21 junho 2017

Resenha - Coraline



Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Skoob / Goodreads
Páginas: 159
Onde comprar: Saraiva / Amazon

Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários. 








Coraline é o primeiro livro infanto- juvenil escrito pelo formidável autor Neil Gaiman. Se encaixa perfeitamente no adjetivo "assombroso conto de fadas". Isto mesmo. Não tem princesas, dragões, donzelas em perigo e muito menos príncipe encantado. A única heroína desta história é Coraline e seu maior desafio é encontrar seus verdadeiros pais do outro lado da porta.

Coraline se auto denomina uma exploradora e sempre que entediada, procura novas aventuras. Desta vez, Coraline decidiu explorar a casa.

"Descobriu o aquecedor de água central (ficava dentro de um armário na cozinha). Contou tudo que era azul. (153)Contou as janelas. (21)Contou as portas. (14)Das portas que encontrou, treze abriam e fechavam. A outra - a porta grande e de madeira escura e esculpida, no canto mais afastado da sala de visitas - estava trancada.". 

Curiosa, Coraline pede para sua mãe abrir a porta e ver onde vai dar. Para sua infelicidade, após aberta, a porta dava direto com uma parede de tijolos. Desapontada, Coraline vai visitar seus excêntricos vizinhos, que insistem em chamá-la de Caroline. Desta vez, recebe um recado muito estranho.

“— são esquisitos, os ratos. Entendem as coisas errado. Entenderam seu nome errado, sabe? Insistem em chamá-la Coraline, e não Caroline. De modo algum Caroline.”.

Foi então, numa tarde chuvosa, que Coraline segue seus instintos e vai espiar novamente a porta, e, para sua surpresa, o que antes eram tijolos se transformou em um corredor escuro, que certamente daria para algum lugar bem interessante. Coraline estava certa que esta seria a maior aventura de sua vida.

Percorrendo todo aquele corredor, mais uma surpresa. Coraline conhecia aquele lugar e o mais estranho foi que aquele lugar era a sua casa, de onde acabara de sair. Ela sente presença de alguém no lugar e rapidamente vai ao seu encontro.


“Sob a luz tênue, Coraline levou vários segundos até reconhecer de fato a coisa: era pálida e inchada como uma larva, as pernas e os braços finos como varas. Quase não havia traços em seu rosto, que se inchara e inflara como massa de pão fermentada. Tinha dois grandes botões negros no lugar onde deveriam ter sido os olhos.”.

Ali ela se depara com um mundo igual ao que ela vive, porém, ao mesmo tempo, totalmente diferente. Do outro lado da porta ela conhece seus outros pais, os outros vizinhos e sempre comidas deliciosas. Única diferença da sua verdadeira vida do lado de cá da porta, é que todas as pessoas do lado de lá possuem botões no lugar de olhos, uma característica um tanto quanto peculiar. 

Uma menina esperta não se deixaria se enganar com ilusões e foi com um proposta assustadora de seus outros pais que Coraline tem que tomar coragem para entrar numa busca assustadora pela sua liberdade e encontrar os seus verdadeiros pais. 

"Este livro conta uma história fascinante e perturbadora que quase me matou de susto. A menos que você queira se esconder debaixo de sua cama, com o dedo na boca, tremendo de medo e fazendo toda espécie de sons estranhos, sugiro que largue o livro devagarinho e vá procurar uma diversão mais leve, algo assim como um crime sem solução, por desvendar". - Lemony Snicket; Autor de Desventuras em Série. 

Coraline foi um dos melhores livros de ficção que já li em toda minha vida. Totalmente embasado num thriller psicológico, é um livro que encanta assombrosamente leitores de todas as idades. 
Sempre gostei muito da animação "Coraline e o Mundo Secreto", dirigida por Henry Selick e me encantei mais ainda pela trama após ler a história pelas palavras de Gaiman. 

O enredo mexe bastante com o psicológico do leitor, mas não chega a ser um terror especificamente. É uma ficção totalmente diferente, onde vemos tudo pelo olhos de uma criança, mas com a coragem de uma guerreira destemida. 

Coraline é uma das poucas obras que li da Editora Rocco, mas que possui igual esplendor. Um livro relativamente curto, mas que supre todas as necessidades de um leitor no que tange enredo, personagens, diagramação e grandiosidade. 

Páginas amareladas, ilustrações maravilhosas feitas por Dave McKean, fonte totalmemente agradável e uma leitura surpreendentemente indescritível.  

 Coraline está entre os melhores livros que li em minha vida. Leitura totalmente indicada para você que já se aventurou em Nárnia e se deliciou no País das Maravilhas. É uma leitura que certamente entrará para a lista de inesquecíveis aventuras. 

"Desde que quatro crianças inglesas descobriram a terra encantada de Nárnia, ninguém iniciava uma viagem fantástica num simples abrir de porta. E desde que Alice seguiu o coelho, ninguém enfrentou coisas tão extravagante e assustadoras. Você não tem que ser criança para se render ao encanto de Gaiman em Coraline. Entre por essa porta e acredite no amor, na magia e no poder do bem sobre o mal.". 


PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!




10 comentários:

  1. Eu só li um livro desse autor mas esse ano estou doida pra ler vários dele. Com a nova série que estreou e uns livros que estão lançamento recentemente meu interesse voltou a tona.
    Esse é um dos que gostaria de ler algum dia. A animação foi bem legal e toda vez que vejo o livro me lembro da minha irmã falando que teve medo daquele filme xD
    Queria ler pra ver o que lembro, se tem diferença, se é bem melhor...
    O autor tem uma criatividade maravilhosa e deve ser muito bom de ler mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Oii estou seguindo seu blog,gostei muito dessa resenha da coraline.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Esse foi meu primeiro contato com o autor e gostei muito. Coraline é muito esperta e o mundo que o Neil Gaiman criou é muito cativante e assustador ao mesmo tempo ahahaha
    Gostei bastante da adaptação também. Não tenho medo mas entendo quem tem.
    Não favoritei o livro como você, mas com certeza foi uma ótima leitura <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii

    Caramba nem sabia que Coraline era um livro kkkkk Esse desenho fez parte da minha infância e ler a resenha meio que deu até uma Nostalgia gostosinha. Sempre achei a estória bem sombria, e quando o vi pela primeira vez tive pesadelos, coisa de criança mesmo ahhaah Vindo de Neil só poderia ter sido uma obra sem igual né.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu sou doida pra ler algo do autor. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas não fazia ideia de que era tão bom assim. A história é super interessante, e fiquei com bastante vontade de ler. O livro parece ser super marcante, mesmo sendo curtinho, mas acho que tambem vou gostar bastante dele :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amanda!
    Já tive oportunidade de assistir a animação, mas ainda não li o livro que acredito seja bem mais emocionante e descritivo.
    É difícil ver um thriller infantojuvenil e bem escrito, causa aquele terror 'gostoso' e podemos acompanhar as aventuras de Coraline.
    Boas festas juninas!!!!
    “O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá !!!
    Apesar dos seus comentários positivos sobre o livro, ele não me chamou atenção !!
    Sei lá, parece ser legal mas não me chamou encantou

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Esse foi o primeiro livro que li do autor e foi o suficiente para ficar viciada em suas escritas, Coraline é encantadora e super forte, mas como eu li no inicio dos meus 13 14 anos eu indico mesmo para essa faixa esse publico vai amar.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Acredita que ainda não li esse livro, e olha que ele é curtinho, Coraline parece ser uma personagem muito forte, divertida e exploradora, vou tentar ler esse livro e com certeza vou querer ver o filme também.

    ResponderExcluir
  10. Oi Amanda,
    Li apenas um livro do Neil Gaiman, mas estou ansiosa para ler os demais livros, adorei a narrativa desse autor. Adoro a animação Coraline e o Mundo Secreto, mas ainda não tive a oportunidade de ler esse livro tão fascinante. Amo histórias que são narradas através da perspectiva de uma criança, e a Coraline tem uma personalidade marcante.
    Beijos

    ResponderExcluir