25 janeiro 2016

Resenha - Aprendizes de Guardião




– Quem... quem é você? – gritou Jaide.– Vocês ainda não nos conhecem, mas vão conhecer. Chegou a hora.Vamos lhes contar tudo – disse a imagem. – Venham conosco. Rápido.
No ano em que os gêmeos Jaide e Jack Shield completam 12 anos, tudo começa a ficar estranho… realmente estranho… como o redemoinho de vento que surge dentro do quarto. Ou o relâmpago que explode a casa deles, o que obriga os irmãos a ir morar com a excêntrica Avó X, uma mulher que eles mal conhecem. Só que, na velha casa da avó, as coisas são ainda mais bizarras... Os gatos falam, o cata-vento no telhado gira em sentido contrário ao vento e uma enigmática porta azul aparece e desaparece, como mágica! Será que a Avó X é uma bruxa? São muitos mistérios e muitas perguntas, mas nenhuma resposta!Jaide e Jack precisam desvendar esses segredos e um ainda maior: a verdade sobre eles mesmos! Mas uma força verdadeiramente maligna está por perto e seu poder é uma ameaça real. Será que os irmãos estão preparados para assumir seu destino? A batalha está apenas começando!

Livro:
Aprendizes de Guardião
256 páginas || Skoob || Editora: Editora Fundamento || OndeComprar ||









Jaidith e Jackaran estão ansiosos pela chegada de seu pai para a comemoração de seu décimo segundo aniversário, afinal o pai deles viaja pelo mundo negociando antiguidades e os presentes de aniversários são sempre os melhores possíveis, mas seu pai estava atrasado dessa vez, e a chegada de uma carta, da avó X que eles nunca ouviram sequer falar, azedou o humor de sua mãe.

Eles não entendiam o que poderia a ter feito tão nervosa na carta, e nem porque a tal avó tinha escrito que eles eram super encrenqueiros - eles não causavam tanta confusão assim - ou por que ela havia dito que os gatos estavam agitados e muito menos por que ela disse que os estava esperando em breve.

Mas a chegada abrupta do pai, a subida pela escada, a bolsa rasgando e a barra de metal os chamando foi só o início do resto de suas vidas, pois quando o quarto começa a girar, olhos a surgir do nada e o pai surge em um rastro de luz os salvando dos olhos grandes e vozes ecoantes com um raio cortante, eles sabem que algo está errado, sabem que aquilo não é normal.

Contudo a mente de uma criança se foca em outras coisas e logo eles estavam preocupados em não terem mais casa, em os pais brigando, em seu pai sumindo no meio de uma tempestade e de estarem indo morar com a tal avó X que disse estar lhes esperando...


Conheço muito bem a escrita de Garth Nix, ela é envolvente, atrativa, dinâmica e sempre, sem exceção, trás uma trama para lá de maluca, ele fez isso em As chaves do Reino e seguiu essa linha aqui também, com uma única diferença, aqui a escrita realmente é voltada para um público mais jovem, eu realmente senti a impetuosidade infantil, a ingenuidade para determinados assuntos e o impeto que crianças normalmente tem, contudo eu - como disse antes - conheço o escritor e sei que eles vão crescer.

A trama é cheia de mistérios e além de me lembrar sua outra saga, me fez pensar também em leitores de Harry Potter e Percy Jackson, mas acima de tudo me lembrou dois livros que envolvem destinos e magia que poucas pessoas conhecem, que é Flora Segunda - espero ardentemente que tenha continuidade a série, se quiserem me ajudar... - e a trilogia Magia ou Loucura.



Os protagonista claramente tem poderes que lhe são desconhecidos, e há um destino ou mistério por trás de sua história familiar que não lhe foi contado por ninguém, não até ser tarde e eles já estarem envolvidos em conflitos que lhes obrigam a descobrir coisas sobre si mesmos.

Para quem curte fantasia esse livro é uma boa pedida, mas saibam que é uma leitura leve, com personagens novos e que estão se desenvolvendo em muitos sentidos, não imaginem encontrar aqui grandes reflexões, não é esse o intuito, nem mesmo um romance intenso, por favor, as crianças tem 12 anos. Mas para leitores mais jovens, ou mães e pais que querem ler ou indicar algo para o filho, a Editora Fundamento acertou mais uma vez e não só isso, mas ela também se deu ao trabalho de fazer uma tradução cuidadosa e um trabalho gráfico divino.


40 comentários:

  1. Olá
    Morro de vontade de ler As chaves do Reino, mas acabo me dedicando a outros livros, sabe como é grana apertada. Já tinha visto esse livro por cima e ele me pareceu uma história muito gostosa, gosto de pegar fantasias infanto-juvenil de vez em quando para uma distração mais leve entre leituras mais tensas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Daniele.
      Concordo, a grana está mesmo curta, e sei como é se dedicar a livros que são continuações ou tem uma pegada mais sua cara, porém eu amo o Garth e acompanho ele faz anos, não deu para resistir kkkk, pois como você disse é uma distração bem gostosa.
      Bjinhos Agatha

      Excluir
  2. Olá!!

    Eu amo a parte gráfica da editora Fundamento! AS capas sempre são lindas!
    Esse livro tem uma pegada mais infantil/juvenil né? Não é o que eu costumo ler, por enquanto, pois meu filho ainda é novinho, quando tiver uns 5 anos pretendo enche-lo desse tipo de história kkkk
    Já ouvi falar muito bem desse autor!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Andréa
      Pois a fama dele o precede viu? Mais que recomendo para crianças,talvez não 5 anos, pois acho que o universo criado por ele tende a ser complexo por mais que seja simples, porém uma de 7 anos tem condições para ler, entender, gostar e se deliciar com a trama que tem muita aventura.
      Bjokas Agatha

      Excluir
    2. Ah, bom saber Agatha! Mas 7 está tão longe!! kkk Da uma ansiedade de ver se vai amar leitura igual a gente!!
      Bjus!

      Excluir
  3. Oi.

    Não sou nenhuma criança, longe disso, e amo leitura que pesa mais pro infantil e que seja bem leve. Afinal, eu não acho que ninguém consiga somente ler grandes reflexões o tempo todo – no entanto, falo por mim mesma.

    Costumo intercalar uma leitura mais pesada com um Chick lit ou um infanto juvenil. Nunca li Percy Jackson, mas Harry Potter revisito com frequência. Acho que depois dessa resenha, vou deixar Hogwarts de lado e dar uma chance para Garth Nix, de quem nunca ouvi falar e a Avó X, que não conheço, mas parece estar esperando por mim também.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mariana.
      Penso como você, ler - por mais que algumas pessoas não acreditem - é uma tarefa que te cansa, e quanto mais denso o livro mais cansado você fica, ninguém consegue só ler teoria, e outra, creio que mesmo o livro mais leve pode te ensinar algo, basta você saber o que.
      E estou muito feliz por te incentivar a deixar Hogwarts, pois eu sei o quão encantador é o feitiço desse castelo!
      Bjinhos e boa leitura ;)

      Excluir
  4. Oi
    Achei o livro bem interessante. Irmãos são sempre ótimos persongens e a trama é muito boa também. Achei mesmo uma mistura de Harry e Percy. Confesso que não sou tão fã assim de Fantasia, mas me pareceu um bom livrinho para indicar para meus priminhos mesmo. Legal todo o trabalho da Fundamento com este livro.
    Ótima dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rízia
      Pois é, irmãos sempre me conquistam um pouco, logo de cara, e sim, mistura mesmo, para quem gosta é um prato cheio, tem muitas referências.
      E a Fundamento sempre capricha em suas edições.
      Bjokas e tomara que seus priminhos gostem.

      Excluir
  5. Olá Agatha!

    Nossa menina que edição maravilhosa!!! Adoraria ver mais fotos :)
    Gostei muito da sua resenha e a maneira como você falou do livro, espero poder lê-lo em breve, pois sei que vou me apaixonar por esses personagens por mais ingênuos e infantis que eles possam ser kkkk
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana.
      A edição está mesmo lindíssima, e quanto as fotos infelizmente é algo que não posso resolver, afinal nada de fotos nos comentários daqui....
      Mas espero que ame viu? de verdade, nada melhor do que saber que fiz uma boa indicação ;)
      Bjokas Agatha

      Excluir
  6. Hello :)

    não conhecia o livro nem o autor, mas infelizmente não senti nada me atrair para a leitura. Me parece ser bastante infantil e no momento estou procurando livros onde os personagens principais são adultos ou quase lá. Gostei bastante da sua resenha, mas hoje vou passar a dica.

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bia.
      Primeiro de tudo, que a Força esteja contigo também!!! Amo encontrar pessoas como você ;)
      E te entendo, procure por Sabriel do autor caso queira conhecê-lo, é uma leitura mais densa e voltada para um público mais jovem adulto sabe?
      Bjokas e espero para que um dia o conheça!

      Excluir
  7. Oiee Agatha ^^
    Esse é um livro que eu nunca tive curiosidade de ler, não curto muito histórias com personagens tão novos (exceção de Percy Jackson nos primeiros livros *-*). Acho que já tinha visto a capa dele no site da editora, mas não sabia como era a história. Não sou muito fã de fantasia, e, sinceramente, prefiro livros bem mais complexos, então acho que não leria este :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dryh
      Eu já conheço um pouco seu gosto e realmente não é algo que eu te recomendaria, e até concordo contigo, ainda mais agora que estou me aprofundando em Letras, cada vez menos leio livro com protagonistas tão jovens, até uns 15 vai, mas menos é algo raro.
      Contudo não descarto completamente do meu repertório, às vezes é bom saber o que a garotada pode estar lendo, para saber o que indicar kkk.
      Bjinhos e não tem como não ler PJ e não amar o Percy...

      Excluir
  8. Confesso que fiquei um pouco confusa com a sinopse hehehehe, mas amei a capa e o facto de ter um gatinho no final da página ahahahaha No entanto, achei a história um bocadinho complicada, e não fiquei interessada para ler.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jéssica.
      A parte gráfica do livro está realmente maravilhosa né?
      Bjinhos

      Excluir
  9. Oi Agatha, adorei a indicação e vou procurar ler para indicar para o meu filho, porque tem bem o perfil dele. Acho bem difícil ler alguma fantasia com personagens infanto juvenis e não pensar em Harry Potter né? As vezes gosto de uma leitura assim, sem grandes reflexões, para entretenimento mesmo. E a arte gráfica do livro está bem bacana também, pelo que pude ver nas fotos. Dica mais que anotada!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ivi.
      Sim, para o bem ou para o mal, Harry Potter marcou toda uma geração, hoje mesmo vi um meme onde aparece o Alvo dizendo "Não vai haver uma criança em nosso mundo que não conheça seu nome." e depois a Rowling dizendo "É um pouco louco pensar que essa frase um dia se tornaria realidade" e é bem isso mesmo, impossível não citar pois é impossível não pensar.
      Espero que tanto você quanto seu filho adorem essa estória!
      Bjokas Agatha

      Excluir
  10. O que mais gosto nesse blog é que vocês sempre estão dando dicas de livros de fantasia que é meu gênero preferido de leitura. E isso só aumenta minha lista de desejados. Mas está valendo.
    Adorei q capa desse livro e fiquei muito mais muito curiosa com a história mesmo. Quero mergulhar nessas páginas muito em breve.
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  11. Oi, flor.
    Gostei muito do enredo dessa obra, mas confesso que não a leria. Acho que parece uma excelente fantasia para o público infantojuvenil (aliás, a Fundamento está de parabéns por publicar obras a esses leitores), por isso não pretendo investir nela. Mas dá para notar, pela sua opinião, a qualidade do enredo e o modo como os personagens parecem se desenvolver cada vez mais durante a narrativa – algo que valorizo muito!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?

    Apesar da capa estar super linda e sua resenha também, a premissa não me chama a atenção no momento. Gosto de fantasia, mas não curto muito infanto-juvenil. Entretanto, vou anotar a dica e passá-la à diante, tenho certeza que muitos leitores irão curtir a obra.

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  13. é, a Fundamento tem ótimos títulos de fantasia voltado para crianças e me agrado quase sempre do que vejo deles... Ainda não conheço a escrita de Garth Nix, mas sinto que vou me agradar... adoro livros infantis, juvenis que não forcem colocando romances ou tramas muito adultas, são para crianças, oras! hehe mas mesmo não sendo mais criança, me pego volta e meia lendo um do gênero... sugestão anotada...

    ps: essa capa tá lindissima...

    ResponderExcluir
  14. Oi Agatha.
    Gostei da capa e o livro parece ser bem legal, pois sua resenha mostrou isso. Mas no momento não seria uma leitura que gostaria de ler. Estou no momento que estou curtindo outros gêneros.
    Contudo vou deixar a dica guardada para quando tiver procurando livro juvenil.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não posso deixar de mencionar primeiramente que essa capa pode já participar do desafio #EstanteArcoIris do meu blog, afinal além da capa, pela sua resenha parece se tratar de uma história deslumbrante.
    Eu como amante de fantasia, confesso que fiquei curiosa pra saber mais a respeito da história de Jaide e Jack.
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro tramas mais jovens exatamente por isso, não ser nada muito profundo e complexo. Por isso gostei bastante da trama, já li alguns livros do autor e ele tem uma escrita ótima! Vou querer conhecer essa série. Sua resenha está ótima, parabéns!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Agatha, achei o livro bem lindo e interessante, mas para ser sincera acredito que eu não o leria no momento, porque eu não sou muito fã de fantasias e também porque achei ele bastante juvenil, né? mas acredito que é uma boa pedida para pré-adolescentes. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Agatha, eu tenho me encantado com esse gênero, faz pouco tempo que resolvi dar uma chance a ele e não tenho me arrependido das leitoras que venho fazendo. Esse livro eu ainda não conhecia mas fiquei instigada com esses mistérios, que segredos seriam esses? já fiquei curiosa e a resenha me deixou com vontade de ler. Mesmo sendo um pouco mais juvenil, eu curti a premissa do livro e acho que possa ser interessante

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei desse desenho nas folhas mas no final não cansou isso não? O livro parece ser bom. Fiquei curiosa para ler, ainda não tinha visto ninguém falar sobre ele... Ah são tantos livros bons, né? Ficamos até perdidas.
    Pelo o que eu entendi o livro é do gênero juvenil e eu gosto bastante

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Confesso que não leio muitas fantasias juvenis, mas adoro receber indicações pois separo as que minha irmã gostaria de ler, ou meus primos quando preciso presentear alguém.
    Achei a história bem interessante, por manter o padrão para personagens protagonistas de 12 sem ficar colocando romances ou histórias muito complexas com reflexões.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    A capa está muito bonita e atraiu bastante minha atenção. Eu gosto de livros infantos/juvenis principalmente depois de uma ressaca literária, mas no momento não é um gênero que eu leria, mas anotarei a dica.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiii!

    Como o primeiro livro da série, eu acredito que ele supriu bem o objetivo de apresentar a obra e os elementos da história. Precisamos ver como vai desenrolar dos demais livros. Acredito que os personagens devem manter o padrão de idade, odeio quando "adultizam" eles hahahah.
    A capa está lindo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Até agora eu não acredito que perdi as inscrições para seleção de parceria da Fundamento :/ Adorei a premissa do livro, adoro livros infantis ou mais juvenis, muitas vezes eles trazem mensagens muito mais fortes, porém de forma muito sutil, e falam com o público adulto. É só ver o Pequeno Príncipe que tá aí até hoje conquistando muitos corações <3

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Senti que esse livro tem uma trama despretensiosa, onde é indicado para aqueles momentos em que quer relaxar. Como é uma trama de fantasia, acredito que vou gostar de ler esse livro, e já até conheço uma pessoa para indicar, que está se aventurando no mundo da leitura. Uma ótima resenha, indicando super bem o livro.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Agatha sua linda, tudo bem
    Gente, eu não sabia que o autora já tinha outra série. As chaves do Reino está na minha lista faz algum tempo, ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Eu gosto de livros mais leves,e e se tem fantasia então, é a minha cara, risos... Fiquei super curiosa com essa avó, pelo visto ela sabe das coisas, mandou até uma carta meio que já adivinhado que eles teriam que sair dali. Dica anotada. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Adoro livros voltados para o público infantil, essa inpetuosidade e a fantasia que estão sempre presentes nos livros desse gênero, me encantam. Ainda não conhecia o livro, mas a premissa me deixou bem curiosa. Realmente a editora Fundamento fez um belo trabalho gráfico, como sempre por sinal. Adorei a resenha e já anotei a dica aqui.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Já passei um pouquinho da fase desses livros. Ainda gosto de ver os filmes como forma de relaxar e não pensar em nada, mas assumo que atualmente o mais "longe" que chego no sentido de baixar a idade é nos YA e NA. Ainda mais porque meu estilo favorito é drama e esses tipos sempre são mais ... Bem, nada a ver comigo.
    Mas ainda assim é bom ver uma resenha dessa porque, convenhamos, quando eu tiver filhos vou querer saber um pouco mais sobre que obra é mais ou menos recomendada para a leitura e pode prender mais a atenção da criança e levá-la a se apaixonar pelo mundo da literatura.

    ResponderExcluir
  28. Oiie gata,

    Quando eu vi a capa me lembrou muito Harry Potter, e só por isso só já amei. Eu gosto de livros infantis, acho que vale a pena a gente se deixar deliciar por isso. Sei que quando é com crianças, vai ter muita ingenuidade, nada de romance, mas gosto disso, a gente tem hora que tá tão fissurada, que esquece de ser criança um pouco. Fiquei mega com vontade de saber o que acontece na casa da avó X. Com certeza esse é um livro que quero ler. Bem leve.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    A proposta de um livro leve, para crianças poderem ler, entender e se divertirem com a história, é muito boa.
    Esse não é um gênero que costumo ler, mas achei muito interessante. Confesso que até fiquei curiosa sobre os mistérios dessa família. Mas, no momente estou em uma vibe mais New Adult, distopias ... Então, agora, não seria um livro que leria. Mas no futuro, pode ser que eu entre de cabeça nessa história.
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Amei o gatinho na página. Acho tão legal quando a editora capricha na edição :)
    Não tinha gostado muito da capa e pela sinopse não era um livro que entraria para a minha lista de leituras, mas os pontos que você cita, o tipo de escrita do autor e alguns detalhes dos personagens me deixaram curiosa. Não sou a maior fã de fantasia, mas acho que um livro assim, mais leve e sem muita reflexão pode me fazer aprender a curtir o estilo :)
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir