31 agosto 2015

Resenha - O Penúltimo Capítulo






Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.
Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós.



Livro:
O Penúltimo Capítulo
206 páginas || Skoob || Autora parceira: Clarice Pessato || Editora: Imprensa Livre || Onde Comprar










O Penúltimo Capítulo é uma autobiografia de Clarice Pessato, é uma história emocionante e recheada de bons ensinamentos. Clarice sempre foi uma jovem cheia de sonhos e metas para serem realizadas, com apenas 18 anos ela sofreu um acidente de carro junto com seu namorado, mas apenas Clarice ficou em estado grave. Ela ficou em coma por algum tempo e quando acordou, descobriu que ficou tetraplégica.

Clarice sempre teve o apoio de seus pais que fizeram o possível e o impossível por ela, os médicos não deram esperança de melhora. Mas junto com sua mãe, Clarice morou um tempo no apartamento de amigos da família em Porto Alegre para cuidar de sua saúde, pois elas acreditavam que morando lá iriam conseguir a solução para a tetraplegia. Com muita fisioterapia elas perceberam um avanço nos movimentos de um braço, o que fez com que não perdessem a esperança e a fé. Porém, com o passar dos anos não houve mais mudanças significativas, mas Clarice se recusava a pensar que ela ficaria assim para sempre, ela acabou se fechando dentro de casa e dentro de si mesma para não pensar no assunto.

Com o tempo Clarice se apegou em Deus e ela soube que apenas Ele poderia curá-la, que Deus tinha planos maiores para sua vida e Ele sabia o que era melhor para ela. Clarice começou a pregar a palavra de Deus, primeiro por meio de mensagens bíblicas em um jornal, logo em seguida ela começou a se comunicar pelo computador com pessoas que precisavam de uma luz em suas vidas, até que ela começou a dar aulas sobre Deus para as crianças em sua própria casa. Clarice sempre gostou muito das crianças, elas eram as únicas que a viam como uma pessoa normal sem nenhum problema, as crianças não enxergavam a cadeira de rodas ou sua aparência, elas apenas viam uma pessoa que tinha uma fé inabalável e estava disposta a passar a palavra adiante, e elas estavam ansiosas para saber mais sobre Deus.

"Ouça isso: Deus nunca chega atrasado, tá?! Ele não esqueceu de você."

O Penúltimo Capítulo é um livro extremamente emocionante, me vi com lágrimas nos olhos em muitos momentos durante a leitura, a autora nos conta da forma mais sincera o quanto foi difícil para ela superar e aceitar a nova vida que ela teria dali em diante. É totalmente compreensível a sua revolta, os questionamentos e as dúvidas, mas em nenhum momento ela desanimou ou perdeu a fé, o que mais me comoveu foi a vontade e a certeza de que ela ficaria bem. De um jeito ou de outro, Clarice sabia que Deus tinha planos maiores em sua vida.



O livro é bem religioso mas eu recomendo para todas as pessoas lerem, pois não se trata apenas da fé de cada um, mas sim de um grande aprendizado de vida. Clarice é um exemplo de vida e de fé, de força e determinação, e acredito que todos gostariam de conhecer esse exemplo de vida. Às vezes o nosso final nem sempre é como desejamos, mas nem por isso ele deixa de ser feliz.

"Em Sua soberania Deus escreveu a minha história quando nenhum dos meus dias ainda existia. Ele sabia tudo sobre a minha vida. Na Sua onisciência Deus conhecia cada detalhe. Tudo sobre mim foi plano do eterno e amado Criador."


*****



Nasci em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul. Primogênita de três irmãos, desde criança era interessada em ser uma boa filha, boa aluna e boa religiosa. No ano de 1981 com 18 anos, cursando o segundo ano de Psicologia, ativa e cheia de sonhos, vi minha vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que me deixou tetraplégica. Passei a conviver com as limitações físicas que mudaram minha história, mas a angústia de ter que me adaptar com a nova realidade, suportar o peso de tantas perdas, frustrações, decepções, falta de respostas somente foi superado pelo auxílio divino, Deus veio em meu socorro e através da fé recebi forças para prosseguir. Com muito amor Deus ia me ensinando a cada dia e com cada situação fui aprendendo que as experiências mais dolorosas de nossa vida podem nos mostrar novos caminhos. Na caminhada de reabilitação fui testada com as muitas decepções.
 Mas aprendi que este não era o fim, era apenas o início de uma trajetória de fé que poderia dar muitos frutos. O que não era mais humanamente possível reparar seria superado pela fé. Após o acidente, formei-me em Letras, bem como fiz Curso de Inglês. Cursei o Seminário de Especialização em Teologia e o Curso de Missões. Sou professora da Escola Bíblica além de escrever artigos para o jornal local e anuncio a palavra de esperança e salvação do evangelho on-line e off-line. E em Novembro de 2013 foi lançado o livro que escrevi ‘O Penúltimo Capítulo’. Espero oferecer esperança para quem atravessa a vida com sofrimento e limitações, mostrando como Deus pode nos levar em vitória mesmo em meio aos vales e à escuridão.


MENSAGEM DA AUTORA
"O livro que apresento é minha biografia e minha intenção para divulgá-lo é porque acredito que a minha experiência de vida poderá ser importante para ajudar outras pessoas. Ao descrever os acontecimentos de minha vida, além de chamar atenção para o inesperado na vida, destaco a discriminação existente ao redor de nós e em nós. No entanto, ao compartilhar minha fé nas páginas de meu livro, pretendo espalhar a semente que um dia foi plantada no meu coração, transmitir o que aprendi sobre Deus e permitir que através da minha experiência outras vidas sejam edificadas e abençoadas."

Site / Facebook / Blog / Fanpage /  

Email: claricepessato@hotmail.com.br


32 comentários:

  1. Olá! =)
    Já li coisas lindas sobre esse livro, parece uma história linda de exemplo de superação. Sem contar a capa linda também.
    Eu quero ler, espero fazer isso breve. Tenho leituras atrasadas :(

    Bjão.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim é uma história maravilhosa, espero que você consiga ler, tenho certeza que vai amar!

      Beijos

      Excluir
  2. Olá!

    Nossa, que capa linda! Confesso que eu poderia esperar qualquer coisa desse livro, mas nunca imaginaria que ele fosse uma autobiografia cheia de superação. Parece mesmo ser muito emocionante.

    Beijão,

    Samantha Monteiro
    Word in My Bag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha, sim é uma biografia incrível, com uma mensagem maravilhosa. Muito emocionante :D

      Beijos

      Excluir
  3. Nossa que história lindaaa!! Sem contar que a capa do livro é perfeita. Não imaginava que a autora desse livro é uma brasileira. Não conhecia essa obra e estou doidaa para ler. Adoro livros que nos fazem derramar lágrimas nos olhos.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, sim a capa é perfeita e a autora é brasileira, acredita que ela mora pertinho da minha cidade e ela estudou na mesma Universidade que eu? Fiquei tão feliz quando descobri!

      Beijos

      Excluir
  4. Estou lendo esse livro e gostando bastante, ainda estou na metade, mas com grande expectativa pro final, ele é bem comovente

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom saber que ele é sua leitura atual, tenho certeza que você não irá se decepcionar com o final :D

      Beijos

      Excluir
  5. Oie Kétrin.
    A capa do livro é bem simples mas extremamente atraente não? Não sou muito religiosa mas acredito em Deus a minha maneira e é bonito ver o quanto a fé a ajudou a superar e aceitar sua nova condição, tenho aberto meu leque para livros que tragam pessoas de alguma maneira especiais e eles tem me tocado muito pois percebemos que eles observam o mundo de outra maneira mas que estão presentes nele tanto quanto nós.
    Parabéns. Bjinhooos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agatha, concordo com você, eu também não sou muito religiosa, mas acredito em Deus e tenho fé nele, também acho lindo a maneira como algumas pessoas se encontram em Deus quando parece que mais nada faz sentido. Lindo mesmo!

      Beijos

      Excluir
  6. Nossa que história lindaaa!! E a capa do livro é perfeita. E uma otima resenha do livro um dia vou querer ler.
    bjos
    http://www.brunasmiderlemantovani.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Confesso que a premissa não me atraiu e também não curto livros com certo teor religioso, então essa é uma dica que eu passo.
    Mas fico feliz que tenha sido uma leitura proveitosa para você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Um livro bem diferente né?, mas com o amo autobiografias, com certeza leria.
    Gostei da história dela, apesar de não ser tão fã de religiosos!

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Realmente o livro parece ser lindo,
    não gosto de biografias, mas essa me chamou atenção.
    Não achei a capa muito criativa, mas compraria.

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas a premissa dele me parece muito interessante. Ver que você se emocionou e gostou tanto dele me deixou ainda mais curiosa para ler, mesmo ele sendo religioso e tals.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei do texto, gostei da história tb por ser biografia. Parece ser emocionante e animador. Eu leria!

    dicassliterarias.blogspot.com.br - Coluna Idalan

    ResponderExcluir
  12. Olá Kétrin
    Adorei a sua resenha e esse livro parece ser de fato bem emocionante, mas confesso para você que não gosto muito de ler biografias e nem livros religiosos, por isso não sei ao certo se lerei ou não. Acredito que terei que buscar mais informações sobre o livro para fechar uma opinião concreta.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. A historia deve ser muito boa. Através da resenha deu para saber muito sobre a historia. Deus realmente tem planos maravilhosos para nossas vidas e não importa qual difícil seja a vida, no fim sempre ha uma luz. Uma historia bela de superação que me contagiou e fiquei querendo mais... Vou procurar pelo livro. Aproveito pra dizer que amo muito as resenhas deste blog.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Não conhecia a autora ou o trabalho dela, nunca li uma biografia, mas confesso que fiquei curiosa sobre esse livro, a história de superação dela é muito linda.
    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito religiosa e não sou fã de livros com essa pegada, porém gostei muito da premissa do livro e acho que ele pode me trazer grandes ensinamentos.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Que capa linda! Parece daqueles moleskines.
    Beijos!!
    http://xepadosbofes.blogspot.com.br/2015/08/como-se-vestir-parkas-ou-parcas.html

    ResponderExcluir
  17. Já li e gostei muito, é uma história de vida, de superação incrível, que nos faz pensar por que estamos aqui, com todas as chances na mão, reclamando de tudo! Gostei muito da sua resenha, parabéns!
    Beijos!
    www.conversasassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee.

    Tenho esse livro, porem ainda não li. Mas tenho certeza que também encontrarei grandes ensinamentos neste livro, principalmente, porque detenho das mesma fé que a autora

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Que capa linda , nunca imaginei de que se tratasse de uma autobiografia , tenho certeza de que o tipo de livro que tem muito a nos ensinar

    ResponderExcluir
  20. OLÁ!
    Já vi que nesse hitótia vou me emocionar.
    Não gosto muito de ler esse gênero mas me interessei bastante
    Doida pra sabe como ela vai sair dessa

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Kétrin, sua linda, tudo bem
    Eu não consigo nem imaginar, pois é impossível sequer chegar perto do que é a vida dessas pessoas. Quanta luta, quanto esforço eles têm que fazer para viver mais um dia. Tenho certeza de que ela dará uma lição de vida e ajudará muitas pessoas com seu livro. Já vi que vou chorar horrores. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olár!
    Gostei de sua resenha. Achei o livro interessante, eu leria. Algumas biografias valem a leitura.
    Abraços

    http://clicheimperial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Kétrin, tudo bem?
    Eu já ajudei com a divulgação deste livro lá no blog, mas ainda não li.
    Gostei muito de sua resenha, pois soube mostrar bem o que esperar da história.
    Histórias de superação e fé sempre são boas de ouvir e ler.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oii!

    Eu não gosto muito de biografias, mas vou dar uma chance para essa pois parece que a história é bem emocionante e muito bonita ^^
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Não sou dada a biografias, mas me emocionei com a história. Adorei conhecer a escritora e sua luta pela vida e principalmente a sua fé em Deus.
    Assim que puder vou ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Achei o livro muito bacana, apesar de ser religioso.
    Parece ser daquelas leituras que nos ensinam muito, e nos fazem dar mais valor na nossa vida quase perfeita.
    Vou anotar a indicação, com certeza lerei se tiver oportunidade

    ResponderExcluir
  27. Que história linda! Adorei essa alegoria e as citações falando em Deus. Dá para ver a luta e fé da personagem e claro, da autora.
    Beijos


    Blog Coisas da Juu Top Comentarista

    ResponderExcluir