Zen Socialismo, de Cynara Menezes, reúne o que de melhor esta jornalista que prega a necessidade de uma nova esquerda no país escreveu em sua peregrinação ao mesmo tempo lúcida, denunciadora e bem-humorada pelos problemas, paranoias, fobias, absurdos ideológicos, retrocessos e baixezas da direita brasileira (e de seus adeptos mal informados) pelas redes sociais brasileiras. Reunidos em blocos temáticos como Socialismo, Brasil, Camaradas, Mundo, Maconha, Jornalismo, Vida, Sexualidade e Entrevistas, os posts são uma leitura em que o prazer do texto se confunde com o prazer de ser bem informado e de se deparar com uma inteligência lúcida que nos diz um pouco do que precisamos saber sobre o socialismo do século XXI sem as cortinas de fumaça da mídia tradicional. É isso, ainda é possível fazer o bom e velho jornalismo.
Livro: Zen Socialismo
238páginas || Skoob || Cortesia: Geração Editorial || Onde Comprar ||
Zen Socialismo originou-se do blog Socialista Morena, escrito pela jornalista Cynara Menezes, o blog é financiado pelos próprios leitores e é acompanhado por mais de 50 mil pessoas no Facebook. O blog Socialista Morena tem como objetivo trazer uma nova visão sobre o socialismo, mostrar as caras da política atual do Brasil onde as pessoas tentam fazer distorções do seu dever que é ajudar o povo. Como todos sabemos, a política dá o seu "jeitinho brasileiro".
Confesso que quando comecei a leitura desse livro, entrei com um pé atrás pois não sabia o que esperar. Não sou fã de política e eu sei e entendo apenas o necessário, então me surpreendi com o que me deparei com esse livro. A autora trás com uma linguagem de fácil entendimento todos esses assuntos sérios que envolvem a política do Brasil e de outros países, são textos curtos e muitas vezes engraçados. Ela separou os temas por hashtags: #socialismo, #Brasil, #literatura, #camaradas, #mundo, #maconha, #jornalismo, #vida, #sexualidade, #entrevistas. Assim facilitando o entendimento do leitor.
"Criei esse blog para fazer um pouco, na verdade, do que sempre critiquei o PT no governo por não fazer: conscientizar politicamente a juventude."
A autora tem argumentos sólidos e bem construídos, eles envolvem o leitor fazendo com que começamos a pensar de um modo diferente, abrindo a mente para o tema política no Brasil e ver o socialismo com outros olhos. É muito bacana que ela também faz comparações entre Socialismo, Comunismo e Capitalismo, nos mostrando quais são as reais diferenças de cada um.
Zen Socialismo não é apenas um livro que fala sobre a política, como também é uma aula de história, recheado de cultura e divertimento. A Cynara Menezes nos apresenta cineastas, poetas, escritores não muito conhecidos e também os mais aclamados pelos brasileiros como o José Saramago, também somos apresentados a alguns filmes e como era a ditadura militar aqui no Brasil.
A diagramação do livro está ótima, um espaçamento bom entre cada texto e alguns detalhes que dão originalidade a obra. A Geração Editorial está de parabéns por trazer um livro tão rico em conteúdo e por fazer o leitor que não é acostumado a ler sobre política e se interessar quando se depara com essa obra.
31 comentários
Oie!
ResponderExcluirQue legal! Adorei saber que a obra é com linguagem acessível. Confesso que quando vi falar do livro também fiquei com um pouco de medo, não sabendo como entender um livro assim.
Gosto de livros de jornalistas e esse pode ser uma boa leitura nesse ano, ainda mais com o caos político que estamos tendo.
Confesso que sempre vejo esse livro nas prateleiras, mas nunca senti vontade de ler. Não até hoje! Pelo que você diz tem um conteúdo rico e abstrato. Entrou na minha lista!
ResponderExcluirAté mais!
{RESENHA}: Cemitérios de Dragões - Raphael Draccon
Lançamentos mês de janeiro Editora Rocco
Gosto de livros assim, e quando esse foi lançado me interessei de primeira.
ResponderExcluirÉ importante a autora deixar um assunto meio difícil numa linguagem fácil, pois aí todos entenderam o livro, mesmo aqueles que são muito especialistas.
Interessante sua resenha!
Bjsss
www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com
Nunca tinha ouvido falar do livro e quando li o titulo da resenha, dei uma torcidinha de nariz porque eu realmente não acredito em socialismo, haja vista o declínio que ele foi em países como Cuba e a atual situação da Coreia do Norte, mas quando você mencionou que o texto é fluido e com um pouco de humor, comecei a me render. Critico um pouco estes socialistas que vilanizam o capitalismo, mas de um jeito ou de outro, são sustentados pelos mesmos, ou seja, ela difunde ideias, mas quem paga a conta são os capitalistas. Quero ler o livro e me surpreender, até para sair um pouco da minha própria zona de conforto e conhecer um pouco desta linha política! Acho que seria uma leitura bem pertinente para o momento.
ResponderExcluirMeu Amor Pelos Livros
Beijos
Quando a Editora disponibilizou esse livro para resenha, não tive o menor interesse, achei que seria uma leitura maçante e que fugiria da minha zona de conforto.
ResponderExcluirPorém ao me deparar com sua resenha, ganhei uma simpatia pelo livro.
Sua resenha ficou esclarecedora, parabéns ,
bjus
Oiee ^^
ResponderExcluirAdoro livros que, como esse, nos trazem algum ensinamento histórico, principalmente porque história é uma das minhas matérias favoritas ♥ Já tinha visto a capa de "Zen socialismo" antes, ms essa foi a primeira resenha que eu encontrei. Fico feliz em saber que você gostou, Kétrin, espero gostar também :)
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Olá, estava curiosa para ver uma resenha desse livro e saber mais sobre ele, parece bem interessante gostaria de lê-lo. Considero super interessante livros que nos façam refletir e entender mais sobre a situação que vivemos.
ResponderExcluirOlá =D
ResponderExcluirNão tinha ouvido falar do livro antes, nem meus amigos que estão envolvidos nesta área falaram nada para mim rs
A temática dele não me chama atenção, não entendo muito de política e não é das coisas que eu me interesso para aprender (sei que deveria, já que estamos falando de democracia, pretendo mudar isso logo).
Sua resenha me deixou interessada nele. Vou anotar para quando tiver um tempo haha
Beijos!
Oi, hoje esse é o segundo livro bem diferente que eu encontro diferente do normal que se vê por ai em blogs. Confesso que o tema do socialismo não é muito a minha praia e nem me agrada muito, mas foi bom para saber um pouco mais e principalmente onde surgiu, a ideia do blog e tudo o mais... Mas para quem gosto acredito que deve ser realmente muito bom, mas dessa vez eu passo a dica, pelo menos por enquanto não faz o meu gênero :/
ResponderExcluirBeijos
- Bruna
www.brookebells.com
Oi Kétrin,
ResponderExcluireu já havia visto o livro por ai, mas nunca cheguei a ler nada sobre ele.
Não é o tipo de livro que me empolgue logo de cara, pois não curto muito ler sobre politica e tenho trauma por algumas obras
que meio que tentavam empurrar sua opinião goela abaixo do leitor, pelo que percebi da resenha, esse não é o caso desse livro e sendo assim, sinto-me
levemente curiosa em relação a ele, mas ainda assim tenho o pé atrás.
Beijos
Sou da turma que também não é muito fã de política, mas sinceramente fiquei com vontade de ler o livro.
ResponderExcluirFiquei feliz em saber que é uma obra rica em conteúdo. Não conhecia a autora nem o blog, mas se eu tiver oportunidade de ler, não exitarei.
Excelente dica!
Beijos!
www.aculpaedosleitores.com
Achei estranho o fato de desconhecer o blog que originou o livro, pois conheço e tenho algumas pessoas no facebook que conversam sobre política e que me ajudam a entender melhor, pois mesmo sendo afiliados a algum partido eles não são cegos em relações ao problemas.
ResponderExcluirJá sobre o conteúdo acho sempre bem vinda aulas de histórias e as diferenças da "trindade" capitalismo - socialismo - comunismo, relacionando tudo isso à realidade brasileira.
http://deiumjeito.blogspot.com.br/
Oii!!
ResponderExcluirKétria, eu sou como você, só sei o básico sobre politica, na verdade bem pouco. As minhas aulas de História não foram boas quando o assunto era Brasil. Eu confesso que esse livro me assustou um pouco no inicio, achei que seria extremamente chato e detalhista e ver sua resenha mostrando que é tudo mais simples me anima e surpreende *-*
A sua resenha está muito bem escrita e eu adorei as tematicas por # é mais moderno :D
Beijinhos
Ketrin lindona confesso que a premissa do livro não me chama atenção, mesmo com fortes argumentos e bem sólidos dessa vez vou deixar passar a leitura, mas fico feliz que a voz dela deu vida a um livro levando esse argumentos a muitos leitores. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi
ResponderExcluirO livro parece muito bacana, curti muito sua resenha, me deixou realmente curiosa sobre o livro. Hoje em dia é difícil encontrar algo/alguém que fale de política sem ser tendencioso ou difícil de compreender.
Vou procurar mais sobre o livro.
Beijos!
www.cademeuslivros.com.br
Oie, o livro me parece bem legal, mas ainda não o li. Fiquei com um pouco receio de não curtir o livro, mas cou tentar dar uma chance para ele, depois de sua opinião e claro, é sempre bom conhecermos um pouco mais a respeito de nosso país
ResponderExcluirBeijos da Fê
As Catarina´s
OI,
ResponderExcluirEu estou muito interessada neste livro. Precisamos realmente mudar não apenas a nossa esquerda mas todo o nosso cenário politico, mas para isto precisamos de conhecimento e este livro pode nos proporcionar isto. Já estou partindo para conhecer o blog. Gratidão por me apresentar esta obra.
Beijos
Juci Pauda
jusemfrescura.blogspot.com.br
Olha, eu nem sabia que a Socialista Morena escreveu um livro. Fiquei surpresa agora! Eu gosto muito de leituras com a temática política, mas acho que o meu momento não está para essa leitura, talvez mais adiante. Mas conheço pessoas que apreciam o blog da socialista, então indicarei o livro, certamente.
ResponderExcluirInfelizmente a obra não me interessou. É um assunto importante, realmente, mas não é o tipo de leitura que eu faça. Sua resenha ficou perfeita, e esclareceu bem o que a obra trata, acredito que quem é mais ligado no assunto vá curtir mais a leitura.
ResponderExcluirwww.apenasumvicio.com
Oi Kétrin! ^^
ResponderExcluirNão sou muito interessada nesse assunto, mas tenho certeza que para quem esta estudando sociologia e o capitalismo essa será uma obra muito útil, já que os livros da escola as vezes nos deixam mais confusos em relação ao assunto por usar palavras enfeitadas demais e por citar muitos sociólogos. Quando se tem 14 anos isso se torna muita informação quando não explicada de uma forma pausada.
Beijos e até logo! :)
https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/
Oie!
ResponderExcluirConfesso que esse é um livro que não me atrai na leitura. Não tiro o brilho do livro, e para mim, é muito válido tanto a parte histórica como política abordada no volume. Apenas é um livro que não sinto vontade de ler. Mas é uma ótima dica para quem gosta \o/
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Olá, boa noite, tudo bem? Interessante o blog trazeer um livro que nos faz pensar, (obs: não estou falando que os outros não fazem, estou me dirigindo ao fato de ser algo mais cientifico) não estou acostumada a ler algo desse tipo, mas é de chamar a atenção algo com ser um livro, digamos, baseado em um blog socialista, mas que fala e faz comparações entre outros pensamentos politicos, interessante
ResponderExcluirSthe - Blog
http://leesoncre.blogspot.com.br/
Oie!!!
ResponderExcluirTambém não sou das mais fissuradas por politica, mas para minha sorte(ou não) sou cercada de pessoas que amam o assunto. E vivem debatendo ele sempre.
Acho que apesar de nem todos adorarem o assunto, ele é simplesmente um tópico que precisa ser discutido regularmente.
Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada.
bjs
Olá!!!
ResponderExcluirNo período do lançamento li a sinopse e não me interessei, mas sua resenha mostro o livro de uma outra forma onde aborda assuntos que estão no nosso cotidiano e que pode ser uma fonte de conhecimento e formação de opinião.
Carla Fernanda
Olá, eu não sei se leria esse livro, pois pra mim política virou um jogo de cabo de guerra, eu não sou de direita e nem de esquerda, sou do meio, sou daquela que torce para que um dia não precise de haver estremos para podermos apoiar, tipo não acho ruim de termos gente ricas, acho horrível termos gente miserável, querer colocar tudo na balança e nivelar não é certo.
ResponderExcluirEnfim, não vou falar da minha opinião política, mas eu não acredito no socialismo, não funcionou em país nenhum no mundo, mas talvez um dia leia só para ver os argumentos.
Beijos.
Giuliana
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia o livro mas ele me chamou a atenção, e fico feliz de saber que a autora usa uma linguagem simples pois não entendo muito de politica. Espero ter a oportunidade de o ler em breve.
Vi esses livros algumas vezes na livraria e estava ansiosa para ler uma resenha dele. Gostei pois não parece ser um livro que imponha uma única visão política, e sim que instrui sobre todas para o leitor reflita por ele mesmo.
ResponderExcluirOlá Ketrin!
ResponderExcluirConfesso que já havia visto esse livro e desde então segui minha primeira impressão. Era fã de política no terceiro ano do ensino médio, era uma cabeçudinha da história. Conhecendo bem a história, acredito que o lugar do socialismo é bem longe do que é real, num limbo, num sonho, "numa utopia". Bem, eu não leria esse livro nem se me fosse dado. Veja bem, não estou criticando sua resenha. Entendo seu ponto de vista, o socialismo é bastante conquistador, mas não é bem assim que funciona, no final esse amor acaba kkk. O primeiro motivo é a divisão de capitulos que não me agradou, só me ajuda a pensar que é mais uma estratégia socialista de atrair a maior parte da população (os adolescentes), já que são em #. Segundo ponto, gosto de ler sobre política quando o assunto é abordado neutramente, deixando o leitor livre para tomar sua opinião, o que visivelmente não acontece com Zen Socialismo. O terceiro ponto, e último, é puramente por capricho: não gosto da linguagem dos esquerdinhas, me irritam, é muito pouco formal. Gosto de coisas formais, sim, pq não? Sou a favor da população evoluir na própria leitura e passar a entender na linguagem formativa a política, afinal, é essa a cara da política; e não a linguagem precisar vulgarizar-se para que a população tenha acesso. Expliquei muito embolado? hahaha não gosto muito desse assunto, acabo me irritando fácil. Bem, é isso.
bjs
http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/
Oi Kétrin, tudo bem?
ResponderExcluirAssim como você não sou muito de ler sobre política, capitalismo e afins e por isso nem me passou pela cabeça solicitar esse livro para leitura. Contudo agora que li sua resenha e fiquei sabendo que o livro tem uma linguagem de fácil entendimento pensei que talvez conseguisse usufruir do conteúdo do mesmo. Afinal sempre é bom sabermos mais sobre o nosso país e sua história.
Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Olá.
ResponderExcluirTudo bom?
Mesmo você tendo se surpreendido da forma que a autora baseou seus argumentos sobre política, tenho que confessar que não fiquei atraída em ler, pois detesto política e nosso país faz gostar menos ainda.
Beijo
Oi Linda
ResponderExcluirConfesso que senti o mesmo que você ao ler a premissa do livro. Não gosto muito dessas visões políticas e imaginei que o livro era mais ou menos assim.
Mas gostei de saber que é algo diferente, que trata de outros tema e tem boas doses de cultura e história.
ainda assim estou com um pé atrás. Anotei para ler em outra oportunidade.
Beijos
http://www.livroterapias.com/