.
    Mas e esse romance ai, gente, eu ficaria com o coração na mão também, na hora que destrocar como faz, muito triste isso hahahah.
    Espero que a autora escreva rápido a continuação, pois ninguém merece esperar muito tempo por uma história tão legal quanto essa.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Sil que viajem este livro hein! Gosto dessa coisa de trocas, passado, mistérios. Acho muito bacana e pelo que pude ver este livro vem carregado dessas peculiaridades. *-* Sua resenha está lienda! Fiquei com vontade de ler o livro também!

    Um beijinho pra ti
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  34. Olá Sil!!

    Estou de volta rs
    Esse e-book é novidade para mim, tanto quanto a editora dele, nunca tinha visto. Vou procurar saber mais!
    A principio a história me lembro a de "O Retrato da Condessa", não li ele tb, mas acredito que por conta do quadro, lembrei na hora!
    Pelo que você mencionou, acredito que a autora tenha se empolgado mais em descrever uma garota de hoje em dia no passado, do que vice versa, talvez a ânsia dela pelo "histórico" tenha levado a isso, pois acredito que ambientar um personagem antigo nos dias de hoje seria até mais profundo que o contrario!
    Está aqui anotado, espero que vire físico, pois a capa é linda!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir