13 janeiro 2016

Resenha - A Desconhecida




Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece.de mentiras.
Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?





Livro: A Desconhecida
288 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Conceito || Onde Comprar ||








                                                             
Difícil é conviver com alguém e descobrir que tudo não passou de uma farsa. Difícil é olhar um rosto amado e perceber que ele esconde uma dezena de segredos. Doloroso é colocar as mãos sob um coração, sentir suas batidas sinceras e saber que durante todo aquele tempo jamais existiu algum amor.

"George imaginara esse momento muitas vezes, mas, de alguma forma, nunca tinha pensado no que poderia ocorrer. Liana não era apenas uma ex-namorada que tinha partido seu coração; ela também era, até onde ele sabia, uma criminosa procurada, uma mulher cujas transgressões estavam mais alinhadas com as de uma tragédia grega do que uma simples indiscrição da juventude. Sem dúvida, ela havia assassinado alguém e, muito provavelmente, mais outra pessoa. George sentia o peso da responsabilidade moral e da indecisão sobre os ombros."

George Foss é um homem de meia idade acomodado em sua vida pacata quando em uma sexta-feira, após o trabalho, enquanto está com a mulher com quem teve um relacionamento conturbado durante anos encontra alguém que acredita muito fortemente ser do seu passado. Após esse encontro ele resolve ir para casa, mas não conseguindo tirar a mulher misteriosa que viu no bar, volta para saber se é um delírio ou se a mulher é uma namorada a muito perdida que ele jamais conseguiu esquecer.

"Mais tarde, George lembrou que houve vezes em sua vida em que ele, simplesmente, teria dito a Liana que não achava que eles deveriam se ver. Não ansiava por justiça, nem tinha necessidade alguma de concluir o que haviam começado, e por isso mesmo não acreditava que deveria alertar as autoridades. A confusão em que ela se metera anos atrás ficara no passado. Mas devia ter sido ruim o bastante para ela ainda estar fugindo desde então, e ela deveria continuar fugindo pelo resto da vida. É claro que ela não tinha um celular. E certamente queria se encontrar com ele em algum lugar público, um bar em um cruzamento agitado de Boston, algum lugar do qual pudesse fugir rapidamente."

Ao confirmar que a mulher é mesmo Liana, alguém por quem ele foi muito apaixonado, é imediatamente sugado para a vida dessa mulher fatal e ela lhe conta uma história na qual está envolvida, e pede para que George a ajude, fazendo uma entrega de dinheiro. Com apenas vontade de ajudar, George é tragado para uma trama de mistério, cheia de nuances e com uma descoberta a cada passo do caminho.

"George inclinou-se sobre o topo do cilindro plástico e apertou aquela forma escura com a mão. Quando o plástico afundou, a imagem do conteúdo ficou bem nítida. Um rosto escuro, a testa visível, além de sombras das órbitas dos olhos. Também era possível ver o cabelo arrepiado na cabeça. George afastou as mãos do plástico, mas só ter mexido no corpo, em seu caixão temporário, fez com que o cheiro pútrido de decomposição se espalhasse pela pequena lavanderia."



[- Minhas Impressões -]

Este é meu primeiro livro policial do ano e parece que chegou para marcar. É uma trama cheia de mistérios e que prende até a última página. É impossível saber quem está falando a verdade e quem está mentindo, e nos sentimos andando em uma corda bamba durante toda a leitura.

O enredo é muito bem construído. Os 27 capítulos narrados em terceira pessoa alternam entre o presente, quando George reencontra a mulher misteriosa e o passado, quando ele a conheceu e teve um breve relacionamento com ela. É muito clara a distinção entre dois adolescentes se conhecendo e se apaixonando no passado e pessoas maduras e com uma certa vivência no presente.

Porém, George apesar das mudanças surgidas com o tempo continua sendo um homem muito influenciável que acredita facilmente nas dezenas de mentiras que lhe são contadas, considero-o o tipo de personagem ingênuo.

Já Liana é uma mulher astuciosa e cheia de segredos e consegue manipular qualquer pessoa do modo que ela quiser. Arrisco-me a dizer que ela é uma personagem ainda melhor que Amy do livro ''A garota exemplar'' e ainda melhor que as personagens do thriller ''A garota no trem'' que são tão elogiadas. Como ponto positivo posso destacar que a trama é muito bem construída e os personagens com características muito marcantes. A capacidade do autor de nos deixar curiosos a cada novo capítulo e de não permitir respirarmos e sempre trazendo um novo mistério foi muito bem elaborado.

Sua descrição dos cenários é muito clara e principalmente nos ambientes de maior tenção consegui imaginar e me sentir nas cenas perfeitamente. Já como ponto negativo destaco o final que não foi tão empolgante quanto eu imaginava e ficou um pouco em aberto. Também o modo como tudo foi descoberto foi um pouco rápido demais e algo sem tanta credibilidade,, mas mesmo com isso a história é ótima.

Esse livro vale a pena ser lido por fãs de boas tramas policiais e mostra que nem sempre conhecemos aqueles de quem pensamos saber tudo. É recomendadíssimo.


56 comentários:

  1. Oi, Tamara. Peter Swanson é um autor que parece saber exatamente do que fala e faz, principalmente, sobre o produto que vende. A Desconhecida consegue reunir o lado mais sombrio com o romântico de uma forma inusitada, inovadora e envolvente. Gostei!

    ➸ Participe do nosso Top Comentarista ❤! | arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Ycaro. Realmente... você falou algo que não destaquei na resenha, ele reúne o sombrio e o romance, as coisas más e o amor. O livro é bacana, se não leu vale a pena.

      Excluir
  2. Ola Tamara lindona confesso que a premissa do lviro não me chamou atenção, não gostei do fato dele fazer mil coisas por alguém que sumiu durante muito tempo, tudo bem que faz parte de toda uma trama, mas no momento vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Joice, fiquei me perguntaando que encantos essa mulher tinha para deixar o cara apaixonado vinte anos a ponto de ele fazer algo por ela... rs. Que pena que não te chamou atenção, quem sabe em outra hora.

      Excluir
  3. Oi Tamara, acabei de ler outra resenha sobre esse livro e também falaram sobre o final que deixou a desejar. Eu amo livros nesse gênero mas esse não me despertou interesse, quem sabe um dia eu dou uma chance.
    Ótima resenha :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi tantas resenhas sobre esse livro. Aliás, antes de lê-lo vi uma que me deu até medo porque falavam mal, ainda bem que a leitura acabou sendo positiva para mim. QUe pena que o livro não atraiu você, quem sabe outra hora.

      Excluir
  4. Oie Tamara, tudo bem?
    Amei sua resenha, sou apaixonada por estórias com um certo mistério no ar.
    Nesse ano ainda não tinha colocado nenhum livro deste género na minha listinha e com certeza A Desconhecida ja estrou nela!

    Beijos :*
    Jess*
    http://www.lovebooks2.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess, fico feliz que tenha gostado da resenha e muito bacana você ter gostado da premissa do livro. Espero que faça uma boa leitura.

      Excluir
  5. Oi Tamara! Ótima resenha!
    Sou louca para conhecer livros do gênero. A Garota Exemplar está na minha lista de desejados e como já assisti ao filme sei mais ou menos como é a protagonista e você me dizer que A Desconhecida tem uma personagem tão astuta quanto a Amy me deixou realmente intrigada! Esse livro já está na minha lista gigante de desejados e espero ter a oportunidade de prestigiar essa obra e espero gostar tanto quanto você, estou ansiosa para desvendar os mistérios dessa estória.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Andy! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste muito do livro. Eu não tinha visto ainda nenhuma comparação com Amy exemplar, mas quando vi Liana e suas tramas imediatamente pensei na garota exemplar...

      Excluir
  6. Pela sua resenha esse livro, trás a junção de duas coisas que gosto, romance e um lado sombrio, é incrível como tem livros que a gente nem conhecia e de cara ja dá vontade de ler.

    Emy do blog Psicoses:
    www.blogpsicoses.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana que o enredo te interessou e deixou com muita vontade de ler. Espero que goste.

      Excluir
  7. OIi!

    Tenho muita curiosidade com essa obra. Essa capa está ótima!
    Eu gostei bastante de saber como foi construido o enredo e nossa, ser melhor que Amy é ótimo hein? Até hoje não consegui terminar Garota Exemplar, mas ainda não consegui.
    Uma pena que o final não foi tão empolgante assim >< Mas do mesmo jeito vou apostar no livro!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Pois é, estou curiosa para que alguém que leu garota exemplar e esse livro me diga se também viu semelhanças...
      Que bacana que o livro te interessou, espero que goste da leitura.

      Excluir
  8. Oi Tamara, já li e ouvi elogios e criticas para com este livro e isso só aumenta a minha curiosidade, ainda que livros policiais não estejam entre meus favoritos. Mas se o livro tiver tudo o que você falou, trama bem construída e muitos mistérios durante a narrativa, acho impossível que eu não aprecie bastante. Dica anotada e quero conferir o mais rápido possível.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana que você gostou da dica, espero que o livro lhe agrade.
      Eu também me sinto dessa forma, para me prender bastante o livro policial precisa ser bem bom.

      Excluir
  9. Olá Tamara,
    Eu amo livros com enredo policial, cheia de mistério e suspense. Tenho certeza que vou começar a leitura e vai me prender até a última página.
    Só fiquei triste porque o final não é tão empolgante :(
    Gostei bastante de resenha
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi daya. Fico feliz em saber que gostou da resenha e que o livro te atraiu! Espero que a leitura seja boa para você, e para mim o meio compensou o fim...

      Excluir
  10. Oiee Tamara ^^
    Tenho visto várias resenhas desse livro ultimamente, e parece que quase ninguém curtiu muito o final. É um livro que eu tenho curiosidade de ler, porque ele me parece muito interessante, e, saber que a Liana é melhor que a Amy me deixou mais animada para ler. Achei Amy demais quando li GE.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie dri. Eu achei a liana bem melhor,mas isso porque não gostei tanto da Amy. Como você gostou talvez tenha uma opinião bem diferente...
      Espero que goste da leitura!

      Excluir
  11. Nossa, sua resenha está muito bem feita! Eu não conhecia o livro mas agora colocarei ele na minha lista rapidinho! Sou fã de literatura policial e de suspense, e tramas como essa me agradam enormemente! Adorei mesmo seu texto, muito explicativo e detalhado!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuccia! Fico muito feliz em saber que gostou da resenha. E que bacana que o livro te atrai! Espero que a leitura seja ótima.

      Excluir
  12. Olá
    Gosto muito desse gênero policial,mas não é todo livro que me chama atenção para querer a leitura. Esse infelizmente foi assim,pela sinopse achei a estória bem fraquinha..sua resenha me esclareceu alguns pontos,dessa vez irei passar a leitura..quem sabe um dia eu resolva que é a hora dele de ser lida?! :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aposta-vanessa-bosso.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, pena que não te interessou, mas como falou, quem sabe outra hora, né?

      Excluir
  13. Olá.
    Gosto de histórias policiais, li algumas. Umas melhores que outras.
    Essa história me chamou atenção quanto ao fato dela envolver muito mistério em torno da história deles e do que ela quer com ele.
    Mas o fato dele ser meio "idiota" não me agradou =(
    No momento não o leria, talvez depois quando tiver mais informações sobre ele.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Espero que caso resolva ler o livro te agrade. Também sou exigente com livros policiais.

      Excluir
  14. Oi Tamara! Eu adoro livros policiais, então desde que as resenhas começaram a sair eu estou louca para ler essa obra.
    Que pena saber do final, para um romance policial isso é bem ruim, né? :/
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Pois é, mas para mim o meio compensou pelo fim ruim, rs. Espero que você goste.

      Excluir
  15. Oii,
    Isso é uma injustiça! Eu tô maluca pra ler esse livro e com essa sua resenha, meu Deus! Eu preciso desse exemplar!

    Beijo, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Bacana ver toda a sua empolgação com o livro. Espero que goste dele.

      Excluir
  16. Oi Tamara!
    O livro já tinha me ganhado na sinopse, mas foi na tua resenha que ele concluir o propósito: me fazer quere-lo. Eu A M O romances policiais, investigações, suspense, enfim, toda essa vibe intensa é do meu jeitinho. Eu não conhecia esse livro e fui surpreendida positivamente. É sempre bom ler uma história bem desenvolvida e que te faz ficar vidrada, sei lá. Espero que o final seja bom e não um desapontamento como foi para ti. Parabéns pela resenha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bom saber que você gostou da resenha e está super interessada pelo livro. Tomara que goste.

      Excluir
  17. Oiie Tamara, tudo bem?

    Já tinha visto falar desse livro, e o que mais me chamou atenção mesmo foi a capa, achei ela linda demais, com a diagramação perfeita. Não sou muito de ler tramas policiais, mas falei que esse ano que me vê um pouco mais no novo, e com toda certeza esse livro está na minha lista. Sabe, sua resenha me deixou mega curiosa para saber ao final o que tinha acontecido com a Liana e se ela está falando a verdade.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Acho que vale a pena você conhecer algumas tramas policiais nesse novo ano sim, algumas são realmente muito boas, o que é o caso dessa. Liana é uma mulher muito... maluca, convence até o leitor as vezes. Espero que goste!

      Excluir
  18. Olá!

    Sou muita fã de livros de suspense/mistérios/thriller. E estou muito empolgada para a leitura desse livro, até agora todas as resenhas que li foram super positivas. É a primeira vez que vejo essa comparação da Liana com a Amy, de garota exemplar, que na minha opinião é a personagem mais ardilosa e mentirosa que tive a oportunidade de "conhecer". Depois disso a curiosidade foi a mil.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Então, não sei como veio a mente essa comparação de Liana com Amy, mas assim que li pensei: Essa é pior que a personagem de garota exemplar! ao menos eu gostei mais. Vou querer conferir sua resenha depois sobre o livro. Boa leitura.

      Excluir
  19. Oi Tamara!
    Acredita que não gostei dessa história? Quando estava fazendo a leitura, a cada capítulo quando começava a descobrir o mistério, eu ia perdendo a empolgação. Eu não sei o que aconteceu comigo nessa leitura, onde eu não me empolguei com o mistério. Concordo quando diz que o final não foi satisfatório, para mim foi um final bem fraquinho.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie ana. Que pena que essa história não funcionou para você... A cada capítulo eu me empolgava bastante e não via a hora de terminar para descobrir tudo, e algumas coisas realmente me surpreenderam. Mas é normal, alguns livros por melhores que sejam não são para nós.

      Excluir
  20. A primeira coisa que eu tenho pra dizer é: QUE CAPA É ESSA, SENHOR? Linda, linda. Eu tiraria da prateleira e levaria pra casa sem nem ver do que se trata, só por conta dela.
    E aí você vem e me diz que a protagonista consegue ser ainda mais interessante que a Amy, que é uma personagem pra quem eu pago o maior pau? Ok, amiga, você me ganhou aqui.
    Entrou pra lista com um asterisco na frente, que é pra eu ler correndo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei com medo agora... espero que eu não tenha te dado expectativas em excesso, risos, mas para mim liana é mmelhor que AMy sim, talvez porque eu não goste quase nada de Amy... Ah, depois quero conferir sua opinião sobre a leitura.

      Excluir
  21. Já havia lido uma resenha sobre esse livro e tinha ficado interessada. Adoro esses livros cheios de suspense, e estou doida para saber qual é o mistério dessa mulher. Achei a capa simplesmente fantástica, não só porque é bonita, mas porque está bem de acordo com o clima da obra. Só fiquei um pouco receosa pelo final, que não é empolgante. Mas creio que, ainda assim, valerá a pena investir nessa leitura.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, acho que o meio da história compensa o fim não tão empolgante...espero que goste do livro!

      Excluir
  22. Oie! Já vi algumas divulgações a respeito dessa obra e a capa tem me chamado muito a atenção. Tudo o que eu sabia sobre o enredo era o que estava na sinopse, mas ler sua resenha me deixou ainda mais empolgada para conhecer os personagens. É ótimo iniciar o ano com uma leitura que seja agradável :3 Não sei se eu gostaria muito pelo fato de George ser um tanto ingênuo, mas a personalidade da mulher me encantou bastante, então é uma obra que eu, com certeza, lerei assim que tiver a oportunidade.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie. Pois é, eu tive bastante sorte nesse início de ano com os livros. George as vezes irrita mas gostei dele, mesmo assim. Espero que goste do livro.

      Excluir
  23. Oi!
    Apesar de não ler muito policiais, me interessei bastante pelo livro, principalmente por esse fato da mulher conseguir manipular todo mundo, principalmente o ex namorado que ainda acredita 'nas mentiras' dela.
    Uma pena que o final é rápido e mais e um pouco aberto, acredito que se não houvesse isso o livro seria perfeito ;)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie. Você está certa. Se o fim não tivesse deixado a desejar o livro se tornaria perfeito e um dos meus favoritos. É um livro policial que vale a pena conferir.

      Excluir
  24. Oi Tamara! Esse livro já faz parte da minha lista de leitura de 2016. Amo suspenses e parece conter um mistério e tanto. Você não é a primeira pessoa que eu vejo a elogiar esse livro, porém a sua resenha foi uma das melhores que eu já li do livro :) Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana! Que bom saber que esse livro já está na sua lista de 2016, acredito que vai gostar dele... Fico bem feliz também que tenha gostado da minha resenha, e espero que suas expectativas sejam superadas com ele. :)

      Excluir
  25. Oi Tamara,
    Essa é uma das minhas próximas leituras, quero ler em janeiro ainda. Quando comecei a ver o marketing nas redes sociais de cara fiquei curiosa, porque amo uma trama elaborada e suspeita. Como disse ele não deixa o leitor recuperar o folego e como sabemos mentiras sempre aparecem cedo ou tarde. Espero gostar tanto quanto você e nem vou ter expectativa com o final então shauhsa...bela resenha.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bom que gostou da resenha... Espero ver sua opinião depois sobre o livro. Espero que goste.

      Excluir
  26. Oi Tamara!
    Tenho visto muitas resenhas desse livro, e a maioria tem uma opinião contraditória, amam o livro mas não gostam do final, eu acho que só vou saber mesmo quando ler rsrsrs
    Não li Garota Exemplar ainda, mas tenho muita curiosidade, está na minha lista há tempos kkkk
    Gosto de histórias de suspense com um protagonista bem astuto, dá aquela vontade de ir até final para descobrir o mistério!
    Beijinhos,
    Luiza
    Every Little Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luisa. Espero que você acabe gostando da história, mesmo com esse final.
      Boa leitura.

      Excluir
  27. Oi Tamara,
    Quando recebemos esse livro da NC fiquei muito interessada nele, mas ele acabou ficando com uma das colaboradoras.
    Se a personagem e melhor que a Amy que não evexemplar mas espetacular com certeza irei amar só não sou muito fã desses finais abertos mas vou experimentar.Bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana. Talvez super fãs da Amy exemplar pensem diferente, mas como eu não gostei tanto da Amy, achei a Liana melhor.
      Espero que você ainda tenha a oportunidade de conferir o livro.

      Excluir
  28. Esse livro foi um dos últimos lançamentos da NC que me deixou mais empolgada. Aí eu andei lendo algumas resenhas que não foram muitopositivas e dei uma desanimada.
    Ler sua resenha me fez parar e refletir sobre o livro, me fez pensar em voltar a colocar ele no topo da lista de leituras. Um dos grandes motivos é saber que o enredo está bem construido e que os personagens tem caracteristicas marcantes. Mesmo com o lance do final ficar meio aberto e ser um tanto que rápido, acho que devo dar uma chance pois me parece que vale a pena mesmo fazer a leitura do livro.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que vale a pena sim... E espero que você goste, ainda não vi resenhas negativas.

      Excluir