04 janeiro 2016

Resenha - O Lago Negro






Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade.
Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos.
Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus. Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?


Livro: O Lago Negro
368 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Arwen || Onde Comprar ||







O que dizer de "O Lago Negro" de Juliana Daglio? Simplesmente enigmático. É um livro que me chamou atenção pelo nome, porque eu gosto de estórias sinistras. Apesar de não gostar de capas com modelos, eu apreciei a imagem da foto de uma jovem de preto com o cabelo colorido porque me deu a impressão que a narrativa seria cheia de mistérios e nuances interessantes e não fui decepcionada. O livro começa com Verônica Cattani em um lugar estranho, mas você não sabe se ela está sonhando, se é realidade ou a fantasia de uma mente perturbada.

“Num lampejo de lucidez, pego meu celular sem sinal, ligo o gravador de voz e mando uma mensagem breve para qualquer pessoa que o encontrar depois”.

Logo em seguida a narrativa volta ao passado e mostra Enzo e Verônica chegando a uma cidade do interior paulista para cursar faculdade. Os dois, apesar de diferentes, namoram há muito tempo e na universidade eles pretendem morar juntos, como um verdadeiro casal.

“Então nos beijamos pela milionésima vez, mas essa tinha gosto de novidade. Havia um disparo no coração e um amontoado de promessas de coisas novas."

A impressão que o leitor tem é que o casal é perfeito, nunca vai ocorrer uma traição e que serão felizes para sempre. No entanto, Verônica morre de ciúmes de Enzo e qualquer mulher bonita que aparece no pedaço é motivo para disparar a insegurança dela. As crises de ciúmes deixam Enzo nervoso.
“Ele não disse mais nada, afinal, na última briga disse estar cansado de minhas crises e que iria me ignorar quando acontecesse da próxima vez. Resolvi que o ignoraria primeiro.”

A população de Lagoana, cidade onde fica a faculdade, não gosta dos alunos e faz de tudo para evitá-los. Este mistério atrai a atenção de Verônica que tenta se aproximar do Ancião, um idoso impressionado com a cor dos olhos dela. Olhos enigmáticos como os do pai dela: André, um escritor famoso que morreu em um acidente de carro. Verônica estava com ele no momento da tragédia e isto a abalou muito. O trauma foi tão grande que ela é obrigada a tomar remédios controlados desde então e muitas vezes ela dúvida da própria sanidade.

“As pessoas acham que eu sou psicótica. Confesso que eu mesma já pensei sobre isso algumas vezes, mas depois me dei conta de que tenho muitas dúvidas na vida para ser louca”.

Esta universitária tem um sonho: Ser escritora como o pai e com a atmosfera de Lagoana, esta cidade do interior de São Paulo que está sempre nublada, faz com que ela se sinta livre para inventar a sua própria estória.

“Eu escreveria, finalmente, o livro que me perseguia, mas mantive isso em segredo naquele momento, pois pensava que contar sobre Liriel, os nefillins e os vampiros, quebraria toda a magia que tinham para mim.”

Verônica Cattani que é cheia de fantasias e mistérios e ao mesmo tempo pode desvendar também o que se passa com os moradores de Lagoana. Então, são dois livros em um só e que vão impressionar você leitor a cada capítulo. Vale a pena tê-lo na estante.



[ - Minhas Impressões -] 

Assim que abri o livro “O Lago Negro” me deparei com a explicação da autora Juliana Daglio sobre a cidade fictícia Lagoana. Criar uma cidade no interior de São Paulo cheia de mistérios foi uma bela sacada da autora e você se pega querendo ir visitar este local lúgubre, mas que não existe no mapa. A autora também explica que o sobrenome Cattani, da personagem Verônica, é uma homenagem aos antepassados de sua família. Este simples detalhe me agradou muito e me fez aproximar da escritora porque admiro quem valoriza os laços familiares.

Confesso que as primeiras páginas do livro me deixaram confusa, mas depois a leitura engrenou e o que era confusão ficou muito claro e não consegui mais parar de ler.A escrita de Juliana é clara e suas descrições sobre os locais não são cansativas, estão no ponto certo. No início gostei de Enzo porque ele é um menino estudioso e tem uma paciência incrível com os dramas e ciúmes de Verônica. No entanto, nesta estória nada é previsível e as impressões sobre cada personagem podem mudar de acordo com cada capítulo.

Você também vai achar Verônica uma personagem insegura e paranoica, mas no decorrer das páginas você aprende a gostar dela e ela se torna uma pessoa incrível. As ilustrações no início de cada capítulo são muito bonitas e dão um toque especial ao livro. A diagramação também está muito bem feita e facilita a leitura. Também gostei da criação de um livro dentro do outro livro porque remete o leitor a um mundo cheio de mistérios. No começo achei que esta junção atrapalhava o desenrolar da história, mas é preciso ter paciência porque um completa o outro.

Agora, estou ansiosa para a continuação do livro e espero ler o segundo em breve.

45 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Uau, amei a sua resenha, parabéns.
    Foi muito bem escrita e dá para sentir sua animação com o livro.
    Até eu que antes não tinha conseguido me interessar tanto pela obra fiquei querendo ler. Essa ideia de criar uma cidade fictícia foi muito boa, realmente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jucimara.
    Muito grata pela oportunidade em ler meu livro e resenhá-lo.
    Obrigada pelo carinho e muito feliz que gostou da história.
    Um grande abraço e até o próximo volume.

    Beijuus

    ResponderExcluir
  3. Ola Ju eu adoro a escrita da autora, li outro livro dela e eme encantei com a delicadeza nas palavras, essa capa está linda e estou bem curiosa com essa sinopse, o fato de ser uma cidade fictícia criada pela autora me deixou curiosa para saber os detalhes. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Adoro livros enigmáticos. A capa e o título já são bem sugestivos.
    Gostei de saber que é nacional e se passa em São Paulo. Curti as personagens e fiquei curiosa para saber que segredos e mistérios rondam Verônica.
    E se tem continuação é porque valeu a pena.
    Gostei e quero ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Olá Jucimara,
    Gosto muito de livro com mistério, o título chama a atenção junto com essa capa que é lindíssima, gostei da descrição do lugar como lúgubre, adoro essa palavra XD, me fez pensar em a Mulher de Preto, mas mesmo assim a história não consegui me fazer sentir que tenho que lê-la, alem de não ter nada a ver com A Mulher de Preto, quem sabe mais para frente eu pego, por enquanto vou passar a dica
    Beijos ^^
    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii!!

    Tenho curiosidade em conhecer a escrita da autora que é muito simpática!
    Eu gostei do clima do livro, mistérios me atraem muito. Mas eu odeio personagem insegura, logo eu ia acabar desistindo da leitura. Odeio quando acontece sabe?
    Gostei da sua sinceridade e espero que curta a leitura do próximo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oiie Ju,

    Estou mega doida para ler esse livro, estou participando de um Book Tuor da autora desse livro e não vejo a hora de chegar nas minhas mãos. Achei a capa lindíssima e confesso que só li por alto, porque quero me surpreender quando chegar o meu *.*

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não o conhecia, mas achei a premissa bem legal. Pena que a cidade é fictícia, pois já fiquei com vontade de conhecê-la! Como a minha lista de desejados ainda está pequena, vou adicionar esse título. Obrigada por sugerir um livro com premissa tão maravilhosa!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, estou com esse livro em minha pilha de próximas leituras. Já li as primeiras páginas e fiquei curiosa porque realmente tem muita coisa confusa e só com uma pequena parte não é possível entender toda uma história. Confesso que estou bem ansiosa para ler e realmente esse cuidado que a autora tem dá um toque todo especial. Espero gostar bastante do livro e descobrir todos os mistérios que ficaram em meu primeiro contato, mas que como não havia saído ainda o livro tive que aguardar. Gostei da resenha!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  10. Que premissa boa! Fiquei bem curiosa agora. Suas boas impressões me deixaram ainda mais com vontade de aproveitar esse livro

    ResponderExcluir
  11. Oi Jucimara, tudo bem?
    Nunca tinha visto esse livro e também não conheço a autora, mais mesmo assim achei a história muito legal por enigmatico, por isso vou me planejar para comprar ele. Fiquei ansiosa para ler esses livros que são resenhados e também a capa é linda!! Amei a resenha! Parabéns.
    Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/2016/01/resenha-lista-cecelia-ahern.html

    ResponderExcluir
  12. Oi!!!
    Já vi algumas resenhas e comentários do livro e ainda não me despertou o interesse em ler; pois parece ser uma história que já li várias vez. A resenha passa a essência do livro e o que vai encontrar sem revelar além do necessário. Ruim de livros de continuação é a ansiedade de ler o próximo.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oláa
    Adoro estória assim que nos envolvem de mistérios e sacada de mestre esse da autora de criar uma cidade fictícia..hahaha..e fiquei bem curiosa..na verdade muuuuuitooo curiosa pq as pessoas da cidade não gostam dos alunos da faculdade e tb da cor dos olhos de Verônica!!
    Vou atrás de comprar o livro ...hahahaha... \o/

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-vai-sonhando-megan-maxwell.html#comment-form

    ResponderExcluir
  14. Tõ de olho nesse livro desde antes do lançamento. Até queria ter comprado no pré-lançamento, mas não deu. Porém, pretendo lê-lo loguinho. A única coisa que não me agrada muito, é saber que será uma série, Prefiro livros standalone, mas fazer o que né?

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Primeiro quero surtar com essa capa. Achei belíssima.
    Adoro livros psicológicos e que tenham um pouco se mistério. Ainda não conhecia nenhum lançamento nacional que tenha essa temática. Agora já sei que livro comprar quando bater uma vontade do gênero.
    Adorei a resenha,
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, e até achei a premissa interessante, mas o fato de ter uma continuação não me anima, pois tô cheia de séries paradas na estante esperando serem lidas...rsrs.
    Muito legal realmente a autora dar valor aos laços familiares e de alguma maneira usar isso em sua história, acho algo nobre!
    Não tenho previsão de ler esse livro, mas quem sabe não leio futuramente caso tenha chance.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Jucimara, faz tempo que vejo esse livro pela blogosfera a fora
    acho essa capa belissima, mas nunca tinha parado pra prestar atenção
    as resenhas, gostei da suas impressões sobre a leitura.
    Eu já a leria e agora depois de ler a sua resenha creio que eu iria gostar. beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem ?

    Vejo livro nacional... Gosto do que vejo! Haha. Já havia me deparado com o a obra da Juliana há um tempo atrás, e o que chamou minha atenção foi justamente a capa! Fico feliz que tenha gostado do livro ^.^

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro leituras mais sinistras. Não tinha lido a resenha dessa obra ainda, e já adorei! Achei demais a autora criar uma cidade fictícia, quero muito ler a obra. E essa capa está linda, eu já gosto de capas com modelos, rs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Adoorei sua resenha... E o que é a capa desse livro simplesmente fantástica.Fiquei curiosa para ler a obra.

    Abraços,

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Tenho certeza de que já vi este livro antes ,mais confesso que não me interessei tanto por ele, achei a capa pouco atrativa e a sinopse não me cativou , mais lendo sua resenha senti que talvez valeria a pena dar uma chance a ele ,toda esta atmosfera sinistra pode me render uma ótima leitura.
    Quem sabe futuramente possa lê-lo
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas pessoas falando bem da escrita da Juliana, porém nunca tive a oportunidade de ler nada dela. Fico muito feliz que você tenha gostado da leitura, e que a historia não seja previsível, isso me motivou muito a querer o livro rsrs.

    ResponderExcluir
  23. Já tinha visto a obra por aí mas não tinha ficado muito interessada, toda a concepção da história, por criar uma cidade fictícia e um livro dentro do livro é algo bem interessante. Ainda bem que a história não é nada previsível com personagens que te encantam aos poucos.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Já li o outro livro da Juliana e quero ler este, adoro a premissa dele e estou curiosa para ver como ficou essa linda edição!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei sua resenha, mostra bem o que esperar do livro. Não conhecia a obra e gostei muito do que vi aqui, com certeza irei ver mais sobre ele e ler assim que tiver oportunidade. Amo livros brasileiros bem construídos e adorei saber da cidade criada pela autora!

    ResponderExcluir
  26. Oie, quero muito ler esse livro, pois li outro livro da autora e confesso que amei, por isso estou apenas esperando minha oportunidade de conhecer a Veronica!
    Parabéns pela resenha e fico feliz que a confusão do início se resolveu

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  27. Oi juuu, sua linda, tudo bem?? Eu, assim como você, também não gosto de capa com modelos, mas achei esta em particular belíssima! No decorrer da tua resenha tive a mesma impressão que vc fala no final, que a Verônica era paranóica, ainda bem que vc esclareceu :) Com relação a autora ter criado uma cidade fictícia, achei o máximo! Eu já tava lendo e aqui e pensando: meu deus que cidade é essa que nunca ouvi falar?kkkkkk Enfim, o livro parece ser bem interessante sim, é uma leitura que eu faria. Bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Tbm não sou muito fã dessas capas com modelos... Espero que essa nova "moda" acabe logo.
    Sensacional isso da autora criar uma cidade fictícia, a única coisa q realmente não me agrada é o fato de ser uma série...

    ResponderExcluir
  29. Criar uma cidade no interior de São Paulo que não existe no mapa mas que nos deixa com vontade de visitar com certeza foi uma ótima sacada mesmo, só aproxima mais o leitor do enredo. E também curti o fato da autora ter feito uma homenagem a um sobrenome da família. Que bom que depois da confusão inicial você acabou se envolvendo tanto com o enredo! E amo livros com ilustrações. *-* Com certeza vou querer ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  30. Oie!!!
    Confesso que estou bem anima para ler O Lado Negro, diferente de você não gosto muito de histórias sinistras kkk, mas estou bem empolga com o enredo. Fora que gostei muito do livro anterior da autora.
    bjs

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Que capa maravilhosa é essa? Eu compraria o livro sem nem ler a sinopse kkk' Me diz uma coisa, ele é daquele tipo de livro que mexe com o psicológico? Eu gostei muito da resenha e do livro. Parece ser daquele tipo de suspense que prende o leitor e já fiquei bem curiosa.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  32. Oi Jucimara!
    Não conhecia o livro e logo de cara me vi fisgada pela capa linda!!! Não me importo muito se tem ou não modelos, geralmente me prendo às cores e tal. Achei essa linda!
    A história parece ser legal, é o tipo de livro que estou acostumada a ler e, pelo que pude perceber, depois da confusão inicial ela flui bem. Acho que daria uma chance à leitura dele.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  33. Oi Ju,
    Adorei a sinopse e achei a capa maravilhosa. De cara teria comprado sem pestanejar. HAHA até gosto de modelos na capa do livro, não tenho problemas com isso se tiver a ver com a história.
    Ouço falar da autora há algum tempo, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada dela. Pena que a história desse mundo místico e misterioso não tenha te encantado tanto para valer 5 estrelinhas. Quem sabe no próximo volume, né? rs

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Eu estou sinceramente em dúvida sobre esse livro, tenho curiosidade de lê-lo e espero gostar, gostei da sua resenha, ficou bem explicativa com os prós e contras. Também adorei a capa, achei ela belíssima, a editora caprichou.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Fico feliz de saber que um livro dentro de outro não atrapalhou a sua leitura, mas geralmente acaba que uma história interessa mais que a outra e aí já viu, né? Tortura até voltar a narração do livro. Essa de as pessoas não são o que parece me fez pensar que o Enzo é um canalha galinha haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Não conhecia o livro O Lago Negro, mas de cara achei a capa tao linda!
    Livros com uma trama enigmática sempre chamam a minha atenção, ainda mais que vc foi fisgada pela leitura e com certeza vale a pena conhecer.
    Ando querendo ler mais nacionais e esse me interessou pelo sinopse e depois ao ler a resenha vi que é do meu gosto literario.
    Por ser uma serie, prefiro esperar publicar tudo antes de me aventurar na leitura.
    Beijos

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  37. Oi, Juciamara.
    Ainda não conhecia nem a autora nem seu livro. Primeiro: fiquei em dúvida: o segundo livro já foi lançado ou está para ser?
    Achei a premissa bem interessante e até gostei da capa, porque não vejo muito problema nos modelos, dependendo, até gosto.
    Gosto dessa sacada de fazer um personagem parecer algo e depois revvelar o que ele realmente é.
    Adorei a resenha. Beijos!
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  38. Oi Ju, tudo bom?
    Esse livro está na minha lista de desejados faz tempo, já conhceia a escrita da Ju por outro livro e mal posso esperar para conhecer a história de Veronica, sério. Apesar de também não gostar de capas com modelos, essa capa particularmente me atrai. Fico feliz que tenha gostado do livro, mal posso esperar para lê-lo. Parabéns pela resenha.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  39. Eu me encantei pela capa do livro e estou desejando ele só por causa dela. Pelo menos era o que eu pensava até ler sua resenha. Saber que a personagem é insegura no inicio mas que a gente aprende a gostar dela me deixa empolgada e seus comentários sobre a história me deixaram curiosa e querendo descobrir os detalhes de Lagoana e o que tudo acontece... ainda mais que você comenta que nada é previsível. Já estava na lista, agora quero ainda mais realizar essa leitura!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  40. Oi, Ju!
    Sou uma daquelas pessoas que juga um livro pela capa, por causa disso já me decepcionei bastante, mas estou apaixonada pela capa do livro "O Lago Negro". E apesar dele não está entre os seu favoritos ele despertou a minha curiosidade. Não vou disser que colocaria ele no topo da minha lista.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  41. Olá... Jucimara, tudo bem???
    Eu sou apaixonada pela capa e título do livro... fico sempre muito curiosa pela narrativa... essa é a primeira resenha que leio do livro e fiquei extremamente curiosa com os acontecimentos citados... principalmente o inicio, percebi que tem muito mistério... curti.. Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oi!
    Estou com esse livro na fila, e confesso que é principalmente por causa da capa, que é completamente linda!
    Apesar de não gostar de protagonistas chatas, gosto quando elas evoluem, mesmo que seja só um pouquinho.
    Espero conseguir ler ele em Janeiro ainda.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  43. OI, tudo bem?
    Comprei esse livro na pré-venda e ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Achei a edição linda e me encantei pelo cabelo da Verônica. Agora que li sua resenha fiquei mais animada para ler o livro, porque eu não sabia o que esperar da história.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  44. Oi, tudo bem?

    Vejo muitas pessoas falando sobre esse livro, tenho a autora como amigo no Facebook e admiro muito o trabalho dela. Faz um tempo que estou querendo fazer a leitura da obra, mas tenho que juntar money pra comprar um exemplar :D. Gostei muito da sua resenha!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Olá

    Gostei da premissa, fiquei curiosa pra saber,porque o povo da cidade evita os alunos,meio que já desconfio,só não gostei de ter continuação,mas acho que só eu lendo mesmo o livro pra saber se isso é mesmo uma coisa ruim ou não.

    Bjss

    ResponderExcluir