19 janeiro 2017

Resenha - Harry Potter e a Câmara Secreta




Título: Harry Potter e a Câmara Secreta
Autora:
J.K.Rowling
Editora: Rocco
Skoob Goodreads
Páginas: 252
Onde Comprar: Saraiva / Submarino

Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Moaning Myrtle, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry. Descubra o fim desta aventura emocionante.











Harry Potter está de férias de verão na escola, infelizmente na casa dos tios onde seu único divertimento é atormentar seu primo Duda fingindo que vai jogar algum feitiço nele. Os tios do Harry estão ainda piores do que antes e o proíbem de tocar sobre qualquer assunto relacionado à magia.

Ele não vê a hora das aulas começarem e, claro, rever seus amigos. Mas pensar em Rony e Hermione enche seu coração de tristeza, pois seus amigos não entraram em contato com ele uma única vez sequer durante as férias e ele já está se perguntando se tudo que viveu não passou de um sonho.

Certa noite, Harry está trancando em seu quarto tentando fingir que não existe para não atrapalhar um jantar de negócios do seu tio Válter, quando uma estranha criatura que se apresenta como Dobby, um elfo doméstico, aparece para ele e o alerta a não voltar para Hogwarts nesse ano pois coisas terríveis vão acontecer na escola. Harry tenta saber que coisas terríveis são essas mas Dobby não pode dizer. Quando o elfo doméstico percebe que o menino não aceita seu conselho e está determinado a voltar para escola, ele cria uma grande confusão e estraga o jantar de negócios dos tios.

Os tios de Harry estão irados e também descobrem que ele não pode usar magia fora da escola. Tio Válter então se sente furioso e tranca Harry de uma vez por todas dentro do quarto, dizendo que nunca mais vai deixá-lo sair de lá. Impossibilitado de de usar magia para escapar e sem ter o que fazer, Harry está se conformando que não voltará mais para escola quando Rony, Fred e Jorge aparecem para resgatá-lo em um carro voador.

Apesar de muita coisa dar errado e tudo parecer estar impedindo Harry de voltar a Hogwarts para o segundo ano letivo, ele consegue finalmente chegar a escola. Mas o ano não será nada fácil, pois uma tragédia após a outra se abate pela escola e os alunos nascidos trouxas estão sendo atacados por alguma criatura que os deixa petrificado e ninguém sabe exatamente o que está acontecendo. Apenas rumores de uma antiga lenda que aconteceu na escola há mais de cinquenta anos que diz que existe uma camâra secreta dentro do castelo onde vive uma criatura, um terrível monstro para acabar com os sangue ruins da escola (os nascido trouxas) e que essa câmera só pode ser a aberta pelo herdeiro de Salazar Slytherin. E por conta de alguns acontecimentos com alunos e até mesmo professores começam a desconfiar de que o culpado é o Harry. Já ele e os amigos desconfiam de Draco Malfoy, que vem se mostrando bem alegrinho desde que os ataques começaram.

"- São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que nossas qualidades."

Hermione, sempre correta e a primeira a brigar quando alguém quebra uma regra dá escola, resolve passar por cima de tudo isso para tentar obter respostas e descobrir de verdade quem está por trás dos ataques, e, claro, que Harry e Rony topam em ajudá-la. Mas quando finalmente Mione está na pista certa para descobrir o que está atacando os alunos ela também é atacada.

Para piorar ainda mais a situação, Gina, irmã mais nova de Rony, é levada para a câmera secreta com a promessa de que será morta, mesmo sendo uma puro sangue. Harry e Rony então correm contra o tempo para descobrirem como encontrar a câmera, abri-la e salvar Gina deixando mais uma vez a coragem e a lealdade deles nítidas.


Harry Potter e a Câmera Secreta é puro encanto em cada um dos seus elementos: aranhas gigantes, cobras que matam só com o olhar, varinha magica com defeito, fênix que tem o poder de curar com lágrimas, mandrágoras que são plantas bem inusitadas que conhecemos nas aulas de Herbologia, vozes pela parede que somente Harry ouve, poções que são capazes de transformar uma pessoa em outra e aventuras de tirar o fôlego.

Somos apresentados a novos personagens e a antigos também. A leitura flui rápido e claro que a escrita da autora é leve e super gostosa, tornando o universo dos bruxos cada vez mais interessante e deixando o leitor com aquele gostinho de que precisa muito do próximo volume.

Esse é um dos meus livros preferidos dá série pois acho que todos os acontecimentos são relevantes para os próximos livros e sem sombra de dúvida ele é um mergulho na fantasia recheado de surpresas pelo enredo.
"-Porém você vai descobrir que sò terei realmente deixado a escola quando ninguém mais aqui do leal a mim. Você também vai descobrir que Hogwarts sempre ajudará aqueles que a ela recorrerem."
Quanto à diagramação, eu acho linda. Minha edição é aquela que a lombada dos sete livros juntos formam o castelo de Hogwarts e a capa está uma graça e bem condizente com o enredo desse volume. Também encontramos uma pequena ilustração no início de cada capítulo. Encontrei alguns errinhos de revisão mas nada que atrapalhe a leitura.

Claro que eu recomendo e muito esse livro para todos, sem nenhum tipo de exceção. Afinal é um mergulho mágico e sem limites em um universo fantástico e tão bem escrito que é impossível separar a fantasia da realidade enquanto estiver submerso em suas páginas.

Boa leitura!!!

23 comentários:

  1. Oi Camila, tudo bem?
    Eu tenho que confessar que já tentei ler os livros de Harry Potter e a leitura não fluiu, tanto que eu parei no primeiro livro. Eu acho que a JK tem uma escrita maravilhosa e o mundo que ela criou fantástico, e eu adoro os filmes, mas a leitura dos livros não me agradou muito, pode ser que eu estivesse em um tempo ruim para aquele tipo de leitura, então é bem provável que eu vá tentar de novo e dessa vez espero gostar kk

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha já que amo o mundo de Harry Potter!
    Muito feliz de você o recomendar sem exceção, ele não é o meu favorito da saga, mas o amo mesmo assim, haha. É HP, não tem como não gostar, né?
    Aguardando as próximas resenhas da saga!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, também reli Harry Potter e a câmera secreta e gosto muito desse livro apesar dele não ser meu preferido, eu gosto bem mais do Cálice de fogo. Mas eu entendo esse ser seu preferido, pq muitas coisas começam a fazer sentido nele. quando pretende ler o próximo? Vou aguardar sua próxima resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila!
    Até gosto dos filmes de HP, mas não tenho lá interesse em ler os livros, apesar de já ter lido o livro 1 e o 3. Gostei bastante do livro 3, li faz alguns anos. Recentemente, quando peguei o livro 1, já não tinha a mesma fascinação. Talvez eu dê uma nova chance lá no futuro.
    E essa edição é lindona mesmo! Vontade de ter na estante só pela boniteza dela. rsrs..
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem? Nossa eu amo todos os livros do Harry Potter, foram um dos primeiros livros que li e amei demais! Estou louca para comprar minha coleção e reler todos eles!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, eu comecei a ler Harry Potter ano passado com o meu filho, que adorava os filmes e queria ler. Confesso que eu não estava animada não, mas para estimulá-lo. começamos a ler um capitulo por dia e caramba, me encantei de um jeito que já estamos no sexto livro. Esse aqui, para mim foi uma leitura divertida e que me proporcionou risadas ótimas e como você bem pontuou na resenha, a Hermione é sempre a certinha e não quer quebrar as regras, e acho ela um exemplo para a vida.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Primeiramente, adorei a cara nova do blog! Ficou lindo e as cores deram uma leveza ao mesmo! ^^ Quanto ao livro resenhado, sou apaixonada por esse universo mágico criado pela Jk! Sua escrita é realmente leve e envolvente e mergulhamos com tudo no universo criado pela mesma! Quanto a edição desse livro, é muito linda mesmo! Também tenho esse box e é muito amor essas novas ilustrações na capa. Adorei a resenha!!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  8. Em todos esses meus anos de leitura ainda não li Harry mas sei que quando fizer isso irei me apaixonar, a autora foi fantástica criando um mundo singular e que envolve os leitores no decorrer do livro, sou apaixonada por esse box que monta o castelo, acho ele lindo demais e pra mim são as melhores capas!

    ResponderExcluir
  9. Minha saga predileta ♥
    Amo tanto que vou ler novamente os livros, em inglês, porque dizem que acabamos perdendo muito na tradução. Mas olha, sua resenha tá perfeita! O quote do Dumbledore é um dos meus favoritos. Um dos motivos pelo qual eu mais amo esse mundo que JK criou, são as frases que acabamos levando pra vida. Eu tenho essa edição que forma o castelo e logo quero comprar a ilustrada! *u*

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu estou a ler agora Harry Potter, vou para a Ordem de Fénix... :) ahah Estou a adorar!!!! E esse livro agradou-me imenso com aquela coisa toda do chapeu e tal..!

    Enfim, espero que gostes dos restantes!! Concordo, as capas e a imagem das lombadas e fantástica e combiona bem!! Sem duvidam, um grande mergulho num mundo magico que encantou milhões!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila, tudo bem?
    Desde que a Rocco lançou a edição nova da saga de Harry Potter, ando desejando bastante os livros. Nunca havia me interessado pela série antes, já que o meu gosto pela leitura ainda é recente, e apesar de quase todo mundo já ter lido ou visto os filmes, eu ainda não sei quase nada sobre a história e por isso não vejo a hora de adquirir os livros. Esses elementos de fantasia que estão presentes na história me deixam profundamente encantada, especialmente sobre a fênix e as cobras. Ah, e não duvido mesmo que a diagramação esteja incrível!!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Preciso desse mergulho mágico pra já! Acho uma vergonha até hoje eu não ter lido nenhum livro da série e pretendo começar em breve, pois desse ano não passa. É claro que já ouvi e li mil elogios sobre a escrita da autora e a incrível história da saga, com certeza vou me encantar muito! Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila

    Aii que saudade que me dá toda vez que eu leio uma resenha de HP! Eu li há muitos anos e eram livros emprestados, até hoje não tenho meus exemplares. Concordo que o segundo livro tem muitos acontecimentos relevantes para a história, acho que esse e o Cálice de Fogo são o que mais contribuem para o desenrolar dos acontecimentos. Quero muito reler, mas primeiro tenho que comprar! Hahahaha

    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Oi! Acho que não tem como não recomendar Harry Potter. Essa série é incrível e esse volume realmente é cheio de emoção e já nos possibilita ver como o Harry mudou desde que viu sua vida ser apresentada para ele como parte do mundo da magia. No entanto, queria só fazer uma ressalva, que eu acho que as cobras não matam com o olhar, elas só petrificam a pessoa k Mas tirando isso, você descreveu perfeitamente e quem ainda não conhece essa história precisa urgentemente embarcar nesse mundo mágico!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Confesso que se um dia lesse harry potter esse seria o unico livro que ia me interessar, é o meu filme preferido da saga, sendo que nem assisti toda mas tudo bem haha

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem por aí?

    Que resenha maravilhosa!!!! Este é um dos meus favoritos, junto com O prisioneiro de Azkaban. HP é sempre uma leitura divertida, empolgante e maravilhosa! Concordo totalmente com você... esse livro deve ser indicado para todos, sem exceção. Eu preciso dessa edição em que as lombadas formam o Castelo de Hogwarts.

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  17. Olá. Sempre que vejo uma resenha de HP me vem uma nostalgia dá infância. Amo todos os livros mas se tivesse que classificar um livro que gosto menos que os outros é esse. Não sei. Só gosto menos que os outros o que não significa que não gostei. Dá pra entender? Rhaha beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu divido com você que este é meu livor preferido da série, as ações apresentadas são cada vez melhores, fora que temos novos personagens apresentados, que nos acompanhariam pelo restante da história. Destaque para a Gina. Adorei conferir suas opiniões sobre uma série que amo.

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Ainda não li nenhum dos volumes da saga HP, mas sempre vejo tantos elogios!
    Assisti ao filme e não gostei muito.
    A premissa do livro é bem interessante e cheio de aventuras para o jovem e seus amigos com aranhas gigantes e a cada desafio tenho certeza que eles aprendem muito.
    Adorei saber suas impressões.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  20. Este foi o livro que menos gostei da série, embora o tenha lido rapidamente em seguida do primeiro quando chegaram em nossas terras tupiniquins (eu tinha 15 anos! \o/ sim, sou velha).

    Embora, como você disse, tenha temas relevantes para os próximos livros... Ainda assim, não achei muito bom em relação aos outros (também penso isso sobre o quinto livro...)

    Gostei muito de suas impressões sobre ele, Harry Potter realmente é uma série que todos deveriam ler!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oiii
    Nossa diferente de vc, esse não é um dos meus livros preferidos da série não. Mas tenho que concordar que toda a emoção da série de fato começa a acontecer ai. Eu me lembro de ficar desesperada quando eu li, principamente quando a Hermione foi atacada hahaha sou apaixonada por ela.

    Acho que está na hora de eu começar a reler os livros tbm kk

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Tudo bom?
    Ainda não tive a oportunidade de ler a saga, mas vi todos os filmes, fiquei aqui vibrando com sua resenha, pro Harry e seus amigos provarem o culpado, mesmo já sabendo a história.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Cams,
    Lembro da primeira vez que li o livro e fiquei sem entender nada. Era muito nova para época e ainda não tinha um senso aguçado. Mas confesso que de todos esse foi um dos que mais gostei. Pela criatividade. Uma cena que me marcou muito foi a do xadrez grande. Muito interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir