17 novembro 2016

Resenha - Onde fica o Para Sempre





Olívia vê sua vida se transformar quando seu grande amor, Daniel, morre em um trágico acidente de moto.
Devastada pela perda e sentindo-se culpada por sua morte, em alguns momentos de introspecção, ela pensa ter visto o espírito de Daniel, mas rejeita essa possibilidade, responsabilizando por tais visões, sua mente perturbada.
Mesmo com as forças extenuadas, ela segue os conselhos dos pais e das melhores amigas e vai para a faculdade de letras, com a qual tanto sonhou. Logo na primeira semana de aula, Olívia conhece Vinícius, um rapaz encantador, de olhos misteriosos, cor de jade e bronze. O jovem foi capaz de mexer com o coração da moça. Porém, Olívia parece estar destinada à infelicidade, pois quando acha que está conseguindo superar o trauma, descobre que suas visões não eram obras do seu subconsciente... Era, de fato, o fantasma de Daniel, surgindo, não para assombrá-la, mas para alertá-la de algo que, a princípio, parecia incompreensível e assustador. Daniel usa mensagens enigmáticas que, aos poucos, vão se tornando claras para ela. Mas uma delas, por mais clara que seja, parece tão alarmante quanto difícil de acreditar. Daniel pede para Olívia: "SALVE-A!"
Mas salvar a quem?
Dividida entre a razão e a emoção, entre um amor real e um fantasma, Olívia tem uma longa jornada a percorrer, que envolve a descoberta de si mesma, o crescimento pessoal e a busca da maturidade.


Título: Onde fica o Para Sempre
227 páginas || Skoob || Cortesia: Autora Parceira || Onde Comprar









Em ‘’Onde fica o para Sempre’’ vemos Olívia que acaba de perder a pessoa que até então era a mais importante da sua vida, por causa de uma grande tragédia e agora, esta completamente sem rumo e pensando que poderia de certa forma ter evitado o que houve, pois sente que a culpa é toda sua e por isso não sabe o que fazer com a mescla de amor e saudade que sente de Daniel. Ela só tem uma certeza: Daniel não voltará para sua vida.

‘’Daniel era tudo em minha vida. Ele era meu parceiro. Fazíamos planos para o futuro. Éramos jovens demais. Tudo o que eu pensava era como seria minha vida dali em diante.’’
‘’Sou uma pessoa muito insegura, sempre fui. Daniel era uma pessoa iluminada. Sempre me incentivava em todos os aspectos da minha vida. Ele me conhecia, conhecia meus medos e me ajudava a enfrenta-los.’’

Suas melhores amigas e até mesmo seus pais lhe apoiam em tudo que precisa, porém não tem sido nada fácil, pois começa a piorar ainda mais quando ela começa ter visões de Daniel. Ela até pensa ser fruto do cansaço de sua rotina e então decide tomar um novo rumo. O seu destino agora á a faculdade de Letras e com isso ela também passa a dividir um AP com duas estudantes. Olivia pensa nesse rumo como o inicio de sua independência.


Porém, a vida é tão cheia de surpresas que logo no seu primeiro dia, surge Vinicius, que logo começa brincar com Olivia enquanto ela ouve musica, tentando chamar sua atenção. Ela não dá bola, mas assim que começa olhá-lo com mais atenção, percebe que ele é muito atraente.

‘’Se eu já não prestava atenção no discurso do Reitor, agora menos ainda. Apesar da raiva que estou sentindo, não posso negar, o cara é de arrancar suspiros. – Não acredito que estou pensando em suspiros. Segura a onda ai, Olívia. O Dan não aprovaria esses pensamentos...''

Então, com o passar das páginas, Olívia faz novas amizades, começa a sair para se divertir e se aproxima ainda mais de Vinicius, porém ela não quer se envolver com medo de estar traindo a memória de Daniel e não se sente nada bem sabendo que ainda vê suas aparições e lhe deixando recados que ela de inicio não compreende. Mais que com o tempo ela perceberá que sua tarefa será mais grandiosa do que ela imaginava.

O livro estará nos ensinando em como valorizar as pessoas próximas nos momentos mais difíceis e como a superar a dor de perder uma pessoa querida por mais insuportável que isso seja.

‘’Mesmo que eu tenha os olhos encharcados de lágrimas,Mesmo que eu tenha o coração apertado de dor,Preciso me revestir de fortaleza e sair porta aforaEnxugar as lágrimas e continuar a escrever minha própria história! ’’


[ - Minhas Impressões -]

Admito que achei a história de Olívia muito bonita, principalmente pelo o amor que insistia em cultivar vivo dentro de si após a partida de Daniel. Percebi que a autora vai nos mostrando o turbilhão de sentimentos que assombra nossa protagonista, devido ela insistir em mante-lo “preso” a si. Isso deixa não só Olivia, mas nós mesmos aqui fora da ficção fechados para tudo que uma vida inteira nos reserva se decidirmos vivê-la da maneira correta. 

A memória da pessoa que se foi jamais será esquecida e tenho certeza que quando uma pessoa que amamos muito se vai, ela não quer que as pessoas que ficaram se prendam a um sentimento triste e sim que vivam com a maior intensidade possível. E Olivia demorou um pouco pra perceber isso e só com o passar dos dias e com a súbita decisão de se mudar e estudar é que ela percebe o quanto ainda podia e deveria viver. Mesmo com o receio de não ver mais Daniel em suas visões ela tenta se conformar e assim ser feliz como seria se Daniel estivesse com ela. Seria o seu desejo da onde ele estivesse. As boas lembranças jamais desapareceriam de sua memória e nem deveriam, assim ela percebe que carregando consigo somente os bons momentos ela viveria melhor. Seu coração conseguiria sorrir novamente.

Eu nunca passei por algo assim, mas acredito que perder um AMOR nessas circunstâncias seja muito mais doloroso na vida de uma pessoa, porém, a única saída que todos têm é realmente seguir em frente e tentar de alguma forma superar, mas por outro lado também temos a perda de um relacionamento que pessoas assim como eu, vivem anos convivendo e de repente, quando você menos espera, tudo termina. A dor é igualmente terrível, pois a sensação é de não querer mais seguir em frente e não querer se relacionar novamente com outra pessoa, pois não queremos também substituir aquele amor e esquecer dos momentos que vivemos, porém, mesmo com a distância, percebemos que temos que aprender que amores vêm e vão, pois a vida tem algum propósito para cada um de nós e nos reserva coisas maravilhosas.

Eu sei que perder alguém por uma tragédia é diferente de quando perdemos uma pessoa em um relacionamento, porém a pessoa quando morre não tem escolha, pois ela não volta mais. Mas quando é uma pessoa no qual não convive mais com a gente no dia-a-dia, temos a opção de deixar que ela siga o seu caminho e que seja feliz e possamos também fazer o mesmo. A VIDA É ASSIM! Não temos escolha a não ser realmente seguir em frente e tentar ser feliz seja lá como for.

E como já muitos dizem... O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS E SE FOR PARA SER SERÁ!


Resumindo...

A trama no geral foi muito bem desenvolvida, porém achei que a parte sobrenatural deixou um pouco a desejar, pois esperava mais acontecimentos e mais interação entre Olívia e Daniel, porém, a mensagem de perda e superação ficou bastante clara, nos mostrando como é realmente difícil largar um passado tão maravilhoso que vivemos ao lado da pessoa que amamos para que possamos então recomeçar tudo do zero. Parece fácil né? Mas na verdade não é não, ainda mais quando a vida de alguém é interrompida.

Quanto aos personagens, todos foram muito bem desenvolvidos. Particularmente eu adorei Vinicius, pois apesar das brincadeiras e impertinências ele se mostra muito apegado a Olivia, sempre tentando ajudá-la. Ao contrário de Daniel como eu já disse que precisava de mais aprofundamento. Os personagens secundários também foram muito bem trabalhados e o desfecho foi lindo, pois a autora mostrou como o destino sempre coloca as pessoas certas em nossas vidas e nos momentos oportunos. É tudo bastante claro e creio que vocês todos ao finalizar a leitura, pensarão o mesmo.

O Romance é simples e gostoso de acompanhar, mas nada assim que vá te fazer ficar aos suspiros, porque esse não é o propósito do livro, mas sim mostrar como as pessoas devem valorizar as pessoas a nossa volta, porque serão elas que irão nos ajudar a superar as dificuldades da vida, seja elas qual for!

Quanto à diagramação, a editora está de parabéns, pois está lindíssima. A capa está muito bem feita e com cores suaves dando ainda mais destaque para o titulo do livro e para modelo presente no qual seria Olívia. Todo começo de capitulo é ilustrado e tem uma citação dando um toque mais do que especial na obra. Não encontrei qualquer tipo de revisão e achei que a fonte está de um bom tamanho. Simplesmente amei. Sem reclamações!

A narrativa da autora é muito bem desenvolvida e de fácil entendimento. Os capítulos são curtos e faz com que a gente devore o livro em uma sentada. Eu RECOMENDO a leitura para todos, pois a história é tocante e envolvente, mas não espere grandes acontecimentos para não se decepcionar ok? Só que vale muito a pena tê-lo na estante sem sombra de dúvidas, pois a mensagem passada nos faz refletir sobre as coisas simples da vida!

16 comentários:

  1. Olá Silvana
    Eu não comhecia esse título, e até que achei a capa bem bonita, apesar de não ter chamado muito a minha atenção. Gostei de poder ler suas impressões a respeito, e pelo que pude perceber é uma leitura leve, sem grandes surpresas né?! Se bem que fiquei bem curiosa sobre os personagens, sobre o fato de perder um amor (que só isso, já deve ser horrível), e os enigmas envolvidos. Acho que eu leria sim, especialmente porque gosto desse tipo de ambientação e para conferir as mensagens que o livro apresenta.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvana
    Esse livro me chamou bastante a atenção. Faz um tempo que não leio um livro de romance e talvez essa seja uma boa opção para recomeçar. É uma pena que o lado espiritual não tenha tanto foco quanto achei que ele teria, mas mesmo assim, creio que leria ele, sem problemas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu ja vi diversas resenhas sobre esse livro, e elas dividem muito a minha opinião pois boa parte elogia e outra no tanto assim. Eu sei bem com é perder alguém por meio de tragédias. Quanto a capa, eu achei ela bem linda e a diagramação está uma beleza. Enfim,espero que eu possa ler em breve. Como você citou a resenha, O mundo da muitas voltas rsrs. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Silvana, que capa mais linda!!!! Acho que é uma das mais caprichadas que vi este ano. Eu estou bem na sintonia de um romance assim, leve, fluido e essa característica de capítulos curtos me agrada bastante. A arte gráfica está maravilhosa!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvana,
    Apesar de você ter dito que a história foi bem desenvolvida, não me senti curiosa em ler, acho que essa questão de a Olívia querer cultivar um amor por uma pessoa que foi embora é algo que não entra na minha cabeça, infelizmente, pois parece uma coisa que dói demais :(
    Outra coisa que não me agradou foi você ter dito que a parte sobrenatural deixou um pouco a desejar. Enfim, vou deixar essa dica passar, pois acho que não vai funcionar para mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, que complicado para Olívia ficar vendo aparições de Daniel. Assim ela não consegue superar o que aconteceu e nem partir pra outra. Espero que no decorrer da trama ela consiga passar por isso da melhor forma e dê uma chance real ao Vinícius, que me pareceu ser um ótimo personagem! Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ainda não conhecia esse título, mas concordo muito com você em relação a seguir em frente pois, se ficarmos remoendo o passado, nunca conseguiremos ser felizes. Confesso que a história não me chamou tanto a atenção assim, apesar de parecer bem bonita e fiquei na dúvida se leria ela no momento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Superar a perda de alguém é sempre doloroso e cada um tem seu tempo para deixar a ficha cair e seguir frente. O enredo me chamou atenção, por isso vou anotar a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Ainda que a parte sobrenatural tenha deixado um pouco a desejar, fiquei muito curiosa para realizar a leitura desse livro. Gosto muito de livros que tratam de perdas, do seguir em frente e de quanto isso é difícil quando a perda é repentina. Gostei dessa questão da personagem querer seguir em frente, mas, ao mesmo tempo se sentir traindo a memória do amado que faleceu. Saber que acompanhando esse enredo, ainda encontramos personagens bem desenvolvidos só acabou de me convencer. Acho que é meu tipo de leitura rs

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia o livro mas despertou minha curiosidade. Eu gosto de drama mas não sei se gostaria das partes em que a Olívia fica lamentando a morte do Daniel, embora seja compreensível. Não sei se curtiria o lado mais "espiritual" da coisa. Mas quem sabe... Pode ser um ótimo livro, além da escrita da autora que parece ser bastante boa.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi silvana,

    Achei a capa bem bonita e a sinopse até que me chamou a atenção. Que bom que os personagens foram desenvolvimentos, ninguém merece histórias que não desenvolvem os personagens, agora, é uma pena que o lado sobrenatural tenha deixado a desejar. Anotei a dica por aqui, mas não é uma leitura que me despertou tanto interesse - ainda -.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  12. Oi, Silvana

    Eu achei essa capa linda, de muito bom gosto. Achei o enredo muito emocionante, também nunca passei por algo do tipo e fiquei aqui tentando me colocar no lugar da Olivia, e compreendo a dificuldade que ela sentia em seguir em frente. O luto tem fases, algumas pessoas demoram a mais para passar por todas elas, é normal.
    Que pena que a parte sobrenatural ficou um pouquinho subdesenvolvida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Silvana! :D
    Estou bastante interessada nesse livro, desde que vi algumas fotos dele no instagram. A história parece ser linda e já estava imaginando que não haveria tanto sobrenatural... Fico feliz de ver que o livro carrega uma mensagem tão linda. No momento não estou lendo esse gênero, massssssss claro que vou querer ler sim e ter na minha coleção! <3

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Desconhecia a obra e de cara já anotei a dica. Gosto muito de tramas que envolvam o sobrenatural e fiquei curiosa para saber mais sobre as mensagens misteriosas de Daniel para Olívia.
    Uma pena que você diz que exatamente a parte sobrenatural deixa um pouco a desejar e que poderia ser melhor desenvolvida, mas ainda assim pretendo ler.
    Essa capa é maravilhosa!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil, tudo bem?
    Eu gostei muito do livro, não conhecia ele ainda e adorei conhecê-lo. Eu sou suspeita de falar pois adoro um bom livro dramático, e esse traz um enredo cativante por se tratar de um romance que teve perdas. Gostei de saber que ele traz uma mensagem bonita no final e nos faz refletir, fiquei bem curiosa com os personagens também. Com certeza é uma obra que eu colocaria na frente das outras leituras. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Perdas são coisas realmente dolorosas! Todo mundo já passou por uma fase ruim ou algo deprimente como a dela. Eu entendo perfeitamente essas atitudes que a personagem toma.

    ResponderExcluir