06 dezembro 2016

Resenha - Um Passeio no Jardim da Vingança





Seja bem-vindo ao nosso futuro! As grandes cidades convivem com a divisão entre as “zonas vigiadas” e suas periferias. O uso de drogas e medicamentos é disseminado, sendo controlado por laboratórios. Implantes cibernéticos são uma realidade, aumentando capacidades e aptidões, como a de memória, para aqueles que conseguem arcar com os custos. Religiões e grupos terroristas alimentam-se do descontentamento e das diferenças sociais. Vamos acompanhar a história de Ramiro, um advogado de meia-idade, drogado, rico e sem objetivos, que tenta dar algum sentido a sua vida, após quase ser morto. Em meio à luta para retomar o controle do seu Escritório, que havia abandonado aos sócios, descobre um segredo que poderá destruir a todos os que o rodeiam e coloca a sua vidaUm passeio no jardim da vingança é um caleidoscópio de anti-heróis em um mundo onde a tecnologia aumentou dramaticamente as nossas potencialidades, mas não nos tornou livres da própria natureza humana.

Título: Um Passeio no Jardim da Vingança
páginas 303 || Skoob || Editora: Novo Século ||  Cortesia: LilianComunica || Onde Comprar 










Ramiro é um advogado bem sucedido, com dinheiro de sobra, uma mulher linda e que atrai olhares por onde passa, ele tem privilégios tecnológicos que são para poucos. Apesar da vida aparentemente maravilhosa que ele tem é só um cara comum que gastou boa parte da sua energia com drogas e sexo até que nem isso mais o motivasse. Tudo isso porém muda na vida de Ramiro quando ele quase morre na explosão de uma bomba. Um atentado terrorista que deixou sequelas.

Quando ele se recupera do atentado começa a repensar sua vida e decide ter uma voz mais ativa no escritório de advocacia em que é sócio, porém ele não contava que teria seu pedido negado pelos outros sócios. Sua frustração, raiva e um sentimento de humilhação faz com que ele deseje Vingança procurando mais a fundo na "Rede" coisas que possam prejudicar O Escritório. O que Ramiro descobre no entanto o deixa desnorteado e coloca muita coisa em jogo incluindo sua própria vida. Ele vai tentar correr contra o tempo para se salvar. A questão é será que vai conseguir?

“Passei a viver em duas fases. Ligava de manhã com a meta e desligava à noite com a heroína. Finais de semana eram livres; tomava qualquer uma, dependendo do programa''

Avelino mais conhecido como "Velho" é um dos sócios do escritório de advocacia e quem comanda todos os esquemas que por ali entra e sai. O cara é tipo um verdadeiro poderoso chefão e controla toda a máfia maquiada pelos advogados e sócio. Para isso conta com a ajuda de Josué e Abel que estão sempre dispostos a servi-lo e fazer o que precisa ser feito para não atrapalhar os negócios. Sua maior decepção é seu filho Fábio que ele tentou moldar aos seus padrões desde a infância, mas reconhece no filho uma fraqueza e sensibilidade que o irrita profundamente e por isso não confia tanto nele embora saiba que ele será seu sucessor quando sua hora chegar.

Fábio é um cara ressentido que sabe que o pai nunca vai olhar para ele com orgulho como olha para Josué. Ele não consegue se manter frio e impassível diante de algumas atrocidades que o Velho faz. Será essa sua ruína ou ascensão?

Quando recebi a proposta para ler esse livro logo de cara já fiquei empolgada com a premissa inovadora e com os elementos que foram inseridos à história. Minhas expectativas estavam altas e confesso que gostei bastante do que encontrei.

Em um tempo futurístico onde as cidades estão divididas entre zonas vigiadas e periferias, onde as drogas são controladas e você pode obtê-las facilmente de forma legalizada, implantes cibernéticos que aumentam a capacidade de memória das pessoas e que as fazem navegar por uma rede apenas com o uso da mente. A humanidade está cada vez mais interpessoal e relações afetivas são quase banais poisé algo que não muda a sede de poder, ganância e destrutividade do homem. E o abuso da fé também permanece o mesmo.

O jogo de intrigas e vingança criado pelo autor nesse livro é de fazer qualquer um perder o fôlego, porque você não sabe o que esperar e em cada página é uma surpresa diferente. É muito difícil se desconectar com esse enredo cheio de suspense e onde você nunca sabe qual a verdadeira intenção de cada personagem.

O mais interessante dessa história está no desfecho onde aos poucos vamos notando que os personagens não passam de marionetes sendo manipulados o tempo todo. É incrível e perturbador perceber como existem pessoas que conseguem nos ludibriar de uma tal forma que nem notamos que estamos sendo influenciados. Gente o desfecho desse livro é genial.

“Não se pode ser amigo de quem você não respeita. Você pode sentir pena, piedade, compaixão. Pode até mesmo amar a quem não respeita. Mas não pode ser amigo. Eu não era mais amigo de Rogério. Pensando bem, eu não seria meu amigo também.”

A escrita embora super fluida me deixou um pouco confusa em alguns capítulos, pois o autor usa a ordem cronológica dos acontecimentos de forma mesclada alternando entre o passado e futuro, e eu demorei um pouco para me habituar a isso. Acho que esse foi o único ponto negativo que encontrei na obra.

A diagramação está simples porém impecável com páginas amareladas e fonte e espaçamento confortáveis para a leitura. A capa preta com a caveira prateada é bem consistente com o livro e depois de concluir a leitura achei a escolha da mesma perfeita. Encontrei alguns erros de revisão mas nada que atrapalhasse a leitura como um todo.

Recomendo essa leitura para quem gosta de um bom suspense e de enredos recheados de intrigas e vingança. Garanto que cada página será uma surpresa e deixo um aviso não confie em ninguém pois cada personagem pode ter uma intenção obscura por trás de cada atitude.

23 comentários:

  1. Olá Camila
    Eu não conhecia esse título, mas parece ser interessante e adorei poder conferir suas impressões a respeito. Eu gosto do gênero e fiquei intrigada sobre alguns elementos comentados por você. Gosto de ler sobre esse jogo de intrigas e vinganças, e imagino mesmo que apareçam várias surpresas no percurso.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila,
    Essa é a segunda resenha que leio dessa obra e com opiniões bem diferentes, o que achei bem legal, pois demonstra a visão de cada um com a história. E como tem um bom suspense, é impossível não me chamar a atenção. Fiquei bem curiosa para conhecer o velho.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Achei esse universo futurístico criado, bem atraente... rs Essa coisa de aumentar a memória, é algo que não dá pra não apreciar, mas claro, a parte das drogas seria complicada.
    Não conhecia o livro e já fiquei bem interessada.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas se eu o encontrasse em uma livraria provavelmente não o compraria, pois a primeira coisa que olho é a capa e apesar de ser uma capa bonita não é uma que chamou muito a minha atenção. Depois dessa resenha fiquei muito intrigada com a obra e curiosa quanto ao que foi descoberto, vou anotar a dica aqui e espero poder conferir a obra em breve haha

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Eu não conhecia esse livro, mas a narrativa dele não parece com.nada que eu já tenha visto até hoje. E não é o fato de mesclar, presente, passado e futuro porque isso eu já vi em outros lugares, mas sim o enredo que me parece ser fantástico.

    Gostei do título, não tanto da capa, mas ele narra uma cidade como eu já imagino no futuro, bem dividido em zonas. Com essa violência, estamos quase não encaminhando para isso né?

    Pretendo ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, essa é a primeira vez que eu vejo sobre esse livro, mas já notei que a história apesar de ser bem interessante não faz muito meu estilo. Mas com toda a certeza eu adoraria ter a capacidade da minha memória aumentada, seria bem útil kk No entanto, vou procurar saber mais para ter certeza se me arrisco ou deixo para depois a leitura!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que nunca cheguei a ler um livro com um cenário futuristico tecnológico. Achei bastante interessante isso e o enredo parece ser maravilhosos também. Nunca nem tinha ouvido falar sobre ele e nem acredito como maravilhas como essa podem ficar escondidas desse jeito.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  8. Olá Camila,
    Não conhecia esse livro, mas achei muito interessante você dizer que, no final, notamos que os personagens não eram nada mais do que marionetes, gosto dessa ideia.
    Achei a premissa interessante e sua resenha está instigante, não vai ter como terminar esse comentário e não querer ler o livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Apesar da resenha positiva o enredo não me chamou a atenção. Talvez não seja o momento para leitura do mesmo. De qualquer maneira, obrigada pela resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Esta semana li um enredo onde os fatos eram mesclados entre o passado e o presente, mas naoe causou confusão ou algo parecido. Talvez, no seus caso, seja por conta do enredo cheio de intrigas e afins. Gostei da sua indicação e vou anotá-la.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila!
    Eu não conhecia o livro, mas não me interessei muito nele.
    Não costumo ler histórias que tem como premissa intrigas e vingança - e bem provavelmente esses fatos mesclados entre o passado e o futuro também me confunda.
    Dessa vez passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/desafio-literario-2017.html

    ResponderExcluir
  12. Olá, Camila, tudo bem?

    Não conhecia o título, e apesar de gostar de suspense, não curti muito o enredo deste livro em questão, pois ele tem essa pegada mais futurística e é uma coisa que não me atrai muito. Acho que eu não iria gostar de Ramiro, lendo as características dele eu senti certa antipatia...vai entender. Mas é claro que eu só poderia ter uma opinião concreta ao ler o livro, né?
    Que pena que essa alternância dos tempos tenha ficado um pouco confusa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    A premissa da obra é bem interessante e estou bem curiosa para saber o que Ramiro descobriu que coloca sua vida em risco e se ele irá conseguir se vingar da forma que planejou.
    Adorei saber suas considerações e acredito que, assim como você, vou ficar um pouco confusa até me habituar com a forma que o autor resolveu nos trazer os fatos com a ordem cronológica sendo alternada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Camila.

    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa da obra. Eu gosto de um bom suspense e esse livro parece ser desse tipo. Pena que a leitura tenha sido confusa em alguns capítulos, mas pelo jeito vc gostou da obra. Espero ler em breve também e espero gostar.

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adorei as suas impressões da obra. Gosto muito de obras sobre futuros distópicos e fiquei bem interessada por essa, mas acho que essa ordem cronológica do autor também me desanimaria um pouco com a leitura, já que provavelmente ficaria confusa também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá, simplesmente adorei a premissa desse livro. Principalmente por esse desfecho, onde descobrimos algo que nos surpreende e como os outros personagens estavam sendo usados. Achei isso magnifico. Assim como você, ficaria meio que confuso por essa alternância entre passado e presente, isso deixa a leitura meio que dificil de nos situarmos, mas retirando isso seria uma leitura que eu faria sim.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Caramba, quando eu vi o título do livro não imaginava que a trama seria tão eletrizante e cheia de ação desse jeito. Só com sua resenha já me senti capturada para dentro desse enredo cheio de vingança e armações. Com certeza vou anotar essa dica, muito obrigada!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Esse livro parece incrível! Um universo futurístico, desejo de vingança, e advocacia; essa é a combinação perfeita para me ganhar, sua resenha me cativou a saber mais e mais sobre essa história. Acho que a ordem cronológica não seria um problema, para a leitura; dica mais que anotada, estou louca para ler.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila

    Adoro livros cercados de intrigas e vingança. Não conhecia essa obra, mas desde as primeiras linha de sua resenha fiquei curiosa. Adoro essas tramas que escondem mistérios e esse lança meio futurista deu um charme na obra.
    Espero ter oportunidade de ler sim.
    Dica anotada.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Oi, Camila!

    Acho esse gênero muito interessante, o certo para mim! Sem contar que a capa tá linda, então só me chamou mais a atenção e deixou curiosa. A trama parece prender o leitor, e estou atrás de um livro assim. Dica anotadíssima, obrigada!!!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Camila, tudo bem?
    O livro parece ser bem bacana, eu, assim como você, gostei da premissa e lendo a sua resenha me senti atraído a ler o livro. Quem sabe quando eu estiver com a TBR mais vazia eu não o compre.

    ResponderExcluir
  22. Essas histórias em que há sentimentos de raiva e vingança não me atraem muito, mas esse livro me deixou um tanto quanto curiosa.
    Amei a capa e confesso que foi o que mais me chamou a atenção. Fiquei um bom tempo só observando ela e tentando encontrar pistas sobre o livro nela. rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Camila, tudo bem?
    Eu estou com esse livro para ler aqui em casa e só não peguei por falta de tempo mesmo, confesso que sua resenha me animou muito, ainda mais que o livro tem essa carga de suspense. Fiquei bem curiosa para conhecer mais dos personagens e da trama, estou precisando de um livro que traga essas propostas no momento e acredito que ele seria uma boa pedida. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir