03 abril 2017

Resenha - O Destino das Sombras


Título: O Destino das Sombras
Autora: Gabrielle Mammana
Cortesia: Arwen
Skoob / Goodreads
Páginas: 283
Onde comprar: Arwen Books

Lucy acreditava ser apenas mais uma órfã inglesa que vivia na miséria e nas sombras de sua irmã mais velha, até que, sob circunstâncias misteriosas, acaba sendo sequestrada por dois jovens que a levam para uma Ilha chamada Zarton. Sem entender exatamente o motivo, Lucy percebe-se no meio de uma aventura envolvente e alucinante, onde o que está em jogo é a sua vida. Confusa com todos os acontecimentos que passam a fazer parte de sua rotina, ela se vê apaixonada por Alec, um jovem que decide ajudá-la e se torna amiga de Aphri, uma garota tagarela e divertida. Viajando pelas terras errantes de Zarton, Lucy descobre que sua mãe biológica é a rainha usurpadora do trono e que pretende oferecê-la em um sacrifício, uma vez que ela é a princesa perdida de Zarton. Ela também terá que aprender a lidar com seus estranhos dons os quais a tornam uma domadora de sombras e luzes. Lembranças de sua infância voltam para perturbá-la, os fantasmas nunca parecem dar trégua e os desafios se tornam cada vez maiores. Lucy sempre sonhou viver uma aventura e quando se vê diante dela, a questão que prevalece é: será que realmente vale a pena tomar decisões erradas para abraçar o seu destino? Descubra ao lado de Lucy o desfecho dessa história emocionante que promete arrancar o fôlego dos leitores.










Dois bebês foram deixados na porta do orfanato da Senhora Simons em uma noite chuvosa de outono. Annabeth Simons, dona do local, recolheu as duas meninas com rancor. Das duas, Annabeth rejeitou a menor e mais fraca logo de cara, nem mesmo lhe deu um nome. Já a outra, cheia de vida, recebeu o nome de Sophie e foi criada com muito zelo, recebendo tudo do melhor. Ainda pequena, a menina não nomeada escolheu seu próprio nome a partir de um sonho, chamando-se Lucy Maymne e cresceu aprendendo de tudo sozinha na biblioteca.

Muitos anos depois, dois jovens, Alexander e William, chegam ao orfanato exigindo que Anna entregue a intitulada “filha de Seraphine”, mas esta se recusa e eles lançam algum tipo de luz branca sobre ela, deixando-a desorientada desde então. Emily, sobrinha de Anna, não consegue entender o que aconteceu, ao contrário de Lucy que sabe exatamente do que se tratou tudo aquilo uma vez que ela também tem o dom de controlar sombras e luzes e nunca contou a ninguém.

Alguns meses se passam e os mesmos jovens retornam ao orfanato determinados a levar a tal “filha de Seraphine”, mas Emily não permitem que eles falem com sua tia doente e eles acabam ficando para esperar que ela melhore. Entretanto, Anna implora que Lucy use seu dom para acabar com sua agonia e ela o faz, mas Alexander vê, descobrindo seu segredo. Lucy é levada pelos dois para a Ilha Zarton, onde ela será obrigada a enfrentar seu destino.




[ - Minhas Impressões - ]

Este livro foi, com certeza, uma montanha russa de emoções para mim. A Gabrielle começou a escrever O Destino das Sombras quando tinha doze anos e o terminou com quinze, é incrível a quantidade de informações e ideias que ela reuniu aqui. Mesmo tão nova, ela conseguiu criar uma história dinâmica e instigante, completamente rodeada de mistérios, sombras e luzes.

A escrita da autora é simples e agradável, como se alguém estivesse lendo uma história para nós. Desde o início eu fiquei com a sensação de que o narrador é uma espécie de personagem, nos colocando no meio de um conto de fadas e nos guiando por um labirinto nada tranquilo. Os capítulos são curtinhos, a leitura passa em um piscar de olhos.

Apesar do final impactante (que eu amei justamente por ser inesperado), algumas ressalvas não me levaram a dar mais estrelas para o livro. A Lucy é uma protagonista muito intensa e forte, passei um bom tempo sem saber ao certo se ela era boa ou má, o que é bem legal. Ao mesmo tempo, ela tomava algumas atitudes tão inconsistentes e imaturas que eu queria pega-la pelos ombros e perguntar por que ela estava fazendo aquilo. Além disso, achei alguns diálogos muito previsíveis, algumas cenas que eram para serem emocionantes também não me convenceram, mas foram coisas que não funcionaram comigo e podem funcionar com outras pessoas.


A edição da Arwen está muito bonita, com detalhes no início dos capítulos e uma ótima diagramação. Encontrei vários erros de revisão que me incomodaram um pouco, mas não afetaram minha leitura em si.  Em geral, foi uma leitura divertida. Eu adorei a oportunidade conferir a obra da Gabrielle, sem dúvida ela ainda vai nos surpreender muito com suas ideias originais.

14 comentários:

  1. Ola
    Achei essa capa maravilhosa e a premissa é bem interessante. Fiquei bem curiosa sobe os personagens, especialmente por conta de suas impressões. Deve mesmo ser uma história bem instigante e com certeza eu gostaria de poder conferir. Dica anotada!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. OI Luana, eu valorizo muito quando uma resenha ressalta a opinião pessoal sobre o livro, mas não desestimula o leitor a encara-lo. Acredito muito que as cisas que não funcionaram pra você, nesta narrativa, funcionariam para mim e a forma como você pontuou, deixou isso muito claro!!! Parabéns.
    A capa está linda e a arte gráfica também!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Gente, que autora super hiper novinha! E essa capa é linda demais, pra combinar com a premissa e a história que parece ser super intrigante! Quero muito ler em breve, ainda mais sabendo que a autora passou trÊs anos escrevendo, deve ser uma mega narrativa!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro mas fiquei MEGA curiosa pra ler, mesmo com as ressalvas que você fez! Talvez essa capa maravilhosa tenha ajudado, haha.
    Não sei como foi abordado essa personalidade da personagem, mas acho que foi bem real, pois as pessoas não são somente boas ou ruins, elas podem ser boas e fazerem coisas ruins e vice-versa. E acho que esse detalhe não me atrapalharia.
    Espero poder conferir e descobrir logo!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oii, fiquei impressionada pela autora ter escrito um livro tão jovem! Adorei esta capa e amei a resenha do livro, fiquei bem curiosa e com muita vontade de ler, porque gostei demais do estilo, e olhe que nem curto muito livros assim de fantasia, mas esse me chamou muita atenção, quero ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não conhecia essa obra, mas a premissa parece ser bastante interessante. Talvez algumas dessas inconsistências que você viu se dê ao fato de que a autora levou três anos para escrever a obra e alguma coisa deve ter se perdido no caminho. Que pena que a leitura não funcionou tão bem assim para você, eu fiquei curiosa mas acredito que não leria no momento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, essa capa é linda, mas geralmente as da Arwen são... No entanto, eu não sou nada fã de leituras onde o narrador não é o personagem principal, é alguém de fora ou em 3 pessoa, então saber que esse livro tem essa narrativa me deixou bem receosa. No entanto, achei bem diferente o estilo do livro e a história lidando com luz e sombra e com o fato de não saber se a Lucy é boa ou má. Mesmo assim, suas ressalvas juntamente a minha falta de gostar do tipo de narrativa me levam a não pegar o livro por agora para ler, mas vou deixar anotado para fazê-lo no futuro!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    gostei da sua opiniào imparcial, isso valoriza muito a sua resenha.
    Eu amei a capa, mas não é um livro que chama minha atenção no momento.
    Creio assim como a Carolina disse, 3 anos é muito tempo e algo pode ter se perdido no caminho.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa bem interessante e fiquei muito surpresa com a idade da autora. Tão novinha e já publicou um livro que, pelo jeito, para ser bem legal.
    Acredito que algumas das ressalvas que você fez tenham a ver com o fato de ser uma autora tão jovem e também com o tempo que ela levou para escrevê-lo. Mesmo assim, fiquei curiosa para ler e vou adicionar na minha lista de desejados.
    Adorei a resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie Luana, tudo bem? Amei sua resenha! É a primeira que leio sobre esse livro, que não conhecia. A premissa é interessante, mas não acho que seria uma leitura tão proveitosa para mim, por não estar muito no clima do livro... mas de qualquer forma adorei conhecê-lo e anotei a dica, pois fiquei curiosa com esse final inesperado e todo o mundo criado pela autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia a obra e muito menos a autora, amei a capa do livro, mas a proposta dele não me convenceu, sou apaixonada por uma boa fantasia, mas algo nesse livro não despertou meu interesse para realizar a leitura! E que pena que você encontrou erros de revisão isso querendo ou não é muito ruim na hora da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Acho que a previsibilidade ocorre devido ao fato da autora ter escrito a história muito nova, mesmo. Eu não curto fantasia, é bem difícil alguma chamar minha atenção, e infelizmente essa não conseguiu.
    A capa e bem legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e confesso que não leria porque não curto o gênero e os diálogos um tanto quanto previsíveis com certeza me incomodariam em certo ponto, além de algumas atitudes da protagonista. Mas fiquei admirada pela idade da autora...

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a autora ou sua obra, mas gostei da capa. Apesar de amar fantasia, não me apeguei muito a sinopse desse livro, mas não sei... me atrai e não me atrai, haha.
    Achei meio confuso, na verdade. Ainda mais depois que li sua descrição da história.

    Acredito que meu receio se justifica quando você descreveu a personagem e talbém os erros encontrados. Acredito que isso me estressaria bastante durante a leitura!

    Passo a indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir