26 dezembro 2016

Resenha - A Garota do Calendário - Dezembro




O ano chega ao fim. Será que Mia Saunders vai conseguir cumprir sua missão e quitar a dívida de seu pai? Em dezembro, a Garota do calendário irá a Aspen, a estação de esqui mais celebrada pelos milionários norte-americanos. Um homem misterioso pagou uma bolada para que ela fosse até lá. Neste último volume da série que é sucesso editorial nos Estados Unidos, Mia vai encontrar algo nas montanhas geladas que vai mudar sua vida para sempre.









Título: A Garota do Calendário - Dezembro
160 páginas || Skoob || Editora: Verus || Onde Comprar



Resenhas Anteriores

Dezembro chegou e com ele a série A Garota do Calendário chega ao fim ao longo de uma jornada de doze livros. No começo da série eu estava mais inspirada e ansiosa na leitura, mas confesso que os últimos volumes me deixaram de certa forma com preguiça de continuar. Como não gosto de deixar nada sem concluir, peguei o último livro da série para ler e confesso que fiquei frustrada. Confiram a resenha e, para quem ainda não leu os volumes anteriores, podem ir direto para as minhas impressões, pois nessa altura será impossível não soltar spoilers.

Mia está com Wes em Aspen para gravar os quadros para o seu programa, falando sobre os artistas locais de lá e, depois, aproveitar para passar o natal no chalé da família do Wes. Mas o verdadeiro motivo pelo qual ela vai a Aspen é um homem misterioso que supostamente pagou uma bolada para que ela fosse entrevistar esses artistas, sendo um deles a sua esposa. O que ninguém sabe é o motivo por trás disso e Mia não esperava ficar cara a cara com o seu passado.

A mulher que Mia vai entrevistar nada mais é do que sua mãe, que tinha abandonado a ela e a irmã quando as duas ainda eram crianças, em busca de perdão e tentando explicar os motivos que a levaram fazer o que fez. Mas nem tudo é fácil de ser esquecido e perdoado já que as lembranças ruins da Mia sobre a mãe ter arruinado a vida delas e destruído o pai, são fortes demais. Ela logo de cara não consegue perdoar a mãe e nem se mostra disposta a isso em um futuro tão próximo. Já Mady e Max aceitam recomeçar e conhecer a mãe que não tiveram. Achei compreensível a atitude da Mia, pois acho que ela foi a que mais sofreu com o abandono da mãe uma vez que tinha dez anos e se lembrava dela, enquanto os outros não.

Mas nem esse reencontro desastroso estragou o Natal da família, que foi mágico em Aspen, cheio de tradições lindas que Wes fez questão que a Mia vivenciasse, por ser o primeiro Natal dela de verdade em muitos anos. E achei isso super fofo. A forma como ele ficou ao lado dela, dando conforto e carinho quando ela desmoronou após o encontro com a mãe, também mostrou muito do relacionamento sólido deles.

E o casamento que tanto esperamos acontece finalmente, mas a autora o fez de uma forma rápida, pela visão do Wes, e não se aprofundou muito. Para quem queria que o Wes narrasse um pouquinho dos seus sentimentos, vai gostar dessa parte, mesmo que ela seja um pouco mais de duas páginas.

No fim do livro, a autora nos conta como está vivendo cada um dos personagens que passaram pelo longo da jornada da Mia, me deixando com saudade de alguns personagens como o Alec! Suspiros.





[ - Minhas Impressões - ] 


Por ser o último livro da série, confesso que esperava mais do que realmente foi. Eu sei que desde o início o propósito da autora não foi dar profundidade na história e sim deixá-la rápida e fluida, um dos pontos positivos que me fizeram gostar tanto da Garota do Calendário, mas como final, acho que a Audrey foi superficial demais e faltou mais emoção em algumas partes.

Outra coisa que não gostei foi a justificativa fajuta que a autora deu sobre os motivos que levaram a mãe de Mia abandonar, não uma, mas sim duas famílias. Sinceramente não me convenceu nenhum pouco e por eu estar esperando respostas para isso durante toda a série queria algo mais profundo.

Dezembro foi um mês mediano e, pelos acontecimentos, esperava um livro com mais emoção, e admito que foi o único livro da série do qual não consegui me conectar com o que estava acontecendo. Apesar dos pontos negativos, a escrita segue a linha dos volumes anteriores: fluida e rápida.

A diagramação segue o mesmo padrão e a cor do vestido branco é bem condizente com o final da série. As páginas são amareladas, fonte e espaçamento confortáveis para a leitura. Não encontrei nenhum erro de revisão.

Apesar de não ter gostado muito do mês de dezembro, vou recomendar que leiam toda a série pois ao longo da jornada dei muita risada com a Mia e sua personalidade extrovertida e doida. São doze livros curtos e leves. Ótimos para curar aquela ressaca literária e dar bons suspiros.

Boa leitura!


26 comentários:

  1. Olá,
    Eu já tinha recebido spoiler desse livro. E confesso que é ele quem me anima a continuar lendo a série, pois já li os dois primeiros e não me agradaram muito.
    A autora tinha tudo para criar menos livros e mais elaborados, mas decidiu seguir por uma narrativa superficial.
    Acho que só o Wes foi com quem conseguir criar mais simpatia.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila
    Nossa, sério que já finalizou a série? Que legal. Eu estou bem curiosa para conferir também e sei que vou adorar. Uma pena que você esperava mais dessa finalização, acredito que isso se de por conta das expectativas mesmo. Eu já espero algo mais mediano mesmo, justamente por ser o último e mais calmo. Vamos ver né..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila,

    Acompanhei algumas das resenhas aqui no blog e imagino que ao chegar nos últimos volumes, deve bater um desânimo mesmo. Eu não gosto de muita enrolação, por isso fico com um pé atrás com essa série. Ainda assim, legal saber que o casamento aconteceu e meu deus, duas páginas falando sobre sentimentos, eu acho que não iria gostar muito haha. Ainda assim, que bom que você sentiu saudades de alguns personagens e só é uma pena a autora ter tornado o último livro superficial, frustrando um pouco as suas expectativas.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila, tudo bem?

    Concordo com você que os volumes vão perdendo a graça conforme vamos realizando as leituras. Estou no mês de março e já percebi que o melhor foi realmente o primeiro. Não sei o porque, mas talvez as atitudes dos personagens masculinos causem uma grande má impressão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Por ter acompanhado várias resenhas dos livros dessa série, confesso que não esperava muitod o último livro. tenho muita curiosidade de conhecer, mas não parece ser a melhor série do mundo. Gostei muito da resenha e que bom que você teve paciência pra finalizar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  6. Eu já não gostei tanto pela falta de profundidade, mesmo que tenha sido a proposta da autora, e saber que o final foi bem mediano tá me fazendo repensar se continuo lendo os volumes...
    Mas sua resenha ficou ótima!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não me interesso por livros hots, mesmo sabendo que são sucessos. Essa história acho completamente enrolação com o leitor, 12 livros! É coisa demais, e depois de ver que no último a autora ainda fez algo sem emoção é pior ainda.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Já li essa série até mês de julho e gostei da proposta apresentada pela autora, mesmo não sendo o tipo de livro que eu leria normalmente justamente por essa falta de profundidade que torna as tramas rasas, ainda assim estou gostando da série e não imaginei que o desfecho seria tão superficial assim, afinal é o desfecho da série, e isso me desanimou um pouco a continuar a leitura. Contudo a curiosidade de saber o que acontece com a Mia é maior e esse é o motivo pelo qual pretendo continuar.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  9. Olá. E finalmente chega ao final da saga e vou começar a ler os livros. Confesso que já sabia desde o primeiro com quem a Mia ia ficar e acho que ela deixa esse clichê justamente para não parecer que o livro é sexo por sexo como já se tem a impressão. Pena que você não gostou tanto do Dezembro. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Cami,
    Já em Dezembro? rs
    Gostei de saber que a Mia está com Wes, acho que ele foi a melhor pessoa para ficar com ela até o momento, mas não gostei de saber que o livro foi mais superficial ainda. Eu não curti muito, pois gosto de histórias mais profundas ainda.
    Entretanto, achei suas impressões extremamente válidas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila,
    Eu não li a resenha, pois ainda não acabei a série e achei que poderia acabar encontrando algum spoiler.
    De qualquer forma, a série não me cativou muito, mas quero acabar para saber o que acontece e o que a Mia decide da vida.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bem por aí?

    Já faz um bom tempo que ouço falarem super bem dessa série e eu estava pensando em ler um livro dela por mês em 2017. Pena que o último volume não te agradou tanto como os outros, mas que bom que você aproveitou os pontos positivos da série inteira. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Eu estou lendo justo esse volume, e estou na parte que ela encontra a mãe... Já me deu até um desanimo de terminar a leitura com suas considerações finais, mas não irei conseguir largar a leitura, quer ver o que a Audrey preparou para o final, o casamento e tudo mais... Muito boa sua resenha ^^

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  14. oie
    uau vc leu tudo? caramba,são bastante livros da série, eu tenho os dois primeios aqui e quero ler depois de ver tantos elogios de uma série que nao dava nada, fiquei bem cruiosa depois de entender melhor o enredo, bela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Acabei de ler o de Janeiro. Li rápido, confesso Mas também confesso que previa que tudo ia terminar em um grande felizes para sempre olha: eu estava certa rsrs Não sei se lerei a série inteira, achei a autora muito superficial em alguns momentos. Já pelo primeiro acredito que muitas partes tinham tudo para ser mais do que foram. Mas enfim, adorei saber do final embora já tivesse imaginado algumas partes. Se lerei toda a série: talvez, quem sabe! Estou na dúvida. Mas amei sua resenha, foi excelente para mim. E realmente, esta série é ótima para curar ressaca literária. Embora o primeiro volume tenha me deixado indignada, eita série clichê rsrs

    ResponderExcluir
  16. Oi, Camila!
    Vi essa série sendo bastante comentada quando lançou, mas os livros não me chamaram atenção. Acho que porque já estou bem saturada do Hot e a trama me pareceu a mesmo coisa que já havia lido em outros do gênero. Acabei não me interessante, no momento não são livros que tenho vontade de ler, quem sabe eu mude de ideia um dia e dê uma chance a história.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  17. Oi, Camila

    Que pena que a conclusão não foi muito satisfatória. Eu li apenas os dois primeiros e já achei tudo superficial e bobo demais. Eu lerei oa outros em dado momento porque não gosto de deixar nada inacabado, mas vou esperar o preço baixar porque não acho que eles valem o preço que custam.

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Esse série foi uma das que eu mais ouvi falar esse ano, resisti porque eu já sei como funciona esse tipo de história e caramba como é chato mas é útil em curar ressaca e também para aquele momento que você quer lê mas não sabe o que e ai esse tipo de livro te dá uma direção: preciso de uma boa história. Vou colocar a série no skoob, quem sabe eu leia o primeiro hoje? Tô precisando de um livro rápido, leve e previsível.

    P.S.: A Mia fica 12 livros com o mesmo cara? Por acaso eu vou ter a sensação de estar lendo a mesma coisa a série inteira?

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Li apenas os dois primeiros volumes dessa série e gostei muito da história até agora, então saber que ela termina feliz e que no final acabamos sabendo os motivos da mãe de Mia os ter abandonado me deixou muito interessada em continuar. Adorei saber que tem partes narradas pelo Wes, ele é de longe o meu personagem preferido e saber um pouco mais de seus sentimentos é muito gratificante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oiee Camila ^^
    Já vai começar Janeiro de novo e eu nem li Março ainda...haha' não gosto do gênero, mas recebi os dois primeiros livros, então acabei lendo. Não me apaixonei ou me encantei por nenhum dos personagens, mas achei a Mia uma personagem muito interessante, e é por isso que quero continuar lendo a série. Uma pena que o desfecho da série não tenha sido lá tanta coisa :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Você foi uma guerreira lendo essa série enorme haha a temática dos livros não faz meu estilo literário, então nunca nem comecei a ler. Vi inúmeras resenhas ao longo do ano, mas isso só confirmava que eu realmente não devia ler. Pena que o encerramento não foi la essas coisas pra você, mas isso acontece né :/
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  22. Para mim á série foi mediana por completo, tirando o primeiro livro o restante não teve uma boa essência. Ainda fiquei meio pra lá, quando você fala da razão da familia ter abandonado Mia. Confesso que séries arrastadas assim não me chamam atenção. Mia é um personagem bem construído, mas acredito que um livro seria suficiente.

    ResponderExcluir
  23. Oi,
    Li somente o primeiro livro da serie, confesso que ele foge dos meus enredos preferidos, mas acabei dando uma oportunidade exatamente por ser uma leitura que flui rápido.
    Fiquei curiosa pra entende porque a Mãe dela abandonou a família e se ela no fim consegue pagar a divida do Pai e acaba com esse seu trabalho, ou se continua para ter a grana.
    Mas infelizmente não tenho empolgação para ler o restante da seria, conforme fui lendo as resenhas fui percebendo que o primeiro foi o melhor, e no decorre dos meses a autora vai perdendo certo brilho nas histórias.
    Gostei da resenha e da sinceridade, mas como mencionei não pretendo chega ao fim da serie.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu parei de ler essa série no mês de Maio, mas na back friday comprei todos os livros e vou começar a lê-los. Fiquei feliz de saber que Wes e Mia tiveram um final feliz. Acho que também não perdoaria a minha mãe de princípio se ela tivesse feito o mesmo que a mãe da Mia fez.
    Espero ler o livro em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Realmente nessa altura não é possível não soltar spoiler, por isso fui direto a suas impressões.
    Uma pena que não tenha ficado feliz com o desfecho proposto pela autora da série e fiquei intrigada para saber a justificativa da mãe de Mia por ter abandonado as famílias, justificativa essa que não te convenceu em nada rsrs
    Ainda não li nenhum livro da série, mas estou bem curiosa para fazê-lo mesmo com essa resenha de um desfecho não tão bom.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Li só o livro de janeiro e por mais que não seja meu tipo de livro favorito, foi uma leitura bastante agradável e leve. Fiquei com um pouco de preguiça de ler os outros da série mas pretendo continuar para saber como vai se desenrolar essa história. Uma pena o livro não ter satisfeito suas expectativas. Os desfechos de uma série deveriam ser sempre incríveis.
    Ótima resenha, bjs

    ResponderExcluir