29 novembro 2016

Resenha - De Volta Para o Futuro - Nos Bastidores da Trilogia



O futuro está de volta. Há 30 anos, Marty McFly fazia sua primeira viagem no tempo, a bordo de um DeLorean. Tinha início uma das maiores trilogias da história do cinema. De Volta Para o Futuro é um marco da cultura pop, conquistando gerações de fãs leais a cada reprise na tv ou nos relançamentos em todas as mídias possíveis, do vhs piratão aos modernos vídeos on demand.
O livro de Caseen Gaines é o documento mais completo sobre a trilogia De Volta Para o Futuro, além de ser uma verdadeira aula sobre cinema. Para conseguir reunir informações exclusivas, muitas daquelas que nem o mais apaixonado dos fãs conhecia direito, o autor levou vinte meses de pesquisa e conduziu mais de quinhentas horas de entrevistas com equipe técnica, elenco e fãs. O diretor Robert Zemeckis, o produtor e corroteirista, Bob Gale, o insubstituível Christopher Lloyd (Dr. Emmet Brown) e até mesmo Huey Lewis, autor de “Power of Love”, canção-tema do filme de estreia, relembram, com detalhes, como a saga ganhou vida. Críticos de cinema, documentaristas e fãs dedicados também ajudaram a enriquecer o conteúdo do livro.

Título: De Volta Para o Futuro-  Nos Bastidores da Trilogia
248 páginas || Skoob || Editora: Darkside || Onde Comprar









Confesso que apesar da minha segunda paixão ser filmes, eu nunca fui aquelas cinéfilas de carteirinha que sabe tudo sobre um filme, ou daquelas que, quando o mesmo acaba, fica esperando as letras miudinhas dos créditos para saber o nome de todas as pessoas que trabalharam na produção do mesmo! E olha que são muitas pessoas hein!? Porém, quando bati o olho "De volta para o futuro- Nos bastidores da Trilogia", filmes que assisti muito na sessão da tarde e que ainda assisto com frequência, pois simplesmente adoro, minha curiosidade falou mais alto e eu decidi lê-lo.

O livro nos conta todo o processo de criação do primeiro filme, desde a ideia virar roteiro até o mesmo estar nas telinhas fazendo um gigantesco sucesso nos anos 80. Eu nunca tinha imaginando quão trabalhoso poderia ser produzir um filme e fiquei surpresa ao descobrir isso. Foi interessante saber que é um trabalho igual aos outros e que por vezes pode ser cansativo e estressante também. No qual nem tudo são flores.

Caseen Gaines, antes de escrever esse livro, fez uma série de entrevistas com produtores, diretores, elenco, pessoal de efeitos especiais, pessoas da parte de produção musical, ou seja, todos que contribuíram de uma forma ou de outra para que o filme chegasse às telinhas. Essas entrevistas demoraram cerca de vinte meses para serem concluídas, e somente depois ele juntou os relatos para fazer a construção desse livro.

O mais bacana são as curiosidades que acabamos descobrindo durante a leitura, como por exemplo, que de início, nenhum estúdio queria comprar a ideia do filme, pois na época eles não acreditavam que a história não seria um recorde de bilheteira, uma vez que os produtores já tinham uma sequência de dois filmes que não deram muito certo.

Agora a curiosidade que me deixou mais abismada e que eu realmente não sabia é que, inicialmente, o papel do personagem Marty Mclfy foi feito por um outro ator, quando, já na metade das gravações, para a conclusão do filme, os produtores notaram ele não estava dando certo pois o ator não conseguia dar vida ao personagem da forma como eles queriam, e que o filme dessa forma perderia a essência do que eles esperavam. E foi aí que tiverem a ideia ousada e louca de substituir o ator para o M. J. Fox, tendo que regravar todas as cenas do filme em que Marty Mclfy aparecia. Gente, fiquei chocada com essa descoberta, pois imagina um investimento de milhões no qual se resolve parar tudo e recomeçar? Mas essa troca de atores teve impactos que, na minha opinião, contribuíram muito para o sucesso do filme, e renovaram as esperanças de quem acreditava que o filme não daria certo.

Esse livro é muito bacana, pois além de nós contar sobre tudo que aconteceu nos bastidores, entre curiosidades e processos, é uma verdadeira aula de cinema que nos ensina muita coisa sobre a arte de se fazer um filme, e como todas as escolhas são feitas a dedo desde quais efeitos especiais usar, até que ponto os limites dos efeitos são bacanas ou excessivos. Como a trilha sonora impacta na hora das emoções que vão ser reproduzidas em uma cena. A preparação dos atores para encarar o personagem. O prazo estabelecido para que o filme seja lançado, que tira noites e fins de semana dos produtores para que tudo fique pronto à tempo. O orçamento que o filme pode gastar e os cuidados para que não ultrapasse. A escolha de cada detalhe do cenário. Enfim, um processo interessantíssimo, do qual eu não fazia a mínima ideia e que foi muito legal descobrir através desse livro.

O livro é super gostoso de ler e, embora seja um documentário, o que pode às vezes tornar a leitura um pouco mais lenta, eu achei que o autor soube nos conduzir muito bem entre as páginas, sabendo manter a curiosidade do leitor até o final. O mesmo é dividido em capítulos e cada um deles fala de um tema específico do filme, como: o início da ideia, a trilha sonora, os efeitos; o que deixa a leitura mais fácil e organizada, no meu ponto de vista. A única coisa que me desagradou um pouco durante a leitura foi a letra, que achei um pouco pequena, e, por isso, às vezes eu tinha que pausar para descansar os olhos.


Outra coisa que está incrível nesse livro e que faz os olhos brilharem é a diagramação, digna de colecionador. A capa dura junto à fita de cetim vermelha para usar como marca página, dá um toque todo luxuoso à edição. Fotos e mais fotos do filme, dos bastidores, das propagandas e do processo criativo, dão um charme à parte. As páginas são amareladas e, como citei anteriormente, a única coisa que me incomodou de fato foi a letra, que achei pequena, mas nem isso tira o encanto e beleza do filme.

Eu super recomendo essa leitura não somente para os que amam De Volta Para para Futuro (pois essa é uma recomendação até que óbvia), mas para todos os amantes do cinema, para os curiosos sobre o processo de criação de um filme. Para os não curiosos, também garanto que vocês vão se surpreender tanto quanto eu.


15 comentários:

  1. Olá Camila
    Eu quero muito poder conferir esse livro, especialmente porque já li ótimos comentários a respeito. Deve ser muito interessante por conta dos processos a respeito de curiosidades, dos bastidores e por ser um documentário, o que chama muito a minha atenção. Que loucura que o papel do personagem tenha sido feito por outro ator. Essa diagramação é mesmo incrível, um sonho <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, acho que eles ganharam muito ao substituir o ator porque ele foi o ganho certo na empreitada hein. Não sabia desta mais com certeza foi o personagem perfeito para esta saga e é um épico até hoje. Legal conhecer os bastidores destes filmes, eu adoraria ler um sobre o Titanic.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila! Sempre achei esse livro da Darkside extremamente lindo, a capa é maravilhosa e a diagramação nem se fala. Porém, não sou grande fã de bastidores de filmes. Claro que adorei as curiosidades que você citou, deve ser muito interessante ler sobre toda essa tensão da produção em cumprir prazos, não gastar em excesso... Adorei ver a sua empolgação na hora de falar do livro na resenha hahahaah Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, depois das várias previsões que esse livro faz como fato de Trump ser o presidente eu voltei para ver esses filmes e fiquei super curiosa por saber da existencia desse livro que eu ainda não conhecia. Nossa, deve ser muito legal curtir as curiosidades que ele trás. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, tudo bem?
    As edições da DarkSide nunca pecam e deixam de impressionar, não é mesmo? Não tenho dúvidas de que a diagramação esteja perfeita. Infelizmente ainda não assisti ao filme, porém, tenho uma forte curiosidade sobre o mesmo e creio que esse livro seria um belo complemento, visto que mostra tudo o que ocorreu por trás das telas, as entrevistas demoradas que o criador fez, como nenhuma produtora queria se arriscar e a troca de atores que precisaram fazer para que o filme fosse de ótima qualidade. Deve ser incrível!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu considero esse livro para aqueles que são fã do filme ou do gênero, eu até gosto do gênero, mas não é o meu favorito, e em relação ao filme já assisti, porém também não é dos meus favoritos. Achei essa edição arrasadora, como todos os livros da Darkside. Contudo, não sinto vontade em fazer esta leitura e assim deixo a dica passar :)

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!!
    Acredita que nunca vi esse filme, mas sei que tem gente que morre de amores por ele, eu nunca tive muito interesse. A principio eu estava pensando assim: "pra que vou ler esse livro, nunca vi o filme e talvez nem vá ver!", mas depois que eu li que você recomenda para os amantes do cinema (onde eu me encaixo perfeitamente), eu fiquei mais interessada. Eu adoro tudo que fala sobre cinema, assisto vários documentários e sou o tipo de pessoa que fica procurando os nomes nos créditos hahaha, então eu leria esse livro mais por causa disso e não pela história do filme em si.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor.
    Como você, não gosto muito de ler esse gênero, especialmente porque aprecio os aspectos finais dos filmes (ou seja, a parte em que assistimos) e não muito os aspectos técnicos e burocráticos de sua produção. Mas achei muito bacana ver sua opinião, pois adoro essa franquia e, como você, já assisti esses filmes várias vezes. Fiquei curiosa para ter as mesmas impressões que você e acho que sairia da mina zona de conforto para ler a obra.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Cami!
    Eu não curto muito filmes nem ler sobre filmes, então nao tenho curiosidade de ler esse livro, mas a premissa dele é bem interessante. Acho que o pessoal se arrependeu por não ter aceitado produzir o filme, assim como as editoras se arrependeram de não terem aceitado HP.
    Adorei a resenha, mas vou deixar a dica passar 😔
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Vou te contar que NUNCA vi o filme, isso mesmo, nunca vi mesmo que a maioria das pessoas já tenham visto. No momento eu não tenho um grande interessante em ler um livro assim, como documentário, a respeito desse filme de grande sucesso. Fiquei sim curiosa com sua resenha, pois as vezes não imaginamos como é trabalhoso produzir para o cinema e todos os detalhes que estão dentro da produção. Achei válida a ideia do livro e fico feliz que tenha gostado do livro, principalmente por você ser amante do cinema. Boa dica, mas passo no momento. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Também não sou obcecada por filmes, mas adoro De volta para o Futuro, acho que esse filme conseguiu conquistar várias gerações. Infelizmente, acredito que esse livro tenha um público mais específico, como quem é realmente muito fã da trilogia, o que não é meu caso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ver muitos filmes e De volta para o futuro apesar de ser muito famoso, eu nunca vi e não sei se verei um dia, visto que não chama a minha atenção, sabe? Mas eu achei interessante esse livro, pois deve ser bacana saber mais sobre todo o processo de criação do filme e as curiosidades também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila,
    Eu também passei anos assistindo filmes da trilogia, gostava da maneira que o filme demonstrava a viagem, e apesar do assunto não ser o meu preferido, eu curtia. Não tinha ideia da troca de atores, isso demonstra realmente cada detalhe que a produção estuda para o sucesso final. Com certeza não deve ser fácil organizar esses detalhes. Gostei bastante da proposta do livro e espero ler algum dia.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Olá Camila!
    Deve ter sido uma experiência bem legal saber tudo que aconteceu na produção do filme. Esse filme é um sucesso até hoje e acho que não há uma pessoa que não conheça. Também assisti muito na sessão da Tarde. Se um dia tiver oportunidade leria o livro com certeza.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila, tudo bem?
    Para ser sincera não me senti muito curiosa com esse livro, eu nunca assisti aos filmes, então não sei bem do que se trata. Mas para quem curte deve ser uma boa sim. Fico feliz em ver que você gostou da obra e se surpreendeu, talvez eu dê uma chance para o livro uma hora dessas.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir