01 novembro 2016

Resenha - Prospecto





O impossível é só o começo. Daiane Campbell é uma garota sonhadora, apaixonada por livros, e que sonha pelo dia em que possa encantar as pessoas com suas histórias. O que não esperava era que fosse viver sua própria aventura irreal. Em meio à monotonia da cidade, descobre pertencer ao mundo dos Guardiões, pessoas que carregam nas costas a missão de proteger o Tempo e abençoadas com dons excepcionais. Mas quando Michael Jones ameaça a estrutura desse mundo, a garota terá que decidir a qual lugar pertence: aos Guardiões ou à vida real. Em veio à guerra, amores e contradições virão à tona e o impossível se torna a única chance de salvar a todos. A palavra Prospecto pode ser tudo que precisam para vencer, mas também pode levalos à morte.



Título: Prospecto
287 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Arwen || Onde Comprar











A primeira coisa que vi quando me deparei com esse livro pela primeira vez foi a capa. E foi amor à primeira vista. Mas mesmo com uma capa tão linda, eu não imaginava que encontraria uma história tão fantástica que me prenderia do início ao fim sem pausa para respirar.

Daiane é uma menina de quinze anos que mora em Nova Iorque e leva uma vida comum para a idade dela. Ela é sonhadora, e seu maior sonho é um dia se tornar uma grande escritora para, através das suas palavras, levar a fantasia e a aventura para as pessoas. O que ela não contava era que acabaria vivenciando sua própria fantasia e que teria que acreditar e ter fé no impossível.


Em uma excursão da escola, Daiane vivência uma experiência muito inusitada que coloca sua sanidade em questionamento. Ela não sabe se tudo o que viu foi real ou apenas alucinação da sua cabeça. Quando comenta com a sua amiga Bianca o que aconteceu, a mesma se preocupa, achando que ela pode estar apenas cansada e passando mal. Para completar o mistério, um colar com pingente de cristal aparece no pescoço de Daiane, porém, a mesma não sabe como ele foi parar ali.

Muitas dúvidas martelam na cabeça dela no dia seguinte, tentando entender o que aconteceu e o que foi aquilo que ela viu. O que não esperava é que seria Jack, o aluno novo e misterioso da escola, quem explicaria para ela o que era tudo aquilo. Claro que ela não tem nenhum motivo para acreditar ou confiar nele, mas em busca da verdade ela ouve o que ele tem a dizer.

Jack então conta para ela uma história maluca sobre eles serem guardiões do tempo, sendo ele guardião do futuro e ela guardiã do passado, e que, para o time de guardiões ficar completo, é necessário que eles encontrem o guardião do presente. Claro que de início Daiane não acredita em nada daquilo, e acha que o garoto está apenas zombando da cara dela. Mas, e se ele tiver falando a verdade? E se ela pudesse viver sua própria fantasia e fazer diferença no mundo como sempre sonhou? E se pudesse ser uma heroína de verdade?

Aos poucos tudo vai se encaixando e ela vai entendendo melhor esse novo mundo do qual faz parte. Quando ela já está acostumada com a ideia e confiando em Jack, eles acabam encontrando a guardiã do presente que faltava.

Com o trio completo, logo um membro do conselho dos guardiões aparece para explicar melhor como funciona esse mundo, os poderem que eles possuem e o que esperam deles além de, claro, começarem um treinamento intensivo para que possam enfrentar perigos em missões que possam vir futuramente.

Daiane não confia em tudo o que o conselho diz e tem certeza que eles escondem muitos segredos, como, por exemplo, uma antiga profecia sobre uma guardiã do passado. Ela sabe que eles não estão sendo totalmente sinceros e sua curiosidade para descobrir a verdade vai colocá-la em muita encrenca.

Michael Jones, um guardião que se rebelou por não concordar em seguir as regras do conselho, ainda tem planos de destruí-lo e travar uma guerra para que consiga ficar no poder e dominar tanto o mundo dos guardiões quanto os humanos.

Daiane, apesar de se questionar sobre o motivo dele ter se rebelado contra o conselho, não quer ver tudo que conhece ser destruído. Então, ela, Jack e Maya (guardiã do presente), começam uma corrida contra o tempo para arquitetar um plano com inuito de deter Michael.

Além de tudo isso, ainda contamos com mais um mistério sobre o verdadeiro passado de Daiane. Tudo que a garota se recorda foi de ser adotada quando criança, mas não se lembra de como foi parar no orfanato ou da vida antes de lá. A pergunta mais importante é o porquê fora abandonada pela sua própria família.

E a partir de toda essa trama são páginas e mais páginas cheias de aventura e ação, que se torna impossível de largar o livro até chegar ao final. Claro que nem todas as perguntas vão ser respondidas, pois, a Tatiane Rodrigues deixou ganchos para o próximo volume da obra, que eu necessito ler o mais breve possível já que, realmente, a minha curiosidade está me matando.

Daiane era uma menina comum doce e sonhadora, porém, que não acreditava muito em si mesma. No começo, eu fiquei até irritada com toda a insegurança dela, mas que menina de quinze anos não se sente insegura? Imagina ela com a responsabilidade de salvar o mundo! O bacana foi que durante o tempo, ela foi aprendendo a acreditar mais e ter fé. Achei muito legal essa evolução dela.

Os personagens secundários da história são tão importantes como a protagonista e cada um tem um cantinho e um espaço especial para a história. Lara é a irmã de Jack, e vive preocupada com ele. Bianca e Ryan, que são os melhores amigos de Daiane e estão sempre incentivando a amiga acreditar no seu potencial. Alex, que é irmão de Ryan, é um garoto muito fechado porque carrega a sensação de uma grande culpa nas costas e, por esse motivo, é mais reservado e se mantém fechado para o mundo.

Prospecto é uma leitura super agradável e fluída. É daqueles livros que conseguimos ler em apenas um dia sem notar as horas passando. Pelo menos foi assim que me senti mergulhada nas páginas e envolvida com toda a história.

O enredo é bem construído e cada personagem nos encanta de uma forma diferente e nos conecta mais ainda com a história dos guardiões.

Eu particularmente amo enredos que, de uma forma ou de outra, envolva viagens no tempo, portanto acho que esse foi um dos pontos que me cativaram e fez com que eu me apaixonasse logo de cara pela fantasia criada pela Tatiane Rodrigues. E por falar na autora, ela é uma fofa, e fico muito feliz que tenha conseguido publicar seu livro. A vejo com um futuro muito promissor pela frente.

O único ponto que confesso que me desagradou um pouco foi o cenário. Vou tentar explicar o porquê. A história se passa em Nova Iorque (primeiro quero deixar claro que não vejo problema algum quando o autor usa um lugar internacional, pois, escrecer é isso mesmo, ir onde nossa imaginação nos levar) e vários momentos do livro foram dentro de uma escola. Entretanto, não me senti convencida de que a ambientação da escola era de lá, e sim de uma escola brasileira, devido a alguns costumes em alguns momentos. Mas também não foi nada que atrapalhou a leitura. Longe disso.

Agora vou falar da diagramação que é uma das minhas paixões em livros. Afinal, quem não ama uma boa história com um livro lindo? Já disse lá no começo que achei a capa linda e encantadora, e o melhor de tudo é que ela é bem condizente com toda a história. As páginas são amareladas e o início de cada capítulo tem a marca dágua com a engrenagem de relógios. É muito lindo gente! A Editora Arwen caprichou e muito na edição. Encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada que comprometesse a leitura.

Recomendo a leitura de Prospecto para todos que procuram uma leitura leve e para aqueles que gostam de histórias de fantasia, que assim como eu, ame enredos que tenha como palco viagens no tempo. Tenho certeza que você não vai se arrepender de mergulhar nesse universo cheio de possibilidades. Afinal, tudo é Prospecto.

28 comentários:

  1. Olá Camila
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito, mesmo porque não conhecia esse título, mas já fiquei apaixonada pela capa. A premissa também me interessou bastante, porque gosto dessa ambientação referente a questões do tempo, viagens e que envolvem guardiões. Qualquer história que tenha viagem no tempo já me chama a atenção na mesma hora. E claro, sou apaixonada por fantasia, e acho ótimo por ser um nacional. Que bom que a história é bem construída, e realmente fiquei curiosa sobre os personagens. Espero poder ter a oportunidade de ler também.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito bacana quando colocam meninas em histórias assim, porque raramente vejo protagonistas femininas em ficções como essa! Prova que as coisas estão mudando, ne? Hahaha também adorei a capa, fiquei alguns minutinhos encantada. A história foge um pouquinho do que eu costumo ler mas ainda assim o enredo parece tão surpreendente que me deixou curiosa!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,
    Não conhecia esse livro e de fato a capa chama atenção pela beleza. Ador livros com essa pegada de viagem no tempo, muita aventura e fantasia.
    Já sinto que esse passado esquecido da Daiane vai está ligado a esse novo mundo em que ela vai viver. A minha unica ressalva é a ambientação inicial ser nos Estados Unidos e o nome tão brasileiro, se ela for americana me deixa confusa essa opção de nomes.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que capa linda e que sinopse curiosa. Apesar de eu não ser grande fã de histórias fantasiosas, achei super bacana esse enredo. A história deve ser realmente envolvente e bem escrita e, ainda mais legal, são essas aventuras e aprendizados que a personagem passa a viver. Adorei a resenha. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro, também adoro essas coisas de viagem no tempo. Fiquei curiosa, mas nem tanto, só um pouquinho. Ando lendo muitos livros fantásticos e ando meio de ressaca de fantasia. Mas quem sabe um dia eu o leia. Quem sabe a curiosidade aumente até lá. E me vença. rs

    ResponderExcluir
  6. Olá. Fiquei muito feliz por esse livro funcionar para voce, mas deixarei a dica passar. Primeiro porque ao contrário de ti eu não gostei da capa e embora você tenha dito que o enredo é bom eu achei um pouco clichê. Menina adolescente que não se encaixa e descobre um mundo novo. Cliche, mas fico feliz que tenha gostado. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Nossa que capa, adorei.
    A sinopse não foi assim tão boa, mas sua resenha me deixou bem curiosa. Sou super fã de fantasia e vou anotar aqui a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    No começo não dei muita bola para esse livro, pois nao estava sentindo firmeza na história, mas lendo sua resenha notei que posso, sim, vir a gostar da leitura. Não é prioridade no momento, mas espero fazer esse leitura um dia.


    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, e acredito que a capa e a diagramação estão ótimas. Pena que não gostou tanto da ambientação da trama, mas que valeu a pena a leitura. Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, tudo bem?
    Pela sua resenha esse me parece ser uma ótima história de fantasia, achei legal a menina ter apenas 16 anos, descobrir que é uma guardiã do passado e ter em mãos o fardo de salvar o mundo, fico imaginando como ela foi absorvendo as informações e como lidava com as dificuldades. É uma pena que o livro seguinte ainda não tenha sido lançado, já que as pontas soltas te deixaram muito curiosa, espero que não demore para isso acontecer. Gostei da premissa da obra e com certeza lerei um dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, e achei a trama bem interessante.
    A capa do livro está linda, e acredito que a diagramção também. Confesso que não conhecia nada sobre essa hist´ória, e acredito que vou gostar. Uma dica bem interessante, que vou anotar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Uau! Que resenha hein?!
    Mesmo e não curtindo muito fantasia, fiquei fascinada com a história!
    Não prometo ler, mas com certeza indicarei a alguns amigos que adoram!!

    #Ana

    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, não conhecia o livro e nem a autora, mas achei a premissa interessante e quando li sua resenha, achei a historia bem desenvolvida, bem estruturada e bem escrita, com personagens cativantes, com muita fantasia e viagem do tempo e tudo que curto num livro sua resenha me fez ficar encantada pelo livro. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Sou apaixonada por fantasia e fiquei bem curiosa para saber qual acontecimento testou a sanidade de Daiane e o que seu sonho de se tornar uma escritora se enquadra nisso.
    É muito bom saber que o enredo é bem construído e que os personagens são cativantes.
    Ainda não li nada que tratasse sobre viagens no tempo e estou curiosa para conferir o porque o cenário ter te desagradado.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. A capa me intrigou, e já imaginei uma ficção fantástica!!! Amo viagens no tempo e esses tipos de Histórias. Como será que eles vão vencer Michael Jones? Com certeza indicarei.... BJs
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  16. Oii Camila, tudo bem? Gostei muito da resenha! É a primeira que leio sobre Prospecto e fiquei interessada na leitura. Também não me incomodo quando o livro nacional se passa em outro país, quando isso é bem estruturado e descrito. Anotei a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, Camila. Realmente a Arwen sempre faz um belo trabalho, adoro os livros da editora.
    Livros de fantasia são ótimos, ainda mais quando a leitura é fluída, uma combinação perfeita.
    Gostei bastante da capa do livro e da história, o lerei quando estiver precisando de uma leitura despretensiosa.

    ResponderExcluir
  18. Oi! Assim como você eu amo histórias que envolvem viagens do tempo e amei essa temática tão diferente. Confesso que achei interessante essa história de guardiões e gostaria de saber mais sobre como se desenrolará. E gostei ainda mais sobre o jeito que você explicou e apresentou essa obra! Eu amei e confesso que já quero na minha estante <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Camila,

    Eu estou louca para ler esse livro e sua resenha me convenceu ainda mais de que essa é uma excelente história. Quando você mencionou os guardiões do tempo, pensei que seria um bocado clichê o livro, mas eis que essa história de ter guardiões do futuro, passado e presente é bem inovadora, me deixando bem curiosa para saber o que vai acontecer no livro. Se antes eu já queria ler essa obra, agora tenho certeza de que preciso compra-la, espero fazer isso ainda esse mês.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  20. A capa por si só já é um grande atrativo, ainda mais quando descobrimos que temos fantasia com direito a viagem no tempo! Gostei muito da dica, ainda mais porque não conhecia o livro. Com certeza anotarei a dica para ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Eu fiquei lendo com um puta medo de ler spoiler rsrsrs, essa será minha próxima leitura e, como você, eu me encantei de cara com a capa do livro, é linda! Desanimei um tiquinho por saber que a personagem principal é tão novinha, mas vou tentar não tirar conclusões antes da hora!! Sua resenha ficou muito boa, bem escrita demais da conta e bem objetiva, adorei!

    ResponderExcluir
  22. Olá Camila,
    Meu deus do céu, que capa linda é essa? Só por ela já dá aquela super vontade de ter o livro. A história também me pareceu ser super interessante e a protagonista parece viver um sonho ao viver sua própria fantasia.
    Que legal que esse é daquele tipo de livro que você lê e nem percebe que está lendo. Vou super anotar a dica, pois acho que vou curtir demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Ooi,
    Prospecto é um livro que quero muito ler! A autora é um amor e só escutei comentários ótimos sobre o livro dela. Ainda não consegui comprar, mas a resenha me deixou ainda mais curiosa para ler. A capa realmente é linda, a Arwen dificilmente erra!
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  24. Oi Camila
    Preciso concordar que essa capa é realmente linda.
    Confesso que não sou a maior fã de fantasia, mas gostei muito do que você falou em sua resenha. Tudo que envolve viagens no tempo me interessa. Também senti que vou me envolver com as personagens. Pena que o cenário não agradou, mas faz parte.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  25. Confesso que eu me irritaria mais do que parece que aconteceu com você esse detalhe da ambientação do livro. Não que eu tenha problemas em um autor escrever sua história em outro lugar, mas eu acho que ele tem que convencer disso, e se os costumes não são os de lá - ou são claros que são de outro lugar - então acho que seria mais interessante se fosse em um lugar fictício. Passa mais credibilidade na minha opinião.
    Essa coisa de menina de 15 anos que tem que salvar o mundo me irrita um pouco - mais pelo fato de estar cansada um tanto - mas ver que ela é insegura me faz acreditar um pouco mais, e ver que tem um crescimento, além de personagens secundários que também são importantes me deixou curiosa e querendo conhecer a história.
    No fim, acho que mesmo com essa coisa da ambientação ainda tem tudo para o livro me agradar...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Que bom que a protagonista evolui, essa insegurança no início acho que me incomodaria, mas realmente, que garota dessa idade não se sentiria insegura ainda tendo que carregar uma responsabilidade desse tamanho? Amei a capa, amei a premissa da história e com certeza gostaria muito de fazer essa leitura. Só me desanima um pouco saber que tem continuação, já tenho muitas séries pendentes.

    ResponderExcluir
  27. Sim a capa de primeira já chama muita atenção. Juntando com a sinopse e com a resenha, fiquei super interessada em ler. A evolução da protagonista é um ponto alto porque adoro esses amadurecimentos. É série? to cheia de séries pra acabar e confesso que não quero mais uma haha
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ola Camila lindona amei essa capa, adoro histórias com viagens no tempo e pelo visto todo o livro tem uma base bem sólida, com um enredo bem trabalhado e personagens bem construídos, ainda não conhecia o livro, mas já irá para minha lista de leituras, parabéns pela resenha. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir