28 janeiro 2016

Resenha - P.s ainda amo você






Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.
Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.

304 páginas || Skoob || Editora: Intrínseca || Formato: Ebook || OndeComprar







Como este é um livro de continuação, talvez você, leitor, encontre algum spoiler na parte em que falo da história. Caso ainda não tenha lido o primeiro livro
- Clique aqui ou leia apenas minhas impressões, acredito que não entreguei grandes segredos da história anterior nelas.


Tudo aquilo que fazemos fica marcado para sempre, mesmo se tentarmos esquecer tudo o que ocorreu. Todas as palavras, os gestos impulsivos, os amores que tivemos, as brigas ocorridas, os sonhos perdidos e as novas relações construídas. É impossível apagar qualquer coisa, podemos apenas tentar recomeçar, refazer, dizer novamente na esperança de que sejamos compreendidos, perdoados e acima de tudo amados.

"Às vezes, gosto tanto de você que não consigo suportar. É um sentimento que vai crescendo e crescendo dentro de mim, e parece que vou explodir. Gosto tanto de você que não sei o que fazer a respeito. Meu coração bate muito rápido quando sei que vou ver você de novo. E aí, quando você me olha, eu me sinto a garota mais sortuda do mundo."

''Em Para todos os garotos que já amei'' acompanhamos a vida de Lara Jean, uma adolescente que perdeu a mãe muito cedo e que dela guardou uma caixa de chapéus como lembrança. Nessa caixa, guardava cartas que escrevia secretamente para todos os garotos que já amou na vida. Quando essas cartas são enviadas aos destinatários, por um grande descuido, Lara se vê presa em uma confusão enorme, mas também consegue em meio a isso tudo encontrar um namorado, um dos garotos para quem ela escreveu uma das cartas.

Já em ''P.s ainda amo você'' Lara Jean está lidando pela primeira vez com um coração partido de verdade. Ela imagina que Peter Kavinsky, seu namorado, sabia e tinha alguma culpa em relação a publicação na internet de um vídeo um pouco íntimo, onde os dois se beijavam. Porém quando isso se esclarece e ela descobre que tudo não passou de uma armação de outras pessoas, Lara pensa que tudo finalmente poderá ficar perfeito e que ela terá de lidar apenas com as questões de um namoro comum.
"- Sim, eu gostava de todos vocês igual ,br> - respondo.- Mentira! De quem você gostava mais? De mim, não é?
"- É uma pergunta impossível de responder, Peter. Tudo é relativo. Eu poderia responder que gostava mais de Josh, porque gostei dele mais tempo, mas não se pode julgar quem alguém amou mais pelo tempo que passou amando aquela pessoa."

Porém nem tudo é tão fácil quanto Lara imagina. Quando a garota menos espera surge uma carta do único menino que não havia respondido quando as cartas para os garotos que Lara amou foram enviadas. John Ambrose McClaren. Romântico, interessado e muito bonito, o garoto balança o mundo de Lara novamente e a faz repensar sobre todos os seus sentimentos.

"- Meu primeiro amor se chamava Albert. Era o melhor amigo do meu irmão mais velho. Eu achava que ia me casar com ele. Mas não era para ser. Eu conheci meu Phillip. - Ela sorri. - Phillip foi o amor da minha vida. Mas nunca esqueci Albert. Como já fui jovem! Stormy, você consegue acreditar que já fomos tão jovens?Stormy não dá a resposta mordaz de sempre. Os olhos dela ficam úmidos, e, com mais delicadeza do que jamais a ouvi falar, ela diz:- Foi um milhão de vidas atrás. Incrível."

Enquanto tenta lidar com sua vida amorosa complicada, Lara Jean também conta com o apoio incondicional de seu pai e suas irmãs, e também começa fazer um trabalho voluntário em um lar para idosos, e lá consegue aprender um pouco sobre a vida com pessoas que já viveram intensamente.

Stormy, Alicia, entre outros se tornam grandes amigos e conselheiros para a garota e fazem-na entender um pouco mais sobre o amor e suas faces e a apoiam, enquanto ela encontra o caminho pelo qual deseja seguir.

"As pessoas entram e saem da nossa vida. Durante uma época, são seu mundo; são tudo. E, um dia, não são mais. Não dá para saber por quanto tempo vamos tê-las por perto."


[- Minhas Impressões -]

Não sou a maior fã de livros infanto-juvenis. Poucos entram na minha lista de desejados e precisam ter um enredo especial para que me chamem atenção. E desde a primeira vez que vi Para todos os garotos que já amei, livro anterior a esse ele me chamou atenção por ter uma menina que escrevia cartas ainda nos dias de hoje e que aparentemente se apaixonava de forma sincera. Então acabei ficando bastante ansiosa pela a continuação que não me decepcionou. Lara Jean nesse segundo livro continua sendo uma menina meiga e fofa, e enquanto no primeiro livro ela descobria como era estar em um relacionamento, nesse segundo livro ela aprende em como manter um relacionamento, aprende lidar com as discussões e trata sobre temas maduros como sexo, exposição excessiva de si mesma e sobre muitas vezes gostarmos muito de alguém mas não estarmos junto. Classifico-o como um livro meigo e fofo e que acabou me trazendo vários assuntos para pensar.

Um ponto muito interessante foi o fato de Lara Jean ir trabalhar voluntariamente em um lar para idosos, e enquanto acompanhamos as suas conversas com eles e a tentativa de tornar a vida dessas pessoas mais emocionantes, conseguimos ter vontade de estar também nesse lugar e a vontade é de também ajudar esses idosos. Outra coisa é o fato de embora se passar em um tempo muito atual, os personagens não vivem ligados em tecnologia como vemos em muitos outros livros, as irmãs assistem filmes, saem para passear, conseguem manter uma vida pouco virtualizada, o que é admirável.

A categoria de personagem preferida continua, assim como no primeiro livro com Kitty, a irmã de dez anos de Lara Jean, a menininha mais sábia e astuta que encontrei em toda a literatura. Todas as vezes que leio sobre Kitty tenho vontade de tirá-la do livro e abraçá-la, e adoraria que um dia Jenny Ann resolvesse explorar um livro só sobre essa garotinha especial. Outro personagem que me cativou foi John Ambrose McClaren. É um adolescente sábio e muito romântico, tenho certeza que a maioria das leitoras suspirarão por ele.

Como pontos negativos destaco o final, ou seja, o garoto com quem Lara Jean ficou, que não me agradou, mas isso faz parte de uma opinião mais pessoal, e senti bastante falta de um epílogo para nos permitir conhecer o destino de alguns personagens.

Este livro foi dividido em 56 capítulos curtos, o que tornou a leitura fácil e foi todo narrado em primeira pessoa, por Lara Jean, com uma escrita leve, fluída  e em alguns momentos cheia de humor. Li o ebook e não encontrei erros, o trabalho de revisão da intrínseca foi ótimo.

Recomendo fortemente para todos aqueles que leram o primeiro livro e gostaram da história, e para quem ainda não conheceu Lara e sua família, vale a pena conhecer. É um livro que trata das questões de adolescentes pelas quais todos nós passamos. Relembra um pouco nosso passado e ao  mesmo tempo conseguimos descobrir um  mundo novo ao lado da personagem, e ainda conseguimos refletir sobre questões como nossa liberdade pessoal, desejos e consequências.

43 comentários:

  1. Olá Tamara :) Tudo bem?
    Só li sobre as suas impressões para não apanhar spoiler porque eu quero muito muito ler esses livros. O facto de vc ter gostado de ambos, fez com que eu quisesse ler ainda mais. Adoro crianças inteligentes, são muito engraçadas. Havia uma menininha, que não lembro o nome, que aparece na série A Minha Vida e um Filme (Fazendo >Meu Filme, no Brasil) e eu também queria que fizessem um spin off sobre ela.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie. Bacana saber que os dois livros interessam você. Espero que possa conferir e gostar.

      Excluir
  2. Eu amei o primeiro livro, achei uma estória super delicada e a personagem é fofa demais!
    Agora estou louca para ler esse segundo volume!
    Assim que der vou comprar ou então tentar achar em pdf!

    Beeijo

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raissa.
      Pois é, eu achei o primeiro livro apenas mediano, já esse eu gostei mais. Vale a pena conferir. Boa leitura!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Ainda não li o Para Todos os Garotos que Já Amei, mas é uma leitura que quero muito fazer.
    Gosto muito desse gênero de livro e achei bem bacana o fato da personagem escrever cartas.
    Que bom que esse 2°livro te agradou tanto quanto o primeiro,espero em breve ler os dois e gostar da história da Lara Jean.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de livros com cartas, e espero que você goste dos dois livros, são bem bacanas para quem curte o gênero.

      Excluir
  4. Olá.

    Uma vez de aniversário eu pedi que não me dessem presentes e sim cartas "quilométricas" e super me identifiquei com a personagem e suas cartas, eu já escrevi cartas para mim mesma e para pessoas que eu nunca mandei também. Muito legal ver um livro falar disso. Ler por si já é um afastamento das tecnologias atuais, mesmo que seja um e-book, se faz as pessoas saírem das redes sociais para mim já está valendo. Adorei que o livro aborda isso, ainda mais num relacionamento de irmãs.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ideia boa, pedir cartas de presente de aniversário, isso daria até ideia para um livro, risos.

      Excluir
  5. Essa capa sempre vai me lembrar os livros da Paula Pimenta, não sei porque hahahaha todo mundo falando tanto desse livro que fico curiosa pra ler, sua resenha contribuiu pra isso!


    http://www.notinhasderodape.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que a minha resenha despertou a sua curiosidade, espero que goste.

      Excluir
  6. Mesmo não tendo lido o primeiro livro, li a resenha inteira, as vezes eu gosto de spoiler (vai entender), rsrsrs. Desde que lançou o primeiro livro, já fiquei super curiosa, e agora que saiu o segundo, já posso comprar o mais rápido possível. É um gênero que eu mais gosto, por falar em adolescentes e o que me fez interessar ainda mais é o fato de ter cartas, pois hoje em dia, já perdeu um pouco dessa rotina, e faz muita falta.

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, isso que achei inovador, cartas em pleno 2015. Espero que goste do livro.

      Excluir
  7. Oie Tamara.
    Menina eu adorei o primeiro livro, achei tão leve e fofo, e devo dizer que estou curiosa sobre o que acontece nesse e sobre com quem ela vai ficar, o fato de você não ter aprovado me deixou um pouquinho apreensiva, mas okay.
    A Kitty me lembra muito minha irmã caçula, então é sempre engraçado ler sobre ela!
    Bjs e adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Agatha, fico feliz que gostou da resenha. Acho que vale a pena ler o segundo livro, gostei mais dele do que do primeiro. A kitty é fofa mesmo, eu leria muito sobre ela. Espero que goste.

      Excluir
  8. Oi...

    Eu estava muito ansiosa pela continuação, li o primeiro livro e adorei, e assim que vi que teria um segundo livro, já marquei o dia do lançamento, mas ainda não pude ler, mas já estou me programando pra ler nos próximos dias, acho que vou ler agora esse mês de fevereiro.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler logo, gostaria de saber sua opinião.

      Excluir
  9. Oi, Flor!
    Então... Eu meio que gosto muito de infanto-juvenis, não se é porque trabalho com adolescentes e isso me conecta muito aos meus alunos porque vivo conversando sobre livros com eles, ou porque me apaixono pelas histórias rsrs.
    Achei muito legal a Lara trabalhar de voluntária com os idosos, tão difícil ver os jovens fazerem isso hoje em dia.
    O fato deles não serem vidrados em tecnologia me chamou atenção, basicamente só vejo meus alunos com celulares e afins na mão, da um trabalhão tirar isso deles durante a aula e tomar conta da turma para que não fiquem no face kkkkk
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, os pontos que você mencionou foram os mais admiráveis, e ela na clínica para idosos foi muito bonito. Espero que você goste do livro.

      Excluir
  10. Olá!
    Quero muito ler PS Ainda Amo Você, mas antes preciso ler o primeiro. Desde quando soube do lançamento do primeiro, a premissa me chamou atenção, e com o segundo livro não foi diferente. Aliás devo dizer que fiquei ainda mais curiosa com essa questão da volta de John, acredito que isso deve ter balançado a vida de Lara Jean. Quero muito ver como ela vai lidar com tudo isso.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu uma super bagunça na vida dela, sim. Vale a pena conferir. E fico muito feliz em saber que gostou da resenha.

      Excluir
  11. Oiee Tamara ^^
    Eu ainda não li o primeiro livro, e mesmo não sendo um gênero que eu ame, tenho muita curiosidade de ler, pois vi várias blogueiras falando muito bem dele. Fiquei ainda mais curiosa quando vi que "PS Ainda amo você" seria lançado. É uma pena que a mocinha não tenha ficado com o garoto que você queria, mas fazer o quê, né?!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie dri.
      Pois é, é um bom livro, e faz parte isso de ela não ficar com quem eu queria, risos, por isso que acabou não ganhando cinco estrelinhas.
      Espero que você goste.

      Excluir
  12. Olá Tamara,
    Essa é uma das minhas leituras atuais.
    O primeiro livro não me agradou totalmente, mas sou brasileira e não desisto nunca rs. A Kitty também é minha personagem favorita, acho que ela foi muito bem criada e desenvolvida, ponto para a Jenny.
    Fico tentando imaginar com que garoto a Lara Jean vai ficar, mas não consigo, pois acho que o que eu imaginar, será o oposto rs. Mas, como ainda estou no capítulo 11, muitas coisas acontecerão.
    Adorei sua resenha!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Bruna. Torcendo para que depois você resenhe, para eu conferir a opinião de outra pessoa, no skoob as opiniões não estavam tão legais, até comecei o livro desanimada pelas resenhas que vi e depois gostei.
      Fico feliz em saber que gostou da resenha.

      Excluir
  13. Oi Tamara
    Estou lendo esse livro e foi bom conferir suas impressões.
    Adoro Lara Jean. É uma personagem fofa e muito cativante. Como estou bem no começo, quero ver como vai ser a relação com Peter.
    Sua resenha me empolgou. Espero gostar!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, rízia, espero que você resenhe depois, para que eu confira a sua opinião.
      Fico feliz que minha resenha te empolgou :)

      Excluir
  14. Como não li o livro anterior pulei a parte da história, rs. Pela sinopse que eu li do primeiro livro, achei que fosse apenas juvenil, e não infanto, mas gostei. Eu gosto desse gênero, e a trama parece fofa e tocante. Eu estou curiosa para ler essa "série". E gostei de saber que o livro tem muiiitos capítulos, adoro! rsrs
    Beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... não sei, o skoob que disse que é infanto-juvenil, não sei avaliar muito bem se realmente é.
      Espero que goste do livro.

      Excluir
  15. o que me chamou a atenção para o livro anterior foi justamente a questão das cartas... ainda não li, nem esse Ps ainda amo você, mas acredito que seja uma leitura bem delicada, e pode até me agradar, mesmo eu não sendo fã do gênero... pelo que percebi, ele foge dos clichês atuais encontrados em romances teen hoje em dia, dos quais eu tanto me esquivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom livro, e tem sim os clichês de todo romance adolescente, os conflitos e etc, mas também tem alguns toques especiais que deixam o livro bacana. Espero que você goste.

      Excluir
  16. Oi Tamara!
    Eu ainda não li o primeiro livro, mas estou curiosa para conferir essa história. Já tive o prazer de conferir algumas das obras da autora, que eu gostei muito, e acredito que vou gostar dessa também.
    E pelo que pude notar, será um livro que vou ler em uma sentada, rs.
    Bjs!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie ana, eu não conhecia a autora, apesar de ela ser super elogiada. Foi uma experiência bacana, mas não sei se leio outras coisas devido a eu ser bem seletiva com infanto-juvenis. Boa leitura!

      Excluir
  17. Oi Tamara, eu morro de vontade de ler esse livro, mas antes quero ler o primeiro. Eu adoro esses livros que tratam de assuntos adolescentes, sabe? ele parece ter uma trama bem bacana e cativante, com certeza está na minha lista!

    beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Kétrin, se você gosta do gênero acho que poderá gostar muito do livro. Boa leitura!

      Excluir
  18. Oi Tamara, eu estou louca para ler esse livro, mas primeiro eu tenho que ler o Para todos os garotos que eu amei. O enredo desse livro parece ser excelente. Pelas suas impressões percebo que é um livro envolvente e que nos deixa com uma enorme vontade de ler pra descobrir o final. Quanto ao final, imagino que não deva sser nada bom querer que ela fique com um, mas ela acaba ficando com outro rs. Quero ler e descobrir pra quem eu vou torcer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, eu espero que goste do primeiro livro e que tenha vontade de conferir esse segundo. Acho que a leitura fica mais fácil quando você tem os dois já em mãos.
      Boa leitura.

      Excluir
  19. Eu também não sou muito chagada a livros infanto-juvenil, porem esse enredo me chamou muita atenção fora o fato de nunca ter visto nada parecido com a história contata nesse livro, gostei muito da forma como ela se expressa através de cartas e como ela foi dar conta de conseguir enviar as cartas para eles, acho que se ela quisesse não teria conseguido fazer isso, gostei bastante da escrita pelo que li nos poucos trechos que aparece do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não foi bem ela quem enviou as cartas, mas teve de lidar com todas as consequências que vieram disso.
      É um livro bacana, vale a pena conferir.

      Excluir
  20. Oi Tamara, tudo bem??
    Adorei a sua resenha... gostei muito de tudo que resenhou aqui... aliás tenho que te elogiar devidamente... porque gosto muito de ler suas resenhas... você escreve muito bem... detalha o necessário. Parabéns...
    Eu tenho muita vontade de ler esses dois livros... curto um infanto juvenil... gosto das descobertas e amadurecimento... talvez por ter crescido muito rápido, gosto de ler sobre os adolescentes... a história tem um enredo interessante... e eu confesso que de tantas resenhas que li... já sinto que conheço um pouco da Lara rs... que bom que neste segundo livro ela cresce, se mostra mais madura e as coisas vão acontecendo... achei super legal a atitude dela de ir até o lar dos idosos por vontade própria e aproveitou para aprender muito mais com os experientes... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Diana. Ah, fiquei muito feliz mesmo com seu elogio, é bom saber que o que estamos fazendo está sendo positivo e sendo bom.
      É sim, alguns personagens a gente acompanha por dois, três livros e nunca evoluem, já essa foi óbvia a evolução. Espero que você tenha a oportunidade de ler os dois e que goste.

      Excluir
  21. Já vi esse livro em algum lugar antes, mas não não me interessei em saber do que se tratava. Quando, logo no início você falou que é o segundo de uma série, já me desinteressei. Ando fugindo loucamente de livros que não sejam únicos. Porém, quando comecei a ler suas impressões, o fato de uma personagem ser voluntária em lar de idosos, me deixou curiosa. Também gostei bastante de ser divido em capítulos curtos, eu prefiro livros assim. Mas, apesar de ter ficado curiosa com esses detalhes, não sei o lerei, pelo menos nesse momento. mas gostei bastante da dica.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho fugido de séries longas, esse eu li por ser dois livros. Que bom saber que minhas impressões conseguiram te deixar curiosa. Espero que você goste do livro caso venha a ler.

      Excluir
  22. Oi, flor!
    Eu adorei sua resenha. Não tenho muita curiosidade em ler esses livros, é verdade, mas sua opinião me anima a conhecer a personagem e o enredo. Isso porque ADORO quando entre um livro e outro há uma evolução da personagem. :) Quero dizer, do engajamento em um relacionamento ao modo como mantê-lo. Gostei.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir