15 janeiro 2016

Luz, Câmera e Ação [13]






Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

Título: Divertida Mente
Lançamento: 18 de Junho de 2015 (1h 35min)
Dirigido por: Pete Docter
Com: Amy Poehler, Bill Hader, Mindy Kaling...
Gênero: Animação, Família
Nota:


Em Divertida Mente somos apresentados ao nascimento de Riley, e junto a primeira emoção que surge em sua mente: a Alegria, ela não sabia muito bem como funcionava a cabeça da menina, mas foi só apertar um botão que ela fez a criança sorrir. A alegria pensou que aquele sentimento de felicidade seria eterno, até que apareceu a tristeza e fez a menina chorar.






Além da alegria e da tristeza, também surgem o medo, a raiva e o nojinho. Cada emoção tem seu papel fundamental nas características de Riley. A alegria sempre tenta ver o lado bom das coisas e transmitir felicidade, a tristeza sempre vê o lado negativo fazendo com que as outras emoções não entendam qual o seu papel ali, o medo vai protegê-la de qualquer tipo de perigo, o nojinho faz com que ela fiquei afastada de qualquer coisa que pode envenená-la e a raiva demonstra a insatisfação dela com alguma situação.


Essas emoções vivem em uma sala de controle dentro da mente da Riley e de lá elas enxergam a vida pelos olhos da menina, literalmente. Elas tem o papel de fazer com que Riley sinta as emoções, a alegria sempre tenta predominar para fazer com que as lembranças dela sejam sempre de felicidade, fazendo com que a tristeza esteja sempre afastada.

Outra coisa importante para comentar, é que as memórias são armazenadas em uma espécie de globo e depende da emoção que a menina estiver sentindo no momento que ela for gerada, a memória vai ser da cor da emoção, como por exemplo amarela se for de alegria, azul se for de tristeza, verde se for de nojinho, vermelho de for de raiva e roxa se for de medo. As memórias são armazenadas ao longo prazo, assim elas podem ser acessadas a qualquer momento.

Riley cresce em Minnesota nos Estados Unidos, ela é feliz com a sua família, com seus amigos e na sua escola, ela é muito boa no esporte que pratica, o hockey. Mas tudo muda quando ela é obrigada a se mudar para São Francisco, na Califórnia. Com isso, antes a alegria predominava na mente de Riley, agora a tristeza e o restante das emoções são mais fortes. Porém, as coisas sempre podem piorar, não é? A bagunça toma conta da cabeça de Riley quando a alegria e a tristeza são sugadas para fora da torre de comando, deixando apenas o nojinho, o medo e a raiva para comandar a menina enquanto a alegria e a tristeza tentam achar o caminho de volta.

Durante o tempo em que a alegria e a tristeza estão juntas para voltar para a sala de comando, a alegria percebe que a tristeza tem um papel importante igual a todas as emoções, e que não adianta tentar mantê-la longe para não trazer tristeza a Riley. O certo é quando todas as emoções agem em equilíbrio para formar a personalidade da menina, porque se apenas uma tentar dominar, a menina pode crescer e ter problemas de personalidade.


Eu sou apaixonada por animação, e com Divertida Mente não foi diferente. Achei que eles trouxeram de uma forma muito singela um assunto importante, que é as emoções de uma pessoa e quais são as alterações que podem acontecer se alguma emoção estiver de fora. Como por exemplo a tristeza, apesar de todo mundo estar sempre evitando, é fundamental que as vezes nos permitimos senti-la. Em determinadas partes do filme, chegava a dar pena da tristeza, dava para ver que ela estava curiosa já que nunca era chamada e muitas vezes fazia as coisas erradas, mas não era porque queria. Mas o final nos mostra que mesmo a tristeza sendo uma emoção não tão boa, é importante sentimos para ter uma boa formação na personalidade.

Divertida Mente é uma animação que vai encantar a todos, principalmente os adultos. É uma produção totalmente original e divertida.O filme mostra de uma forma leve o funcionamento da mente humana e nos mostra uma mensagem muito importante de que não adianta fugir da tristeza quando o melhor a fazer é encará-la, uma hora ou outra todos vamos nos sentir tristes. Toda emoção tem o seu propósito e seu momento, e cabe a nós saber lidar com elas e controlá-las.


ASSISTA O TRAILER




35 comentários:

  1. Oi Kétrin!
    Eu assisti Inside Out há pouco tempo e gostei bastante. A verdade é que eu fui com as expectativas lá no alto e acabei não achando tudo aquilo que estavam falando. Obviamente, o roteiro é excelente e muito original. Não é atoa que está concorrendo como melhor animação e melhor roteiro original (eu acho) no oscar. É um filme para adultos, porque faz a gente refletir sobre muita coisa. Sobre nossas emoções, nossos medos, inseguranças, nossos momentos felizes e os TRISTES. Representa muito bem a depressão, que é a ausência de sentimento, até mesmo a ausência da tristeza. E muita gente acha que depressão é somente tristeza.
    Enfm, é um ótimo filme.
    Eu acho engraçadissimo na cena pós créditos, a mente dos gatos e dos cachorros. Haha ri muito!

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente adorei. Gosto muito de filmes de animações, mas acredite ou não, mas meu marido curte ainda mais que eu kkkkkkkk Vou assisir divertida mente com ele e em breve com meu baby <3
    Adorei saber que é um filme que principalmente os adultos vão gostar pelo fato de abordar o funcionamento da mente humana, acho que esse foi o ponto que mais chamou minha atenção.
    Adorei sua resenha do filme, perfeita e bem escrita. Vou assistir sim.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  3. Olá Kétria,
    Que filme lindoooo, achei lindo como mostra que todos os sentimentos devem viver em conjunto e mostrando isso com uma garota.
    Obrigada pela dica, vou procurar e assistir com meu filho.
    Muito bom ter um aprendizado e abordar a mente humana é bem intessante.
    Parabéns AMEI AMEI AMEI
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eeeeeeeeee... Amei esse filme! Vi em um dia que estava meio para baixo após ter terminado um drama mega pesado e pensei "preciso de um filme bem leve e fofo para me trazer de volta aos eixos, infantis serão".
    Acabei escolhendo divertidamente e qual não foi minha surpresa ao me ver torcendo para que os personagens voltem a tempo. Morri de pena da tristeza inúmeras vezes, queria pegar ela no colo e dizer que "tudo bem, você também é importante para a gente". Mas o filme fez isso de forma espetacular.
    Quem disse que filme infantil é só para crianças? Eu amo!
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  5. Oi Kétrin

    Eu quero muito ver esse filme, faz um tempinho que uma amiga minha foi ao cinema com o filho e voltou super empolgada dizendo que eu tinha que levar o meu também kkkk mês que vem já estou me programando pra ter um dia só de cinema assistindo animações imperdíveis :)

    ResponderExcluir
  6. OIe!
    Eu assisti essa animação e é magnifica! Eu me emocionei em vários momentos, sem contar que a ideia criada pelos criadores foi ótima. Mostrar os sentimentos da jovem e como é necessário o amadurecimento de cada um eles, foi emocionante. É um livro que vai agradar as crianças, mas principalmente os adultos.
    bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Quando eu vi o trailer eu fiquei muito empolgada para assistir a animação, mas daí uma colega do serviço assistiu e disse que nem era tão bom, que eles tinham pegado as melhores partes e colocado no trailer. Daí já viu, fiquei decepcionada. hahaha
    Mas agora vendo sua opinião acredito que é só saber entender a trama em si, vou querer assistir.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?

    Acho esse filme uma fofura pura! Amo filmes de animação e estou doida para conhecer esse, ainda não consegui assisti-lo. Tenho certeza que vou curtir muito esse filme. Eu e minha fiel companheira de desenhos, minha afilhadinha.


    Beijos,
    Dai | www.cheirodelvronacional.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá querida, tudo bem?
    Eu amei esse filme, e fiquei chateada com a Pixar, porque um filme que era suposto ser de animação me fez chorar muito hahahaha #bipolaridade
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil
    Acredita que ainda não vi essa animação?? Pois é..tenho que mudar isso já já..vi algumas partes que gostei bastante,ri bastante mas tenho que ver ele todo!!!
    E o que são esses bonequinhos?? Uma lindeza gente...acho a tristeza uma fofa ^^
    Vou já procurar pra baixar :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/titulo-irmandade-perdida-autor-anne.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Ketrin linda, que delicia entrar no blog e ver que o tema será produção cinematográfica que mais amei em 2015. Tenho um filho de 8 anos e eu só vou ao cinema para assistir animações e sempre é um pouco mais do mesmo, mas este aqui, Divertida Mente, foi a melhor surpresa pra mim. Concordo exatamente com o que você falou sobre o fato de que não adianta fugir da tristeza. Não adianta acreditar que ela é a vilã. Foi essa mensagem que tirei do filme. Fiquei encantada!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ketrin,
    eu baixei esse filme pra minha filha assistir, mas ela não se empolgou muito e acabou que quem assistiu fui eu, mas achei tão triste que não consegui chegar até o fim. Olha eu tive ânsias de esganar essa tristeza, sério. Quero assistir até o fim pra ver se a história fica mais feliz, porque até a parte que eu assisti me senti mal, com a história tão triste :'
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu não estava com tanta vontade de ver esse filme, mas quando soube que ele está concorrendo ao Oscar como melhor animação fiquei completamente curiosa.
    Não sabia que o filme mostrava de uma maneira mais 'brincalhona' como funciona as emoções no cérebro de uma pessoa, e fiquei bastante interessada agora pra ver pois eu adoro esses aspectos da biologia humana.
    Quero ver se o filme é tão legal quanto parecce pelo trailer ;)
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Divertidamente foi um dos melhores filmes que eu assisti em 2015 e estou mega apaixonada por ele. Fiquei feliz pelas indicações.
    Acho que animações são ótimos para nos fazer pensar e refletir.
    Foi um lindo filme! Gostei da sua análise.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Kétrin, tudo bem?

    Eu amo as animações da Pixar, e estou doida para assistir essa. Adoro a forma como os filmes mostram de uma forma despretensiosa assuntos sempre importantes. Acho bem legal a ideia por trás do filme, de que todas as emoções são importantes, e não devemos suprimir nenhuma delas. Com certeza eu pretendo assistir.

    Eu lembro de ter visto uma vez no Facebook o que acontecia quando as emoções se misturavam, e achei super interessante.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  16. Ooi,
    Eu amei esse filme demais! A forma que eles tratam as emoções, muitas vezes todos nós subjugamos a tristeza e a ignoramos, o filme trás muito bem isso e mostra que as vezes nós temos apenas que senti-la.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  17. Oi, assim como você eu sou apaixonada por animações e lembro de assistir a Divertida Mente no cinema logo que saiu e me encantar. Confesso que amo a tristeza e seu jeitinho de ser, afinal ela não faz nada por mal e só o que sempre queria era ser aceita e fazer parte assim como as outras emoções. Assisti há uns 2 dias com alguém muito especial e amei, foi bom rever todas as emoções e dar risadas. As animações sempre arrasam e eu sempre as amo!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee Kétrin ^^
    Esse filme é tão bonitinho ♥ conseguiu me fazer chorar no final...haha'
    Gostei bastante da história, principalmente quando a Alegria percebe que todas as emoções precisam trabalhar juntas, e que não adianta só ela querer dominar todas as lembranças da Riley. Você viu que vai sair um segundo filme?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Espero que sim. Simplesmente eu amei, assim, eu já havia ouvido falar desse filme e em como era muito bom e super famoso, mas nunca me dei o trabalho de pesquisar para saber sobre o filme e de tanto falarem passei a meio que querer ver de longe esse filme, mas com a sua resenha, eu comecei até a ficar um pouco curiosa, talvez eu encontre na internet esse filme e final de semana que vem eu me DIVIRTO um pouco :D kkkkk Beijos...
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá... Kétrin, tudo bem??
    Não curto assistir animações... mas a minha filha gosta muito... esses dias ela disse que queri a assistir e como é a sua ultima semana de férias, iremos fazer isso... bom pelo que percebi o filme é bem interessante e trata de nossos sentimentos e o que pode passar em nossa mente... creio que deve ter gostado muito de assistir... espero curtir também, já que farei isso pela minha filha rs...Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Achei muito interessante ler sua opinião, flor! Sou psicóloga e me encantei DEMAIS pelo filme, justamente por trazer conceitos tão abstratos para as crianças e para os adultos por meio de metáforas interessantes. Os valores e pilares morais sendo representados pelas "ilhas" que havia na mente da garotinha... Achei especial como explicaram os sonhos, o inconsciente, as emoções e as memórias. <3 A mensagem do filme também me encantou: a importância das frustrações e da tristeza para o bom desenvolvimento da personalidade e socialização da criança; quão importante é saber controlar as próprias emoções; quão longe podemos ir se tivermos a família e os amigos para nos apoiar. Enfim, adorei mesmo. Foi um filme brilhante!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Eu também gosto muito de animação. Ainda não assisti Divertida Mente, mas já tinha lido a respeito e me interessei bastante.
    Esse lance dos sentimentos se equilibrarem é bem bacana. A tristeza é sim necessária, enfim, todos os sentimentos equilibrados.
    Muito bacana fazerem um filme desses assim em animação de forma que até as crianças possam compreender essas questões.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu vi o trailer dessa animação e fiquei bem curiosa em ver, mas não tenho o hábito de ver filmes, então acabei que nem vi ainda, acredita? Mas tenho certeza que eu irei gostar muito, parece ser uma história muito fofinha e com uma bela mensagem mesmo.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ketrin lindona amei esse desenho, são fofos, muito interessante sobre as memórias ficarem em um globo e variar de cor conforme as emoções que lindo, esse detalhe já me ganhou, vou assistir com meu filhote. ótima postagem. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  25. Olá Kétrin,
    Sempre que vejo alguém falando de Divertida Mente me sinto mais feliz e confiante de que uma boa sementinha foi plantada.
    Esse filme, em minha opinião, foi feito para adultos, para nós que temos a necessidade de ter um sentimento em evidência em detrimento dos outros. Ele prova que nossa vida e nossos melhores momentos não podem ser feitos apenas de um sentimento, pois, se assim for, eles podem se perder facilmente.
    Adorei a sua análise sobre o filme e digo que não poderia fazer melhor. Espero assistir novamente esse filme muitas e muitas vezes.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Amo animações, e adorei isso do filme mostrar de uma forma leve o funcionamento da mente humana. Realmente, todas as emoções são importantes, a tristeza não tem como ser evitada e quando chega é melhor mesmo encará-la de uma vez. E realmente deve fazer falta na formação da personalidade, quem não aprende a lidar com ela acaba ficando sujeito à depressão. Com certeza vou querer ver o filme!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. Amo animações! Vejo todas quando estão com legendas disponibilizadas (por ser surda é impossível assistir dublado). Adorei seu texto, explicando o filme, os personagens e as "lições" que devemos aprender. Realmente, não há como escapar da tristeza. Se não a deixarmos tomar conta de vez em quando, podemos acabar não resolvendo o problema.
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  28. Ah esse filme é uma fofura e embora só tenha visto algumas cenas dele confesso que me identifico demais com esse tipo de animação. Achei interessante você dizer que também precisamos sentir e tristeza em algum momento da vida e não tentar fugir dela, acho isso de fato uma verdade, afinal não é possível fugirmos dela eternamente, o melhor é aprender a lidar com ela.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  29. Oiii
    Eu ainda não tive a oportunidade de ver o filme. E a sua resenha sobre ele,me fez pensar como eu ainda não vi esse filme?
    Todos que já me falaram sobre ele,só me dizem coisas boas.
    E ele é animação né? Só com isso eu já endoidei (sou a louca das animações)
    Mas pera sua crítica,ele me parece ser daqueles filmes que nos tocam e fazem refletir.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Oi Kétrin! ^^
    Acredita que ainda não olhei essa animação? Acho a ideia dela muito bacana, mas ainda não consegui parar para assistir e não digo isso por falta de tempo é que eu não consigo ficar muito tempo parada assistindo filmes. kkkkkkk
    Tenho certeza que irei gostar por abordar as emoções! <3

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  31. Aaawaaaa eu já tentei assistir a esse filme , mas ainda não consegui, porque sempre acontece algo que me impede de ver até o final. Eu consegui assistir até os país dela tomarem a decisão de ir para são Francisco , e já achei incrível até essa parte. Preciso ver as demais.
    Obrigada por me lembrar de assistir !
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá!

    Estou louca para assistir esse filme.
    Adoro animações que traz alguma lição, porque ao mesmo tempo que nos divertimos, estamos muitas inconscientes do que estamos aprendendo, e eu acho isso sensacional! Porque não é algo forçado, e sim, natural.
    Quando o Mc começou a disponibilizar os bonequinhos, eu me encantei pelo da Tristeza, sem saber que era a Tristeza, para você vê que as vezes até a tristeza tem seus encantos, sem ela não conseguiríamos dar valor as coisas boas da vida, a valoriza-las.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Esse filme... *-* Cara, fazia tempo que não via um desenho tão bom, e olho que amo, sempre vou ao cinema com o marido pra ver. Achei super inteligente, além de divertido. As crianças podem até gostar, mas sem dúvida os adultos vão aproveitar muito mais no todo, entender as piadas e as relações com a psicologia.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  34. Oiie,

    Gente que filme é esse? Essas animações matam qualquer um do coração <3 Adorei em saber que é sobre sentimentos, e como vocÊ disse tem hora que precisamos sentir um pouco de tristeza, para dá um up a nossa vida. Adorei mesmo, e que bom que é super indicado para adultos, colocando na minha lista para o final de semana.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  35. Eu Amo animações!!! Faz um tempinho que eu quero muito ver esse filme, meu marido diz que sou uma eterna criança, e ele tem razão. hahahahha
    Meus aluninhos que foram assistir amaram.

    Beijos
    http://viajandoentrecitacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir