05 dezembro 2016

Luz, Câmera e Ação [25]



Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.

Título: A Chegada
Lançamento: 2016 (1h 56min)
Dirigido por: Denis Villeneuve
Com: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker...
Gênero: Ficção Científica
Nota: 



O filme A Chegada inicia mostrando a relação da Dra. Louise Banks com sua filha desde o nascimento até um acontecimento trágico. Logo depois acompanhamos os primeiros dias da chegada de doze naves não identificadas espalhadas pelo planeta e o desespero das pessoas face ao desconhecido. A Dra. Banks que é especialista em línguas é convocada para trabalhar, junto com o cientista Ian Donnelly, estabelecendo contato com os seres visitantes.








Alguns podem ver o trailer e pensar que esse é apenas mais um filme sobre alienígenas invadindo a Terra, mas não é. Com uma fotografia impecável, o filme cria toda uma atmosfera baseada nos detalhes para apresentar aquilo que pretende e, por isso, eu recomendo aproveitar a oportunidade para assisti-lo no cinema. Não é um filme sobre os tais visitantes, é um filme sobre a humanidade.

Como eu disse, se você está esperando um filme cheio de ação e os Estados Unidos salvando todo o mundo e tudo mais, pode desistir da ideia. O decorrer do filme pode ser considerado lento, mas não chega a ser maçante, achei incrível como eles abordaram a questão da comunicação e da progressão de aprendizado da linguagem.


Esse filme não segue uma cronologia linear e isso é muito importante para o desfecho (alguns até consideram a cronologia circular, o que é uma sacada muito boa para o contexto, mas é preciso ver para entender). É aquele filme que te faz querer voltar para assistir tudo de novo para ter certeza de que não perdeu nada. A Dra. Louise Banks é interpretada pela atriz Amy Adams e sua atuação não decepciona, a filmagem dá muita ênfase na expressão tanto facial quanto corporal da personagem para que possamos perceber claramente o estado emocional dela.

Enfim, A Chegada é o tipo de ficção científica surpreendente que eu não via há bastante tempo. Sem dúvida entrou para minha lista de favoritos de tanto que eu me envolvi com o filme. Você pode assisti-lo só como diversão e sair satisfeito, ou querendo discutir todos os aspectos dele com todo mundo como eu. Se vocês estiverem pensando em ir ao cinema nos próximos dias, deixo aqui minha recomendação, vale muito a pena conferir esta obra cinematográfica na telona.


23 comentários:

  1. Olá Luana
    Confesso que não tinha interesse em assistir esse filme, tampouco tinha conferido o trailer. Mas seus comentários me deixaram bem animada, e agora gostaria de assistir sim. Amo ficção científica, então pelo visto, parece que irei me agradar também. Legal ter entrado para sua lista de favoritos!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Luana, tenho ouvido muitos elogios para com o filme e essa questão que você pontuou sobre a linguagem, é o que mais tem sido elogiado, o que também, aumenta a minah curiosidade, em como ficou assim na telona. Espero gostar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Luana, adoro assistir filmes, porem ainda não tive a oportunidade de assistir A Chegada. Já assisti ao trailer e sua crítica positiva só aumentou o interesse, espero poder assistir em breve e te contar a minha opinião. Bye

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu gosto muito de filmes, ,afinal quem não né? Mas esse gênero não é um dos meus favoritos. Mas vi que a divulgação dele foi bem grande e eu pensava que ia ser uma série, até visto o treiler e ter entendido melhor a trama. Fico feliz que essa Ficção Científica tenha conseguido apresentar todos os seus critérios de favoritismo. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu não conhecia esse filme e amei o trailer dele e suas considerações. Pretendo ler em breve para conhecer a história e poder vim aqui tricotar com você. Ps: só foi eu que achei essa fotografia do filme uma lindeza? Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Luana,
    Gosto muito de filmes assim e adorei saber que não é só mais um filme sobre alienígenas com os EUA salvando o mundo e saindo muito bem, estou cansada de filmes nesse estilo.
    Gostei de saber que o filme te surpreendeu e que entrou para o hall dos favoritos. Vou, obviamente, anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Já tinha visto o trailer desse filme e fiquei bem intrigada, já que gosto bastante de ficção cientifica. Fiquei curiosa para saber o que são essas naves e qual o propósito delas na história, confesso que amo histórias de alienígenas, sério. Não consigo me enjoar delas. Com certeza vou tentar assistir nesse final de semana, obrigada pela dica.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  8. Oi Luana,

    Eu amo sci-fi e amei esse filme como nunca. Realmente foi um filme diferente dos últimos sci-fis lançamentos, mais humano no sentido de explração de emoções. Gostei das suas considerações e fico feliz que tenha sido um dos melhores que viu no ano!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Me interessei pelo filme e ele parece ser ótimo. Gostei de saber que é um filme sobre a humanidade e a questão da linguagem também me chamou atenção. A dica está anotada para ver em breve!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não vi o filme, mas tenho interesse. Confesso que fiquei com um pé meio atrás por conta desta lentidão no desenrolar dos acontecimentos, mesmo assim acho que vale a pena arriscar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Até então então então então a então filme dês a ambientação até a linguagem que é muito citada nas resenhas e nos comentários que eu vi.Ainda não assisti o filme, mas estou louca para assistir, creio que é diferente do que estou acostuma a ver referente ao gênero. Os atores parece que realmente deram corpo e alma aos seus personagens, e isso conta muito.Acho que não me encomodaria se o começo do filme fosse mais arrastado igual muitas pessoas estão dizendo. Espero em breve poder assistir e gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  12. Vou te confessar que tenho uma relação engraçada com ficção científica, amo ler mas odeio assistir porque sempre acho que os filmes deixam muito a desejar. Mas uma coisa que você disse me chamou a atenção, o fato de não ser sobre os seres visitantes e sim sobre a humanidade, acho que por isso vou me arriscar e ver se tenho uma impressão diferente dessa vez, espero curtir como você curtiu.

    ResponderExcluir
  13. Esse filme me lembrou Interestelar em termos de complexidade, sabe? Gostei da trama, confesso que gosto dessas ficções com mais ação e reviravoltas, mas é bom assistir algo diferente. Gostei de conferir sua opinião, ainda não tinha visto nada sobre esse filme, e já fiquei com vontade de assistir.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Realmente eu aguardava um filme cheio de ação e com vários momentos tensos. Mas pelo que você me passou, o filme não é nada disso. Mas sim mostra um outro lado de uma invasão, como os especialistas buscariam se comunicar com os seres. Acho bem interessante isto, pois mudamos o foco da invasão para como cada personalidade vê a situação.

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu não consegui conferir esse filme no cinema.
    Eu não cheguei nem a ver em cartaz aqui na cidade, rsrs Tenho curiosidade para conferir essa história, e acredito que vou gostar. Pelo menos gosto da atuação da atriz do filme.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Gostei bastante da premissa do filme e sou apaixonada por ficção científica.
    Fiquei bem intrigada para ver a atuação da atriz como Dra. Banks e como foi focado nas expressões faciais e corporais.
    Talvez eu ache um pouco chato pelo fato de não ter muita ação, mas mesmo assim quero assistir.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá =) Não sou muito fã de filmes de alienígenas, mas saber que não é sobre um filme sobre os tais visitantes e sim sobre a humanidade me agrada. Só tinha visto o trailer do filme, mas agora sabendo mais sobre o filme através da sua resenha me animou assistir. Beijos'

    ResponderExcluir
  18. Oiee Luana ^^
    Mesmo não gostando muito de ficção científica, eu estou curiosa para ver esse filme. Saber que não é mais do mesmo me deixou curiosa, e também gostei quando você disse que não é "os Estados Unidos salvando todo o mundo"...haha' eu, sinceramente, odeio filmes assim *-* Fico feliz em saber que você gostou do filme, espero gostar bastante também :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  19. Os atores são ótimos a premissa é boa, com certeza assistirei para saber mais e ter minhas próprias impressões, adoro esses filmes com tema de fim de mundo sabe hahah! Sua resenha sobre o filme ficou muito boa, gostei bastante porque eu ainda não conhecia e agora fiquei com vontade assistir!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não tenho o costume de ver filmes, menos ainda filmes de ficção científica, mas fiquei curiosa com esse filme. Achei interessante a premissa, essa coisa de acompanharmos o aprendizado da linguagem e o filmes ser sobre a humanidade. Enfim, parece uma ótima dica, vou anotar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Confesso que quando vi o trailer já fiquei desanimada em assistir ao filme, pois não gosto de filmes sobre alien. Mas como você disse que é um filme que é bem mais do que isso, vou dar uma chance e assistir.
    Obrigada pela dica.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Tudo bem?
    Então eu gosto de filmes de ficção cientifica são os meus preferidos apesar de nem sempre eu gostar o que foi o caso deste tentei três vezes antes de conseguir vê-lo até o final e quando consegui já estava saturada.
    Enfim que bom que você gostou
    OBG pela dica
    BJU
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu, tudo bem?

    Não sei o motivo, mas não me adapto muito bem a filmes de ficção, ação e afins. Sempre me decepciono com o enredo, por isso sempre deixo as dicas passarem!

    Mas suas impressões sobre "A Chegada" me deixaram curiosa! Por hora não assistiria, mas anotarei a dica (:

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir