
Data de lançamento: 21 de Setembro de 2018 (Netflix)
Direção: Haifaa al-Mansour
Elenco: Sanaa Lathan, Lynn Whitfield, Ricky Whitle, Ernie Hudson, Lyriq Bent e mais
Gênero: Drama/Comédia dramática
Duração: 1h 38m
Violet Jones (Sanaa Lathan) é uma publicitária bem-sucedida que considera sua vida perfeita, tendo um ótimo namorado e uma rotina organizada meticulosamente para conseguir estar sempre impecável. Após uma enorme desilusão, ela resolve repaginar o visual e o caminho de aceitação de seu cabelo está intrinsecamente ligado à sua reformulação como mulher, superando traumas que vêm desde a infância e pela primeira vez se colocando acima da opinião alheia.


Violet tem a vida perfeita com a qual sempre sonhou. Um trabalho que ela adora, um namorado que a enxerga como a perfeição em pessoa e por fim a admiração das pessoas por onde quer que ela vá. Só que um dia sua vida vira de pernas para o ar quando após sofrer uma enorme desilusão ela decide mudar radicalmente o visual e é exatamente o que ela faz, porém de forma impensada que, à luz da razão, transforma-se em algo muito mais complexo e prejudicial do que Violet poderia imaginar.
Desde o instante em que ela sofre a desilusão que a impele a mudar o visual sua vida vai se desenrolando assustadoramente, forçando-a a passar por vários estágios significativos de questionamentos, decepções e dúvidas até a derradeira aceitação de que o que ela julgava ser perfeito nada mais era do que uma assustadora ilusão. A partir do momento em que finalmente Violet entende e aceita esse fato, sua vida começa a oscilar em erros e acertos que a conduzirão ao real sentido de felicidade que tanto almeja.

Tendo uma mãe que sempre priorizou a estética da perfeição do cabelo, corpo e maneiras de se comportar fizeram com que Violet crescesse acreditando que somente essas coisas seriam capazes de fazê-la feliz. No entanto, essa enorme responsabilidade só a fizeram se tornar uma pessoa insegura e fragilizada e, quando finalmente ela entende que não precisa e que principalmente, não deve ser como as pessoas desejam que ela seja, Violet passa a ser dona de si própria e começa a tomar decisões cujo único intuito é torná-la verdadeiramente feliz.

Algumas pessoas cruzarão o seu caminho ajudando-a no processo de se redescobrir como pessoa e mulher forte, determinada e que vai em busca do que realmente deseja para sua vida.
A figura de seu pai sempre presente incentivando-a a ser quem ela realmente deseja ser, livres de amarras e imposições ajuda-a bastante em seu processo do resgate de si mesma e Violet não perde tempo e parte com tudo para essa nova fase de sua vida. Todavia situações e relacionamentos inacabados irão fazê-la titubear momentaneamente, mas talvez seja exatamente disso que ela esteja precisando para perceber que insistir em erros antigos é decididamente caminhar para trás.

[- Minhas Impressões-]
A princípio pensei que o filme tratasse somente de uma comédia romântica com uma pequena dose de drama, mas conforme a história foi avançando percebi uma clara intenção de nos fazer pensar e refletir a respeito do quanto nós mulheres somos capazes de andar com nossas próprias pernas sem precisarmos estar amparada por um homem. Isso não significa que não podemos nos relacionar com eles e sim que não precisamos necessariamente ter um homem ao nosso lado para nos considerarmos felizes.
Violet sofre muito ao longo do filme até entender isso e mais ainda por considerar sua beleza externa algo extremamente imprescindível para torná-la uma mulher segura e feliz. Então quando é acometida pela enorme desilusão, Violet se vê completamente sem chão, pois cresceu acreditando que se fosse uma mulher perfeita da cabeça aos pés seria sempre feliz e que se seguisse à risca esses preceitos sua felicidade estaria garantida. No entanto uma realidade bem chocante e diferente da esperada a força a enfrentar seus demônios e lutar para não ser engolida por eles.
A grande culpada e vilã dessa história toda é a mãe de Violet que sempre incutiu na filha o estereótipo de perfeição exagerada e assim não permitindo que ela vivesse uma vida normal igual as garotas de sua idade e mais tarde como as mulheres de sua idade.
Todavia quando Violet chega ao fundo do poço e dá a volta por cima, automaticamente aflora nela uma autoconfiança que me emocionou e me levou à uma interessante e importante reflexão de que nós mulheres devemos ter um compromisso com nós mesmas de nos amarmos antes de que alguém nos ame, porque nada e nem ninguém supera o amor próprio. Ele deve ser prioridade em nossas vidas e não devemos nunca nos esquecer dele.
Achei que o filme abordou de forma bastante sensível e leve um tema muito importante, embora o final não tenha sido aquele dos comerciais de margarina (que por sinal adoro) o filme foi alegre, engraçado e coerente do começo ao fim. Outra coisa que gostei bastante foi todo o elenco ser composto por atores negros. O que é muito raro de se ver nas telas visto que a predominância é sempre ter atores brancos encabeçando os elencos dos filmes.
Gostei, me diverti e me emocionei com a história de Violet e espero que aconteça o mesmo com vocês.

3 comentários
Olá! Esse filme me foi indicado por uma amiga e desde então estou louca para conferir. Ela assistiu, pois está passando pela transição capilar e achou a história bem inspiradora. E pelo visto, é mesmo, é muito bom poder ver histórias assim, que mostram verdades que muitas vezes queremos esconder ou fingir não perceber, além, claro de mostrar que nós somos o suficiente para sermos felizes e que é fundamental aceitar nossas diferenças. Acho que mesmo com um final agridoce, faz com que a história se torna ainda mais real.
ResponderExcluirDanado de filme gostoso de ser visto!
ResponderExcluirAssisti ele já tem um bom tempo, assim que foi lançado e também achava que era apenas isso da transição capilar, mas o longa foi bem além.
Traz a aceitação de ser quem se é, traz essa independência feminina que deveria existir sempre, traz romance leve, situações engraçadas.
Uma delicinha!rs
Super recomendo.
Beijo
Preciso assistir esse filme!
ResponderExcluirTem tudo o que eu gosto: comédia romântica e reflexão.
Acho importante falarmos sobre cabelo, é algo que eleva ou acaba com a autoestima de uma mulher.
Beijos