05 janeiro 2016

Resenha - 172 horas na lua






O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez.Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano.Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviado mais ninguém à Lua.Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer...Prepara-se para a contagem regressiva.


Livro: 172 horas na lua
                                288 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Conceito || OndeComprar







Fazem muitos anos desde que o homem pisou em solo lunar, décadas já e talvez seja a hora de volta lá e descobrir algumas coisas sobre este acontecimento, no entanto, e se você pensar com muito cuidado verá que sua mente lhe perguntará: por que agora? Por que só agora?

A NASA decidiu fazer uma nova viagem à Lua, com uma equipe de astronautas, mas só isso em si não chama muita atenção, afinal muitas coisas podem serem feitas e o homem já foi à Lua, e até aí não há novidade alguma, e para que isso seja um evento tão histórico quanto o primeiro foguete tripulado lançado à ela, eles decidem fazer um sorteio, onde três adolescentes comuns, do mundo todo teriam a chance de acompanhar de perto a viagem.

Mia, Midori e Antoine, os três jovens sortudos tem objetivos por trás de sua felicidade com a ida à Lua, Mia só quer promover sua banda, achando que essa é a oportunidade do século, Midori só quer fugir da opressão dos pais japoneses e Antoine só quer esquecer o coração partido, por isso eles estão ávidos para irem ao espaço, mas eles mal chegam lá e se perguntam se essa era a reação correta para o que estavam sentindo agora.

"Para a surpresa de Mia, ela se abriu em absoluto silêncio. Ela esperava um som de raspar e ranger. É o vácuo que faz isso, pensou. É por isso que não há som.A isso seguiu-se outro pensamento que ela nem tinha ideia de onde vira, mas abriu caminho à força em meio à sua consciência e deixou-a apavorada: No espaço, ninguém pode te ouvir gritar."

O livro é dividido em grandes duas partes, a primeira é na Terra com a apresentação dos personagens e contextualização e sinceramente essa é a parte mais lenta, e a segunda parte é onde encontramos os jovens e os tripulantes no espaço e devo dizer que a partir daqui as coisas começam a ficar um pouco mais... frenéticas? Aterrorizantes? Talvez uma mistura dessas duas descreva melhor.

Eu tenho o costume de assistir muitos filmes com essa temática, pois amo o espaço, de verdade, e assim eu tenho uma vasta - ou nem tanto assim perto de quem AMA - experiências com tramas do gênero e sendo honesta? Não foi tão surpreendente assim, mas o que me chamou a atenção é que mesmo assim isso não interferiu para como eu reagi ao suspense e emoções dos protagonistas.

Tudo começa assim que eles desembargam e entram em DARLAH 2, o clima vai ficando estranho e só piora conforme eventos inexplicáveis começam a ocorrer, e nossa, a imagem de inúmeros filmes me vinha a mente, de pessoas olhando para os dutos de ventilação, de passos rápidos, de luzes piscando, de não ter para onde fugir pois a alternativa é a imensidão do espaço... o medo, a falta de ar, a calmaria quando você percebe que vai morrer... Deu pra entender? Foi mais ou menos assim.


"Imaginou aqueles pobres adolescentes dentro da DARLAH agora. O que seria deles? não queria pensar nisso. Não era problema seu. Não era culpa sua, era? Ou era? Ele nunca havia contado a ninguém o que acontecera. Você deveria ter feito isso quarenta anos atrás, Oleg. Sabe que vai queimar no inferno por isso."

Contudo não pensem que eu amei o livro, acho que ele poderia ser melhor e teve coisas que simplesmente não colaram para mim, sou meio exigente nesse aspecto, entretanto não desmereço o trabalho do autor, que foi muito bom, nem da editora que teve todo o cuidado para dar um clima mais pesado ao livro e trabalhou com fotos que poderiam ajudar os leitores a entrarem no clima.

Para quem gosta de uma aventura no espaço aqui tem uma pedida, não garanto que gostem completamente, mas pode não ser um desperdício de tempo, no entanto sinto a mesma coisa que inúmeras vezes sinto ao ver filmes do gênero, falta de profundidade, acho que ficam tão focados nos acontecimento, tão tensos ao se prenderem ao suspense e medo que se esquecem um pouco de como desenvolvem outros sentimentos.

30 comentários:

  1. Olá Agatha!
    Gosto de resenhas assim: bem escritas que mostrem o verdadeiro sentimento que o leitor teve ao ler o livro.
    Tenho certa dificuldade gostar de livros com muita ficção científica, mesmo eu sendo da área de exatas, não consigo ter esta empatia por este tipo de livro. Ao meu ver o autor tentou nos aproximar dos personagens, mas nems sempre conseguimos não é mesmo?
    Beijos, Maisa.
    Reino Literario Br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maisa.
      Eu consigo te entender sim, nem sempre nos agradamos com coisas que supostamente estão dentro da nossa área, né? Fico contente com o elogio, eu sempre tento me expressar da melhor maneira possível para passar para vocês - leitores - uma certeza do que vão encontrar.
      Bjokas e não, nem sempre conseguimos.

      Excluir
  2. Meu irmão é viciado nessas coisas do espaço, mas não gosta de ler kkkk. Se tivesse filme dsso, indicava pra ele, livro ele não gosta mesmo.

    Achei interessante a proposta do livro, apesar de achar que podiam ter deixado adultos se inscreverem também. Esses jovens são de maior??

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Thai.
      Pior que não menina!!! Também achei isso meio estranho, porque jovens indo para o espaço? Sério? É o espaço, não uma expedição para o parque... Porém acredito que o escritor tenha achado que jovens entre 15-18 era uma boa pedida.
      E menina indica para ele Interestelar, poucos conhecem esse filme e ele é fantástico para quem ama o espaço, kkk, te entendo, meus irmão odiavam também, mas estou fazendo eles mudarem de ideia.
      Bjokas e indica quadrinhos para ele, quem sabe desperta algo ;)

      Excluir
  3. Olá, fico chateada com essa falta de profundidade, já que se propôs a escrever um livro desse porte, poderia satisfazer os leitores, eu sou louca por esse gênero e estou louca para ler esse livro. Gostei muito da sua resenha, só m e fez ficar ainda mais curiosa com o livro, esses pequenos detalhes que você falou,me fizeram ficar pensativa e com um certo receio, mas nada que me faça deixar a leitura de lado. Está na minha meta para os próximos meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Beatriz.
      Menina não se deixa abalar mesmo não, é como eu sempre digo, quando se trata de arte é muito relativo dizer não gostei e ninguém vai gostar, cada um tem um gênero. Eu espero que você se divirta, se você gosta aposto que não será uma leitura ruim viu? de verdade, conheço pessoas que amaram!
      Bjokas e uma leitura sensacional!

      Excluir
  4. Eu estou louca para ler esse livro!!! Pena que você não tenha curtido tanto, mas acho que irei amar. Isso porque eu amo livros tensos, que ficam focados no suspense e no medo. Amooooo… Ainda mais que também amo sci-fi.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Patrícia.
      Uma pena mesmo, mas pelo menos assim eu acabo juntando experiências né? Sabe uma boa pedida para você: Cidade da Meia-Noite! Procura, é maravilhoso.
      Bjinhos

      Excluir
  5. Ola Agatha lindona eu confesso que a premissa do livro não me chamou atenção, não gosto de livros que sejam em naves, Marte não sei por que mas o enredo não me cativa. Então dessa vez vou deixar passar a dica, e pelo visto não foi uma de suas melhores leituras né. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Joyce.
      Não, pior que não, 2015 teve livros bons demais para este entrar no ranking, kkkkk, e infelizmente eu amo muito filmes com essa pegada e assim tenho um vasto repertório para comparar.
      Bjokas moça.

      Excluir
  6. Ei Agatha!
    Eu ia mesmo perguntar se você gosta de espaço, pq esse não é o primeiro nem o segundo com a temática. Bem, eu ainda não li nenhum desses que se passam no espaço, acredita? Só guerra nas estrelas... se valer kkkkk esse parece ser bem legal, vi uma outra resenha dele que não me animou, mas da sua eu gostei! vou olhar no skoob
    bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Isa.
      Gosto sim menina, amo ficção científica e adoro o espaço, e sinceramente pretendo me aprofundar mais nessa temática! Fico feliz que tenha gostado da resenha e Star Wars é tão <3!!!
      Bjinhos, espero que goste caso leia viu?

      Excluir
  7. Achei muito bacana a trama se passar no espaço, só por isso já me conquistou, quero muito ler a obra. Espero poder fazer isso ainda esse ano, tem tempo, né? rs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dessa.
      Olha tem sim viu? Ele é de se ler rapidinho!
      Bjokas e boa leitura.

      Excluir
  8. Oie Agatha,
    Já não tinha interesse em ler esse livro, agora não que não tenho nem uma mínima vontade de ler. Não me chamou atenção nem nada.
    Mas sua resenha está ótima ><
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bruna.
      Obrigada linda, de verdade, o elogio me encanta. E se não tem vontade passa reto e vá ler outras coisas que com certeza que instigam!
      Bjs

      Excluir
  9. Oi! Tudo bom?

    Sua resenha ficou impecável. Gostei do modo que você abordou os fatos e sua sinceridade. Tenho aqui em casa 172 horas na Lua, mas sempre fico receoso de ler. Mesmo você não tendo gostado muito, eu tentarei ler e ver o que achei. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Fernando Tabosa
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fernando.
      Obrigada, fico contente com o elogio, e é como eu disse em alguns comentários já, se ainda resta uma vontade é sempre bom se arriscar e ver por si mesmo, pois às vezes os gostos mudam um pouquinho só e isso já torna o livro bem melhor para você do que para mim ;3
      Espero que se divirta ao embarcar nessa jornada, boa leitura e bjokas!

      Excluir
  10. Oie,

    Eu amo ler e assistir coisas sobre o Espaço, mas quase não faço isso por falta de tempo. Esse livro já me deixa curiosa com essa capa e ela é bem diferente. Eu daria uma chance ao livro sim. Mesmo que não seja aquele livro perfeito,mas sempre é bom conhecer livros com esse tema.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mayla.
      Faz bem menina! De verdade, e sim, ele é diferente, não tão diferente assim, mas não é a mesma coisa que eu sempre vejo, espero que goste!
      Bjinhos e boa leitura.

      Excluir
  11. Uma ficção que eu to com muita vontade de ler, só estou vendo resenhas positivas. A capa que eu achei feia mas não ligo muito pra isso não desde que a história valha pena.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda tentaria ler esse livro, também gosto muito de desses generos e tematicas.
    Vou me arriscar!!

    Beijos
    Viviana

    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Eu já realizei a leitura desse livro e gostei muito, no início achei bem chato, confesso, mas as coisas tomaram um ritmo surpreendente, eu gostei muito do livro, percebi que não aconteceu o mesmo com você. Eu amei a diagramação da obra, o mapa e as fotos me ajudaram várias a se localizar no espaço.

    Gostei demais da sua resenha!
    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Confesso que esse livro também não me prendeu, achei o final bem chato e cansativo e a leitura acabou se arrastando. Acho que tivemos opiniões parecidas. Parabéns pela resenha.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, já conhecia o livro mas ainda não li. Vi vários booktubers falando bem dele e quando todo mundo fala bem de alguma coisa você tem logo é que desconfiar não é mesmo? Ainda bem que tu consegue sair da massa dos blogueiros que só falam coisas boas (isso me cansa demais). Gostei da resenha!

    Abraços, Pâm
    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Oee! Puuxa, a sinopse tinha me animado,mas pela tua resenha,o livro não é supimpa como eu pensava. Torço para que nos venham leituras melhores. Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho pavor e gastura de capa com olhos assim taoooo de perto...
    Essa do livro 172 horas na lua me deixa agoniada, ainda mais por ser tratar de uma historia que ja é meio assustadora.
    Eu leio poucos sobre historias que acontecem no espaço, prefiro um filme, pelas belas imagens, mas esse livro parece ser interessante.
    Nao sabia que o livro tinha ilustraçoes, editora caprichou mesmo.
    Uma pena que nao tenha te conquistado 100%.
    Beijos

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Agatha, tudo bem com você?
    Nada melhor que ler uma resenha e ver uma opinião sincera da real leitura do livro, por isso curti essa resenha apesar do livro não fazer meu tipo em relação ao gênero. Não tinha conhecido a autora e também não me lembro de ter visto esse livro..a capa é realmente atraente! Mas não rola pra mim, infelizmente. Parabéns pela resenha!
    Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/2016/01/resenha-extraordinario-rj-palacio.html

    ResponderExcluir
  19. Olá, Agatha. Depois que comecei a assistir The 100 a temática envolvendo espaço me agrada bastante, mas creio que não irei gostar deste livro. A capa atrai bastante o leitor, mas a história não me parece ser das melhores. Pena que o livro não foi tão bom para você!

    Beijo,
    www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Agatha!
    Eu não sou muito chegada a livros com histórias no espaço. Gosto dos filmes. Saber que primeira parte do livro é meio parada me deixou desanimada. Eu não consigo imaginar o cenário por nunca ter ido lá. As ilustrações com certeza iriam ajudar nessa parte.
    Adorei a sua resenha e a forma que explicou os pontos positivos e negativos. Não leria o livro, mas pra quem gosta deve ser uma aventura.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir